EXPRESSO online

17-03-2002
marcar artigo

A agonia do PCP O Partido Comunista tem um problema grave que não tem sido muito referido: o sector intelectual está a desaparecer. O fenómeno não é novo. O fenómeno não é novo. Vem de longe. Vem de longe. Vital Moreira, Zita Seabra, Vítor Louro, José Magalhães, Pina Moura, são exemplos de intelectuais que se foram desencantando com o partido. Vital Moreira, Zita Seabra, Vítor Louro, José Magalhães, Pina Moura, são exemplos de intelectuais que se foram desencantando com o partido. E se João Amaral, Carlos Brito e Edgar Correia saírem, como já parece inevitável, o PCP ficará reduzido a quê? E se João Amaral, Carlos Brito e Edgar Correia saírem, como já parece inevitável, o PCP ficará reduzido a quê? Ao sector operário e pouco mais. Ao sector operário e pouco mais. Sucede que esse sector operário corresponde a um operariado que está também a desaparecer. Sucede que esse sector operário corresponde a um operariado que está também a desaparecer. São dirigentes operários cuja base se perdeu, que já quase só se representam a si próprios. São dirigentes operários cuja base se perdeu, que já quase só se representam a si próprios. Porquê? Porquê? Porque a indústria de que provinham está agonizante. Porque a indústria de que provinham está agonizante. Eles eram orindos da indústria mineira, que está a fechar, da indústria vidreira, que estrebucha na Marinha Grande, dos estaleiros navais da Margueira, cujo tempo passou, da indústria conserveira, que já conheceu melhores dias. Eles eram orindos da indústria mineira, que está a fechar, da indústria vidreira, que estrebucha na Marinha Grande, dos estaleiros navais da Margueira, cujo tempo passou, da indústria conserveira, que já conheceu melhores dias. O PCP, portanto, não só perde os intelectuais como vê desaparecer a base operária dos seus dirigentes operários. O PCP, portanto, não só perde os intelectuais como vê desaparecer a base operária dos seus dirigentes operários. É um partido que começa a ficar suspenso no ar. É um partido que começa a ficar suspenso no ar. Vive de uma ideologia que morreu, sonha com um tempo que passou, tem dirigentes que não representam realidade nenhuma. Vive de uma ideologia que morreu, sonha com um tempo que passou, tem dirigentes que não representam realidade nenhuma. Julgo que o PCP, não se tendo reformado até hoje, não tem já reforma possível. Julgo que o PCP, não se tendo reformado até hoje, não tem já reforma possível. 29 Janeiro 2002

enviar imprimir comentar [94]

Comentários

41 a 60 de 94 gata persa 17:55 29 Janeiro 2002 Foi preciso ZEUS ter tido um momento de lucidez para se descobrir que há manipuladores e manipuladoras? Um beijinho para ZEUS pelo descobrimento. Vale de Soure 17:50 29 Janeiro 2002 Escaravelho

Em última análise, todos nós somos manipuladores e manipuladoras.

Quanto à "inundação de e-mails" eu também tenho, mas, pelos vistos, com origens diferentes. Como tenho conta no Hotmail, é mais americanos a quererem impingir-me taxas de juro mais baratas, viagras e semelhantes (não sei quem é que anda a inventar coisas a respeito das minhas "performances", talvez alguma ex-namorada ressentida) e, actualmente, vídeos supostamente com estrelas pop da moda, em plena actividade sexual. Passo a vida a activar filtros, mas eles devem estar imunes.

Dos infiltrados de "dentro" não me queixo. Paradox5 17:45 29 Janeiro 2002 está na altura de chamar o Domingos Abrantes para ver quem são os cabecilhas desta maquinação demoniaca.... Be You 17:39 29 Janeiro 2002 Se há manipuladores e manipuladoras a questão é preocupante - reproduzem-se e nunca mais nos vemos livres deles! Frère Jacques 17:33 29 Janeiro 2002 Infiltrados? Mas o assunto não é o PCP?

Bem, o Pacheco Pereira fala-nos de que houve épocas em que no PCP não se sabia quem era da PIDE e quem era do partido, tantos seriam os presumíveis infiltrados.

Seria a isto que ZEUS se referia? aduarte 17:32 29 Janeiro 2002 Não se preocupe

Não se preocupe, Sr. José António Saraiva.

Ainda ficam uns quantos intelectuais no PCP.

