Cinema em casa

14-05-2001
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Cinema em Casa

Segunda-feira, 14 de Maio de 2001 CRIMES À MODA ANTIGA Título original: A ciascuno il suo Realizador: Elio Petri Actores: Gian Maria Volonté, Irene Papas Itália, 1967, 88 min. Hollywood, 15h00 A adaptação de Elio Petri e de Ugo Pirro de "Crimes à Moda Antiga" (assinaram o argumento pelo qual foram distinguidos em Cannes) do romance homónimo de Leonardo Sciascia revela uma complexidade amorosa que serve de subterfúgio para uma denúncia dos mecanismos da Mafia. É também abordado o tema do desaparecimento da Itália rural em detrimento de uma mais moderna e industrial, à semelhança dos Estados Unidos. Num ambiente siciliano, ilustram-se os hábitos dos cidadãos como as reuniões nos terraços das casas ou em cafés, e conta-se o drama que tem como protagonista um intelectual (Gian Maria Volonté) que tenta descobrir alguns crimes da Mafia. Envolve-se com a mulher de uma das vítimas e vê-se num triângulo amoroso que se vai revelar muito perigoso. Escolha do dia UM VIOLINO NO TELHADO Título original: Fiddler on the Roof Realizador: Norman Jewison Actores: Topol, Norma Crane, Leonard Frey EUA, 1971, 181 min. Telecine 2, 2h30 "Um Violino no Telhado" é um musical que explora temas como o amor, casamento e discriminação. Adaptado a partir de uma peça de Sholom Aleichem, revela uma complexidade de temas pouco usual num filme deste género. A música, de grande qualidade e perfeitamente enquadrada, serve de instrumento para facilitar a comunicação. A história passa-se em Anatevka, na Rússia, onde Tevye (Topol) é um leiteiro que tem de casar as suas três filhas. Apesar de, ao princípio, se terem entusiasmado com a ideia, elas reconsideram quando se apercebem que, sendo pobres, Yente (Molly Picon), a casamenteira, não lhes arranjará um bom casamento. A verdade é que têm ideias convictas acerca de amor e casamento. Para desespero do pai, decidem exprimi-las e quebrar com todas as convenções matrimoniais. Nomeado para oito Óscares e distinguido com três - melhor fotografia, melhor música e melhor som -, este é o filme ideal para quem quer dignificar opiniões acerca do género musical. A PERDA DA INOCÊNCIA Título original: The Loss of Sexual Innocence Realizador: Mike Figgis Actores: Julian Sands, Saffron Burrows e Stefano Dionisi EUA, 1988, 108 min. RTP 1, 1h25 "A Perda da Inocência" é um filme ambicioso, construído por memórias e sonhos, que seguem um rapaz, Nic (William Sands), à medida que este cresce, desde a infância até adulto. A história de Nic é entrecortada pela história de Adão e Eva, que culmina numa analogia por altura da expulsão do Éden. O processo do despertar para a sexualidade começa quando Nic, no Quénia e ainda rapaz, espiava por uma fresta da janela um velho senhor branco que observava uma jovem rapariga africana vestida apenas com lingerie, enquanto esta lhe lia a Bíblia. No filme existe uma partilha de sentimentos, mais do que uma partilha de pensamentos (vejam-se os escassos diálogos), através de um processo de memória onde se distinguem os momentos de perda de ilusões. OUTROS TÍTULOS EM MEDIA Polémica e audiências no primeiro "reality-show" francês

O Big Brother gaulês

Portugal fora do Festival da Eurovisão

Nutícias com sotaque brasileiro

Marcelo comentador ou político?

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Cinema em casa

Rádios

OLHO VIVO

Mulher não entra. A Maria sim. Manuel Alegre não.

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Segunda-feira, 14 de Maio de 2001 CRIMES À MODA ANTIGA Título original: A ciascuno il suo Realizador: Elio Petri Actores: Gian Maria Volonté, Irene Papas Itália, 1967, 88 min. Hollywood, 15h00 A adaptação de Elio Petri e de Ugo Pirro de "Crimes à Moda Antiga" (assinaram o argumento pelo qual foram distinguidos em Cannes) do romance homónimo de Leonardo Sciascia revela uma complexidade amorosa que serve de subterfúgio para uma denúncia dos mecanismos da Mafia. É também abordado o tema do desaparecimento da Itália rural em detrimento de uma mais moderna e industrial, à semelhança dos Estados Unidos. Num ambiente siciliano, ilustram-se os hábitos dos cidadãos como as reuniões nos terraços das casas ou em cafés, e conta-se o drama que tem como protagonista um intelectual (Gian Maria Volonté) que tenta descobrir alguns crimes da Mafia. Envolve-se com a mulher de uma das vítimas e vê-se num triângulo amoroso que se vai revelar muito perigoso. Escolha do dia UM VIOLINO NO TELHADO Título original: Fiddler on the Roof Realizador: Norman Jewison Actores: Topol, Norma Crane, Leonard Frey EUA, 1971, 181 min. Telecine 2, 2h30 "Um Violino no Telhado" é um musical que explora temas como o amor, casamento e discriminação. Adaptado a partir de uma peça de Sholom Aleichem, revela uma complexidade de temas pouco usual num filme deste género. A música, de grande qualidade e perfeitamente enquadrada, serve de instrumento para facilitar a comunicação. A história passa-se em Anatevka, na Rússia, onde Tevye (Topol) é um leiteiro que tem de casar as suas três filhas. Apesar de, ao princípio, se terem entusiasmado com a ideia, elas reconsideram quando se apercebem que, sendo pobres, Yente (Molly Picon), a casamenteira, não lhes arranjará um bom casamento. A verdade é que têm ideias convictas acerca de amor e casamento. Para desespero do pai, decidem exprimi-las e quebrar com todas as convenções matrimoniais. Nomeado para oito Óscares e distinguido com três - melhor fotografia, melhor música e melhor som -, este é o filme ideal para quem quer dignificar opiniões acerca do género musical. A PERDA DA INOCÊNCIA Título original: The Loss of Sexual Innocence Realizador: Mike Figgis Actores: Julian Sands, Saffron Burrows e Stefano Dionisi EUA, 1988, 108 min. RTP 1, 1h25 "A Perda da Inocência" é um filme ambicioso, construído por memórias e sonhos, que seguem um rapaz, Nic (William Sands), à medida que este cresce, desde a infância até adulto. A história de Nic é entrecortada pela história de Adão e Eva, que culmina numa analogia por altura da expulsão do Éden. O processo do despertar para a sexualidade começa quando Nic, no Quénia e ainda rapaz, espiava por uma fresta da janela um velho senhor branco que observava uma jovem rapariga africana vestida apenas com lingerie, enquanto esta lhe lia a Bíblia. No filme existe uma partilha de sentimentos, mais do que uma partilha de pensamentos (vejam-se os escassos diálogos), através de um processo de memória onde se distinguem os momentos de perda de ilusões. OUTROS TÍTULOS EM MEDIA Polémica e audiências no primeiro "reality-show" francês

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