EXPRESSO: Vidas

22-07-2001
marcar artigo

24/3/2001

GENTE

Revelação — De que o carismático político e animador televisivo do programa «Noites Marcianas» Tino de Rans poderá trocar de camisola já nas próximas eleições autárquicas. Depois da sua vitória para presidente da Junta de Freguesia de Rans (concelho de Penafiel) pelo PS, o militante-poeta, que se tornou famoso por ter impressionado António Guterres no último Congresso socialista, está a ser contactado por dirigentes do PSD para se recandidatar pela cor laranja. Tino ainda não deu nenhuma resposta, mas, depois de se ter queixado publicamente de ter sido abandonado e esquecido pelos socialistas, os dirigentes do PSD/Porto de Luís Filipe Menezes têm esperanças redobradas de realizar esta contratação de peso.

Recital — Do violonista brasileiro Turíbio Santos, na terça-feira, às 18 e 30, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz. Considerado pela crítica internacional especializada como um dos melhores violonistas clássicos da actualidade, Turíbio Santos já dividiu o palco com diversas celebridades, como Yehudi Menuhin, Mstislav Rostropovitch e Victoria de los Angeles, e foi o criador, em 1983, da Orquestra de Violão do Rio de Janeiro.

Seminário — Realizado por Richard Zinman, professor de Teoria Política do James Madison College da Michigan State University (EUA), no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. O professor Zinman vai dar a aula de encerramento do seminário, hoje, na Católica.

Condenação — Da cantora britânica Geri Halliwell, ex-integrante da banda feminina Spice Girls, na semana passada, a ficar sem carta de condução durante 42 dias por ter sido apanhada a conduzir em excesso de velocidade num bairro de Londres. As autoridades judiciais decidiram ainda impor-lhe uma multa de 130 contos. A cantora, de 28 anos, admitiu que estava a conduzir o seu automóvel Aston Martin DB7 a 100 quilómetros por hora pelas ruas de Londres quando o limite de velocidade dentro da cidade é de 50 quilómetros por hora. Geri tem assim a honra de se juntar à princesa Ana de Inglaterra, condenada também há duas semanas por excesso de velocidade.

Desejos — Irreprimíveis de um alce norueguês levaram-no a confundir um carro modelo Ford Ka, amarelo, com uma parceira sexual. Desiludido por não ter obtido resposta depois de lamber e de entortar o espelho lateral do automóvel, o bicho defecou-lhe em cima. Leif Borgersen, o dono da viatura assediada, teve de arregaçar as mangas para limpar o jardim da frente que, segundo o próprio, «ficou transformado numa retrete ao ar livre».

Censura — Do canal de música MTV ao mais recente «videoclip» de Madonna, «What It Feels Like For A Girl», julgado demasiado violento para ser exibido em horário nobre. Realizado por Guy Ritchie, marido da diva da música pop, o vídeo mostra a personagem interpretada por Madonna a «fazer coisas que as raparigas não podem fazer», declarou a artista. A MTV passou o vídeo uma só vez, às 23 e 30 de terça-feira, durante as notícias.

Modelos — Brasileiras, seleccionadas numa prisão e numa favela do Rio de Janeiro, vão vestir peças de «lingerie» para a campanha da marca Du Loren. Lúcia Maria Costa da Silva foi fotografada num conjunto azul-escuro, contra uma parede da cadeia com arame farpado. Jeane de Mattos posou num conjunto de renda branca, acompanhada por um bebé, tendo como cenário a Rocinha, a maior favela da cidade carioca.

Regresso — À televisão do comediante norte-americano Jerry Seinfeld, depois de uma ausência de mais de dois anos. O intérprete de «Seinfeld» — a série cómica de maior sucesso nos Estados Unidos e que esteve no ar durante 10 anos — volta ao pequeno ecrã pela mão de David Letterman. O actor cómico, de 46 anos, estreou-se na quarta-feira passada no «David Letterman Show», numa actuação em directo. Enquanto esteve afastado da televisão, Jerry Seinfeld fez alguns espectáculos ao vivo em pequenos bares e começou a frequentar um ginásio, onde conheceu Jessica Sklar, uma relações públicas casada com o dono de um teatro da Broadway. Seinfeld e Sklar deram o nó a 29 de Dezembro de 1999.

Publicação — Prevista para Maio, de um livro sobre uma adolescente que queria ser famosa. A autora é Britney Spears, que escreveu a novela em parceria com a mãe, e recebeu 160 mil contos de avanço da editora britânica Boxtree.