Nem vale a pena dizer nomes, porque outros ficariam de fora, com igual ou superior valor. Basta que o Sr. dê uma vista de olhos pelos cabeças de lista anunciados até agora pelo PCP para verificar que ainda há ali malta com algum valor. Digamos até que não têm que se preocupar com possíveis comparações com os cabeças de lista dos mais votados partidos. Aqui pelo Algarve, não creio que quem compare o João Goulão com o Fernando Negrão, deixe de votar no primeiro por baixo nível intelectual, sem qualquer desconsideração pelo segundo.

Além disso, o primeiro, (o João Goulão - candidato da CDU) é do Algarve e foi escolhido pelos algarvios, não pertencendo a quotas de secretários gerais.

Permita-me mesmo dizer que o Algarve necessita ter um deputado que o defenda e que não esteja recebendo o cargo como prémio por ter sido presidente de alguma câmara ou ter feito isto ou aquilo ao partido A ou B.

Caro Sr., não veja, por favor, apenas o valor dos que sairam ou o dos que o Sr. pressupõe que sairão mas ainda não saíram. Isto de tentar fazer análises imparciais custa um bocado mas vale a pena, pelo menos como exercício intelectual.

Cumprimentos

Amílcar Duarte BWV 1004 17:30 29 Janeiro 2002 «Fusão da JAL com a JAS elimina 3000 postos de trabalho»

JAS:

Saquei este título do Diário Económico on-line, em http://www.de.iol.pt/index.php?article=1862&visual=1.

Parece que você e o José António Lima estão num de meter 3.000 na rua. Eu que saiba, JAS, eu que saiba... Paradox5 17:28 29 Janeiro 2002 o paradox5 é um inimigo, faz parte das forças reaccionárias de Derthu Uz trata-se de um perigosos espião formado na academia de Mosh Ty Jur Escaravelho 17:12 29 Janeiro 2002 O Paradox5 deve ser dos tais infiltrados, pois sentiu necessidade de negar a suspeita.

Mais ninguém se sentiu com necessidade tão acutilante.

Tal como o Balsemão dizia que reafirmar a confiança no rangel poderia dar a entender que ela não existia, também esta negação reforça as suspeitas sobre infiltrações. Paradox5 17:07 29 Janeiro 2002 o expresso online tem dias que é de partir o côco.... ou os colunistas tornam demasiado evidente as avenças...ou os comentaristas desenvolvem teorias da conspiração delirantes.... Paradox5 17:06 29 Janeiro 2002 toda a gente sabe que o JAS pertence a uma seita ultra secreta de decisores intergaláticos representantes da confraria dos sete sóis.... Paradox5 17:04 29 Janeiro 2002 é verdade sim senhor... anda para aí muita gente a olhar para trás e para os lados, gente a ser (per)seguida no metro, cavalos de tróia introduzidos nos computadores aqui dos comentadores online, máfias bulgaras e dentistas japoneses conluiados com os vendedores de sabonetes islandeses...tudo para investigar alguns personagens do online.... ZEUS8441 16:54 29 Janeiro 2002 AS BRUXAS!!!!!!!

ESCARAVELHO

Consiga eu localizar a origem dos inúmeros e-mails que me chegam à minha caixa do Correio Electrónico e terei encontrado a chave do problema.

É só uma questão de tempo!

A confirmar-se a suspeita,seria mais um dos escândalos da nossa comunicação social!!!!

tombola 16:40 29 Janeiro 2002 ZEUS8441 15:22 29 Janeiro 2002

"Suspeita-se da existência de manipuladores e manipuladoras dos comentaristas, oriundos do interior do próprio jornal."

.......

Se tal for verdade, até que nem é má ideia: fica tudo mais interactivo.

Resta saber é o que é possível eles ou elas manipularem. Frère Jacques 16:27 29 Janeiro 2002 Papel histórico do PCP: manter as ovelhas no redil

O PCP já não tem a influência que teve sobre os trabalhadores. Ainda assim, controla através da CGTP os funcionários públicos e mais alguns sectores específicos. Em consequência, poderá ser prematuro prescindir-se dos seus préstimos para manter as ovelhas no redil.

Aliás, pode aparecer por aí uma crise a sério e quem melhor do que o PCP para, em nome de um futuro radioso, convencer o povão a manter-se calmo? Tivesse a Argentina um PC assim... Escaravelho 16:09 29 Janeiro 2002 "dirigentes que não representam realidade nenhuma" ?

Nenhum outro partido tem uma festa como a Festa do Avante.

