Ferro Rodrigues

22-02-2002
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PSD faz plágio de campanha brasileira

Expresso, 16/02/2002

Luís Grottera, presidente da agência que criou a campanha de Mário Covas, fala em «plágio».

OS «OUTDOORS» da campanha do PSD, que recorrem à imagem de crianças em diálogo com os pais, seguem a ideia criativa já utilizada na campanha de candidatura do falecido governador de São Paulo, no Brasil, Mário Covas.

A campanha de candidatura de Durão Barroso a primeiro-ministro foi desenvolvida por uma equipa de seis «marketeers» brasileiros, dirigida por Einhart da Paz, publicitário brasileiro com uma vasta experiência na área do «marketing» político.

Entre as campanhas desenvolvidas para vários políticos brasileiros, encontram-se trabalhos para Fernando Henrique Cardoso e Ciro Gomes.

Os «outdoors» da campanha de candidatura de Mário Covas a governador do Estado de São Paulo foram, por seu lado, concebidos pela agência de publicidade Grottera.com, de São Paulo. Contactado pelo EXPRESSO, Luís Grottera, presidente da Grottera.com, explica que «não tinha o menor conhecimentoque a nossa campanha de 'outdoor' criada para o falecido governador de São Paulo tenha sido utilizada por qualquer partido fora do Brasil».

O responsável garante: «Não autorizámos ninguém a usar a mesma ideia criativa». E sustenta: «Um cartaz com uma criança falando para seus pais pode não ter uma linha criativa independente da nossa ou ser uma absoluta e completa cópia.»

Entre a campanha utilizada no Brasil e a de Durão Barroso as semelhanças não são difíceis de encontrar: a utilização de crianças, colocadas à esquerda dos «outdoors», que questionam os pais em discurso directo. As diferenças, essas, ficam por conta das cores escolhidas e do conteúdo das perguntas das crianças. No Brasil, os cartazes de Mário Covas utilizaram o azul e o amarelo (a fazer lembrar as cores do CDS-PP) e as questões abordadas dizem respeito à honestidade, enquanto Durão Barroso optou pelas cores da bandeira nacional, o verde e o vermelho, e as perguntas dirigem-se directamente à concorrência («Pai, o Guterres e o Ferro não são do mesmo Governo?») ou, por exemplo, aos serviços de saúde

Além dos trabalhos no Brasil, Einhart da Paz foi o responsável pela campanha da coligação Lisboa Feliz, que deu a vitória a Pedro Santana Lopes na corrida à Câmara Municipal de Lisboa. Devido ao sucesso do primeiro trabalho, o PSD acabou por convidar o publicitário brasileiro para ficar à frente da campanha de Durão Barroso.

PSD faz plágio de campanha brasileira

Expresso, 16/02/2002

Luís Grottera, presidente da agência que criou a campanha de Mário Covas, fala em «plágio».

OS «OUTDOORS» da campanha do PSD, que recorrem à imagem de crianças em diálogo com os pais, seguem a ideia criativa já utilizada na campanha de candidatura do falecido governador de São Paulo, no Brasil, Mário Covas.

A campanha de candidatura de Durão Barroso a primeiro-ministro foi desenvolvida por uma equipa de seis «marketeers» brasileiros, dirigida por Einhart da Paz, publicitário brasileiro com uma vasta experiência na área do «marketing» político.

Entre as campanhas desenvolvidas para vários políticos brasileiros, encontram-se trabalhos para Fernando Henrique Cardoso e Ciro Gomes.

Os «outdoors» da campanha de candidatura de Mário Covas a governador do Estado de São Paulo foram, por seu lado, concebidos pela agência de publicidade Grottera.com, de São Paulo. Contactado pelo EXPRESSO, Luís Grottera, presidente da Grottera.com, explica que «não tinha o menor conhecimentoque a nossa campanha de 'outdoor' criada para o falecido governador de São Paulo tenha sido utilizada por qualquer partido fora do Brasil».

O responsável garante: «Não autorizámos ninguém a usar a mesma ideia criativa». E sustenta: «Um cartaz com uma criança falando para seus pais pode não ter uma linha criativa independente da nossa ou ser uma absoluta e completa cópia.»

Entre a campanha utilizada no Brasil e a de Durão Barroso as semelhanças não são difíceis de encontrar: a utilização de crianças, colocadas à esquerda dos «outdoors», que questionam os pais em discurso directo. As diferenças, essas, ficam por conta das cores escolhidas e do conteúdo das perguntas das crianças. No Brasil, os cartazes de Mário Covas utilizaram o azul e o amarelo (a fazer lembrar as cores do CDS-PP) e as questões abordadas dizem respeito à honestidade, enquanto Durão Barroso optou pelas cores da bandeira nacional, o verde e o vermelho, e as perguntas dirigem-se directamente à concorrência («Pai, o Guterres e o Ferro não são do mesmo Governo?») ou, por exemplo, aos serviços de saúde

Além dos trabalhos no Brasil, Einhart da Paz foi o responsável pela campanha da coligação Lisboa Feliz, que deu a vitória a Pedro Santana Lopes na corrida à Câmara Municipal de Lisboa. Devido ao sucesso do primeiro trabalho, o PSD acabou por convidar o publicitário brasileiro para ficar à frente da campanha de Durão Barroso.

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