EXPRESSO: Vidas

14-07-2001
marcar artigo

2/10/2001

GENTE

Divulgação — Dos nomes dos vencedores dos Prémios de Jornalismo 1998 do Clube Português de Imprensa. Com um certo atraso, é verdade, já que estes só foram dados a conhecer a 29 de Janeiro de 2001. Em todo o caso, GENTE regista com prazer que entre os galardoados estão três colegas do EXPRESSO. O prémio de Foto-Reportagem foi atribuído «ex aequo» a António Pedro Ferreira, com a foto «Kosovo: menina cega de olho azul», e a Jorge Simão, com a foto «Angola: mãe com bebé ao colo». O troféu de Jornalismo Económico foi conferido a Christiana Martins, pela reportagem «A utopia das celuloses», publicada no jornal «Público» na época em que ainda trabalhava neste diário. Entre os demais contemplados destacam-se José Carlos de Vasconcelos, que recebeu o Prémio Carreira, e Hernâni Carvalho, que venceu o Grande Prémio de Jornalismo pelo conjunto de reportagens sobre Timor para a RTP.

Doutoramento — «Honoris Causa» do brasileiro João Havelange, presidente honorário da Federação Internacional de Futebol (FIFA), na semana passada, pela Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física (FCDEF) da Universidade do Porto. Jean Marie Faustin Godefroid Havelange, de seu verdadeiro nome, presidente da FIFA de 1974 a 1998, teve como paraninfo o empresário nortenho Belmiro de Azevedo e foi o primeiro «Honoris Causa» proposto pela FCDEF. A cerimónia contou com a presença de inúmeras figuras da política, da cultura e do desporto.

Notícia — Publicada pelo jornal britânico «News of the World» de que o ex-Presidente Bill Clinton vai fazer um pequeno papel no próximo filme de James Bond. Clinton vai actuar ao lado de Pierce Brosnan numa película cujo enredo se passa em torno do conflito na Irlanda do Norte e o agente 007 vai à Casa Branca pedir ajuda ao chefe de Estado dos EUA.

Vitória — Da modelo brasileira Luciana Morad no Tribunal de Família de Manhattan no processo que moveu ao músico Mick Jagger, para que aumentasse a pensão alimentar do filho, Lucas Maurice Morad Jagger. Embora o montante não tenha sido revelado, os advogados disseram que Lucas vai passar a receber uma elevada quantia até fazer 21 anos.

Pressa — Demonstrada por um criminoso norte-americano ao decidir roubar um banco apenas hora e meia depois de ter sido libertado da prisão. Clarence Bass foi solto da cadeia municipal da cidade de Wake às 9 horas da manhã. Às 10 e 30 já estava no centro da cidade a assaltar uma agência do First Citizens Bank. Apesar de não ter exibido qualquer arma aos empregados do banco, o caixa resolveu não pôr em risco as pessoas que se encontravam na agência e entregou-lhe 850 contos. Bass foi preso no dia seguinte, mas já tinha gasto o dinheiro em drogas e álcool.

Revelação — De que o tamanho tem mais importância para algumas pessoas do que para outras. A imprensa brasileira noticiou que um especialista em ampliação de pénis, o médico Bayard Fischer Santos, reivindicou que conseguiu aumentar a «estatística vital» de um cliente do tamanho de 10 para 26 centímetros utilizando um aparelho de tracção que inventou, mas que o homem, um joalheiro, não ficou satisfeito. O médico declarou aos jornalistas: «O meu paciente atingiu os limites do aparelho, mas mesmo assim ainda queria mais. Aconselhei-o então a procurar um psiquiatra».

Belas sem senão Coordenação de Pedro Andrade

REUTERS/CARLES FARRIDS Um tremendo alvoroço paralisou toda e qualquer actividade na praia olímpica de Barcelona na terça-feira. À medida que aumentava o tumulto, mais gente acorria para ver o que se passava. Teria ocorrido um acidente grave, tratava-se de algum atentado político, ou será que Figo tinha aparecido na cidade para anunciar que ia voltar a jogar na equipa do Barça? Não, nada disso. Um tremendo alvoroço paralisou toda e qualquer actividade na praia olímpica de Barcelona na terça-feira. À medida que aumentava o tumulto, mais gente acorria para ver o que se passava. Teria ocorrido um acidente grave, tratava-se de algum atentado político, ou será que Figo tinha aparecido na cidade para anunciar que ia voltar a jogar na equipa do Barça? Não, nada disso. Afinal, o que se passava é que duas «top models», a argentina Valeria Mazza e a norte-americana Cindy Crawford (na foto), tinham ido até à praia de Mar Bella, em Barcelona, para gravar um anúncio da empresa Danone para a televisão. E tudo até tinha um ar bastante familiar já que Cindy e Valeria, que também são mamãs, haviam levado consigo os filhos, respectivamente, Prestley e Alejandro. Será que há falta de «baby-sitters» na capital catalã?

