EXPRESSO: Desporto

24-11-2001
marcar artigo

O pequeno mestre COM apenas dez anos, Ruben Pereira conseguiu algo com que muitos xadrezistas mais velhos sempre sonharam: jogou uma partida com o campeão do mundo e... não perdeu. O feito aconteceu sábado passado, no primeiro dia do VI Festival de Xadrez de Lisboa, que trouxe até ao Pavilhão do Casal Vistoso, nas Olaias, o indiano Viswanathan Anand. À semelhança de outros campeões que marcaram presença em festivais anteriores, Anand tinha como missão jogar uma simultânea com 35 jovens promessas do xadrez português, com idades compreendidas entre os 9 e os 20 anos.

COM apenas dez anos, Ruben Pereira conseguiu algo com que muitos xadrezistas mais velhos sempre sonharam: jogou uma partida com o campeão do mundo e... não perdeu. O feito aconteceu sábado passado, no primeiro dia do VI Festival de Xadrez de Lisboa, que trouxe até ao Pavilhão do Casal Vistoso, nas Olaias, o indiano Viswanathan Anand. À semelhança de outros campeões que marcaram presença em festivais anteriores, Anand tinha como missão jogar uma simultânea com 35 jovens promessas do xadrez português, com idades compreendidas entre os 9 e os 20 anos. Campeão do mundo é herói na Índia O FESTIVAL de Xadrez dos Jogos de Lisboa, que termina amanhã a sua VI edição, já se tornou no maior evento de promoção da modalidade em Portugal. Integrados no Plano de Desenvolvimento do Xadrez (PDX), uma ideia que nasceu em 1990, estes festivais têm trazido todos os anos a Portugal, os melhores xadrezistas do Mundo como Karpov, Kasparov, Judith Polgar, entre outros. Entre debates, conferências, exibições e torneios, de tudo tem sido realizado com intuito de, por um lado, discutir a evolução do xadrez e, por outro, chamar maior número de praticantes e adeptos para a causa.

O FESTIVAL de Xadrez dos Jogos de Lisboa, que termina amanhã a sua VI edição, já se tornou no maior evento de promoção da modalidade em Portugal. Integrados no Plano de Desenvolvimento do Xadrez (PDX), uma ideia que nasceu em 1990, estes festivais têm trazido todos os anos a Portugal, os melhores xadrezistas do Mundo como Karpov, Kasparov, Judith Polgar, entre outros. Entre debates, conferências, exibições e torneios, de tudo tem sido realizado com intuito de, por um lado, discutir a evolução do xadrez e, por outro, chamar maior número de praticantes e adeptos para a causa. Maratona TT em Fronteira anima final da temporada PEGUE-SE nalgumas dezenas de jipes e automóveis, espalhem-se por uma pista de 17 km, tempere-se com muito público e leve-se ao lume durante 24 horas. Esta é a receita para o sucesso das 24 Horas TT, já na 4ª edição e disputadas este fim-de-semana na vila alentejana de Fronteira. Haverá dois «directos» da SIC, um hoje, às 12h30 (partida) e outro amanhã a partir das 12h15 (final da prova), além de numerosos apontamentos em diferido.

PEGUE-SE nalgumas dezenas de jipes e automóveis, espalhem-se por uma pista de 17 km, tempere-se com muito público e leve-se ao lume durante 24 horas. Esta é a receita para o sucesso das 24 Horas TT, já na 4ª edição e disputadas este fim-de-semana na vila alentejana de Fronteira. Haverá dois «directos» da SIC, um hoje, às 12h30 (partida) e outro amanhã a partir das 12h15 (final da prova), além de numerosos apontamentos em diferido. Árbitros com um pé fora da Liga O REGRESSO da arbitragem à Federação, com a consequente saída da alçada da Liga de Clubes, vai ser hoje formalmente proposto pela Associação de Lisboa, na Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol, e conta com o apoio do ministro do Desporto. «Não só concordo, como manifesto total disponibilidade para promover as alterações legislativas que forem necessárias», disse José Lello ao EXPRESSO.

