A morte de Luís Sá

07-05-2001
marcar artigo

A morte de Luís Sá

«Guardaremos sempre do Luís

a memória e o exemplo»

Raramente uma má notícia corre tão célere. Pouco tempo depois de os camaradas mais próximos de Luís Sá o encontrarem sem vida no seu gabinete de trabalho na sede central do Partido, no final da tarde de sexta-feira, logo, por todo o País, a consternação atingia muitos camaradas e amigos. As reuniões das organizações do PCP foram interrompidas, desmarcaram-se outras muitas e, nessa mesma noite, uma multidão reunia-se às portas da capela de S. Vicente de Fora, em Lisboa, a prestar uma última homenagem a Luís Sá e os pêsames à família.

Durante toda a noite, milhares de homens, mulheres e jovens desfilaram, em manifestação de pesar. Cá fora muitos aguardaram longo tempo a sua vez de entrar na capela onde, por desejo da família, não foi possível tirar fotografias. Ainda por desejo da família, o funeral realizar-se-ia no cemitério de S. Paio Dantas, Esposende, para onde partiu na manhã seguinte.

Ainda durante a noite, para além de camaradas, onde se notava a presença de muitos dirigentes do Partido, de deputados, de eleitos da CDU, de responsáveis regionais e concelhios, de jovens da JCP, de numerosos militantes vindos de todo o País, registava-se a presença de dirigentes de outros partidos, de delegações de Os Verdes e da Intervenção Democrática. O Presidente da Assembleia da República, Almeida Santos, membros do Governo, membros do PS, do PSD, do PP e do BE também se deslocaram a S. Vicente de Fora.

Na manhã de sábado muita gente continuou a afluir à capela, contando-se a presença de numerosas personalidades, com destaque para o Presidente da República, Jorge Sampaio. Entre os dirigentes do PCP que ali se deslocaram, encontrava-se o camarada Álvaro Cunhal.

O funeral, marcado para as 16 horas de sábado, tinha a esperá-lo uma multidão compacta que se foi reunindo no largo que separa, em S. Paio Dantas, o cemitério da igreja. Vindo de Lisboa, o féretro, que fora acompanhado de numerosos camaradas e amigos, foi transportado em primeiro lugar à casa familiar, onde dirigentes do Partido e muitas outras personalidades se deslocaram. A pé, o cortejo fúnebre subiu para a igreja, coberto o caixão com a bandeira do PCP, que foi retirada antes da entrada no templo onde foi celebrada uma cerimónia católica que seria depois concluída no cemitério. De novo com a bandeira do Partido e antes de baixar à terra, a multidão não coube no cemitério, a prestar uma última homenagem, acompanhando as palavras comovidas do secretário geral do PCP. Carlos Carvalhas, rodeado de membros dos organismos executivos do Comité Central, fez uma breve alocução que publicamos na íntegra.

Nota biográfica Luís Manuel da Silva Viana de Sá, 47 anos, licenciado em direito. Mestre em Ciência Política e doutorado em Ciências Sociais. Foi monitor na Faculdade de Direito de Lisboa em 1974/75 e docente em diversas universidades desde 1994.

Membro do PCP desde 1974, foi membro do Secretariado da UEC na Faculdade de Direito de Lisboa.

Foi adjunto do gabinete do ministro dos Transportes e Comunicações no IV e V governos provisórios e do ministro das Obras Públicas no IV Governo Provisório.

Foi membro da Comissão Nacional de Eleições de 1977 a 1987.

Foi deputado no Parlamento Europeu em 1994.

Membro do Comité Central desde o X Congresso (1983).

Era membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e responsável pelas áreas de trabalho das Autarquias, do Desporto, do Ambiente, da Defesa, da Justiça e dos Direitos, Liberdades e Garantias. Director da Revista «Poder Local», desde 1977.

Eleito deputado à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral do Porto em 1991 e pelo Círculo Eleitoral de Lisboa em 1995 e 1998.

Luís Sá era autor de várias obras publicadas, nomeadamente:

- Introdução à Teoria do Estado

- Soberania e Integração na CEE

- Regiões Administrativas – o Poder Local que Falta

- Razões do Poder Local

- Eleições e Igualdade de Oportunidades

- As Regiões, a Europa e a Coesão Económica e Social

- O Lugar da Assembleia da República no Sistema Político

- A Crise das Fronteiras

- A Política do Ambiente: o Estado, a Administração Pública e a Comunidade Europeia

- Introdução ao Direito Administrativo

- Introdução à Ciência Política.