Santana dá mão ao Governo M. POVEDANO Pedro Santana Lopes fez um vistão na Feira de Turismo de Madrid ao conseguir que o «seu» stand da Figueira da Foz fosse dos mais concorridos do certame. A razão deste sucesso chamou-se Luís Figo. O futebolista português mais conhecido do mundo, actualmente a envergar a camisola do Real Madrid, aceitou o convite de Santana e deslocou-se ao «cantinho» da Figueira, onde deu autógrafos e provocou cenas de histeria por parte das fãs. Muito perto, a menos de 100 metros de distância, o «stand» de Portugal - que contava com a presença do secretário de Estado do Turismo, Vítor Cabrita Neto, do presidente do ICEP, Luís Neto, e do nosso embaixador português em Espanha, António Martins Cruz - estava literalmente às moscas. Os nossos representantes também queriam ter Figo no seu pavilhão, mas não sabiam como abordá-lo, assim «em cima do acontecimento». Recorreram a Santana Lopes, que não se fez rogado e evidenciando grande sentido de Estado, lá convenceu o futebolista a dar um salto ao pavilhão de Portugal. Pedro Santana Lopes fez um vistão na Feira de Turismo de Madrid ao conseguir que o «seu» stand da Figueira da Foz fosse dos mais concorridos do certame. A razão deste sucesso chamou-se. O futebolista português mais conhecido do mundo, actualmente a envergar a camisola do Real Madrid, aceitou o convite de Santana e deslocou-se ao «cantinho» da Figueira, onde deu autógrafos e provocou cenas de histeria por parte das fãs. Muito perto, a menos de 100 metros de distância, o «stand» de Portugal - que contava com a presença do secretário de Estado do Turismo,, do presidente do ICEP,, e do nosso embaixador português em Espanha,- estava literalmente às moscas. Os nossos representantes também queriam ter Figo no seu pavilhão, mas não sabiam como abordá-lo, assim «em cima do acontecimento». Recorreram a Santana Lopes, que não se fez rogado e evidenciando grande sentido de Estado, lá convenceu o futebolista a dar um salto ao pavilhão de Portugal.

Rute Marques dá lições de moda SÉRGIO GRANADEIRO Depois das «passerelles», da apresentação do «Isto só vídeo», exibido na RTP, e da participação na «girls-band» Antilook, a ex-modelo Rute Marques(na foto) dedica-se, a pedido de um centro comercial portuense, a dar aulas de moda. Até amanhã, os clientes do Arrábida Shopping podem dissipar todas as dúvidas que os assaltam sobre a forma de conjugar vestuário e acessórios. O centro comercial está a promover uma série de sessões de beleza grátis, sendo a de hoje da responsabilidade de Rute. Depois das «passerelles», da apresentação do «Isto só vídeo», exibido na RTP, e da participação na «girls-band» Antilook, a ex-modelodedica-se, a pedido de um centro comercial portuense, a dar aulas de moda. Até amanhã, os clientes do Arrábida Shopping podem dissipar todas as dúvidas que os assaltam sobre a forma de conjugar vestuário e acessórios. O centro comercial está a promover uma série de sessões de beleza grátis, sendo a de hoje da responsabilidade de Rute.

Bispo de Viseu ataca Governo O Executivo de António Guterres tem tentado impor algumas regras ao funcionamento das universidades privadas, mas a acção governamental não está a ser bem aceite pelas cúpulas da Católica e muito menos por alguns bispos. D. António Monteiro, bispo de Viseu, tem sido um dos mais críticos. Em declarações ao «Diário Regional de Viseu», o prelado acusa o Governo de querer «fazer oposição à Universidade Católica, ao tentar limitá-la na sua autonomia». É que, para o bispo, é preciso não esquecer que «a Universidade Católica não é um estabelecimento do ensino superior qualquer, mas uma estrutura criada por um Estado, o do Vaticano, que assinou com o Governo português uma Concordata, documento onde se encontram contidos diversos protocolos». Segundo D. António Monteiro, um desses acordos tem por consequência «a possibilidade da Católica poder criar cursos, unidades orgânicas ou institutos universitários onde bem entender», embora «a supervisão fiscalizadora e científica estejam a cargo do Estado Português».

Frexes no Fundão JORGE SIMÃO Está confirmado: Manuel Frexes, o antigo subsecretário de Estado da Cultura de Pedro Santana Lopes nos tempos do cavaquismo, vai candidatar-se à presidência da Câmara Municipal do Fundão. O PSD está apostado em ganhar o concelho natal do primeiro-ministro António Guterres. GENTE soube que Manuel Dias Loureiro já se comprometeu a apoiar Frexes. Santana Lopes também aparecerá a dar a cara neste combate autárquico. Para mais, Frexes é tido como um indefectível «santanista», o que pressupõe algumas contrapartidas. O facto de Guterres ter sido candidato à presidência da Assembleia Municipal do Fundão obriga a esforços acrescidos para a conquista do bastião rosa. Está confirmado:, o antigo subsecretário de Estado da Cultura denos tempos do cavaquismo, vai candidatar-se à presidência da Câmara Municipal do Fundão. O PSD está apostado em ganhar o concelho natal do primeiro-ministro. GENTE soube quejá se comprometeu a apoiar Frexes. Santana Lopes também aparecerá a dar a cara neste combate autárquico. Para mais, Frexes é tido como um indefectível «santanista», o que pressupõe algumas contrapartidas. O facto de Guterres ter sido candidato à presidência da Assembleia Municipal do Fundão obriga a esforços acrescidos para a conquista do bastião rosa.

