EXPRESSO online

17-03-2002
marcar artigo

Novo Estádio das Antas

Valentim confiante numa solução O presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP), da câmara de Gondomar e da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, manifestou hoje confiança na resolução em breve do problema do novo Estádio das Antas, manifestando convicção de que «o FC Porto vai receber o que está contratualizado com o Grupo Amorim». «Não tenho o direito de estar a revelar aquela que será a solução», esclareceu Valentim Loureiro, remetendo para um comunicado da JMP a divulgação da solução do problema do novo estádio do FC Porto. «Não tenho o direito de estar a revelar aquela que será a solução», esclareceu Valentim Loureiro, remetendo para um comunicado da JMP a divulgação da solução do problema do novo estádio do FC Porto. «Tenho a certeza de que o problema levantado em torno das Antas irá ser resolvido esta semana e tenho a certeza de que o FC Porto vai receber tudo o que tem contratualizado com o Grupo Amorim», acrescentou. «Tenho a certeza de que o problema levantado em torno das Antas irá ser resolvido esta semana e tenho a certeza de que o FC Porto vai receber tudo o que tem contratualizado com o Grupo Amorim», acrescentou. Segundo o comunicado da JMP, o acordo entre o Grupo Amorim e a câmara em relação às Antas «não altera minimamente a posição inicial do FC Porto, dado que garante o recebimento, na totalidade, dos tais 16 milhões de contos de que tanto se tem falado». Segundo o comunicado da JMP, o acordo entre o Grupo Amorim e a câmara em relação às Antas «não altera minimamente a posição inicial do FC Porto, dado que garante o recebimento, na totalidade, dos tais 16 milhões de contos de que tanto se tem falado». Valentim Loureiro sustentou que, se o grupo aceitar as alterações realizadas, «mais metro menos metro», e com a «compreensão da Câmara Municipal do Porto, isto tudo ficará resolvido nos próximos dias». Valentim Loureiro sustentou que, se o grupo aceitar as alterações realizadas, «mais metro menos metro», e com a «compreensão da Câmara Municipal do Porto, isto tudo ficará resolvido nos próximos dias». Valentim Loureiro admitiu no comunicado ter estabelecido contactos com o Grupo Amorim e com o presidente da câmara do Porto, Rui Rio, com a única intenção de pôr as partes a dialogar com vista a uma posição consensual. Valentim Loureiro admitiu no comunicado ter estabelecido contactos com o Grupo Amorim e com o presidente da câmara do Porto, Rui Rio, com a única intenção de pôr as partes a dialogar com vista a uma posição consensual. 16:23 11 Março 2002

enviar imprimir comentar [47]

Comentários

1 a 20 de 47 carvalho Negro 10:55 12 Março 2002 E o que dizema isto?

"O presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Mário Caldeira Dias, foi reconduzido na semana passada num terceiro mandato à frente daquele organismo, por despacho conjunto do primeiro-ministro e do ministro da tutela, Paulo Pedroso. Caso seja substituído por motivos de confiança política após as eleições de domingo, Caldeira Dias terá direito a uma avultada indemnização - que corresponde, em linhas gerais, ao vencimento que auferiria até ao termo deste novo mandato de três anos, em Dezembro de 2004. "

Público

carvalho Negro 10:54 12 Março 2002 "descarada transferência fiscal dos ricos para os pobres".

Pois, pois, e isto o que é:

"A pretexto de uma portaria deficiente e contrariando recomendações de Bruxelas, as gasolineiras passaram, em 1 de Março, o preço final de venda dos combustíveis de três para duas casas decimais.

As companhias petrolíferas estão a servir-se de uma portaria saída dos ministérios das Finanças e da Economia, com data de 24 de Outubro de 2001, para encaixarem cerca de 10 milhões de euros (dois milhões de contos) a mais, por ano, nas vendas globais. Este ganho extraordinário está a ser conseguido à custa do arredondamento dos preços dos combustíveis, que passaram, desde 1 de Março passado, a ser afixados com apenas duas casas decimais, em vez de três, contra as orientações da Comissão Nacional do Euro (CNE), do Governo português e da própria Comissão Europeia. "

P.s. cada vez restam menos dúvidas que este governo de inaptos deve continuar pelo bem do país.

Jo Serrao 07:22 12 Março 2002 Artigo do Diário Digital

Silva Lopes demolidor para o choque fiscal do PSD

Pedro Curvelo, em Setúbal

O antigo ministro das Finanças Silva Lopes, um economista independente, juntou-se a Ferro Rodrigues em Setúbal para demolir a política fiscal proposta pelo PSD. Tal como havia feito na apresentação do Programa Eleitoral de Governo do PS, em Lisboa, Silva Lopes dedicou-se a descontruir a tese do choque fiscal.

Desta vez, contudo, o economista foi mais cáustico, recorrendo assiduamente ao humor. «Para o PSD a classe média são os 2% de contribuintes que ganham mais de 1.100 contos por mês», considerou.

Quanto à explicação do PSD de que a perda de receitas resultante da diminuição das taxas de impostos seria compensada pela redução da evasão e fraude fiscal, o antigo ministro foi mais uma vez irónico: «Está-se mesmo a ver que se o PSD fosse Governo no dia seguinte haveria bichas nas repartições de finanças».