Homenagem e despedida À homenagem de despedida a Luís Sá, associaram-se milhares de pessoas que, independentemente das suas convicções políticas ou religiosas, quiseram com a sua presença manifestar a amizade, o respeito e apreço que lhes merecia a figura deste destacado dirigente do PCP. Dentre elas, destacamos a presença de algumas conhecidas personalidades: Jorge Sampaio, Presidente da República

Almeida Santos, Presidente da Assembleia da República

Luís Patrão, Chefe do Gabinete do Primeiro Ministro

Alberto Martins, António Costa, António José Seguro, Ferro Rodrigues, Guilherme de Oliveira Martins, Joaquim Pina Moura, Jorge Coelho, Vítor Neto e Vítor Ramalho, membros do Governo

Manuel Carvalho da Silva, Coordenador da CGTP

António Gonçalves, Blasco Hugo Fernandes e Herberto Goulart, da ID

Isabel Castro, Heloísa Apolónia e Fernando Pézinho do Partido Ecologista «Os Verdes»

Acácio Barreiros e Joel Hasse Ferreira, do Partido Socialista

Lemos Damião, Manuela Ferreira Leite, Marques Mendes, Miguel Macedo e Torres Pereira, do PSD

Narana Coissoró, Ribeiro e Castro e Sílvio Cervan, do PP

Miguel Portas, Francisco Louçã, Carlos Marques e Major Tomé, do Bloco de Esquerda. Outras personalidades:

Adriano Moreira; Manuel Villaverde Cabral; Mário Ruivo; Vasco Lourenço; Fátima Abrantes Mendes e João Azevedo, da CNE; Sérgio Abrantes Mendes, Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Évora; Mário Almeida, Presidente da Associação Nacional de Municípios; Joaquim Raposo, Presidente da Câmara Municipal da Amadora; Edite Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Sintra; Narciso Miranda, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos; Oliveira e Silva, Governador Civil de Viana do Castelo; Fernando Fragoso Marques, Presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados; Antonino Solmer, Sub-Director do Teatro Nacional D. Maria II; António Pires de Lima, Bastonário da Ordem dos Advogados; Maria José Ferro Tavares, Reitora da Universidade Aberta; Guilherme Frederico Dias Pereira da Fonseca, Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional.

Expressões de pesar Assim que foi conhecido o falecimento de Luís Sá, começaram a chegar ao PCP numerosas mensagens de condolências, provenientes de diversas entidades, militantes e conhecidas personalidades da vida política e cultural portuguesa, enquanto algumas autarquias e sindicatos suspenderam, como forma de luto, todas as suas actividades e muitos órgãos do poder local aprovaram votos de pesar.

Organizações do Partido - Direcção da Organização Regional de Coimbra; Direcção da Organização Regional dos Açores; Secretariado da Organização Regional de Tomar; Comissão Concelhia da Lousã; Comissão Concelhia de Avis; Comissão Concelhia de Chaves; Organização Concelhia de Condeixa; Comissão Concelhia de Ilhavo; Organização Concelhia de Setúbal; Comissão Concelhia de Soure; Comissão Concelhia de Valpaços; Comissão Coordenadora de Alpiarça; Comissão de Freguesia de Canidelo; Comissão de Freguesia de S. Martinho do Bispo; Organização do PCP – Suíça; O Secretariado Nacional da Juventude Comunista Portuguesa; Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (PE).

Órgãos de soberania - Vice-Presidente da Assembleia da República , Manuel Alegre; Ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira; Ministra do Ambiente, Elisa Ferreira; Ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo; Ministro dos Negócios Estrangeiros e Ministro da Defesa Nacional, Jaime Gama; Secretário de Estado do Comércio, Osvaldo Castro.

Autarquias - ANAFRE, Secretário Geral, Higino Santos; Assembleia de Freguesia de Boidobra, Presidente, José Fernandes dos Santos; Assembleia de Freguesia de Monte Abraão; Assembleia Municipal de Benavente, Presidente, Luís António Oliveira Martins; Associação dos Municípios do Distrito de Évora, Presidente, Eng. Alfredo

Falamino Barroso; Administrador Delegado, Arq. André Espenica; Associação Nacional de Municípios Portugueses, Conselho Directivo; Associação Nacional de Municípios Portugueses, Presidente, Mário de Almeida; Associação Nacional de Municípios Portugueses, Secretário Geral, Artur Trindade; Câmara Municipal da Amadora, Presidente, Joaquim Raposo; Câmara Municipal da Moita, Presidente; Câmara Municipal de Avis, Presidente, António Raimundo Bartolomeu; Câmara Municipal de Coruche; Câmara Municipal de Évora; Câmara Municipal de Loures, Executivo Municipal; Câmara Municipal de Loures, Presidente, Adão Barata; Câmara Municipal de Odemira, Presidente, António Manuel Camilo Coelho; Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Presidente, Estevão Pereira; Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Presidente, Jaime Soares; Assembleia Municipal de Oeiras; Executivo da Assembleia de Freguesia da Brandoa; Executivo Junta de Freguesia de Souselas; Junta de Freguesia da Amora, Presidente, Odete Gomes; Junta de Freguesia da Verderena, Presidente, Anabela Ventura Carvalho da Mota; Junta de Freguesia de Alvalade, Presidente, João Nunes da Costa; Junta de Freguesia de Boidobra, Presidente – José Joaquim Pinto de Almeida; Junta de Freguesia de Monte Abraão; Junta de Freguesia de Palmela, Presidente, Jorge Manuel Cândido Mares; Junta de Freguesia de Souselas; Junta de Freguesia de Vilamar

