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11-02-2001
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Serviços mais apetecidos

A mobilidade permitida pelos telemóveis associada ao fornecimento de serviços de informação navegáveis e personalizáveis podem fazer-nos esquecer as dificuldades de escrever os URLs nos telemóveis, ou os problemas originados pela configuração do acesso. Até mesmo a diferença que é navegar na Internet hoje em dia e aceder a esta Net móvel.

Mas o que é que as pessoas procuram mais no acesso aos portais WAP? João Belo da Telecel refere que a informação notíciosa e de bolsa está no topo das preferências dos utilizadores de WAP, com destaque também para o email.

Os leitores do TeK responderam num questionário que o conteúdo que gostavam mais de ter no telemóvel era o correio electrónico. Dos mais de 3 mil que participaram no inquérito, 58% optou pelo email, enquanto que a categoria que se seguiu foram as notícias, com 21% das opções, e os serviços, com 14%. Apenas 5% não demonstrou interesse em ver qualquer conteúdo no telemóvel.

Seguindo a tradição também da Internet, os bancos são um dos sectores muito envolvidos na dinamização deste serviço. Aqueles que se mostraram mais dinâmicos na aposta em novos canais fugindo à limitação do serviço ao balcão, foram também os primeiros a entrar no WAP, mas o tipo de serviços permitido ainda é diversificado.

O Banco 7, o BES, o Montepio Geral e o BPI são os bancos que figuram nos portais das operadoras de telecomunicações móveis, embora a política de parcerias pela qual alguns optaram faça com que não estejam directamente presentes em todos.

O Montepio Geral é o único que está nos três operadores e Pedro Alves, director de novos canais explica que esta foi uma opção do banco, que preferiu ter uma ligação directa aos gateways dos operadores em vez de apostar. A análise que levou a esta decisão identificou que o maior tráfego está ainda nos portais das operadores, além do facto dos telemóveis serem difíceis de configurar, o que leva as pessoas a não sairem do portal do seu operador.

José Pulido Valente, do Banco 7 admite que existe complexidade na configuração, mas que esta é uma situação que dificulta apenas as primeiras visitas, podendo depois o utilizador guardar em memória o endereço da página. O Banco 7 está directamente apenas nos menus do portal da Telecel embora possa ser acedido a partir de qualquer operador, mas considera-se bastante satisfeito com a adesão dos seus clientes aos novos canais de Internet, nos quais inclui o WAP, e refere que este é o meio preferencial de perto de 50% dos seus clientes.

A principal preocupação de José Pulido Valente e do Banco 7 na presença na Internet foi a de oferecer logo de início ao cliente que acede por telemóvel as mesmas funcionalidades que encontra na Internet. Desde final de Maio a informação a que os clientes podem aceder não é meramente informativa, mas transaccional, permitindo efectuar operações. Questionado quanto à segurança oferecida nas transacções, José Pulido Valente adiantou que esta é idêntica à do Homebanking de Internet.

Com cerca de 3 semanas de operação na área de WAP, o Montepio Geral optou por dispor de um leque mais reduzido de serviços do que os permitidos no seu site na Internet, embora esteja em desenvolvimento o alargamento das possibilidades. Pedro Alves refere ao TeK que ainda há questões importantes de segurança que levam a esta decisão do Banco, nomeadamente o facto das actuais versões de WAP não suportarem ainda os certificados digitais.

Este responsável pelo desenvolvimento de novos canais no Montepio Geral esclarece que o cliente tem de inserir um username e uma password para aceder aos serviços bancários no WAP, mas que as únicas operações que pode fazer não alteram o seu património, ou seja, são transferência entre contas no Montepio e não para outros bancos. As consultas são as operações mais procuradas, mesmo no site de Internet, contabilizando 60 a 70% das opções dos clientes.

Informação de Bolsa

Fora dos bancos, mas claramente ligados a opções financeiras, estão as corretoras a vender informação e transacções em Bolsa. Mas também o Canal de Negócios, que se especializou na informação financeira na Internet e desde Fevereiro converteu esta experiência também para WAP.

O modelo encontrado foi a venda de informação aos três operadores de telemóveis, figurando nos portais Neo, SapoTMN e Telecel. José Manuel Gomes, Director Editorial do Canal de Negócios, adianta que neste momento este é o modelo mais rentável para os fornecedores de conteúdos, mas não põe de lado a exploração de outras formas de rentabilização do canal.

O sucesso do Canal de Negócios, também no WAP, pode estar ligado ao facto de se dirigir a um público específico, pessoas que querem estar sempre actualizadas e têm facilidade de aderir a novas tecnologias, admite José Manuel Fernandes. De resto, a possibilidade de ter um portfolio de cotações de bolsa que pode ser consultável na Internet e no telemóvel é uma das funcionalidades mais procuradas.