Em dimensão e em pluralidade. Escaravelho 16:01 29 Janeiro 2002 Em resumo:

Porque só são apreciados os ex-militantes do PCP ? Escaravelho 15:59 29 Janeiro 2002 Ao Vale de Soure: de facto não sei se OT e DA apoiam a direcção. Mas a democracia faz-se de pluralidades, e nisso estou de acordo com o BrincaCapila, que tão bem classifica o estilo do raciocínio do Sr. Arq.

Só lamento é que as personalidades que permanecem no PCP, e às quais se reconhecem qualidades, não colham os mesmos elogios por parte daqueles que apreciam sobremaneira os "dissidentes". Com essa atitude, ganhariam em credibilidade.

Correndo o risco de estar enganado, julgo que os ditos "dissidentes" abandonaram o PCP quando perceberam a sua carreira política, por meio do PCP, estaria interrompida, decidindo retomá-la noutro partido. Não creio que conseguissem manter essa carreira no PCP, quer porque perderam importância, quer porque o PCP perdeu votos.

Saliento que, tal como no PCP, também nos outros partidos (desde o PP ao PS, passando pelo PSD) há pessoas com elevados méritos. Só é pena que não sejam o azeite, mas sim a água.

Ao ZEUS: já tinha perpassado pela minha mente a sua suspeita, ou pelo menos o risco de tal acontecer. Vale de Soure 15:45 29 Janeiro 2002 Escaravelho

Só agora tive oportunidade de ler a sua resposta à pergunta que lhe fiz. A réplica - que assino por baixo - já foi, no essencial, dada por tombola.

A este respeito, deixe-me acrescentar que qualquer destes ex-militantes poderia aspirar, no PCP, a uma "carreira" similar à que tiveram, depois de entrarem em rotura com a direcção do partido, com a ressalva de Pina Moura.

Quanto ao seu comentário das 14:20 e relativamente aos nomes que cita - alguns dos quais de evidente qualidade: tem a certeza que Octávio Teixeira ou Demétrio Alves apoiam a linha da direcção do PCP? ZEUS8441 15:22 29 Janeiro 2002 AVISO À NAVEGAÇÃO!!!!

AOS COMENTARISTAS

Suspeita-se da existência de manipuladores e manipuladoras dos comentaristas, oriundos do interior do próprio jornal.

CHAMA-SE A ATENÇÃO PARA O FACTO!!!!!! < anteriores seguintes >

Inserir Comentário

A agonia do PCP O Partido Comunista tem um problema grave que não tem sido muito referido: o sector intelectual está a desaparecer. O fenómeno não é novo. O fenómeno não é novo. Vem de longe. Vem de longe. Vital Moreira, Zita Seabra, Vítor Louro, José Magalhães, Pina Moura, são exemplos de intelectuais que se foram desencantando com o partido. Vital Moreira, Zita Seabra, Vítor Louro, José Magalhães, Pina Moura, são exemplos de intelectuais que se foram desencantando com o partido. E se João Amaral, Carlos Brito e Edgar Correia saírem, como já parece inevitável, o PCP ficará reduzido a quê? E se João Amaral, Carlos Brito e Edgar Correia saírem, como já parece inevitável, o PCP ficará reduzido a quê? Ao sector operário e pouco mais. Ao sector operário e pouco mais. Sucede que esse sector operário corresponde a um operariado que está também a desaparecer. Sucede que esse sector operário corresponde a um operariado que está também a desaparecer. São dirigentes operários cuja base se perdeu, que já quase só se representam a si próprios. São dirigentes operários cuja base se perdeu, que já quase só se representam a si próprios. Porquê? Porquê? Porque a indústria de que provinham está agonizante. Porque a indústria de que provinham está agonizante. Eles eram orindos da indústria mineira, que está a fechar, da indústria vidreira, que estrebucha na Marinha Grande, dos estaleiros navais da Margueira, cujo tempo passou, da indústria conserveira, que já conheceu melhores dias. Eles eram orindos da indústria mineira, que está a fechar, da indústria vidreira, que estrebucha na Marinha Grande, dos estaleiros navais da Margueira, cujo tempo passou, da indústria conserveira, que já conheceu melhores dias. O PCP, portanto, não só perde os intelectuais como vê desaparecer a base operária dos seus dirigentes operários. O PCP, portanto, não só perde os intelectuais como vê desaparecer a base operária dos seus dirigentes operários. É um partido que começa a ficar suspenso no ar. É um partido que começa a ficar suspenso no ar. Vive de uma ideologia que morreu, sonha com um tempo que passou, tem dirigentes que não representam realidade nenhuma. Vive de uma ideologia que morreu, sonha com um tempo que passou, tem dirigentes que não representam realidade nenhuma. Julgo que o PCP, não se tendo reformado até hoje, não tem já reforma possível. Julgo que o PCP, não se tendo reformado até hoje, não tem já reforma possível. 29 Janeiro 2002

enviar imprimir comentar [94]

Comentários

41 a 60 de 94 gata persa 17:55 29 Janeiro 2002 Foi preciso ZEUS ter tido um momento de lucidez para se descobrir que há manipuladores e manipuladoras? Um beijinho para ZEUS pelo descobrimento. Vale de Soure 17:50 29 Janeiro 2002 Escaravelho

Em última análise, todos nós somos manipuladores e manipuladoras.