Galeria constitucional Coordenação de Pedro Andrade

Ao contrário do Palácio de Belém, onde se perfilam os 16 retratos de ex-chefes de Estado, só agora foi inaugurada a galeria de presidentes do Tribunal Constitucional. Pintado por Luís Pinto Coelho, o quadro inaugural imortaliza o único ex-presidente do TC, Armando Marques Guedes. Ei-lo aqui à esquerda do actual detentor do cargo, Cardoso da Costa, durante a cerimónia que no Palácio Ratton juntou o conselheiro entretanto retirado, após um vida dedicada à causa pública, ao colectivo de juízes actualmente em funções. Ao contrário do Palácio de Belém, onde se perfilam os 16 retratos de ex-chefes de Estado, só agora foi inaugurada a galeria de presidentes do Tribunal Constitucional. Pintado por, o quadro inaugural imortaliza o único ex-presidente do TC,. Ei-lo aqui à esquerda do actual detentor do cargo,, durante a cerimónia que no Palácio Ratton juntou o conselheiro entretanto retirado, após um vida dedicada à causa pública, ao colectivo de juízes actualmente em funções. Pela foto, GENTE diria que Marques Guedes tenta imaginar como poderá ficar o retrato do sucessor ao lado do seu. Já Cardoso da Costa, um especialista em Direito Fiscal, tanto pode estar a fazer pose como preocupado com o dinheiro que o quadro terá custado ao erário público.

Uma mala de notas O grande «scoop» da tragédia de Entre-os-Rios foi, obviamente, o filme subaquático relativo às fundações da ponte, feito em 1986, e que a SIC transmitiu há duas semanas. A inspecção decorreu quando o PSD, liderado por Cavaco Silva, estava no poder e João Oliveira Martins era o ministro das Obras Públicas. Como se percebe, a pressão da opinião pública, que estava toda sobre o Governo, passou a distribuir-se também sobre os sociais-democratas, que não esconderam o seu incómodo com a revelação, como o bem demonstrou a participação televisiva de Oliveira Martins num debate organizada pelo SIC-Notícias. Mas o grande mistério continua a ser sobre quem foi a mão amiga que fez chegar o vídeo à SIC. Poucas pessoas sabem, e quem sabe não diz. Mas o que GENTE sabe é que a mão foi amiga, mas não gratuita. Exigiu 12 mil contos e em notas. E foi assim que se fez o pagamento, através de uma mala entregue à tal mão amiga, como em qualquer bom filme americano da série B.

O centro das atenções RUI OCHÔA GENTE está segura que, durante a apresentação da candidatura de Pedro Santana Lopes à Câmara de Lisboa, na manhã de quarta-feira, no CCB, o grupo de apoiantes mais fiéis era o formado pelos seus cinco filhos e pela nova namorada, Joana Flores (na foto). Depois, à tarde, Santana deu um salto à Assembleia da República. Ainda na ressaca do anúncio, o autarca da Figueira da Foz tornou-se, como era de esperar, o centro de todas as atenções no Plenário. E era ver Santana Lopes e Durão Barroso numa cúmplice troca de sorrisos, a que nem a «cavaquista» presidente da Distrital do PSD de Lisboa, Manuela Ferreira Leite, conseguia escapar. Mas não foi só dos seus colegas de bancada que chegaram felicitações. Mal entrou no Plenário, o ex-ministro do Equipamento, Jorge Coelho, rumou de imediato à bancada social-democrata, sentando-se ao lado de Santana, com quem permaneceu em amena cavaqueira durante vários minutos. Pouco depois, foi a vez de o ministro do Ambiente, José Sócrates - presente no debate, sobre o programa Polis -, felicitar Santana Lopes através do telefone interno, com muitas gargalhadas pelo meio. Riam de quê? GENTE está segura que, durante a apresentação da candidatura deà Câmara de Lisboa, na manhã de quarta-feira, no CCB, o grupo de apoiantes mais fiéis era o formado pelos seus cinco filhos e pela nova namorada,(na foto). Depois, à tarde, Santana deu um salto à Assembleia da República. Ainda na ressaca do anúncio, o autarca da Figueira da Foz tornou-se, como era de esperar, o centro de todas as atenções no Plenário. E era ver Santana Lopes enuma cúmplice troca de sorrisos, a que nem a «cavaquista» presidente da Distrital do PSD de Lisboa,, conseguia escapar. Mas não foi só dos seus colegas de bancada que chegaram felicitações. Mal entrou no Plenário, o ex-ministro do Equipamento,, rumou de imediato à bancada social-democrata, sentando-se ao lado de Santana, com quem permaneceu em amena cavaqueira durante vários minutos. Pouco depois, foi a vez de o ministro do Ambiente,- presente no debate, sobre o programa Polis -, felicitar Santana Lopes através do telefone interno, com muitas gargalhadas pelo meio. Riam de quê?