Halterofilismo perde subsídios estatais O HALTEROFILISMO português vive momentos de grande angústia, enquanto aguarda pela decisão que José Lello vai tomar sobre o parecer, defendido esta semana pelo Conselho Superior de Desporto (CSD), que sustenta o cancelamento do estatuto de utilidade pública à Federação da modalidade (FPH). No entanto, o EXPRESSO apurou junto de fonte governamental que o relatório será despachado favoravelmente logo que chegue às mãos do ministro, o que deverá acontecer já na próxima semana.

O HALTEROFILISMO português vive momentos de grande angústia, enquanto aguarda pela decisão que José Lello vai tomar sobre o parecer, defendido esta semana pelo Conselho Superior de Desporto (CSD), que sustenta o cancelamento do estatuto de utilidade pública à Federação da modalidade (FPH). No entanto, o EXPRESSO apurou junto de fonte governamental que o relatório será despachado favoravelmente logo que chegue às mãos do ministro, o que deverá acontecer já na próxima semana. Superstição marca jogos da Académica FORAM precisos o Benfica e um jogo «a feijões» para a Académica perder, esta época, um desafio disputado à noite. De resto, dos 26 pontos acumulados no campeonato de futebol da II Liga, que lhe permitem partilhar a liderança da prova com o Nacional da Madeira, nada menos de 21 foram obtidos em encontros nocturnos. Assim sendo, a «moda» dos jogos à noite vai continuar em Coimbra. «Em termos psicológicos, funciona», garante o treinador da «Briosa», João Alves, que se classifica a si próprio como «um supersticioso normal».

FORAM precisos o Benfica e um jogo «a feijões» para a Académica perder, esta época, um desafio disputado à noite. De resto, dos 26 pontos acumulados no campeonato de futebol da II Liga, que lhe permitem partilhar a liderança da prova com o Nacional da Madeira, nada menos de 21 foram obtidos em encontros nocturnos. Assim sendo, a «moda» dos jogos à noite vai continuar em Coimbra., garante o treinador da «Briosa», João Alves, que se classifica a si próprio como Sporting e Boavista jogam aposta tripla NO REGRESSO do campeonato da I Liga de futebol, o jogo de tripla disputa-se em Alvalade entre os campeões nacionais das duas últimas épocas. À 12ª jornada, os indefectíveis do velho Totobola só mesmo «cruzando» com o coração puderam prescindir de uma aposta múltipla, no jogo da próxima segunda-feira (20h30, SportTv). Na visita a Lisboa, a favor do Boavista inclina-se a regularidade na I Liga, a força de vontade com que a equipa pisa os relvados virada para o triunfo, a sua habitual velocidade e o desafogo de cinco pontos que leva sobre o Sporting.

NO REGRESSO do campeonato da I Liga de futebol, o jogo de tripla disputa-se em Alvalade entre os campeões nacionais das duas últimas épocas. À 12ª jornada, os indefectíveis do velho Totobola só mesmo «cruzando» com o coração puderam prescindir de uma aposta múltipla, no jogo da próxima segunda-feira. Na visita a Lisboa, a favor do Boavista inclina-se a regularidade na I Liga, a força de vontade com que a equipa pisa os relvados virada para o triunfo, a sua habitual velocidade e o desafogo de cinco pontos que leva sobre o Sporting. Tudo igual AS pesadas goleadas impostas pelo Boavista (na recepção ao Paços de Ferreira) e o Sporting (na visita a Paranhos), além do empate caseiro do Benfica (frente ao Vitória de Guimarães), penalizaram fortemente o painel de palpites do EXPRESSO. Talvez por isso mesmo, a tabela ficou praticamente inamovível: apenas João Marcelino e Vítor Damas trocaram de posição, com o jornalista a sair beneficiado por ter acertado o resultado do FC Porto-União de Leiria - tal como o fizeram também Vítor Serpa e Manuela Ferreira Leite. O director de «A Bola» mantém o comando, mas agora isolado, tendo deixado Manuel Tavares para trás.