Quanto à "inundação de e-mails" eu também tenho, mas, pelos vistos, com origens diferentes. Como tenho conta no Hotmail, é mais americanos a quererem impingir-me taxas de juro mais baratas, viagras e semelhantes (não sei quem é que anda a inventar coisas a respeito das minhas "performances", talvez alguma ex-namorada ressentida) e, actualmente, vídeos supostamente com estrelas pop da moda, em plena actividade sexual. Passo a vida a activar filtros, mas eles devem estar imunes.

Dos infiltrados de "dentro" não me queixo. Paradox5 17:45 29 Janeiro 2002 está na altura de chamar o Domingos Abrantes para ver quem são os cabecilhas desta maquinação demoniaca.... Be You 17:39 29 Janeiro 2002 Se há manipuladores e manipuladoras a questão é preocupante - reproduzem-se e nunca mais nos vemos livres deles! Frère Jacques 17:33 29 Janeiro 2002 Infiltrados? Mas o assunto não é o PCP?

Bem, o Pacheco Pereira fala-nos de que houve épocas em que no PCP não se sabia quem era da PIDE e quem era do partido, tantos seriam os presumíveis infiltrados.

Seria a isto que ZEUS se referia? aduarte 17:32 29 Janeiro 2002 Não se preocupe

Não se preocupe, Sr. José António Saraiva.

Ainda ficam uns quantos intelectuais no PCP.

Nem vale a pena dizer nomes, porque outros ficariam de fora, com igual ou superior valor. Basta que o Sr. dê uma vista de olhos pelos cabeças de lista anunciados até agora pelo PCP para verificar que ainda há ali malta com algum valor. Digamos até que não têm que se preocupar com possíveis comparações com os cabeças de lista dos mais votados partidos. Aqui pelo Algarve, não creio que quem compare o João Goulão com o Fernando Negrão, deixe de votar no primeiro por baixo nível intelectual, sem qualquer desconsideração pelo segundo.

Além disso, o primeiro, (o João Goulão - candidato da CDU) é do Algarve e foi escolhido pelos algarvios, não pertencendo a quotas de secretários gerais.

Permita-me mesmo dizer que o Algarve necessita ter um deputado que o defenda e que não esteja recebendo o cargo como prémio por ter sido presidente de alguma câmara ou ter feito isto ou aquilo ao partido A ou B.

Caro Sr., não veja, por favor, apenas o valor dos que sairam ou o dos que o Sr. pressupõe que sairão mas ainda não saíram. Isto de tentar fazer análises imparciais custa um bocado mas vale a pena, pelo menos como exercício intelectual.

Cumprimentos

Amílcar Duarte BWV 1004 17:30 29 Janeiro 2002 «Fusão da JAL com a JAS elimina 3000 postos de trabalho»

JAS:

Saquei este título do Diário Económico on-line, em http://www.de.iol.pt/index.php?article=1862&visual=1.

Parece que você e o José António Lima estão num de meter 3.000 na rua. Eu que saiba, JAS, eu que saiba... Paradox5 17:28 29 Janeiro 2002 o paradox5 é um inimigo, faz parte das forças reaccionárias de Derthu Uz trata-se de um perigosos espião formado na academia de Mosh Ty Jur Escaravelho 17:12 29 Janeiro 2002 O Paradox5 deve ser dos tais infiltrados, pois sentiu necessidade de negar a suspeita.

Mais ninguém se sentiu com necessidade tão acutilante.