Adivinhe quem sou eu A diversidade humana tem destes acasos: por um lado não há dois seres perfeitamente idênticos, por outro há pessoas que não pertencem à mesma família e são muito parecidas. E é assim que, por vezes e por desatenção, se cometem algumas «gaffes». Como a de confundir Steven Tyler, vocalista da banda norte-americana Aerosmith (na foto), com a jornalista portuguesa da TVI, Manuela Moura Guedes. É o olhar amarotado, o trejeito da boca avantajada de dentes alinhados, o cabelo escorrido para a frente da cara, a orelha desmedida que desponta entre a cabeleira... Era permitido o engano, rapidamente desfeito assim que se examinava a indumentária: o chapéu de homem, o cordão de ouro, o «blazer» e a metralhadora (apesar da chefe de redacção da TVI ser reconhecida pela sua agressividade ao dar a notícia...). É caso para dizer que qualquer semelhança é pura coincidência. A diversidade humana tem destes acasos: por um lado não há dois seres perfeitamente idênticos, por outro há pessoas que não pertencem à mesma família e são muito parecidas. E é assim que, por vezes e por desatenção, se cometem algumas «gaffes». Como a de confundir, vocalista da banda norte-americana Aerosmith, com a jornalista portuguesa da TVI,. É o olhar amarotado, o trejeito da boca avantajada de dentes alinhados, o cabelo escorrido para a frente da cara, a orelha desmedida que desponta entre a cabeleira... Era permitido o engano, rapidamente desfeito assim que se examinava a indumentária: o chapéu de homem, o cordão de ouro, o «blazer» e a metralhadora (apesar da chefe de redacção da TVI ser reconhecida pela sua agressividade ao dar a notícia...). É caso para dizer que qualquer semelhança é pura coincidência.

Meirinhos reclama ser alvo de calúnia O ex-governador civil de Bragança, Júlio Meirinhos, afirma que está a ser alvo de uma campanha caluniosa. A última edição do «Jornal Nordeste», de Bragança, noticiou que Júlio Meirinhos havia atribuído um subsídio de 500 contos a uma escola de «origem duvidosa» - a Escola de Jornalistas para Estagiários Licenciados (EJEL). Aproveitando declarações do bispo de Bragança–Miranda, D. António Rafael, que afirmava desconhecer a existência da referida escola, o jornal regional insinuava que o estabelecimento de ensino havia sido ilegitimamente apresentado ao Governo Civil de Bragança como órgão do Instituto Diocesano de Estudos Pastorais. A escola tem existência legal, tendo sido criada por decreto episcopal de Setembro de 1989, e, por isso, Meirinhos afirma que «a notícia é ridícula e ofende a dignidade profissional do jurista/secretário do Governo Civil». De acordo com o ex-governador civil de Bragança, «o autor da ditosa notícia e também director do 'Jornal Nordeste' - João Campos - esqueceu-se que no ano escolar de 98/99 foi um dos formadores dessa escola, recebendo a remuneração de 7500 escudos/hora, sem qualquer peso de consciência».

Massagens aéreas Com cada vez mais gente a viajar de avião, tornaram-se frequentes os voos chatos e cansativos, daquelas em que a hospedeira não traz o whisky a tempo, em que o passageiro do lado ocupa o braço da nossa cadeira e o de trás insiste em apoiar o pé nas nossas costas... Enfim: as viagens de avião perderam algum encanto. Para arrebanhar possíveis clientes e animar os que já têm, as companhias aéreas puxam pela imaginação. A Virgin Atlantic Airways, do magnata britânico Richard Branson, lembrou-se de oferecer cinco tipos de massagens aos passageiros e publicitou o serviço na revista «Wired» (na foto). Os interessados ficam sem saber quais são os tipos de massagem ou quem as pratica - alguma hospedeira escultural ou um rapagão de tronco em «V», oleoso e musculado? -, mas supõe-se que, para segurança de todos os passageiros e da própria tripulação, não haverá massagem tailandesa. O mistério paira no ar... Com cada vez mais gente a viajar de avião, tornaram-se frequentes os voos chatos e cansativos, daquelas em que a hospedeira não traz o whisky a tempo, em que o passageiro do lado ocupa o braço da nossa cadeira e o de trás insiste em apoiar o pé nas nossas costas... Enfim: as viagens de avião perderam algum encanto. Para arrebanhar possíveis clientes e animar os que já têm, as companhias aéreas puxam pela imaginação. A Virgin Atlantic Airways, do magnata britânico, lembrou-se de oferecer cinco tipos de massagens aos passageiros e publicitou o serviço na revista «Wired». Os interessados ficam sem saber quais são os tipos de massagem ou quem as pratica - alguma hospedeira escultural ou um rapagão de tronco em «V», oleoso e musculado? -, mas supõe-se que, para segurança de todos os passageiros e da própria tripulação, não haverá massagem tailandesa. O mistério paira no ar...