O livro de Helena ANTÓNIO PEDRO FERREIRA O Parlamento esteve especialmente animado na segunda-feira com o lançamento do novo livro de Helena Roseta, «Os Dois Lados do Espelho» - uma compilação de textos sobre a actualidade contemporânea produzidos durante os anos 90. Além de muitos deputados socialistas e de alguns membros do Governo, como Guilherme d'Oliveira Martins, Alberto Martins e José Magalhães, e de Almeida Santos, não faltaram adversários de Roseta no Parlamento: Narana Coissoró do CDS-PP, António Capucho e Pedro Roseta do PSD e Francisco Louçã do BE. Mas foi o ex-Presidente da República Mário Soares que acabou por monopolizar as atenções ao tecer rasgados elogios à autora. Definindo-a como uma mulher independente, «que não foge às questões por mais polémicas que elas sejam», Soares afirmou que para Roseta «a política foi sempre uma motivação e não um projecto para chegar aqui e ali». O Parlamento esteve especialmente animado na segunda-feira com o lançamento do novo livro de, «Os Dois Lados do Espelho» - uma compilação de textos sobre a actualidade contemporânea produzidos durante os anos 90. Além de muitos deputados socialistas e de alguns membros do Governo, como, e de, não faltaram adversários de Roseta no Parlamento:do CDS-PP,do PSD edo BE. Mas foi o ex-Presidente da Repúblicaque acabou por monopolizar as atenções ao tecer rasgados elogios à autora. Definindo-a como uma mulher independente,, Soares afirmou que para Roseta

A maratona de Jorge Sampaio ANTÓNIO PEDRO FERREIRA A corrida da ponte - como é vulgarmente conhecida a Meia Maratona de Lisboa - vai ter um atleta muito especial: o Presidente da República. Jorge Sampaio aceitou o repto que lhe foi feito pelo Clube do Stress e está a preparar-se diariamente - pelo menos no aspecto psicológico - para a prova, que se realiza no domingo, dia 1 de Abril. Apesar de ser o dia das mentiras, GENTE afiança que é mesmo verdade: Sampaio vai percorrer os cerca de sete mil metros da chamada mini-maratona, deixando os 21 quilómetros da «meia» para os mais jovens e treinados. Sem correr - porque não tem saúde para tanto, como fez questão de esclarecer -, mas a andar, o Presidente partirá no meio de outros 25 mil atletas da praça da portagem até ao Mosteiro dos Jerónimos, onde se situa a meta. Sampaio vestirá a «t-shirt» azul-turquesa que o Stress mandou fazer para a corrida deste ano. Sob o lema «Correr Por Quem Não Pode», este grupo de maratonistas amadores pretende angariar fundos para duas associações de deficientes: o Centro de Paralisia Cerebral, de Coimbra, e a Associação 29 de Abril, de Montemor-o-Novo. A «t-shirt» foi oferecida ao Presidente na tarde de terça-feira pela equipa do Stress (na foto), capitaneada pelo secretário de Estado Arons de Carvalho (à esquerda) e pelo médico João Paço (à direita). Sampaio recebeu ainda o dorsal nº 1 da prova, entregue pelo ex-ministro Jorge Coelho (ao centro), na qualidade de presidente da assembleia geral do Maratona Clube de Portugal, a entidade que organiza a prova. A corrida da ponte - como é vulgarmente conhecida a Meia Maratona de Lisboa - vai ter um atleta muito especial: o Presidente da República.aceitou o repto que lhe foi feito pelo Clube do Stress e está a preparar-se diariamente - pelo menos no aspecto psicológico - para a prova, que se realiza no domingo, dia 1 de Abril. Apesar de ser o dia das mentiras, GENTE afiança que é mesmo verdade: Sampaio vai percorrer os cerca de sete mil metros da chamada mini-maratona, deixando os 21 quilómetros da «meia» para os mais jovens e treinados. Sem correr - porque não tem saúde para tanto, como fez questão de esclarecer -, mas a andar, o Presidente partirá no meio de outros 25 mil atletas da praça da portagem até ao Mosteiro dos Jerónimos, onde se situa a meta. Sampaio vestirá a «t-shirt» azul-turquesa que o Stress mandou fazer para a corrida deste ano. Sob o lema «Correr Por Quem Não Pode», este grupo de maratonistas amadores pretende angariar fundos para duas associações de deficientes: o Centro de Paralisia Cerebral, de Coimbra, e a Associação 29 de Abril, de Montemor-o-Novo. A «t-shirt» foi oferecida ao Presidente na tarde de terça-feira pela equipa do Stress (na foto), capitaneada pelo secretário de Estado(à esquerda) e pelo médico(à direita). Sampaio recebeu ainda o dorsal nº 1 da prova, entregue pelo ex-ministro(ao centro), na qualidade de presidente da assembleia geral do Maratona Clube de Portugal, a entidade que organiza a prova.