AS pesadas goleadas impostas pelo Boavista (na recepção ao Paços de Ferreira) e o Sporting (na visita a Paranhos), além do empate caseiro do Benfica (frente ao Vitória de Guimarães), penalizaram fortemente o painel de palpites do EXPRESSO. Talvez por isso mesmo, a tabela ficou praticamente inamovível: apenas João Marcelino e Vítor Damas trocaram de posição, com o jornalista a sair beneficiado por ter acertado o resultado do FC Porto-União de Leiria - tal como o fizeram também Vítor Serpa e Manuela Ferreira Leite. O director de «A Bola» mantém o comando, mas agora isolado, tendo deixado Manuel Tavares para trás. DA MINHA BANCADA A Relva e o Prado PENSO que não será por acaso que os apostadores Ferro e Prado Coelho se mantêm há meses nos últimos lugares da tabela. Honestamente, só não estou no último lugar há mais tempo porque tenho feito batota. Comecei por pedir ajuda ao meu filho que, enervado por não me levar ao pódio com a limpeza que imaginou, desistiu nestes termos: «A mãe pergunta-me 'as coisas' logo de manhã e eu ainda estou a dormir». A ele seguiu-se um namorado da minha filha que, simultaneamente, deixou de ser namorado e a pessoa mais indicada para massacrar semanalmente.

PENSO que não será por acaso que os apostadores Ferro e Prado Coelho se mantêm há meses nos últimos lugares da tabela. Honestamente, só não estou no último lugar há mais tempo porque tenho feito batota. Comecei por pedir ajuda ao meu filho que, enervado por não me levar ao pódio com a limpeza que imaginou, desistiu nestes termos:'as coisas' logo de manhã e eu ainda estou a dormir». A ele seguiu-se um namorado da minha filha que, simultaneamente, deixou de ser namorado e a pessoa mais indicada para massacrar semanalmente.

O pequeno mestre COM apenas dez anos, Ruben Pereira conseguiu algo com que muitos xadrezistas mais velhos sempre sonharam: jogou uma partida com o campeão do mundo e... não perdeu. O feito aconteceu sábado passado, no primeiro dia do VI Festival de Xadrez de Lisboa, que trouxe até ao Pavilhão do Casal Vistoso, nas Olaias, o indiano Viswanathan Anand. À semelhança de outros campeões que marcaram presença em festivais anteriores, Anand tinha como missão jogar uma simultânea com 35 jovens promessas do xadrez português, com idades compreendidas entre os 9 e os 20 anos.

COM apenas dez anos, Ruben Pereira conseguiu algo com que muitos xadrezistas mais velhos sempre sonharam: jogou uma partida com o campeão do mundo e... não perdeu. O feito aconteceu sábado passado, no primeiro dia do VI Festival de Xadrez de Lisboa, que trouxe até ao Pavilhão do Casal Vistoso, nas Olaias, o indiano Viswanathan Anand. À semelhança de outros campeões que marcaram presença em festivais anteriores, Anand tinha como missão jogar uma simultânea com 35 jovens promessas do xadrez português, com idades compreendidas entre os 9 e os 20 anos. Campeão do mundo é herói na Índia O FESTIVAL de Xadrez dos Jogos de Lisboa, que termina amanhã a sua VI edição, já se tornou no maior evento de promoção da modalidade em Portugal. Integrados no Plano de Desenvolvimento do Xadrez (PDX), uma ideia que nasceu em 1990, estes festivais têm trazido todos os anos a Portugal, os melhores xadrezistas do Mundo como Karpov, Kasparov, Judith Polgar, entre outros. Entre debates, conferências, exibições e torneios, de tudo tem sido realizado com intuito de, por um lado, discutir a evolução do xadrez e, por outro, chamar maior número de praticantes e adeptos para a causa.

