Seixal e Barreiro ligados ao Parque das Nações

07-03-2002
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Seixal e Barreiro ligados ao Parque das Nações

Transtejo apresentou uma nova carreira fluvial e o mais recente navio - o "Fantasia" -, que custou cerca de 210 mil contos

FÁTIMA MARIANO

Chama-se "Fantasia" e é a mais recente aquisição da Transtejo. Custou 212 mil contos e, a partir de segunda-feira, passará a estar afecto à carreira Cacilhas-Parque das Nações. O catamaran foi ontem apresentado, numa cerimónia que contou com a presença de Rui Cunha, secretário de Estado Adjunto e dos Transportes, e na qual foi também feito o lançamento de uma nova carreira fluvial.

O "novo" navio da Transtejo foi construído na Austrália, em 1999, tendo já efectuado serviços de cruzeiro em Hamilton Island e nas carreiras regulares entre aquela ilha e o continente australiano.

O "Fantasia" tem 120 lugares sentados - 84 no salão e 36 no tombadilho superior -, num total de 152 utentes. O navio está equipado com música ambiente, ar condicionado, casas-de-banho e bar.

A embarcação, que chegou a Lisboa no dia 9, tem 26 metros de comprimento e está equipada com dois motores Caterpillar a diesel, duas caixas redutoras e duas hélices, que lhe permitem uma maior capacidade de manobra.

Com a compra deste catamaran, eleva-se para 11 o número de navios da Transtejo/Soflusa (as duas empresas fluviais têm a mesma administração) deste tipo.

Ontem, foi também feita a apresentação pública da nova carreira fluvial, que ligará o Seixal e o Barreiro ao Parque das Nações, também com navios da classe catamaran. Nesta primeira fase, "haverá um período experimental, não só devido ao seu lançamento, mas muito em especial para a adequação de horários e frequências das ligações fluviais às necessidades reais das pessoas", explicou Armindo Bento, presidente do Conselho de Administração da Transtejo e da Soflusa.

A viagem entre o Seixal e o Barreiro demorará cerca de oito minutos, enquanto que a travessia do Tejo até ao Parque das Nações cumprir-se-á em 25 minutos, "o que faz deste modo de transporte o mais rápido entre as duas margens".

De acordo com o mesmo responsável, com o lançamento da nova carreira e a aquisição de mais um catamaran "inicia-se uma nova fase de expansão do serviço público de transporte fluvial de passageiros, a par da modernização, em curso, da respectiva frota com recurso à aquisição de navios rápidos".

A estratégia é reconquistar os cerca de 950 mil passageiros que anualmente deixaram de utilizar os barcos da Soflusa, segundo um estudo encomendado pela empresa. "Se com esta medida recuperarmos apenas 50 por cento dos ex-clientes, representará um ganho de cerca de meio milhão de passageiros por ano", sublinhou, ainda, Armindo Bento.

Outra novidade das empresas é o lançamento de um bilhete familiar nestas ligações, de modo a facilitar e incentivar a deslocações das famílias ao Parque das Nações.

Seixal e Barreiro ligados ao Parque das Nações

Transtejo apresentou uma nova carreira fluvial e o mais recente navio - o "Fantasia" -, que custou cerca de 210 mil contos

FÁTIMA MARIANO

Chama-se "Fantasia" e é a mais recente aquisição da Transtejo. Custou 212 mil contos e, a partir de segunda-feira, passará a estar afecto à carreira Cacilhas-Parque das Nações. O catamaran foi ontem apresentado, numa cerimónia que contou com a presença de Rui Cunha, secretário de Estado Adjunto e dos Transportes, e na qual foi também feito o lançamento de uma nova carreira fluvial.

O "novo" navio da Transtejo foi construído na Austrália, em 1999, tendo já efectuado serviços de cruzeiro em Hamilton Island e nas carreiras regulares entre aquela ilha e o continente australiano.

O "Fantasia" tem 120 lugares sentados - 84 no salão e 36 no tombadilho superior -, num total de 152 utentes. O navio está equipado com música ambiente, ar condicionado, casas-de-banho e bar.

A embarcação, que chegou a Lisboa no dia 9, tem 26 metros de comprimento e está equipada com dois motores Caterpillar a diesel, duas caixas redutoras e duas hélices, que lhe permitem uma maior capacidade de manobra.

Com a compra deste catamaran, eleva-se para 11 o número de navios da Transtejo/Soflusa (as duas empresas fluviais têm a mesma administração) deste tipo.

Ontem, foi também feita a apresentação pública da nova carreira fluvial, que ligará o Seixal e o Barreiro ao Parque das Nações, também com navios da classe catamaran. Nesta primeira fase, "haverá um período experimental, não só devido ao seu lançamento, mas muito em especial para a adequação de horários e frequências das ligações fluviais às necessidades reais das pessoas", explicou Armindo Bento, presidente do Conselho de Administração da Transtejo e da Soflusa.

A viagem entre o Seixal e o Barreiro demorará cerca de oito minutos, enquanto que a travessia do Tejo até ao Parque das Nações cumprir-se-á em 25 minutos, "o que faz deste modo de transporte o mais rápido entre as duas margens".

De acordo com o mesmo responsável, com o lançamento da nova carreira e a aquisição de mais um catamaran "inicia-se uma nova fase de expansão do serviço público de transporte fluvial de passageiros, a par da modernização, em curso, da respectiva frota com recurso à aquisição de navios rápidos".

A estratégia é reconquistar os cerca de 950 mil passageiros que anualmente deixaram de utilizar os barcos da Soflusa, segundo um estudo encomendado pela empresa. "Se com esta medida recuperarmos apenas 50 por cento dos ex-clientes, representará um ganho de cerca de meio milhão de passageiros por ano", sublinhou, ainda, Armindo Bento.

Outra novidade das empresas é o lançamento de um bilhete familiar nestas ligações, de modo a facilitar e incentivar a deslocações das famílias ao Parque das Nações.

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