«Perestroika» à PSD O líder do PSD realizou uma viagem à Rússia. Na qualidade de vice-presidente do Partido Popular Europeu, Durão Barroso visitou o Parlamento, avistou-se com personalidades políticas e teve um encontro com Mikhail Gorbatchov. Referindo-se à audiência com o ex-Presidente soviético, que teve lugar na Fundação Gorbatchov, Durão esclareceu que se tratou de uma «iniciativa individual minha», acrescentando que quando foi ministro dos Negócios Estrangeiros acompanhou a transição na Rússia e que mantém o interesse por aquele país. GENTE suspeita, todavia, que foram outros os motivos que o levaram a encontrar-se com «Gorby». O empenho em tal encontro sustenta a tese de que Durão alimentava a esperança de Gorbatchov lhe confiar o segredo sobre a sua ascensão meteórica ao poder no final dos anos 80. Como um destacado dirigente social-democrata comentou, «bem precisa de umas lições, a ver se é desta que lá chegamos». Há, no entanto, quem desconfie que Durão pretendia simplesmente aprender os «bons» métodos russos de lidar com a oposição... dentro do PSD. O líder do PSD realizou uma viagem à Rússia. Na qualidade de vice-presidente do Partido Popular Europeu,visitou o Parlamento, avistou-se com personalidades políticas e teve um encontro com. Referindo-se à audiência com o ex-Presidente soviético, que teve lugar na Fundação Gorbatchov, Durão esclareceu que se tratou de uma, acrescentando que quando foi ministro dos Negócios Estrangeiros acompanhou a transição na Rússia e que mantém o interesse por aquele país. GENTE suspeita, todavia, que foram outros os motivos que o levaram a encontrar-se com «Gorby». O empenho em tal encontro sustenta a tese de que Durão alimentava a esperança de Gorbatchov lhe confiar o segredo sobre a sua ascensão meteórica ao poder no final dos anos 80. Como um destacado dirigente social-democrata comentou,. Há, no entanto, quem desconfie que Durão pretendia simplesmente aprender os «bons» métodos russos de lidar com a oposição... dentro do PSD.

Governo apreciador de queijo O distrito da Guarda assistiu no primeiro fim-de-semana de Março a um desfile de membros do Governo. O queijo parece ter sido o foco de atracção. Onde existisse o tradicional queijo da Serra da Estrela, encontrava-se, pelo menos, um elemento do Executivo. Todos andavam pela região em afazeres dos seus ministérios, mas aproveitaram a oportunidade para ir às feiras de promoção do produto típico. José Reis, secretário de Estado do Ensino Superior, esteve em Seia para homologar o protocolo de doação de terrenos destinados à construção da Escola Superior de Turismo e Telecomunicações. Ricardo Magalhães, secretário de Estado do Planeamento, presidiu à cerimónia de encerramento da Festa Convívio dos Produtores de Queijo de Celorico da Beira. Por Gouveia, passou o secretário de Estado dos Recursos Humanos e Modernização, Nélson Baltazar, enquanto Manteigas recebeu, na sua VIII Mostra das Actividades, o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Vítor Barros. José Junqueiro, secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária, esteve em Vila Nova de Foz Côa, a fim de presidir à abertura da ExpoCôa. E o ministro das Finanças, Pina Moura, esteve na Feira do Queijo de Seia a título não oficial. Com tanto queijo, o melhor era ter cuidado para que não existam esquecimentos...

Os cartazes do IC19 «Um milhão de contos para recuperar a rede viária», «4 milhões de contos para melhorar a circulação», prometem cartazes da Câmara Municipal de Sintra espalhados ao longo do IC19. Mas será que a sua colocação naquela estrada foi politicamente acertada? É que os cartazes - iguais aos que têm vindo a ser publicados na imprensa e um dos quais aqui reproduzimos - têm uma parte com letras bastante pequeninas que são impossíveis de ler por quem viaja dentro de um carro. Definitivamente, para que todo o cartaz possa ser lido, é preciso que o carro esteja parado... assumindo que no IC19 essa é mais a regra que a excepção. Por outro lado, pode também pensar-se que Edite Estrela, a linguista, quis prestar uma ajuda aos seus munícipes, dando-lhes que ler durante as longas esperas. Em Dezembro logo se verá se a estratégia foi certeira... , prometem cartazes da Câmara Municipal de Sintra espalhados ao longo do IC19. Mas será que a sua colocação naquela estrada foi politicamente acertada? É que os cartazes - iguais aos que têm vindo a ser publicados na imprensa e um dos quais aqui reproduzimos - têm uma parte com letras bastante pequeninas que são impossíveis de ler por quem viaja dentro de um carro. Definitivamente, para que todo o cartaz possa ser lido, é preciso que o carro esteja parado... assumindo que no IC19 essa é mais a regra que a excepção. Por outro lado, pode também pensar-se que, a linguista, quis prestar uma ajuda aos seus munícipes, dando-lhes que ler durante as longas esperas. Em Dezembro logo se verá se a estratégia foi certeira...