Em relação à eficácia da máquina fiscal, Silva Lopes destacou que, embora ainda haja muito por fazer, entre 1995 e 2000 a receita fiscal cresceu 60%, acima do crescimento do PIB (40%).

No final uma frase que entusiasmou a assistência: «O choque fiscal do PSD não passa de uma descarada transferência fiscal dos ricos para os pobres».

12-03-2002 2:40:32

vpassos 05:12 12 Março 2002 Portugal é cada vez mais miseralvel.

Guterres foi eleito para governar mas por falta de coragem demitiu-se, será uma caracteristica do Guterres ou do PS?que decisões se concretizaram para a prosperidade?. Os lob(boys)eram demais e o partido estava demasiado comprometido com tamanho saque, Guterres na sua lucidez e mita mágua e vergonha se dimitiu, por alguns olharem para o umbigo(o que caracteriza a grande maioria dos portugas e tambêm aqui reflete).Penso de que a governação se faz de regras, decisões, justiça, transparência e coragem, vejamos o que os derrotados nas camaras preconizaram: em lISBOA-compromissos verbais e boa intenções(com o inferno á espreita) e ofertas de compromisssos vários não muito claros-no pORTO-atropelos á lei, coisas escritas sem o conhecimento das regras e ofertas várias em proveito de entidades privadas. O embróglio do euro é tal que até o pais se envergonha de tamanha injustiça cometida ás outras entidades privadas uteis á sociedade e o Sampaio se sentiu mas saiu entalado no rabo, de concreto nada se verificou, usam e abusam do nome do país, que até uma cerveja usa o símbolo do sangue dos mortos pela patria e a esperança num futuro melhor. Que se danem os clubes e os seus dirigentes que consomem os recursos do portugal de politicos fracos de ideáis injustos na clareza das opções num miserável portugal.

Foi um dos professores deste país e vi fome em alunos de 14 anos que num fim-de-semana não tinham o que comer, senão o roubado e durante a semana uma refeição, a da escola. ferngal 04:49 12 Março 2002 Consultando hoje o jornal Público, vem lá inserida a notícias de que Jovens-Quadros dão apoio ao PS. Gostei de ver a notícia e fui ler. Espanto meu! Os ditos 'jovens-quadros' não são mais do que um 'BANDO DE BOYS', dos tais do Trabalho Mínimo Garantido com Salário Máximo Sustentado. Os tais para quem temos de pagar mais impostos para eles andarem na chulice. Os tais para quem o estado transfere os impostos dos contribuintes para eles repartirem com os amigos nas Fundações e Institutos do PS, fora do alcance do Tribunal de Contas. Esse tipo de apoio é a melhor confirmação do que ontem dizia o Jornal alemão 'Frankfurt Algemeine Zeitung' no seu comentário como o PS deixa o país de tanga. E finalmente compreendemos para quem vai o dito Rendimento Mínimo Garantido: para os 100 Boys que têm rendimento máximo combinado com trabalho mínimo. É preciso não ter vergonha... Ao que esse país chegou. Transformaram o país num bando de ladrões... Nem admira. Sabem bem como os dirigentes do PS se treinaram a fazer isso enquanto estiveram em Macau a estagiar. Tudo foi aprendido lá...e bem executado em Lisboa... Jo Serrao 23:47 11 Março 2002 Palitinho

Desculpe, mas apetece-me dizer Arre, que é burro! Ainda não percebeu que o PS esteve no 1º e 2º governos constitucionais, a AD esteve nos 6º, 7º e 8º, e o governo do Bloco Central foi o 9º (NONO), número 9, percebe?! O Sá Carneiro já estava morto há três anos e depois dele houve 4 (quatro) governos com PM do PSD! Eu compreendo o seu desapontamento ao perceber que quem deixou Portugal SEMPRE em estado aflitivo foram os governos do PSD e que o Cavaco, quando viu as finanças equilibradas, deitou abaixo o 9º governo para se aproveitar da adesão à CEE, conseguida por Mário Soares!

Não há dúvida que o pior cego é aquele que não quer ver! João Carvalho F 23:36 11 Março 2002 A gincana do PS

É claro que este assunto do futebol foi mais uma tentativa do PS de evitar a política na campanha, dado que sabem que se se for por esse caminho serão penalizados.

Qual foi a obra do PS? Por que é que esse assunto não consta do discurso do PS nesta campanha? É simples: a obra é pouca e os erros muitos.

É por isso que o discurso deste PS é tão negativo, praticamente só critica o PSD e poucas propostas apresenta.

E assim só lhes resta um caminho: baralhar, fazer muito barulho, insultar e evitar ao máximo a discussão dos assuntos que realmente interessam, como saúde, educação, etc.

Barcelos 23:35 11 Março 2002 Palito

Faça aí um poema à mtsara. Ela merece.

Em guarda, Palitinho. mtsara 23:02 11 Março 2002 Convém ler Artigo em Destaque no Expresso: «Portugal precisa de um novo começo - Jornal alemão analisa situação económica portuguesa. Palitinho 22:51 11 Março 2002 Previsões acertadas

De manhã tinha eu dito a todos os leitores que as novas técnicas do PS iriam ser estas e como podem observar... não falhei.