O FESTIVAL de Xadrez dos Jogos de Lisboa, que termina amanhã a sua VI edição, já se tornou no maior evento de promoção da modalidade em Portugal. Integrados no Plano de Desenvolvimento do Xadrez (PDX), uma ideia que nasceu em 1990, estes festivais têm trazido todos os anos a Portugal, os melhores xadrezistas do Mundo como Karpov, Kasparov, Judith Polgar, entre outros. Entre debates, conferências, exibições e torneios, de tudo tem sido realizado com intuito de, por um lado, discutir a evolução do xadrez e, por outro, chamar maior número de praticantes e adeptos para a causa. Maratona TT em Fronteira anima final da temporada PEGUE-SE nalgumas dezenas de jipes e automóveis, espalhem-se por uma pista de 17 km, tempere-se com muito público e leve-se ao lume durante 24 horas. Esta é a receita para o sucesso das 24 Horas TT, já na 4ª edição e disputadas este fim-de-semana na vila alentejana de Fronteira. Haverá dois «directos» da SIC, um hoje, às 12h30 (partida) e outro amanhã a partir das 12h15 (final da prova), além de numerosos apontamentos em diferido.

PEGUE-SE nalgumas dezenas de jipes e automóveis, espalhem-se por uma pista de 17 km, tempere-se com muito público e leve-se ao lume durante 24 horas. Esta é a receita para o sucesso das 24 Horas TT, já na 4ª edição e disputadas este fim-de-semana na vila alentejana de Fronteira. Haverá dois «directos» da SIC, um hoje, às 12h30 (partida) e outro amanhã a partir das 12h15 (final da prova), além de numerosos apontamentos em diferido. Árbitros com um pé fora da Liga O REGRESSO da arbitragem à Federação, com a consequente saída da alçada da Liga de Clubes, vai ser hoje formalmente proposto pela Associação de Lisboa, na Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol, e conta com o apoio do ministro do Desporto. «Não só concordo, como manifesto total disponibilidade para promover as alterações legislativas que forem necessárias», disse José Lello ao EXPRESSO.

Halterofilismo perde subsídios estatais O HALTEROFILISMO português vive momentos de grande angústia, enquanto aguarda pela decisão que José Lello vai tomar sobre o parecer, defendido esta semana pelo Conselho Superior de Desporto (CSD), que sustenta o cancelamento do estatuto de utilidade pública à Federação da modalidade (FPH). No entanto, o EXPRESSO apurou junto de fonte governamental que o relatório será despachado favoravelmente logo que chegue às mãos do ministro, o que deverá acontecer já na próxima semana.

O HALTEROFILISMO português vive momentos de grande angústia, enquanto aguarda pela decisão que José Lello vai tomar sobre o parecer, defendido esta semana pelo Conselho Superior de Desporto (CSD), que sustenta o cancelamento do estatuto de utilidade pública à Federação da modalidade (FPH). No entanto, o EXPRESSO apurou junto de fonte governamental que o relatório será despachado favoravelmente logo que chegue às mãos do ministro, o que deverá acontecer já na próxima semana. Superstição marca jogos da Académica FORAM precisos o Benfica e um jogo «a feijões» para a Académica perder, esta época, um desafio disputado à noite. De resto, dos 26 pontos acumulados no campeonato de futebol da II Liga, que lhe permitem partilhar a liderança da prova com o Nacional da Madeira, nada menos de 21 foram obtidos em encontros nocturnos. Assim sendo, a «moda» dos jogos à noite vai continuar em Coimbra. «Em termos psicológicos, funciona», garante o treinador da «Briosa», João Alves, que se classifica a si próprio como «um supersticioso normal».