ANTERIOR TOPO

24/3/2001

GENTE

Revelação — De que o carismático político e animador televisivo do programa «Noites Marcianas» Tino de Rans poderá trocar de camisola já nas próximas eleições autárquicas. Depois da sua vitória para presidente da Junta de Freguesia de Rans (concelho de Penafiel) pelo PS, o militante-poeta, que se tornou famoso por ter impressionado António Guterres no último Congresso socialista, está a ser contactado por dirigentes do PSD para se recandidatar pela cor laranja. Tino ainda não deu nenhuma resposta, mas, depois de se ter queixado publicamente de ter sido abandonado e esquecido pelos socialistas, os dirigentes do PSD/Porto de Luís Filipe Menezes têm esperanças redobradas de realizar esta contratação de peso.

Recital — Do violonista brasileiro Turíbio Santos, na terça-feira, às 18 e 30, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz. Considerado pela crítica internacional especializada como um dos melhores violonistas clássicos da actualidade, Turíbio Santos já dividiu o palco com diversas celebridades, como Yehudi Menuhin, Mstislav Rostropovitch e Victoria de los Angeles, e foi o criador, em 1983, da Orquestra de Violão do Rio de Janeiro.

Seminário — Realizado por Richard Zinman, professor de Teoria Política do James Madison College da Michigan State University (EUA), no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. O professor Zinman vai dar a aula de encerramento do seminário, hoje, na Católica.

Condenação — Da cantora britânica Geri Halliwell, ex-integrante da banda feminina Spice Girls, na semana passada, a ficar sem carta de condução durante 42 dias por ter sido apanhada a conduzir em excesso de velocidade num bairro de Londres. As autoridades judiciais decidiram ainda impor-lhe uma multa de 130 contos. A cantora, de 28 anos, admitiu que estava a conduzir o seu automóvel Aston Martin DB7 a 100 quilómetros por hora pelas ruas de Londres quando o limite de velocidade dentro da cidade é de 50 quilómetros por hora. Geri tem assim a honra de se juntar à princesa Ana de Inglaterra, condenada também há duas semanas por excesso de velocidade.

Desejos — Irreprimíveis de um alce norueguês levaram-no a confundir um carro modelo Ford Ka, amarelo, com uma parceira sexual. Desiludido por não ter obtido resposta depois de lamber e de entortar o espelho lateral do automóvel, o bicho defecou-lhe em cima. Leif Borgersen, o dono da viatura assediada, teve de arregaçar as mangas para limpar o jardim da frente que, segundo o próprio, «ficou transformado numa retrete ao ar livre».

Censura — Do canal de música MTV ao mais recente «videoclip» de Madonna, «What It Feels Like For A Girl», julgado demasiado violento para ser exibido em horário nobre. Realizado por Guy Ritchie, marido da diva da música pop, o vídeo mostra a personagem interpretada por Madonna a «fazer coisas que as raparigas não podem fazer», declarou a artista. A MTV passou o vídeo uma só vez, às 23 e 30 de terça-feira, durante as notícias.

Modelos — Brasileiras, seleccionadas numa prisão e numa favela do Rio de Janeiro, vão vestir peças de «lingerie» para a campanha da marca Du Loren. Lúcia Maria Costa da Silva foi fotografada num conjunto azul-escuro, contra uma parede da cadeia com arame farpado. Jeane de Mattos posou num conjunto de renda branca, acompanhada por um bebé, tendo como cenário a Rocinha, a maior favela da cidade carioca.

Regresso — À televisão do comediante norte-americano Jerry Seinfeld, depois de uma ausência de mais de dois anos. O intérprete de «Seinfeld» — a série cómica de maior sucesso nos Estados Unidos e que esteve no ar durante 10 anos — volta ao pequeno ecrã pela mão de David Letterman. O actor cómico, de 46 anos, estreou-se na quarta-feira passada no «David Letterman Show», numa actuação em directo. Enquanto esteve afastado da televisão, Jerry Seinfeld fez alguns espectáculos ao vivo em pequenos bares e começou a frequentar um ginásio, onde conheceu Jessica Sklar, uma relações públicas casada com o dono de um teatro da Broadway. Seinfeld e Sklar deram o nó a 29 de Dezembro de 1999.

Publicação — Prevista para Maio, de um livro sobre uma adolescente que queria ser famosa. A autora é Britney Spears, que escreveu a novela em parceria com a mãe, e recebeu 160 mil contos de avanço da editora britânica Boxtree.