Família surrealista Uma família italiana de Barcellona Pozzo di Gotto, na Sicília, está a viver uma situação digna da obra surrealista do dramaturgo Luigi Pirandello, segundo revelou uma notícia publicada no jornal «La Gazetta del Sud». Simplesmente, um homem descobriu que a sua filha mais velha é afinal sua irmã, fruto de uma relação que a sua ex-mulher manteve com o seu pai, que decidiu agora, 14 anos depois, contar a verdade. O homem, de 34 anos, que tem outros três filhos em comum com a ex-mulher de quem se divorciou amigavelmente há alguns meses, e cuja identidade não foi revelada para proteger as crianças, recebeu uma surpreendente carta do pai. «Devo confessar-te que a tua primogénita é na realidade minha filha. Deveria ter-to dito mais cedo, mas só agora encontrei a coragem necessária», escreveu-lhe o pai, de 67 anos, há alguns dias, pouco antes de ser operado ao coração. Os factos remontam a 1985, quando o pai, viúvo, contratou uma jovem assistente, com quem iniciou uma relação clandestina que resultou numa gravidez. Ambos decidiram então que o melhor seria que ela se casasse com o filho dele, que foi mantido na ignorância do que se passava. Agora, o traumatizado homem já iniciou os trâmites legais para retirar o reconhecimento da paternidade da sua irmã. Porém, o trauma maior é o da adolescente de 14 anos, ao descobrir de repente que é irmã do pai, filha do avô e, tecnicamente, tia dos três irmãos mais novos.

O sátiro e as coelhinhas REUTERS/LOU DEMATTEIS Aos olhos do moralista, é um pecador; aos olhos de muitos homens, é um tipo cheio de sorte: quase com 75 anos, Hugh Hefner, fundador da revista «Playboy», tinha quatro namoradas com quem vivia na mansão luxuosa. Mandou-as embora em Agosto. Aconselhado pelo bom senso? Claro. Hefner deixou as quatro coelhinhas para acolher sete (na foto, à excepção de uma). Os nomes são sugestivos: Tiffany, Stephanie, Katie, Buffy, Tina, Regina e Cathi, todas louras. Parece que há sempre festa rija: «Fazemos coisas maravilhosas juntos. Vamos à Disneylândia, ao cinema e às 'boîtes' e somos sempre o centro das atenções onde quer que estejamos», confidenciou Hefner à revista «Vanity Fair». E as meninas não se queixam. Cathi explicou que, fora a maratona nocturna - animada pelo Viagra -, viver na mansão «é muito parecido com estar em casa da avózinha». Pois. Quando o galo canta, as coelhinhas baixam as orelhas. Aos olhos do moralista, é um pecador; aos olhos de muitos homens, é um tipo cheio de sorte: quase com 75 anos, Hugh Hefner, fundador da revista «Playboy», tinha quatro namoradas com quem vivia na mansão luxuosa. Mandou-as embora em Agosto. Aconselhado pelo bom senso? Claro. Hefner deixou as quatro coelhinhas para acolher sete (na foto, à excepção de uma). Os nomes são sugestivos: Tiffany, Stephanie, Katie, Buffy, Tina, Regina e Cathi, todas louras. Parece que há sempre festa rija:, confidenciou Hefner à revista «Vanity Fair». E as meninas não se queixam. Cathi explicou que, fora a maratona nocturna - animada pelo Viagra -, viver na mansão. Pois. Quando o galo canta, as coelhinhas baixam as orelhas.

Televisão mata sexo A televisão invade os lares e tem uma influência desagregadora nas relações familiares, afirmam muitos especialistas, mas em nenhum lugar a situação chegou ao ponto da Itália: a TV impôs uma mudança nos hábitos sexuais dos italianos, que preferem agora fazer amor de manhã, em vez da noite, como era usual. O facto foi descoberto pela investigadora Serenella Salomoni, da Universidade de Pádua. Uma pesquisa revelou que 43% dos inquiridos remeteram a actividade sexual para entre as sete e as oito da manhã. Uns irredutíveis 27% continuam a fazê-lo entre as 22 e as 24 horas, enquanto para 15% o melhor horário é entre as 18 e as 19 e 30. Depois aparecem os mais extravagantes: 9% são adeptos das horas das refeições e 7% preferem as madrugadas. A TV é apontada pelos inquiridos como o principal factor na mudança dos hábitos. «O pior de tudo - afirmou a investigadora - é ver televisão na cama» porque predispõe «ainda mais para a abstinência sexual». Deve ser por isso que a Itália tem hoje a menor taxa de natalidade da União Europeia.