1) Agressividade mais do que q.b. nos comentários, chegando ao insulto.

2) Apelo ao voto em branco por saberem que ninguém quer nada com o PS.

3) Inventarem novas técnicas de diversificação de assuntos por forma a que esqueçamos a mediocridade que nos governou nos últimos 6 anos - começaram a comentar a política de Espanha, como puderam verificar.

4) Ameaças constantes, algumas muito mal camufladas a ponto de se perceber directamente o que insinuam (independentemente da brincadeira do gasganete, temos a perseguição pidesca do militante Barcelos/Bigorna que me quer localizar à força, talvez para me pagar um bom tinto) e até já há quem afectuosamente fale em prisão para quem disser as verdades sobre este governo.

Previsões para amanhã (depois digam-me se não é verdade):

- aparecimento de inúmeros nicks cujo único objectivo é baralhar os leitores e taparem os seus comentários com repetições massivas de textos sem nexo apregoando o socialismo, quais seitas endiabradas sedentas do dízimo.

- aumento da agressividade dos comentários

- Falar cada vez mais na vida pessoal de políticos que nem têm nada a ver com os candidatos Durão/Ferro/Carvalhas/Portas,etc., por forma a "esquecer" os "bons" momentos PS que deixaram este país economicamente de rastos.

- Aumento indirecto das ameaças devido à incapacidade de conseguirem alterar aquilo que já está escrito na História: "Guterres foi o pior primeiro-ministro de que há memória".

- possível introdução de mais mentiras/fofocas/escândalos nacionais, é a especialidade da casa rosa, pois sabem que isso cai sempre bem em tempo de eleições.

Depois amanhã por esta hora, faço-vos um resumo comparativo com este comentário ! :)

Peter Boss 22:44 11 Março 2002 Os homens dos ideais!

20:41

11 de Março 02

A Associação Comercial do Porto não concorda com a atitude da Associação de Comerciantes do Porto de «bloquear» o processo de aprovação do Plano de Pormenor das Antas devido ao facto de no projecto estar incluída a construção de um centro comercial.

Rui Moreira, responsável da Associação Comercial do Porto, diz que o processo deve ser resolvido o quanto antes, exigindo uma resposta da autarquia portuense e da Associação de Comerciantes do Porto.

«Ou a Câmara Municipal do Porto entende que ali não pode ser desenvolvida uma superfície comercial daquelas dimensões, e nesse caso há que negociar com os proprietários e indemnizá-los, ou então aprova as coisas como elas estão. O que não nos parece razoável é que toda esta estratégia esteja condicionada por uma única associação que tem uma visão que nós não temos do comércio do Porto», disse.

A Associação Comercial do Porto defende mesmo que todos ficam a ganhar se o Plano de Pormenor das Antas for aprovado, mesmo com a construção da superfície comercial.

«Acreditamos que estes projectos âncora são importantes e acreditamos que o comércio tradicional vai ganhar imenso se o Porto conseguir atrair populações flutuantes», afirmou Rui Moreira.

Com um milhãozito nas mãos os "comerciantes" também se calam e atiram os ideais e as promessas de campanha às malvas.

40.000 m2 de área comercial, claro que não, que horror.

40.000 m2 de área comercial, com um milhãozito no bolso, bom, não é, bem, não somos nós que vamos travar o progresso da cidade.

Palitinho 22:38 11 Março 2002 Jo Serrão

Referia-me à primeira AD pós-Mário Soares, que como disse e repito deixou este país à beira da banca rota e NEM o FMI já confiava em Portugal. Se puder e já que gosta de fazer pesquisas, então vá ver se encontra alguns títulos de jornais dessa altura e confirme o que lhe estou a dizer. Portugal só tornou a garantir a confiança dos investidores estrangeiros quando a AD chegou ao poder. E por falar em Mário Soares e este governo de Guterres, é melhor estarmos calados, amigo Serrão... sabe, lá para os lados duma dita Fundação...

enfim, eu compreendo o vosso desespero para que o PS ganhe as eleições, ai se compreendo. Sugiro-lhe uma coisa, amigo Jo Serrão: já que gosta tanto de ler e aprender, compre o programa do seu partido (PS) e apresente-o aqui no online que será a melhor propaganda que pode fazer pelo PSD ! :)

Como vê, afinal sempre estava certo. Eu referia-me ao 1º governo AD que veio tirar Portugal da miséria em que Mário Soares o deixou ! olhovivo 22:37 11 Março 2002 Jo Serrao

A sua história ficava mais completa se fosse entre 1976 e 2002, não acha? Jo Serrao 22:36 11 Março 2002 Lá se foram os tomates do Rio... Mas não foi o Valentim Loureiro que disse que o Rui Rio não servia sequer para gerir um quiosque?

O que vale é que eles se merecem todos uns aos outros... Peter Boss 22:31 11 Março 2002 Caragosimporra=Palitinho=novovingador

Estes 3 clones nunca fazem comentários ao mesmo tempo. Mas, não se preocupem. Se forem iguais aos barões do PSD e aos ministros do Cavaco, só aparecem quando há eleições com hipóteses de ganhar, com cheiro a poder.

Presidenciais e autárquicas? Nem vê-los. Agora, alguns já dizem que só aparecem se tiverem maioria absoluta.