Galeria constitucional Coordenação de Pedro Andrade

Ao contrário do Palácio de Belém, onde se perfilam os 16 retratos de ex-chefes de Estado, só agora foi inaugurada a galeria de presidentes do Tribunal Constitucional. Pintado por Luís Pinto Coelho, o quadro inaugural imortaliza o único ex-presidente do TC, Armando Marques Guedes. Ei-lo aqui à esquerda do actual detentor do cargo, Cardoso da Costa, durante a cerimónia que no Palácio Ratton juntou o conselheiro entretanto retirado, após um vida dedicada à causa pública, ao colectivo de juízes actualmente em funções. Ao contrário do Palácio de Belém, onde se perfilam os 16 retratos de ex-chefes de Estado, só agora foi inaugurada a galeria de presidentes do Tribunal Constitucional. Pintado por, o quadro inaugural imortaliza o único ex-presidente do TC,. Ei-lo aqui à esquerda do actual detentor do cargo,, durante a cerimónia que no Palácio Ratton juntou o conselheiro entretanto retirado, após um vida dedicada à causa pública, ao colectivo de juízes actualmente em funções. Pela foto, GENTE diria que Marques Guedes tenta imaginar como poderá ficar o retrato do sucessor ao lado do seu. Já Cardoso da Costa, um especialista em Direito Fiscal, tanto pode estar a fazer pose como preocupado com o dinheiro que o quadro terá custado ao erário público.

Uma mala de notas O grande «scoop» da tragédia de Entre-os-Rios foi, obviamente, o filme subaquático relativo às fundações da ponte, feito em 1986, e que a SIC transmitiu há duas semanas. A inspecção decorreu quando o PSD, liderado por Cavaco Silva, estava no poder e João Oliveira Martins era o ministro das Obras Públicas. Como se percebe, a pressão da opinião pública, que estava toda sobre o Governo, passou a distribuir-se também sobre os sociais-democratas, que não esconderam o seu incómodo com a revelação, como o bem demonstrou a participação televisiva de Oliveira Martins num debate organizada pelo SIC-Notícias. Mas o grande mistério continua a ser sobre quem foi a mão amiga que fez chegar o vídeo à SIC. Poucas pessoas sabem, e quem sabe não diz. Mas o que GENTE sabe é que a mão foi amiga, mas não gratuita. Exigiu 12 mil contos e em notas. E foi assim que se fez o pagamento, através de uma mala entregue à tal mão amiga, como em qualquer bom filme americano da série B.

O centro das atenções RUI OCHÔA GENTE está segura que, durante a apresentação da candidatura de Pedro Santana Lopes à Câmara de Lisboa, na manhã de quarta-feira, no CCB, o grupo de apoiantes mais fiéis era o formado pelos seus cinco filhos e pela nova namorada, Joana Flores (na foto). Depois, à tarde, Santana deu um salto à Assembleia da República. Ainda na ressaca do anúncio, o autarca da Figueira da Foz tornou-se, como era de esperar, o centro de todas as atenções no Plenário. E era ver Santana Lopes e Durão Barroso numa cúmplice troca de sorrisos, a que nem a «cavaquista» presidente da Distrital do PSD de Lisboa, Manuela Ferreira Leite, conseguia escapar. Mas não foi só dos seus colegas de bancada que chegaram felicitações. Mal entrou no Plenário, o ex-ministro do Equipamento, Jorge Coelho, rumou de imediato à bancada social-democrata, sentando-se ao lado de Santana, com quem permaneceu em amena cavaqueira durante vários minutos. Pouco depois, foi a vez de o ministro do Ambiente, José Sócrates - presente no debate, sobre o programa Polis -, felicitar Santana Lopes através do telefone interno, com muitas gargalhadas pelo meio. Riam de quê? GENTE está segura que, durante a apresentação da candidatura deà Câmara de Lisboa, na manhã de quarta-feira, no CCB, o grupo de apoiantes mais fiéis era o formado pelos seus cinco filhos e pela nova namorada,(na foto). Depois, à tarde, Santana deu um salto à Assembleia da República. Ainda na ressaca do anúncio, o autarca da Figueira da Foz tornou-se, como era de esperar, o centro de todas as atenções no Plenário. E era ver Santana Lopes enuma cúmplice troca de sorrisos, a que nem a «cavaquista» presidente da Distrital do PSD de Lisboa,, conseguia escapar. Mas não foi só dos seus colegas de bancada que chegaram felicitações. Mal entrou no Plenário, o ex-ministro do Equipamento,, rumou de imediato à bancada social-democrata, sentando-se ao lado de Santana, com quem permaneceu em amena cavaqueira durante vários minutos. Pouco depois, foi a vez de o ministro do Ambiente,- presente no debate, sobre o programa Polis -, felicitar Santana Lopes através do telefone interno, com muitas gargalhadas pelo meio. Riam de quê?