ANTERIOR TOPO

2/10/2001

GENTE

Divulgação — Dos nomes dos vencedores dos Prémios de Jornalismo 1998 do Clube Português de Imprensa. Com um certo atraso, é verdade, já que estes só foram dados a conhecer a 29 de Janeiro de 2001. Em todo o caso, GENTE regista com prazer que entre os galardoados estão três colegas do EXPRESSO. O prémio de Foto-Reportagem foi atribuído «ex aequo» a António Pedro Ferreira, com a foto «Kosovo: menina cega de olho azul», e a Jorge Simão, com a foto «Angola: mãe com bebé ao colo». O troféu de Jornalismo Económico foi conferido a Christiana Martins, pela reportagem «A utopia das celuloses», publicada no jornal «Público» na época em que ainda trabalhava neste diário. Entre os demais contemplados destacam-se José Carlos de Vasconcelos, que recebeu o Prémio Carreira, e Hernâni Carvalho, que venceu o Grande Prémio de Jornalismo pelo conjunto de reportagens sobre Timor para a RTP.

Doutoramento — «Honoris Causa» do brasileiro João Havelange, presidente honorário da Federação Internacional de Futebol (FIFA), na semana passada, pela Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física (FCDEF) da Universidade do Porto. Jean Marie Faustin Godefroid Havelange, de seu verdadeiro nome, presidente da FIFA de 1974 a 1998, teve como paraninfo o empresário nortenho Belmiro de Azevedo e foi o primeiro «Honoris Causa» proposto pela FCDEF. A cerimónia contou com a presença de inúmeras figuras da política, da cultura e do desporto.

Notícia — Publicada pelo jornal britânico «News of the World» de que o ex-Presidente Bill Clinton vai fazer um pequeno papel no próximo filme de James Bond. Clinton vai actuar ao lado de Pierce Brosnan numa película cujo enredo se passa em torno do conflito na Irlanda do Norte e o agente 007 vai à Casa Branca pedir ajuda ao chefe de Estado dos EUA.

Vitória — Da modelo brasileira Luciana Morad no Tribunal de Família de Manhattan no processo que moveu ao músico Mick Jagger, para que aumentasse a pensão alimentar do filho, Lucas Maurice Morad Jagger. Embora o montante não tenha sido revelado, os advogados disseram que Lucas vai passar a receber uma elevada quantia até fazer 21 anos.

Pressa — Demonstrada por um criminoso norte-americano ao decidir roubar um banco apenas hora e meia depois de ter sido libertado da prisão. Clarence Bass foi solto da cadeia municipal da cidade de Wake às 9 horas da manhã. Às 10 e 30 já estava no centro da cidade a assaltar uma agência do First Citizens Bank. Apesar de não ter exibido qualquer arma aos empregados do banco, o caixa resolveu não pôr em risco as pessoas que se encontravam na agência e entregou-lhe 850 contos. Bass foi preso no dia seguinte, mas já tinha gasto o dinheiro em drogas e álcool.

Revelação — De que o tamanho tem mais importância para algumas pessoas do que para outras. A imprensa brasileira noticiou que um especialista em ampliação de pénis, o médico Bayard Fischer Santos, reivindicou que conseguiu aumentar a «estatística vital» de um cliente do tamanho de 10 para 26 centímetros utilizando um aparelho de tracção que inventou, mas que o homem, um joalheiro, não ficou satisfeito. O médico declarou aos jornalistas: «O meu paciente atingiu os limites do aparelho, mas mesmo assim ainda queria mais. Aconselhei-o então a procurar um psiquiatra».

Belas sem senão Coordenação de Pedro Andrade

REUTERS/CARLES FARRIDS Um tremendo alvoroço paralisou toda e qualquer actividade na praia olímpica de Barcelona na terça-feira. À medida que aumentava o tumulto, mais gente acorria para ver o que se passava. Teria ocorrido um acidente grave, tratava-se de algum atentado político, ou será que Figo tinha aparecido na cidade para anunciar que ia voltar a jogar na equipa do Barça? Não, nada disso. Um tremendo alvoroço paralisou toda e qualquer actividade na praia olímpica de Barcelona na terça-feira. À medida que aumentava o tumulto, mais gente acorria para ver o que se passava. Teria ocorrido um acidente grave, tratava-se de algum atentado político, ou será que Figo tinha aparecido na cidade para anunciar que ia voltar a jogar na equipa do Barça? Não, nada disso. Afinal, o que se passava é que duas «top models», a argentina Valeria Mazza e a norte-americana Cindy Crawford (na foto), tinham ido até à praia de Mar Bella, em Barcelona, para gravar um anúncio da empresa Danone para a televisão. E tudo até tinha um ar bastante familiar já que Cindy e Valeria, que também são mamãs, haviam levado consigo os filhos, respectivamente, Prestley e Alejandro. Será que há falta de «baby-sitters» na capital catalã?