Estes homens não brincam, ou 4 anos ou nada.

Caragosimporra=palitinho=novovingador=Alberto João Jardim=Valentim Loureiro. Só trafulha. Jo Serrao 22:26 11 Março 2002 Ao F.NASCIMENTO, PALITINHO E OUTROS QUE TAIS

Como sempre suspeitei, fica demonstrado por aquilo que escrevem que só quem acredita em patranhas, ou é ignorante (ou muito rico, claro) é que defende o PPD/PSD. Mas a dura realidade é a que se segue. (Informo-os que a Internet não é só para mandar e-mails, também serve para aprender história).

GOVERNOS CONSTITUCIONAIS

(entre 1976 e 1995)

1º GOVERNO (23-7-76 a 9-12-77) PS (1 ano 5 meses) PM MÁRIO SOARES

2º GOVERNO (23-1-78 a 28-7-78) PS + CDS (7 meses) PM MÁRIO SOARES

3º GOVERNO 28-8-78 a 15-9-78 Independente (17 dias) PM NOBRE DA COSTA

4º GOVERNO (22-11-78 a 11-6-79) (7 meses) PM - MOTA PINTO

5º GOVERNO (31-7-79 a 27-12-79) Independente (5 meses) PM - MªLOURDES PINTASILGO

6º GOVERNO (3-1-80 a 9-12-80) 1º GOVERNO AD (11 meses) (maioria absoluta) PM - SÁ CARNEIRO

7º GOVERNO (9-1-81 a 14-8-81) - 2º GOVERNO AD (7 meses) (maioria absoluta) PM - PINTO BALSEMÃO

8º GOVERNO (4-9-81 a 23-12-82) 3º GOVERNO AD (1 ano e 3 meses) (maioria absoluta) PM - PINTO BALSEMÃO

9º GOVERNO (9-6-83 a 12-7-85) GOVERNO PS+PSD (2 anos e 1 mês) BLOCO CENTRAL PM – MÁRIO SOARES

10º GOVERNO (6-9-85 a 17-8-87) PSD (2 anos) PM – CAVACO SILVA

11º GOVERNO 17-8-87 a 31-10-91 PSD (4 anos e 2 meses) (maioria absoluta PSD) PM – CAVACO SILVA (quatro remodelações...)

12º GOVERNO 13-11-91 a 28-10-95 PSD (3 anos e 11 meses) (maioria absoluta) PM - CAVACO SILVA

TEMPO DE PERMANÊNCIA DE CADA PARTIDO NOS GOVERNOS

Entre 1976 e 1995 (19 anos)

PS – 1 ano e 5 meses (em minoria)

com CDS: 7 meses

com PPD: 2 anos 1 mês

4 ANOS 1 MÊS

PPD/PSD:

Com AD – 11 meses

7 meses

18 meses

36 = 3 anos

com PS 2 anos e 1 mês

só PSD 2 anos

só PSD 4 anos e 2 meses (maioria absoluta)

só PSD 3 anos e 11 meses (maioria abs.)

PSD TOTAL: 15 ANOS e 2 MESES (!!!)

O CDS esteve no poder, em alianças, 3 ANOS e 7 MESES

mamypapy 22:26 11 Março 2002 CORONEIS

Isto faz-me lembrar os coroneis e respectivos jagunços das telenovelas brasileiras ... lixado 22:26 11 Março 2002 Para terminar e para o ou a Palitinho:

Com que então tendes fé, gostais do Porto, do seu povo, do seu clube, claro apesar de seres benfiquista, que criatura amorosa e despretensiosa sois !! Que "paternal e judiciosa" opinião a vossa sobre a MINHA CIDADE !!

PALITINHO, SEM TE DARES CONTA ESTÁS A TENTAR "COMER" OS PORTUENSES POR BURROS, ÉS UM (UMA) PANFELETÁRIO(A) PSD, TAL COMO OUTROS OU OUTRAS DO PS PARA AQUI ANDAM, VAI TOMAR "BANHO DE ASSENTO"!! lixado 22:16 11 Março 2002 CORRECÇÃO

Afinal é para o CARAGOSIMPORRA o meu último comentário, que qualquer modo retiro-me desta "contenda", HÁ CARA..OS A MAIS PARA O MEU GOSTO, FO...-SE UNS AOS OUTROS!! Palitinho 22:14 11 Março 2002 Lixado

Obrigado pelo "jovem de elevado potencial" :) Quanto às surpresas, veremos. Sabe que mais ? Conheço o Porto, gosto do Norte, adoro o povo do Porto, gosto do Futebol Clube do Porto apesar de ser do Benfica mas tal com já outro leitor disse aqui, tenho fé que o povo do Norte sabe distinguir o que é PS, o que é PSD, o que é Pinto da Costa e o que é corrupção, coacção e caciquismo ! Não faça dos Portuenses ingénuos porque ingénuos é que eles não são e saiba que de todas as vezes que o PSD ganhou as eleições, ganhou-o maioritariamente com votos do Norte e não do Sul. Julgo que o seu nick está adequado ao estado da nação do partido socialista e só por isso dou-lhe os meus parabéns: lixado ! É este o estado de alma do PS ! :) seguintes >