O livro de Helena ANTÓNIO PEDRO FERREIRA O Parlamento esteve especialmente animado na segunda-feira com o lançamento do novo livro de Helena Roseta, «Os Dois Lados do Espelho» - uma compilação de textos sobre a actualidade contemporânea produzidos durante os anos 90. Além de muitos deputados socialistas e de alguns membros do Governo, como Guilherme d'Oliveira Martins, Alberto Martins e José Magalhães, e de Almeida Santos, não faltaram adversários de Roseta no Parlamento: Narana Coissoró do CDS-PP, António Capucho e Pedro Roseta do PSD e Francisco Louçã do BE. Mas foi o ex-Presidente da República Mário Soares que acabou por monopolizar as atenções ao tecer rasgados elogios à autora. Definindo-a como uma mulher independente, «que não foge às questões por mais polémicas que elas sejam», Soares afirmou que para Roseta «a política foi sempre uma motivação e não um projecto para chegar aqui e ali». O Parlamento esteve especialmente animado na segunda-feira com o lançamento do novo livro de, «Os Dois Lados do Espelho» - uma compilação de textos sobre a actualidade contemporânea produzidos durante os anos 90. Além de muitos deputados socialistas e de alguns membros do Governo, como, e de, não faltaram adversários de Roseta no Parlamento:do CDS-PP,do PSD edo BE. Mas foi o ex-Presidente da Repúblicaque acabou por monopolizar as atenções ao tecer rasgados elogios à autora. Definindo-a como uma mulher independente,, Soares afirmou que para Roseta

A maratona de Jorge Sampaio ANTÓNIO PEDRO FERREIRA A corrida da ponte - como é vulgarmente conhecida a Meia Maratona de Lisboa - vai ter um atleta muito especial: o Presidente da República. Jorge Sampaio aceitou o repto que lhe foi feito pelo Clube do Stress e está a preparar-se diariamente - pelo menos no aspecto psicológico - para a prova, que se realiza no domingo, dia 1 de Abril. Apesar de ser o dia das mentiras, GENTE afiança que é mesmo verdade: Sampaio vai percorrer os cerca de sete mil metros da chamada mini-maratona, deixando os 21 quilómetros da «meia» para os mais jovens e treinados. Sem correr - porque não tem saúde para tanto, como fez questão de esclarecer -, mas a andar, o Presidente partirá no meio de outros 25 mil atletas da praça da portagem até ao Mosteiro dos Jerónimos, onde se situa a meta. Sampaio vestirá a «t-shirt» azul-turquesa que o Stress mandou fazer para a corrida deste ano. Sob o lema «Correr Por Quem Não Pode», este grupo de maratonistas amadores pretende angariar fundos para duas associações de deficientes: o Centro de Paralisia Cerebral, de Coimbra, e a Associação 29 de Abril, de Montemor-o-Novo. A «t-shirt» foi oferecida ao Presidente na tarde de terça-feira pela equipa do Stress (na foto), capitaneada pelo secretário de Estado Arons de Carvalho (à esquerda) e pelo médico João Paço (à direita). Sampaio recebeu ainda o dorsal nº 1 da prova, entregue pelo ex-ministro Jorge Coelho (ao centro), na qualidade de presidente da assembleia geral do Maratona Clube de Portugal, a entidade que organiza a prova. A corrida da ponte - como é vulgarmente conhecida a Meia Maratona de Lisboa - vai ter um atleta muito especial: o Presidente da República.aceitou o repto que lhe foi feito pelo Clube do Stress e está a preparar-se diariamente - pelo menos no aspecto psicológico - para a prova, que se realiza no domingo, dia 1 de Abril. Apesar de ser o dia das mentiras, GENTE afiança que é mesmo verdade: Sampaio vai percorrer os cerca de sete mil metros da chamada mini-maratona, deixando os 21 quilómetros da «meia» para os mais jovens e treinados. Sem correr - porque não tem saúde para tanto, como fez questão de esclarecer -, mas a andar, o Presidente partirá no meio de outros 25 mil atletas da praça da portagem até ao Mosteiro dos Jerónimos, onde se situa a meta. Sampaio vestirá a «t-shirt» azul-turquesa que o Stress mandou fazer para a corrida deste ano. Sob o lema «Correr Por Quem Não Pode», este grupo de maratonistas amadores pretende angariar fundos para duas associações de deficientes: o Centro de Paralisia Cerebral, de Coimbra, e a Associação 29 de Abril, de Montemor-o-Novo. A «t-shirt» foi oferecida ao Presidente na tarde de terça-feira pela equipa do Stress (na foto), capitaneada pelo secretário de Estado(à esquerda) e pelo médico(à direita). Sampaio recebeu ainda o dorsal nº 1 da prova, entregue pelo ex-ministro(ao centro), na qualidade de presidente da assembleia geral do Maratona Clube de Portugal, a entidade que organiza a prova.

