DN

marcar artigo

João Braga

Espantos de Veranico

De Altura a Ferragudo, estas férias do Verão 2001 já me propiciaram imprevistos de toda a ordem. Mas ser convidado para uma palestra sobre Fado e Poesia no auditório da "Fnac" na Feira do Livro de Vilamoura, francamente, com esta despesa é que eu não estava a contar. Ao que parece, segundo me contou Rogério Fontes (o grande impulsionador do certame, pelo menos no antes e no durante), Manoel de Oliveira, o palestrante convidado dessa noite, faltou sem se saber muito bem porquê - pode ser que o excelente cineasta tenha prolongado a filmagem de um plano para além do que lhe é habitual - e lá avançou este vosso servidor. Com o próprio Rogério Fontes a fazer de "inquisidor" lá me desenvencilhei o melhor que pude: devo confessar que até experimentei um certo prazer. Se há coisa que goste (a seguir ao canto) é dissertar para uma plateia repleta de gente interessada (e interessante) sobre o papel da Poesia no "meu" Fado. Expus pontos de vista muito pessoais, contei algumas histórias e até li dois poemas, o "Bem Sei" do Pessoa e o "Aicha Conticha" do Alegre. A vida tem destas surpresas e é tão bom comunicar! Depois da entrada do Prémio Camões de 1997, Pepetela - pseudónimo literário de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, nastural de Angola (Benguela) - para a palestra seguinte, fui dar uma volta pelos "stands", ver gente, ver livros, comprar livros. Um jantar tardio na "Churrascaria à Ribeiro", à saída de Almansil, direcção Faro, compensou o esforço da memória com tanto falatório. A propósito, este popular restaurante do senhor Horácio está cada vez melhor: tem uns franguinhos do campo, que não vos digo nada! Entretanto, a filha do dono casou com o Luís (que lá está há anos) e os dois dão muito boa conta do recado - mesmo quando o nosso Horácio está ausente. Por falar em restaurantes populares, fui ontem ao "Mr. Chicken" (ou "Sr. Frango") na estrada de Almansil, e confirmei o que já suspeitava: neste Verão, este género de restaurantes tem vindo a suplantar o dos chiquérrimos (e carérrimos) tradicionais de outras eras. Antes assim. Falando de petiscos, convém lembrar que na próxima 6.ª Feira, dia 10, começa o Festival do Marisco de Olhão. A grandiosa mariscada passa-se no Jardim Pescador Olhanense, junto à famosa Ria Formosa, e tem frutos do mar cozinhados para todos os gostos, além da doçaria regional, o artesanato e os espectáculos musicais, prolongando-se até ao dia 15. A não perder. Um dia depois há outro acontecimento aguardado com grande impaciência: o grupo alemão "Scorpions" dá um megaconcerto em Portimão, no novíssimo Parque Municipal de Feiras e Exposições, que vai estar certamente a abarrotar de gente nova e de outra nem por isso - eu, por exemplo, se ainda viajasse do Gigi aos Tomates, estava lá caído. Quase caído fiquei ontem à noite quando, saindo do "T-Club", dei com várias crianças de 12/13 anos a meterem "cunhas" aos "tios" que passavam por perto para que os porteiros da "Trigonometria" os deixassem entrar. Valeu a firmeza do gerente - bem treinado nessa tarefa com os mais velhos nas festas particulares do "T". O mais estranho é que algumas estavam acompanhadas dos pais. Só não se percebe porque os levam lá. Os almoços no "Passos" do Ancão continuam em bom ritmo e melhor companhia. Depois daquela cena à beira mar que, pelo visto e lido, abalou o país (pateta como a estação), Paulo Portas e o seu "compagnon de route" João Rebelo têm marcado uma presença constante à minha mesa. E o que a gente se tem rido, Deus meu! Nós e a nossa Luisinha (Pinto Basto) que o Paulo descobriu ter sido irmã do Rebelo - na outra encarnação, está bem de ver...Tudo isto na maior galhofa que, inclusive, contagia o Luís, o Agostinho, a Nicole, a Cristina, o Quim, a Nanda, a Andreia, a Mariana, a Fátima, enfim todo o eficiente e discreto "staff" do restaurante. Agora, com vossa licença e numa altura em que, apesar do 1-2 com o Barcelona, só dá Sporting, vou-me retirar para mais uma festa: a da "O Quê". E adivinhem lá aonde? Amanhã eu digo. ONLINE: Paulo Portas: ele é feiras, mercados, praias, discotecas, telemóveis...Que energia! O homem não dorme? E não desiste. OFFLINE: Brisa: com que então, não "sabem explicar o sucedido" (a extensa fila de automóveis) no 1ยบ de Agosto? Melhor fôra que tivessem previsto o que ia obviamente suceder com a pobreza dos acessos que fizeram e a avareza do número de cabinas.