Inserir Comentário

Novo Estádio das Antas

Valentim confiante numa solução O presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP), da câmara de Gondomar e da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, manifestou hoje confiança na resolução em breve do problema do novo Estádio das Antas, manifestando convicção de que «o FC Porto vai receber o que está contratualizado com o Grupo Amorim». «Não tenho o direito de estar a revelar aquela que será a solução», esclareceu Valentim Loureiro, remetendo para um comunicado da JMP a divulgação da solução do problema do novo estádio do FC Porto. «Não tenho o direito de estar a revelar aquela que será a solução», esclareceu Valentim Loureiro, remetendo para um comunicado da JMP a divulgação da solução do problema do novo estádio do FC Porto. «Tenho a certeza de que o problema levantado em torno das Antas irá ser resolvido esta semana e tenho a certeza de que o FC Porto vai receber tudo o que tem contratualizado com o Grupo Amorim», acrescentou. «Tenho a certeza de que o problema levantado em torno das Antas irá ser resolvido esta semana e tenho a certeza de que o FC Porto vai receber tudo o que tem contratualizado com o Grupo Amorim», acrescentou. Segundo o comunicado da JMP, o acordo entre o Grupo Amorim e a câmara em relação às Antas «não altera minimamente a posição inicial do FC Porto, dado que garante o recebimento, na totalidade, dos tais 16 milhões de contos de que tanto se tem falado». Segundo o comunicado da JMP, o acordo entre o Grupo Amorim e a câmara em relação às Antas «não altera minimamente a posição inicial do FC Porto, dado que garante o recebimento, na totalidade, dos tais 16 milhões de contos de que tanto se tem falado». Valentim Loureiro sustentou que, se o grupo aceitar as alterações realizadas, «mais metro menos metro», e com a «compreensão da Câmara Municipal do Porto, isto tudo ficará resolvido nos próximos dias». Valentim Loureiro sustentou que, se o grupo aceitar as alterações realizadas, «mais metro menos metro», e com a «compreensão da Câmara Municipal do Porto, isto tudo ficará resolvido nos próximos dias». Valentim Loureiro admitiu no comunicado ter estabelecido contactos com o Grupo Amorim e com o presidente da câmara do Porto, Rui Rio, com a única intenção de pôr as partes a dialogar com vista a uma posição consensual. Valentim Loureiro admitiu no comunicado ter estabelecido contactos com o Grupo Amorim e com o presidente da câmara do Porto, Rui Rio, com a única intenção de pôr as partes a dialogar com vista a uma posição consensual. 16:23 11 Março 2002

enviar imprimir comentar [47]

Comentários

1 a 20 de 47 carvalho Negro 10:55 12 Março 2002 E o que dizema isto?

"O presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Mário Caldeira Dias, foi reconduzido na semana passada num terceiro mandato à frente daquele organismo, por despacho conjunto do primeiro-ministro e do ministro da tutela, Paulo Pedroso. Caso seja substituído por motivos de confiança política após as eleições de domingo, Caldeira Dias terá direito a uma avultada indemnização - que corresponde, em linhas gerais, ao vencimento que auferiria até ao termo deste novo mandato de três anos, em Dezembro de 2004. "

Público

carvalho Negro 10:54 12 Março 2002 "descarada transferência fiscal dos ricos para os pobres".

Pois, pois, e isto o que é:

"A pretexto de uma portaria deficiente e contrariando recomendações de Bruxelas, as gasolineiras passaram, em 1 de Março, o preço final de venda dos combustíveis de três para duas casas decimais.

As companhias petrolíferas estão a servir-se de uma portaria saída dos ministérios das Finanças e da Economia, com data de 24 de Outubro de 2001, para encaixarem cerca de 10 milhões de euros (dois milhões de contos) a mais, por ano, nas vendas globais. Este ganho extraordinário está a ser conseguido à custa do arredondamento dos preços dos combustíveis, que passaram, desde 1 de Março passado, a ser afixados com apenas duas casas decimais, em vez de três, contra as orientações da Comissão Nacional do Euro (CNE), do Governo português e da própria Comissão Europeia. "

P.s. cada vez restam menos dúvidas que este governo de inaptos deve continuar pelo bem do país.

Jo Serrao 07:22 12 Março 2002 Artigo do Diário Digital

Silva Lopes demolidor para o choque fiscal do PSD

Pedro Curvelo, em Setúbal

O antigo ministro das Finanças Silva Lopes, um economista independente, juntou-se a Ferro Rodrigues em Setúbal para demolir a política fiscal proposta pelo PSD. Tal como havia feito na apresentação do Programa Eleitoral de Governo do PS, em Lisboa, Silva Lopes dedicou-se a descontruir a tese do choque fiscal.

Desta vez, contudo, o economista foi mais cáustico, recorrendo assiduamente ao humor. «Para o PSD a classe média são os 2% de contribuintes que ganham mais de 1.100 contos por mês», considerou.

Quanto à explicação do PSD de que a perda de receitas resultante da diminuição das taxas de impostos seria compensada pela redução da evasão e fraude fiscal, o antigo ministro foi mais uma vez irónico: «Está-se mesmo a ver que se o PSD fosse Governo no dia seguinte haveria bichas nas repartições de finanças».