«Perestroika» à PSD O líder do PSD realizou uma viagem à Rússia. Na qualidade de vice-presidente do Partido Popular Europeu, Durão Barroso visitou o Parlamento, avistou-se com personalidades políticas e teve um encontro com Mikhail Gorbatchov. Referindo-se à audiência com o ex-Presidente soviético, que teve lugar na Fundação Gorbatchov, Durão esclareceu que se tratou de uma «iniciativa individual minha», acrescentando que quando foi ministro dos Negócios Estrangeiros acompanhou a transição na Rússia e que mantém o interesse por aquele país. GENTE suspeita, todavia, que foram outros os motivos que o levaram a encontrar-se com «Gorby». O empenho em tal encontro sustenta a tese de que Durão alimentava a esperança de Gorbatchov lhe confiar o segredo sobre a sua ascensão meteórica ao poder no final dos anos 80. Como um destacado dirigente social-democrata comentou, «bem precisa de umas lições, a ver se é desta que lá chegamos». Há, no entanto, quem desconfie que Durão pretendia simplesmente aprender os «bons» métodos russos de lidar com a oposição... dentro do PSD. O líder do PSD realizou uma viagem à Rússia. Na qualidade de vice-presidente do Partido Popular Europeu,visitou o Parlamento, avistou-se com personalidades políticas e teve um encontro com. Referindo-se à audiência com o ex-Presidente soviético, que teve lugar na Fundação Gorbatchov, Durão esclareceu que se tratou de uma, acrescentando que quando foi ministro dos Negócios Estrangeiros acompanhou a transição na Rússia e que mantém o interesse por aquele país. GENTE suspeita, todavia, que foram outros os motivos que o levaram a encontrar-se com «Gorby». O empenho em tal encontro sustenta a tese de que Durão alimentava a esperança de Gorbatchov lhe confiar o segredo sobre a sua ascensão meteórica ao poder no final dos anos 80. Como um destacado dirigente social-democrata comentou,. Há, no entanto, quem desconfie que Durão pretendia simplesmente aprender os «bons» métodos russos de lidar com a oposição... dentro do PSD.

Governo apreciador de queijo O distrito da Guarda assistiu no primeiro fim-de-semana de Março a um desfile de membros do Governo. O queijo parece ter sido o foco de atracção. Onde existisse o tradicional queijo da Serra da Estrela, encontrava-se, pelo menos, um elemento do Executivo. Todos andavam pela região em afazeres dos seus ministérios, mas aproveitaram a oportunidade para ir às feiras de promoção do produto típico. José Reis, secretário de Estado do Ensino Superior, esteve em Seia para homologar o protocolo de doação de terrenos destinados à construção da Escola Superior de Turismo e Telecomunicações. Ricardo Magalhães, secretário de Estado do Planeamento, presidiu à cerimónia de encerramento da Festa Convívio dos Produtores de Queijo de Celorico da Beira. Por Gouveia, passou o secretário de Estado dos Recursos Humanos e Modernização, Nélson Baltazar, enquanto Manteigas recebeu, na sua VIII Mostra das Actividades, o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Vítor Barros. José Junqueiro, secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária, esteve em Vila Nova de Foz Côa, a fim de presidir à abertura da ExpoCôa. E o ministro das Finanças, Pina Moura, esteve na Feira do Queijo de Seia a título não oficial. Com tanto queijo, o melhor era ter cuidado para que não existam esquecimentos...

Os cartazes do IC19 «Um milhão de contos para recuperar a rede viária», «4 milhões de contos para melhorar a circulação», prometem cartazes da Câmara Municipal de Sintra espalhados ao longo do IC19. Mas será que a sua colocação naquela estrada foi politicamente acertada? É que os cartazes - iguais aos que têm vindo a ser publicados na imprensa e um dos quais aqui reproduzimos - têm uma parte com letras bastante pequeninas que são impossíveis de ler por quem viaja dentro de um carro. Definitivamente, para que todo o cartaz possa ser lido, é preciso que o carro esteja parado... assumindo que no IC19 essa é mais a regra que a excepção. Por outro lado, pode também pensar-se que Edite Estrela, a linguista, quis prestar uma ajuda aos seus munícipes, dando-lhes que ler durante as longas esperas. Em Dezembro logo se verá se a estratégia foi certeira... , prometem cartazes da Câmara Municipal de Sintra espalhados ao longo do IC19. Mas será que a sua colocação naquela estrada foi politicamente acertada? É que os cartazes - iguais aos que têm vindo a ser publicados na imprensa e um dos quais aqui reproduzimos - têm uma parte com letras bastante pequeninas que são impossíveis de ler por quem viaja dentro de um carro. Definitivamente, para que todo o cartaz possa ser lido, é preciso que o carro esteja parado... assumindo que no IC19 essa é mais a regra que a excepção. Por outro lado, pode também pensar-se que, a linguista, quis prestar uma ajuda aos seus munícipes, dando-lhes que ler durante as longas esperas. Em Dezembro logo se verá se a estratégia foi certeira...

ANTERIOR TOPO

marcar artigo