Luís Carito, director regional do sector, diz que o objectivo é testar a nova orgânica da Segurança Social com este projecto, que a prazo será extensível a todo o país. De momento, serão apenas abrangidos serviços directos da Segurança Social, incluindo o rendimento mínimo, os diversos subsídios, reformas e pensões, mas a perspectiva é que outros organismos com intervenção social possam entrar na rede.
A loja tem 12 funcionários, especificamente formados para o novo serviço, mas foi necessário englobar no projecto cerca de 400 trabalhadores de outras entidades na área da Segurança Social. O sistema agora instalado prevê a troca electrónica de dados.
Por exemplo, quem estiver a passar férias no Algarve pode realizar na «loja» de Portimão todos os actos que habitualmente exigiriam uma deslocação ao centro de Segurança Social da área da sua residência e, eventualmente, a permanência em filas de espera durante várias horas. O novo serviço tem como pressuposto uma maior eficácia e «maior celeridade nas respostas às solicitações dos utentes», segundo Luís Carito.
O programa-piloto inclui a instalação de quiosques de informação, centros de atendimento telefónico, presença na Internet, bancos de dados para leitura óptica e ainda acesso ao multibanco, a única facilidade que já está disponível.
CONCEIÇÃO BRANCO
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Luís Carito, director regional do sector, diz que o objectivo é testar a nova orgânica da Segurança Social com este projecto, que a prazo será extensível a todo o país. De momento, serão apenas abrangidos serviços directos da Segurança Social, incluindo o rendimento mínimo, os diversos subsídios, reformas e pensões, mas a perspectiva é que outros organismos com intervenção social possam entrar na rede.
A loja tem 12 funcionários, especificamente formados para o novo serviço, mas foi necessário englobar no projecto cerca de 400 trabalhadores de outras entidades na área da Segurança Social. O sistema agora instalado prevê a troca electrónica de dados.
Por exemplo, quem estiver a passar férias no Algarve pode realizar na «loja» de Portimão todos os actos que habitualmente exigiriam uma deslocação ao centro de Segurança Social da área da sua residência e, eventualmente, a permanência em filas de espera durante várias horas. O novo serviço tem como pressuposto uma maior eficácia e «maior celeridade nas respostas às solicitações dos utentes», segundo Luís Carito.
O programa-piloto inclui a instalação de quiosques de informação, centros de atendimento telefónico, presença na Internet, bancos de dados para leitura óptica e ainda acesso ao multibanco, a única facilidade que já está disponível.
CONCEIÇÃO BRANCO