Em relação à eficácia da máquina fiscal, Silva Lopes destacou que, embora ainda haja muito por fazer, entre 1995 e 2000 a receita fiscal cresceu 60%, acima do crescimento do PIB (40%).

No final uma frase que entusiasmou a assistência: «O choque fiscal do PSD não passa de uma descarada transferência fiscal dos ricos para os pobres».

12-03-2002 2:40:32

vpassos 05:12 12 Março 2002 Portugal é cada vez mais miseralvel.

Guterres foi eleito para governar mas por falta de coragem demitiu-se, será uma caracteristica do Guterres ou do PS?que decisões se concretizaram para a prosperidade?. Os lob(boys)eram demais e o partido estava demasiado comprometido com tamanho saque, Guterres na sua lucidez e mita mágua e vergonha se dimitiu, por alguns olharem para o umbigo(o que caracteriza a grande maioria dos portugas e tambêm aqui reflete).Penso de que a governação se faz de regras, decisões, justiça, transparência e coragem, vejamos o que os derrotados nas camaras preconizaram: em lISBOA-compromissos verbais e boa intenções(com o inferno á espreita) e ofertas de compromisssos vários não muito claros-no pORTO-atropelos á lei, coisas escritas sem o conhecimento das regras e ofertas várias em proveito de entidades privadas. O embróglio do euro é tal que até o pais se envergonha de tamanha injustiça cometida ás outras entidades privadas uteis á sociedade e o Sampaio se sentiu mas saiu entalado no rabo, de concreto nada se verificou, usam e abusam do nome do país, que até uma cerveja usa o símbolo do sangue dos mortos pela patria e a esperança num futuro melhor. Que se danem os clubes e os seus dirigentes que consomem os recursos do portugal de politicos fracos de ideáis injustos na clareza das opções num miserável portugal.

Foi um dos professores deste país e vi fome em alunos de 14 anos que num fim-de-semana não tinham o que comer, senão o roubado e durante a semana uma refeição, a da escola. ferngal 04:49 12 Março 2002 Consultando hoje o jornal Público, vem lá inserida a notícias de que Jovens-Quadros dão apoio ao PS. Gostei de ver a notícia e fui ler. Espanto meu! Os ditos 'jovens-quadros' não são mais do que um 'BANDO DE BOYS', dos tais do Trabalho Mínimo Garantido com Salário Máximo Sustentado. Os tais para quem temos de pagar mais impostos para eles andarem na chulice. Os tais para quem o estado transfere os impostos dos contribuintes para eles repartirem com os amigos nas Fundações e Institutos do PS, fora do alcance do Tribunal de Contas. Esse tipo de apoio é a melhor confirmação do que ontem dizia o Jornal alemão 'Frankfurt Algemeine Zeitung' no seu comentário como o PS deixa o país de tanga. E finalmente compreendemos para quem vai o dito Rendimento Mínimo Garantido: para os 100 Boys que têm rendimento máximo combinado com trabalho mínimo. É preciso não ter vergonha... Ao que esse país chegou. Transformaram o país num bando de ladrões... Nem admira. Sabem bem como os dirigentes do PS se treinaram a fazer isso enquanto estiveram em Macau a estagiar. Tudo foi aprendido lá...e bem executado em Lisboa... Jo Serrao 23:47 11 Março 2002 Palitinho

Desculpe, mas apetece-me dizer Arre, que é burro! Ainda não percebeu que o PS esteve no 1º e 2º governos constitucionais, a AD esteve nos 6º, 7º e 8º, e o governo do Bloco Central foi o 9º (NONO), número 9, percebe?! O Sá Carneiro já estava morto há três anos e depois dele houve 4 (quatro) governos com PM do PSD! Eu compreendo o seu desapontamento ao perceber que quem deixou Portugal SEMPRE em estado aflitivo foram os governos do PSD e que o Cavaco, quando viu as finanças equilibradas, deitou abaixo o 9º governo para se aproveitar da adesão à CEE, conseguida por Mário Soares!

Não há dúvida que o pior cego é aquele que não quer ver! João Carvalho F 23:36 11 Março 2002 A gincana do PS

É claro que este assunto do futebol foi mais uma tentativa do PS de evitar a política na campanha, dado que sabem que se se for por esse caminho serão penalizados.

Qual foi a obra do PS? Por que é que esse assunto não consta do discurso do PS nesta campanha? É simples: a obra é pouca e os erros muitos.

É por isso que o discurso deste PS é tão negativo, praticamente só critica o PSD e poucas propostas apresenta.

E assim só lhes resta um caminho: baralhar, fazer muito barulho, insultar e evitar ao máximo a discussão dos assuntos que realmente interessam, como saúde, educação, etc.

Barcelos 23:35 11 Março 2002 Palito

Faça aí um poema à mtsara. Ela merece.

Em guarda, Palitinho. mtsara 23:02 11 Março 2002 Convém ler Artigo em Destaque no Expresso: «Portugal precisa de um novo começo - Jornal alemão analisa situação económica portuguesa. Palitinho 22:51 11 Março 2002 Previsões acertadas

De manhã tinha eu dito a todos os leitores que as novas técnicas do PS iriam ser estas e como podem observar... não falhei.