Santana dá mão ao Governo M. POVEDANO Pedro Santana Lopes fez um vistão na Feira de Turismo de Madrid ao conseguir que o «seu» stand da Figueira da Foz fosse dos mais concorridos do certame. A razão deste sucesso chamou-se Luís Figo. O futebolista português mais conhecido do mundo, actualmente a envergar a camisola do Real Madrid, aceitou o convite de Santana e deslocou-se ao «cantinho» da Figueira, onde deu autógrafos e provocou cenas de histeria por parte das fãs. Muito perto, a menos de 100 metros de distância, o «stand» de Portugal - que contava com a presença do secretário de Estado do Turismo, Vítor Cabrita Neto, do presidente do ICEP, Luís Neto, e do nosso embaixador português em Espanha, António Martins Cruz - estava literalmente às moscas. Os nossos representantes também queriam ter Figo no seu pavilhão, mas não sabiam como abordá-lo, assim «em cima do acontecimento». Recorreram a Santana Lopes, que não se fez rogado e evidenciando grande sentido de Estado, lá convenceu o futebolista a dar um salto ao pavilhão de Portugal. Pedro Santana Lopes fez um vistão na Feira de Turismo de Madrid ao conseguir que o «seu» stand da Figueira da Foz fosse dos mais concorridos do certame. A razão deste sucesso chamou-se. O futebolista português mais conhecido do mundo, actualmente a envergar a camisola do Real Madrid, aceitou o convite de Santana e deslocou-se ao «cantinho» da Figueira, onde deu autógrafos e provocou cenas de histeria por parte das fãs. Muito perto, a menos de 100 metros de distância, o «stand» de Portugal - que contava com a presença do secretário de Estado do Turismo,, do presidente do ICEP,, e do nosso embaixador português em Espanha,- estava literalmente às moscas. Os nossos representantes também queriam ter Figo no seu pavilhão, mas não sabiam como abordá-lo, assim «em cima do acontecimento». Recorreram a Santana Lopes, que não se fez rogado e evidenciando grande sentido de Estado, lá convenceu o futebolista a dar um salto ao pavilhão de Portugal.

Rute Marques dá lições de moda SÉRGIO GRANADEIRO Depois das «passerelles», da apresentação do «Isto só vídeo», exibido na RTP, e da participação na «girls-band» Antilook, a ex-modelo Rute Marques(na foto) dedica-se, a pedido de um centro comercial portuense, a dar aulas de moda. Até amanhã, os clientes do Arrábida Shopping podem dissipar todas as dúvidas que os assaltam sobre a forma de conjugar vestuário e acessórios. O centro comercial está a promover uma série de sessões de beleza grátis, sendo a de hoje da responsabilidade de Rute. Depois das «passerelles», da apresentação do «Isto só vídeo», exibido na RTP, e da participação na «girls-band» Antilook, a ex-modelodedica-se, a pedido de um centro comercial portuense, a dar aulas de moda. Até amanhã, os clientes do Arrábida Shopping podem dissipar todas as dúvidas que os assaltam sobre a forma de conjugar vestuário e acessórios. O centro comercial está a promover uma série de sessões de beleza grátis, sendo a de hoje da responsabilidade de Rute.

Bispo de Viseu ataca Governo O Executivo de António Guterres tem tentado impor algumas regras ao funcionamento das universidades privadas, mas a acção governamental não está a ser bem aceite pelas cúpulas da Católica e muito menos por alguns bispos. D. António Monteiro, bispo de Viseu, tem sido um dos mais críticos. Em declarações ao «Diário Regional de Viseu», o prelado acusa o Governo de querer «fazer oposição à Universidade Católica, ao tentar limitá-la na sua autonomia». É que, para o bispo, é preciso não esquecer que «a Universidade Católica não é um estabelecimento do ensino superior qualquer, mas uma estrutura criada por um Estado, o do Vaticano, que assinou com o Governo português uma Concordata, documento onde se encontram contidos diversos protocolos». Segundo D. António Monteiro, um desses acordos tem por consequência «a possibilidade da Católica poder criar cursos, unidades orgânicas ou institutos universitários onde bem entender», embora «a supervisão fiscalizadora e científica estejam a cargo do Estado Português».

Frexes no Fundão JORGE SIMÃO Está confirmado: Manuel Frexes, o antigo subsecretário de Estado da Cultura de Pedro Santana Lopes nos tempos do cavaquismo, vai candidatar-se à presidência da Câmara Municipal do Fundão. O PSD está apostado em ganhar o concelho natal do primeiro-ministro António Guterres. GENTE soube que Manuel Dias Loureiro já se comprometeu a apoiar Frexes. Santana Lopes também aparecerá a dar a cara neste combate autárquico. Para mais, Frexes é tido como um indefectível «santanista», o que pressupõe algumas contrapartidas. O facto de Guterres ter sido candidato à presidência da Assembleia Municipal do Fundão obriga a esforços acrescidos para a conquista do bastião rosa. Está confirmado:, o antigo subsecretário de Estado da Cultura denos tempos do cavaquismo, vai candidatar-se à presidência da Câmara Municipal do Fundão. O PSD está apostado em ganhar o concelho natal do primeiro-ministro. GENTE soube quejá se comprometeu a apoiar Frexes. Santana Lopes também aparecerá a dar a cara neste combate autárquico. Para mais, Frexes é tido como um indefectível «santanista», o que pressupõe algumas contrapartidas. O facto de Guterres ter sido candidato à presidência da Assembleia Municipal do Fundão obriga a esforços acrescidos para a conquista do bastião rosa.