FORAM precisos o Benfica e um jogo «a feijões» para a Académica perder, esta época, um desafio disputado à noite. De resto, dos 26 pontos acumulados no campeonato de futebol da II Liga, que lhe permitem partilhar a liderança da prova com o Nacional da Madeira, nada menos de 21 foram obtidos em encontros nocturnos. Assim sendo, a «moda» dos jogos à noite vai continuar em Coimbra., garante o treinador da «Briosa», João Alves, que se classifica a si próprio como Sporting e Boavista jogam aposta tripla NO REGRESSO do campeonato da I Liga de futebol, o jogo de tripla disputa-se em Alvalade entre os campeões nacionais das duas últimas épocas. À 12ª jornada, os indefectíveis do velho Totobola só mesmo «cruzando» com o coração puderam prescindir de uma aposta múltipla, no jogo da próxima segunda-feira (20h30, SportTv). Na visita a Lisboa, a favor do Boavista inclina-se a regularidade na I Liga, a força de vontade com que a equipa pisa os relvados virada para o triunfo, a sua habitual velocidade e o desafogo de cinco pontos que leva sobre o Sporting.

NO REGRESSO do campeonato da I Liga de futebol, o jogo de tripla disputa-se em Alvalade entre os campeões nacionais das duas últimas épocas. À 12ª jornada, os indefectíveis do velho Totobola só mesmo «cruzando» com o coração puderam prescindir de uma aposta múltipla, no jogo da próxima segunda-feira. Na visita a Lisboa, a favor do Boavista inclina-se a regularidade na I Liga, a força de vontade com que a equipa pisa os relvados virada para o triunfo, a sua habitual velocidade e o desafogo de cinco pontos que leva sobre o Sporting. Tudo igual AS pesadas goleadas impostas pelo Boavista (na recepção ao Paços de Ferreira) e o Sporting (na visita a Paranhos), além do empate caseiro do Benfica (frente ao Vitória de Guimarães), penalizaram fortemente o painel de palpites do EXPRESSO. Talvez por isso mesmo, a tabela ficou praticamente inamovível: apenas João Marcelino e Vítor Damas trocaram de posição, com o jornalista a sair beneficiado por ter acertado o resultado do FC Porto-União de Leiria - tal como o fizeram também Vítor Serpa e Manuela Ferreira Leite. O director de «A Bola» mantém o comando, mas agora isolado, tendo deixado Manuel Tavares para trás.

AS pesadas goleadas impostas pelo Boavista (na recepção ao Paços de Ferreira) e o Sporting (na visita a Paranhos), além do empate caseiro do Benfica (frente ao Vitória de Guimarães), penalizaram fortemente o painel de palpites do EXPRESSO. Talvez por isso mesmo, a tabela ficou praticamente inamovível: apenas João Marcelino e Vítor Damas trocaram de posição, com o jornalista a sair beneficiado por ter acertado o resultado do FC Porto-União de Leiria - tal como o fizeram também Vítor Serpa e Manuela Ferreira Leite. O director de «A Bola» mantém o comando, mas agora isolado, tendo deixado Manuel Tavares para trás. DA MINHA BANCADA A Relva e o Prado PENSO que não será por acaso que os apostadores Ferro e Prado Coelho se mantêm há meses nos últimos lugares da tabela. Honestamente, só não estou no último lugar há mais tempo porque tenho feito batota. Comecei por pedir ajuda ao meu filho que, enervado por não me levar ao pódio com a limpeza que imaginou, desistiu nestes termos: «A mãe pergunta-me 'as coisas' logo de manhã e eu ainda estou a dormir». A ele seguiu-se um namorado da minha filha que, simultaneamente, deixou de ser namorado e a pessoa mais indicada para massacrar semanalmente.

PENSO que não será por acaso que os apostadores Ferro e Prado Coelho se mantêm há meses nos últimos lugares da tabela. Honestamente, só não estou no último lugar há mais tempo porque tenho feito batota. Comecei por pedir ajuda ao meu filho que, enervado por não me levar ao pódio com a limpeza que imaginou, desistiu nestes termos:'as coisas' logo de manhã e eu ainda estou a dormir». A ele seguiu-se um namorado da minha filha que, simultaneamente, deixou de ser namorado e a pessoa mais indicada para massacrar semanalmente.

marcar artigo