1) Agressividade mais do que q.b. nos comentários, chegando ao insulto.

2) Apelo ao voto em branco por saberem que ninguém quer nada com o PS.

3) Inventarem novas técnicas de diversificação de assuntos por forma a que esqueçamos a mediocridade que nos governou nos últimos 6 anos - começaram a comentar a política de Espanha, como puderam verificar.

4) Ameaças constantes, algumas muito mal camufladas a ponto de se perceber directamente o que insinuam (independentemente da brincadeira do gasganete, temos a perseguição pidesca do militante Barcelos/Bigorna que me quer localizar à força, talvez para me pagar um bom tinto) e até já há quem afectuosamente fale em prisão para quem disser as verdades sobre este governo.

Previsões para amanhã (depois digam-me se não é verdade):

- aparecimento de inúmeros nicks cujo único objectivo é baralhar os leitores e taparem os seus comentários com repetições massivas de textos sem nexo apregoando o socialismo, quais seitas endiabradas sedentas do dízimo.

- aumento da agressividade dos comentários

- Falar cada vez mais na vida pessoal de políticos que nem têm nada a ver com os candidatos Durão/Ferro/Carvalhas/Portas,etc., por forma a "esquecer" os "bons" momentos PS que deixaram este país economicamente de rastos.

- Aumento indirecto das ameaças devido à incapacidade de conseguirem alterar aquilo que já está escrito na História: "Guterres foi o pior primeiro-ministro de que há memória".

- possível introdução de mais mentiras/fofocas/escândalos nacionais, é a especialidade da casa rosa, pois sabem que isso cai sempre bem em tempo de eleições.

Depois amanhã por esta hora, faço-vos um resumo comparativo com este comentário ! :)

Peter Boss 22:44 11 Março 2002 Os homens dos ideais!

20:41

11 de Março 02

A Associação Comercial do Porto não concorda com a atitude da Associação de Comerciantes do Porto de «bloquear» o processo de aprovação do Plano de Pormenor das Antas devido ao facto de no projecto estar incluída a construção de um centro comercial.

Rui Moreira, responsável da Associação Comercial do Porto, diz que o processo deve ser resolvido o quanto antes, exigindo uma resposta da autarquia portuense e da Associação de Comerciantes do Porto.

«Ou a Câmara Municipal do Porto entende que ali não pode ser desenvolvida uma superfície comercial daquelas dimensões, e nesse caso há que negociar com os proprietários e indemnizá-los, ou então aprova as coisas como elas estão. O que não nos parece razoável é que toda esta estratégia esteja condicionada por uma única associação que tem uma visão que nós não temos do comércio do Porto», disse.

A Associação Comercial do Porto defende mesmo que todos ficam a ganhar se o Plano de Pormenor das Antas for aprovado, mesmo com a construção da superfície comercial.

«Acreditamos que estes projectos âncora são importantes e acreditamos que o comércio tradicional vai ganhar imenso se o Porto conseguir atrair populações flutuantes», afirmou Rui Moreira.

Com um milhãozito nas mãos os "comerciantes" também se calam e atiram os ideais e as promessas de campanha às malvas.

40.000 m2 de área comercial, claro que não, que horror.

40.000 m2 de área comercial, com um milhãozito no bolso, bom, não é, bem, não somos nós que vamos travar o progresso da cidade.

Palitinho 22:38 11 Março 2002 Jo Serrão

Referia-me à primeira AD pós-Mário Soares, que como disse e repito deixou este país à beira da banca rota e NEM o FMI já confiava em Portugal. Se puder e já que gosta de fazer pesquisas, então vá ver se encontra alguns títulos de jornais dessa altura e confirme o que lhe estou a dizer. Portugal só tornou a garantir a confiança dos investidores estrangeiros quando a AD chegou ao poder. E por falar em Mário Soares e este governo de Guterres, é melhor estarmos calados, amigo Serrão... sabe, lá para os lados duma dita Fundação...

enfim, eu compreendo o vosso desespero para que o PS ganhe as eleições, ai se compreendo. Sugiro-lhe uma coisa, amigo Jo Serrão: já que gosta tanto de ler e aprender, compre o programa do seu partido (PS) e apresente-o aqui no online que será a melhor propaganda que pode fazer pelo PSD ! :)

Como vê, afinal sempre estava certo. Eu referia-me ao 1º governo AD que veio tirar Portugal da miséria em que Mário Soares o deixou ! olhovivo 22:37 11 Março 2002 Jo Serrao

A sua história ficava mais completa se fosse entre 1976 e 2002, não acha? Jo Serrao 22:36 11 Março 2002 Lá se foram os tomates do Rio... Mas não foi o Valentim Loureiro que disse que o Rui Rio não servia sequer para gerir um quiosque?

O que vale é que eles se merecem todos uns aos outros... Peter Boss 22:31 11 Março 2002 Caragosimporra=Palitinho=novovingador

Estes 3 clones nunca fazem comentários ao mesmo tempo. Mas, não se preocupem. Se forem iguais aos barões do PSD e aos ministros do Cavaco, só aparecem quando há eleições com hipóteses de ganhar, com cheiro a poder.

Presidenciais e autárquicas? Nem vê-los. Agora, alguns já dizem que só aparecem se tiverem maioria absoluta.