Continua: Parte III- Conteúdos valiosos

Serviços mais apetecidos

A mobilidade permitida pelos telemóveis associada ao fornecimento de serviços de informação navegáveis e personalizáveis podem fazer-nos esquecer as dificuldades de escrever os URLs nos telemóveis, ou os problemas originados pela configuração do acesso. Até mesmo a diferença que é navegar na Internet hoje em dia e aceder a esta Net móvel.

Mas o que é que as pessoas procuram mais no acesso aos portais WAP? João Belo da Telecel refere que a informação notíciosa e de bolsa está no topo das preferências dos utilizadores de WAP, com destaque também para o email.

Os leitores do TeK responderam num questionário que o conteúdo que gostavam mais de ter no telemóvel era o correio electrónico. Dos mais de 3 mil que participaram no inquérito, 58% optou pelo email, enquanto que a categoria que se seguiu foram as notícias, com 21% das opções, e os serviços, com 14%. Apenas 5% não demonstrou interesse em ver qualquer conteúdo no telemóvel.

Seguindo a tradição também da Internet, os bancos são um dos sectores muito envolvidos na dinamização deste serviço. Aqueles que se mostraram mais dinâmicos na aposta em novos canais fugindo à limitação do serviço ao balcão, foram também os primeiros a entrar no WAP, mas o tipo de serviços permitido ainda é diversificado.

O Banco 7, o BES, o Montepio Geral e o BPI são os bancos que figuram nos portais das operadoras de telecomunicações móveis, embora a política de parcerias pela qual alguns optaram faça com que não estejam directamente presentes em todos.

O Montepio Geral é o único que está nos três operadores e Pedro Alves, director de novos canais explica que esta foi uma opção do banco, que preferiu ter uma ligação directa aos gateways dos operadores em vez de apostar. A análise que levou a esta decisão identificou que o maior tráfego está ainda nos portais das operadores, além do facto dos telemóveis serem difíceis de configurar, o que leva as pessoas a não sairem do portal do seu operador.

José Pulido Valente, do Banco 7 admite que existe complexidade na configuração, mas que esta é uma situação que dificulta apenas as primeiras visitas, podendo depois o utilizador guardar em memória o endereço da página. O Banco 7 está directamente apenas nos menus do portal da Telecel embora possa ser acedido a partir de qualquer operador, mas considera-se bastante satisfeito com a adesão dos seus clientes aos novos canais de Internet, nos quais inclui o WAP, e refere que este é o meio preferencial de perto de 50% dos seus clientes.

A principal preocupação de José Pulido Valente e do Banco 7 na presença na Internet foi a de oferecer logo de início ao cliente que acede por telemóvel as mesmas funcionalidades que encontra na Internet. Desde final de Maio a informação a que os clientes podem aceder não é meramente informativa, mas transaccional, permitindo efectuar operações. Questionado quanto à segurança oferecida nas transacções, José Pulido Valente adiantou que esta é idêntica à do Homebanking de Internet.

Com cerca de 3 semanas de operação na área de WAP, o Montepio Geral optou por dispor de um leque mais reduzido de serviços do que os permitidos no seu site na Internet, embora esteja em desenvolvimento o alargamento das possibilidades. Pedro Alves refere ao TeK que ainda há questões importantes de segurança que levam a esta decisão do Banco, nomeadamente o facto das actuais versões de WAP não suportarem ainda os certificados digitais.

Este responsável pelo desenvolvimento de novos canais no Montepio Geral esclarece que o cliente tem de inserir um username e uma password para aceder aos serviços bancários no WAP, mas que as únicas operações que pode fazer não alteram o seu património, ou seja, são transferência entre contas no Montepio e não para outros bancos. As consultas são as operações mais procuradas, mesmo no site de Internet, contabilizando 60 a 70% das opções dos clientes.

Informação de Bolsa

Fora dos bancos, mas claramente ligados a opções financeiras, estão as corretoras a vender informação e transacções em Bolsa. Mas também o Canal de Negócios, que se especializou na informação financeira na Internet e desde Fevereiro converteu esta experiência também para WAP.

O modelo encontrado foi a venda de informação aos três operadores de telemóveis, figurando nos portais Neo, SapoTMN e Telecel. José Manuel Gomes, Director Editorial do Canal de Negócios, adianta que neste momento este é o modelo mais rentável para os fornecedores de conteúdos, mas não põe de lado a exploração de outras formas de rentabilização do canal.

O sucesso do Canal de Negócios, também no WAP, pode estar ligado ao facto de se dirigir a um público específico, pessoas que querem estar sempre actualizadas e têm facilidade de aderir a novas tecnologias, admite José Manuel Fernandes. De resto, a possibilidade de ter um portfolio de cotações de bolsa que pode ser consultável na Internet e no telemóvel é uma das funcionalidades mais procuradas.

Continua: Parte III- Conteúdos valiosos

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