Adivinhe quem sou eu A diversidade humana tem destes acasos: por um lado não há dois seres perfeitamente idênticos, por outro há pessoas que não pertencem à mesma família e são muito parecidas. E é assim que, por vezes e por desatenção, se cometem algumas «gaffes». Como a de confundir Steven Tyler, vocalista da banda norte-americana Aerosmith (na foto), com a jornalista portuguesa da TVI, Manuela Moura Guedes. É o olhar amarotado, o trejeito da boca avantajada de dentes alinhados, o cabelo escorrido para a frente da cara, a orelha desmedida que desponta entre a cabeleira... Era permitido o engano, rapidamente desfeito assim que se examinava a indumentária: o chapéu de homem, o cordão de ouro, o «blazer» e a metralhadora (apesar da chefe de redacção da TVI ser reconhecida pela sua agressividade ao dar a notícia...). É caso para dizer que qualquer semelhança é pura coincidência. A diversidade humana tem destes acasos: por um lado não há dois seres perfeitamente idênticos, por outro há pessoas que não pertencem à mesma família e são muito parecidas. E é assim que, por vezes e por desatenção, se cometem algumas «gaffes». Como a de confundir, vocalista da banda norte-americana Aerosmith, com a jornalista portuguesa da TVI,. É o olhar amarotado, o trejeito da boca avantajada de dentes alinhados, o cabelo escorrido para a frente da cara, a orelha desmedida que desponta entre a cabeleira... Era permitido o engano, rapidamente desfeito assim que se examinava a indumentária: o chapéu de homem, o cordão de ouro, o «blazer» e a metralhadora (apesar da chefe de redacção da TVI ser reconhecida pela sua agressividade ao dar a notícia...). É caso para dizer que qualquer semelhança é pura coincidência.

Meirinhos reclama ser alvo de calúnia O ex-governador civil de Bragança, Júlio Meirinhos, afirma que está a ser alvo de uma campanha caluniosa. A última edição do «Jornal Nordeste», de Bragança, noticiou que Júlio Meirinhos havia atribuído um subsídio de 500 contos a uma escola de «origem duvidosa» - a Escola de Jornalistas para Estagiários Licenciados (EJEL). Aproveitando declarações do bispo de Bragança–Miranda, D. António Rafael, que afirmava desconhecer a existência da referida escola, o jornal regional insinuava que o estabelecimento de ensino havia sido ilegitimamente apresentado ao Governo Civil de Bragança como órgão do Instituto Diocesano de Estudos Pastorais. A escola tem existência legal, tendo sido criada por decreto episcopal de Setembro de 1989, e, por isso, Meirinhos afirma que «a notícia é ridícula e ofende a dignidade profissional do jurista/secretário do Governo Civil». De acordo com o ex-governador civil de Bragança, «o autor da ditosa notícia e também director do 'Jornal Nordeste' - João Campos - esqueceu-se que no ano escolar de 98/99 foi um dos formadores dessa escola, recebendo a remuneração de 7500 escudos/hora, sem qualquer peso de consciência».

Massagens aéreas Com cada vez mais gente a viajar de avião, tornaram-se frequentes os voos chatos e cansativos, daquelas em que a hospedeira não traz o whisky a tempo, em que o passageiro do lado ocupa o braço da nossa cadeira e o de trás insiste em apoiar o pé nas nossas costas... Enfim: as viagens de avião perderam algum encanto. Para arrebanhar possíveis clientes e animar os que já têm, as companhias aéreas puxam pela imaginação. A Virgin Atlantic Airways, do magnata britânico Richard Branson, lembrou-se de oferecer cinco tipos de massagens aos passageiros e publicitou o serviço na revista «Wired» (na foto). Os interessados ficam sem saber quais são os tipos de massagem ou quem as pratica - alguma hospedeira escultural ou um rapagão de tronco em «V», oleoso e musculado? -, mas supõe-se que, para segurança de todos os passageiros e da própria tripulação, não haverá massagem tailandesa. O mistério paira no ar... Com cada vez mais gente a viajar de avião, tornaram-se frequentes os voos chatos e cansativos, daquelas em que a hospedeira não traz o whisky a tempo, em que o passageiro do lado ocupa o braço da nossa cadeira e o de trás insiste em apoiar o pé nas nossas costas... Enfim: as viagens de avião perderam algum encanto. Para arrebanhar possíveis clientes e animar os que já têm, as companhias aéreas puxam pela imaginação. A Virgin Atlantic Airways, do magnata britânico, lembrou-se de oferecer cinco tipos de massagens aos passageiros e publicitou o serviço na revista «Wired». Os interessados ficam sem saber quais são os tipos de massagem ou quem as pratica - alguma hospedeira escultural ou um rapagão de tronco em «V», oleoso e musculado? -, mas supõe-se que, para segurança de todos os passageiros e da própria tripulação, não haverá massagem tailandesa. O mistério paira no ar...