Estes homens não brincam, ou 4 anos ou nada.

Caragosimporra=palitinho=novovingador=Alberto João Jardim=Valentim Loureiro. Só trafulha. Jo Serrao 22:26 11 Março 2002 Ao F.NASCIMENTO, PALITINHO E OUTROS QUE TAIS

Como sempre suspeitei, fica demonstrado por aquilo que escrevem que só quem acredita em patranhas, ou é ignorante (ou muito rico, claro) é que defende o PPD/PSD. Mas a dura realidade é a que se segue. (Informo-os que a Internet não é só para mandar e-mails, também serve para aprender história).

GOVERNOS CONSTITUCIONAIS

(entre 1976 e 1995)

1º GOVERNO (23-7-76 a 9-12-77) PS (1 ano 5 meses) PM MÁRIO SOARES

2º GOVERNO (23-1-78 a 28-7-78) PS + CDS (7 meses) PM MÁRIO SOARES

3º GOVERNO 28-8-78 a 15-9-78 Independente (17 dias) PM NOBRE DA COSTA

4º GOVERNO (22-11-78 a 11-6-79) (7 meses) PM - MOTA PINTO

5º GOVERNO (31-7-79 a 27-12-79) Independente (5 meses) PM - MªLOURDES PINTASILGO

6º GOVERNO (3-1-80 a 9-12-80) 1º GOVERNO AD (11 meses) (maioria absoluta) PM - SÁ CARNEIRO

7º GOVERNO (9-1-81 a 14-8-81) - 2º GOVERNO AD (7 meses) (maioria absoluta) PM - PINTO BALSEMÃO

8º GOVERNO (4-9-81 a 23-12-82) 3º GOVERNO AD (1 ano e 3 meses) (maioria absoluta) PM - PINTO BALSEMÃO

9º GOVERNO (9-6-83 a 12-7-85) GOVERNO PS+PSD (2 anos e 1 mês) BLOCO CENTRAL PM – MÁRIO SOARES

10º GOVERNO (6-9-85 a 17-8-87) PSD (2 anos) PM – CAVACO SILVA

11º GOVERNO 17-8-87 a 31-10-91 PSD (4 anos e 2 meses) (maioria absoluta PSD) PM – CAVACO SILVA (quatro remodelações...)

12º GOVERNO 13-11-91 a 28-10-95 PSD (3 anos e 11 meses) (maioria absoluta) PM - CAVACO SILVA

TEMPO DE PERMANÊNCIA DE CADA PARTIDO NOS GOVERNOS

Entre 1976 e 1995 (19 anos)

PS – 1 ano e 5 meses (em minoria)

com CDS: 7 meses

com PPD: 2 anos 1 mês

4 ANOS 1 MÊS

PPD/PSD:

Com AD – 11 meses

7 meses

18 meses

36 = 3 anos

com PS 2 anos e 1 mês

só PSD 2 anos

só PSD 4 anos e 2 meses (maioria absoluta)

só PSD 3 anos e 11 meses (maioria abs.)

PSD TOTAL: 15 ANOS e 2 MESES (!!!)

O CDS esteve no poder, em alianças, 3 ANOS e 7 MESES

mamypapy 22:26 11 Março 2002 CORONEIS

Isto faz-me lembrar os coroneis e respectivos jagunços das telenovelas brasileiras ... lixado 22:26 11 Março 2002 Para terminar e para o ou a Palitinho:

Com que então tendes fé, gostais do Porto, do seu povo, do seu clube, claro apesar de seres benfiquista, que criatura amorosa e despretensiosa sois !! Que "paternal e judiciosa" opinião a vossa sobre a MINHA CIDADE !!

PALITINHO, SEM TE DARES CONTA ESTÁS A TENTAR "COMER" OS PORTUENSES POR BURROS, ÉS UM (UMA) PANFELETÁRIO(A) PSD, TAL COMO OUTROS OU OUTRAS DO PS PARA AQUI ANDAM, VAI TOMAR "BANHO DE ASSENTO"!! lixado 22:16 11 Março 2002 CORRECÇÃO

Afinal é para o CARAGOSIMPORRA o meu último comentário, que qualquer modo retiro-me desta "contenda", HÁ CARA..OS A MAIS PARA O MEU GOSTO, FO...-SE UNS AOS OUTROS!! Palitinho 22:14 11 Março 2002 Lixado

Obrigado pelo "jovem de elevado potencial" :) Quanto às surpresas, veremos. Sabe que mais ? Conheço o Porto, gosto do Norte, adoro o povo do Porto, gosto do Futebol Clube do Porto apesar de ser do Benfica mas tal com já outro leitor disse aqui, tenho fé que o povo do Norte sabe distinguir o que é PS, o que é PSD, o que é Pinto da Costa e o que é corrupção, coacção e caciquismo ! Não faça dos Portuenses ingénuos porque ingénuos é que eles não são e saiba que de todas as vezes que o PSD ganhou as eleições, ganhou-o maioritariamente com votos do Norte e não do Sul. Julgo que o seu nick está adequado ao estado da nação do partido socialista e só por isso dou-lhe os meus parabéns: lixado ! É este o estado de alma do PS ! :) seguintes >

Inserir Comentário

marcar artigo