Tal como o Balsemão dizia que reafirmar a confiança no rangel poderia dar a entender que ela não existia, também esta negação reforça as suspeitas sobre infiltrações. Paradox5 17:07 29 Janeiro 2002 o expresso online tem dias que é de partir o côco.... ou os colunistas tornam demasiado evidente as avenças...ou os comentaristas desenvolvem teorias da conspiração delirantes.... Paradox5 17:06 29 Janeiro 2002 toda a gente sabe que o JAS pertence a uma seita ultra secreta de decisores intergaláticos representantes da confraria dos sete sóis.... Paradox5 17:04 29 Janeiro 2002 é verdade sim senhor... anda para aí muita gente a olhar para trás e para os lados, gente a ser (per)seguida no metro, cavalos de tróia introduzidos nos computadores aqui dos comentadores online, máfias bulgaras e dentistas japoneses conluiados com os vendedores de sabonetes islandeses...tudo para investigar alguns personagens do online.... ZEUS8441 16:54 29 Janeiro 2002 AS BRUXAS!!!!!!!

ESCARAVELHO

Consiga eu localizar a origem dos inúmeros e-mails que me chegam à minha caixa do Correio Electrónico e terei encontrado a chave do problema.

É só uma questão de tempo!

A confirmar-se a suspeita,seria mais um dos escândalos da nossa comunicação social!!!!

tombola 16:40 29 Janeiro 2002 ZEUS8441 15:22 29 Janeiro 2002

"Suspeita-se da existência de manipuladores e manipuladoras dos comentaristas, oriundos do interior do próprio jornal."

.......

Se tal for verdade, até que nem é má ideia: fica tudo mais interactivo.

Resta saber é o que é possível eles ou elas manipularem. Frère Jacques 16:27 29 Janeiro 2002 Papel histórico do PCP: manter as ovelhas no redil

O PCP já não tem a influência que teve sobre os trabalhadores. Ainda assim, controla através da CGTP os funcionários públicos e mais alguns sectores específicos. Em consequência, poderá ser prematuro prescindir-se dos seus préstimos para manter as ovelhas no redil.

Aliás, pode aparecer por aí uma crise a sério e quem melhor do que o PCP para, em nome de um futuro radioso, convencer o povão a manter-se calmo? Tivesse a Argentina um PC assim... Escaravelho 16:09 29 Janeiro 2002 "dirigentes que não representam realidade nenhuma" ?

Nenhum outro partido tem uma festa como a Festa do Avante.

Em dimensão e em pluralidade. Escaravelho 16:01 29 Janeiro 2002 Em resumo:

Porque só são apreciados os ex-militantes do PCP ? Escaravelho 15:59 29 Janeiro 2002 Ao Vale de Soure: de facto não sei se OT e DA apoiam a direcção. Mas a democracia faz-se de pluralidades, e nisso estou de acordo com o BrincaCapila, que tão bem classifica o estilo do raciocínio do Sr. Arq.

Só lamento é que as personalidades que permanecem no PCP, e às quais se reconhecem qualidades, não colham os mesmos elogios por parte daqueles que apreciam sobremaneira os "dissidentes". Com essa atitude, ganhariam em credibilidade.

Correndo o risco de estar enganado, julgo que os ditos "dissidentes" abandonaram o PCP quando perceberam a sua carreira política, por meio do PCP, estaria interrompida, decidindo retomá-la noutro partido. Não creio que conseguissem manter essa carreira no PCP, quer porque perderam importância, quer porque o PCP perdeu votos.

Saliento que, tal como no PCP, também nos outros partidos (desde o PP ao PS, passando pelo PSD) há pessoas com elevados méritos. Só é pena que não sejam o azeite, mas sim a água.

Ao ZEUS: já tinha perpassado pela minha mente a sua suspeita, ou pelo menos o risco de tal acontecer. Vale de Soure 15:45 29 Janeiro 2002 Escaravelho

Só agora tive oportunidade de ler a sua resposta à pergunta que lhe fiz. A réplica - que assino por baixo - já foi, no essencial, dada por tombola.

A este respeito, deixe-me acrescentar que qualquer destes ex-militantes poderia aspirar, no PCP, a uma "carreira" similar à que tiveram, depois de entrarem em rotura com a direcção do partido, com a ressalva de Pina Moura.

Quanto ao seu comentário das 14:20 e relativamente aos nomes que cita - alguns dos quais de evidente qualidade: tem a certeza que Octávio Teixeira ou Demétrio Alves apoiam a linha da direcção do PCP? ZEUS8441 15:22 29 Janeiro 2002 AVISO À NAVEGAÇÃO!!!!

AOS COMENTARISTAS

Suspeita-se da existência de manipuladores e manipuladoras dos comentaristas, oriundos do interior do próprio jornal.

CHAMA-SE A ATENÇÃO PARA O FACTO!!!!!! < anteriores seguintes >

Inserir Comentário

marcar artigo