Família surrealista Uma família italiana de Barcellona Pozzo di Gotto, na Sicília, está a viver uma situação digna da obra surrealista do dramaturgo Luigi Pirandello, segundo revelou uma notícia publicada no jornal «La Gazetta del Sud». Simplesmente, um homem descobriu que a sua filha mais velha é afinal sua irmã, fruto de uma relação que a sua ex-mulher manteve com o seu pai, que decidiu agora, 14 anos depois, contar a verdade. O homem, de 34 anos, que tem outros três filhos em comum com a ex-mulher de quem se divorciou amigavelmente há alguns meses, e cuja identidade não foi revelada para proteger as crianças, recebeu uma surpreendente carta do pai. «Devo confessar-te que a tua primogénita é na realidade minha filha. Deveria ter-to dito mais cedo, mas só agora encontrei a coragem necessária», escreveu-lhe o pai, de 67 anos, há alguns dias, pouco antes de ser operado ao coração. Os factos remontam a 1985, quando o pai, viúvo, contratou uma jovem assistente, com quem iniciou uma relação clandestina que resultou numa gravidez. Ambos decidiram então que o melhor seria que ela se casasse com o filho dele, que foi mantido na ignorância do que se passava. Agora, o traumatizado homem já iniciou os trâmites legais para retirar o reconhecimento da paternidade da sua irmã. Porém, o trauma maior é o da adolescente de 14 anos, ao descobrir de repente que é irmã do pai, filha do avô e, tecnicamente, tia dos três irmãos mais novos.

O sátiro e as coelhinhas REUTERS/LOU DEMATTEIS Aos olhos do moralista, é um pecador; aos olhos de muitos homens, é um tipo cheio de sorte: quase com 75 anos, Hugh Hefner, fundador da revista «Playboy», tinha quatro namoradas com quem vivia na mansão luxuosa. Mandou-as embora em Agosto. Aconselhado pelo bom senso? Claro. Hefner deixou as quatro coelhinhas para acolher sete (na foto, à excepção de uma). Os nomes são sugestivos: Tiffany, Stephanie, Katie, Buffy, Tina, Regina e Cathi, todas louras. Parece que há sempre festa rija: «Fazemos coisas maravilhosas juntos. Vamos à Disneylândia, ao cinema e às 'boîtes' e somos sempre o centro das atenções onde quer que estejamos», confidenciou Hefner à revista «Vanity Fair». E as meninas não se queixam. Cathi explicou que, fora a maratona nocturna - animada pelo Viagra -, viver na mansão «é muito parecido com estar em casa da avózinha». Pois. Quando o galo canta, as coelhinhas baixam as orelhas. Aos olhos do moralista, é um pecador; aos olhos de muitos homens, é um tipo cheio de sorte: quase com 75 anos, Hugh Hefner, fundador da revista «Playboy», tinha quatro namoradas com quem vivia na mansão luxuosa. Mandou-as embora em Agosto. Aconselhado pelo bom senso? Claro. Hefner deixou as quatro coelhinhas para acolher sete (na foto, à excepção de uma). Os nomes são sugestivos: Tiffany, Stephanie, Katie, Buffy, Tina, Regina e Cathi, todas louras. Parece que há sempre festa rija:, confidenciou Hefner à revista «Vanity Fair». E as meninas não se queixam. Cathi explicou que, fora a maratona nocturna - animada pelo Viagra -, viver na mansão. Pois. Quando o galo canta, as coelhinhas baixam as orelhas.

Televisão mata sexo A televisão invade os lares e tem uma influência desagregadora nas relações familiares, afirmam muitos especialistas, mas em nenhum lugar a situação chegou ao ponto da Itália: a TV impôs uma mudança nos hábitos sexuais dos italianos, que preferem agora fazer amor de manhã, em vez da noite, como era usual. O facto foi descoberto pela investigadora Serenella Salomoni, da Universidade de Pádua. Uma pesquisa revelou que 43% dos inquiridos remeteram a actividade sexual para entre as sete e as oito da manhã. Uns irredutíveis 27% continuam a fazê-lo entre as 22 e as 24 horas, enquanto para 15% o melhor horário é entre as 18 e as 19 e 30. Depois aparecem os mais extravagantes: 9% são adeptos das horas das refeições e 7% preferem as madrugadas. A TV é apontada pelos inquiridos como o principal factor na mudança dos hábitos. «O pior de tudo - afirmou a investigadora - é ver televisão na cama» porque predispõe «ainda mais para a abstinência sexual». Deve ser por isso que a Itália tem hoje a menor taxa de natalidade da União Europeia.

ANTERIOR TOPO

marcar artigo