Sindicatos e outras estruturas de trabalhadores - Conselho Distrital da União dos Sindicatos do Distrito de Braga; Conselho Distrital da União dos Sindicatos de Portalegre; União dos Sindicatos da Guarda; Comissão Executiva da Federação Nacional dos Médicos; Federação Nacional dos Médicos, Presidente, Dr. Cílio Pereira; Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública; Federação dos Sindicatos das Indústrias de Cerâmica, Cimento e Vidro de Portugal; Direcção do Sindicato dos Jornalistas; Direcção Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Mármores e Madeiras e Materiais de Construção do Sul; Corpos Gerentes e seus Colaboradores do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgica e Metalomecânica do Norte; Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual; Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Sul; Direcção do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública, dirigentes e funcionários Comunistas; Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Madeiras, Mármores, Pedreiras, Cerâmica e Materiais de Construção do Norte e Viseu; Sindicato dos Metalúrgicos do Sul; Sindicatos dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul; Sindicato dos Trabalhadores Aduaneiros em Despachantes e Empresas; Acção de Formação da União de Sindicatos de Braga, Formador e Formandos; Organizações Representativas dos Trabalhadores das Empresas do Complexo GRUNDIG/BLAUPUNKT.

Outros partidos e organizações - Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista "Os Verdes"; Comissão Executiva da Região do Porto da Intervenção Democrática; Comissão Directiva da Intervenção Democrática; Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres; Movimento Democrático de Mulheres – Marinha Grande; Federação Distrital do Partido Socialista de Viseu, José Junqueiro; Direcção do Partido Social Democrata; Política XXI; Conselho Nacional da Juventude; Comissão Política da Secção de Setúbal da Juventude Social Democrata.

Associações Académicas - Associação Académica de Coimbra; Associação Académica de Lisboa.

Outras entidades - "Vida Mundial"; A Direcção e Redacção do Jornal Record; Adjunto da Inspecção-Geral de FInanças, Jaime Frederico Rodrigues; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Palmela; Associação Nacional de Prevenção e Saúde Oral

Comissão Coordenação Regional, José Reis; Direcção "O Caracol"; Direcção, Comando, Corpo Activo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo; Federação das Associações de Pais do Conselho da Amadora; Federação Portuguesa das Colectividades, da Culturas e do Recreio; Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais; Fundação Mário Soares; Governador Civil do Distrito de Faro, Joaquim Américo Fialho Anastácio; Movimento de Restauração do Concelho de Canhas de Senhorim; Rede Anti-Racista; Ribeiro Moniz, Lta; Sport Comércio e Salgueiros; União das Associações de Comerciantes do Distrito de Lisboa

Mensagem O Secretariado do Comité Central do PCP enviou à família do dirigente comunista a seguinte mensagem: «À Ana, filhos e restante família de Luís Sá, nesta hora de dor pela perda do vosso ente querido, destacado dirigente do nosso Partido a quem a causa dos trabalhadores, da dignidade humana, da liberdade e da democracia tanto devem, enviamo-vos os nossos sentidos pêsames.»

Carlos Carvalhas no funeral

«Guardaremos sempre do Luís a memória e o exemplo»

A morte de Luís Sá

«Guardaremos sempre do Luís

a memória e o exemplo»

Raramente uma má notícia corre tão célere. Pouco tempo depois de os camaradas mais próximos de Luís Sá o encontrarem sem vida no seu gabinete de trabalho na sede central do Partido, no final da tarde de sexta-feira, logo, por todo o País, a consternação atingia muitos camaradas e amigos. As reuniões das organizações do PCP foram interrompidas, desmarcaram-se outras muitas e, nessa mesma noite, uma multidão reunia-se às portas da capela de S. Vicente de Fora, em Lisboa, a prestar uma última homenagem a Luís Sá e os pêsames à família.

Durante toda a noite, milhares de homens, mulheres e jovens desfilaram, em manifestação de pesar. Cá fora muitos aguardaram longo tempo a sua vez de entrar na capela onde, por desejo da família, não foi possível tirar fotografias. Ainda por desejo da família, o funeral realizar-se-ia no cemitério de S. Paio Dantas, Esposende, para onde partiu na manhã seguinte.

Ainda durante a noite, para além de camaradas, onde se notava a presença de muitos dirigentes do Partido, de deputados, de eleitos da CDU, de responsáveis regionais e concelhios, de jovens da JCP, de numerosos militantes vindos de todo o País, registava-se a presença de dirigentes de outros partidos, de delegações de Os Verdes e da Intervenção Democrática. O Presidente da Assembleia da República, Almeida Santos, membros do Governo, membros do PS, do PSD, do PP e do BE também se deslocaram a S. Vicente de Fora.

Na manhã de sábado muita gente continuou a afluir à capela, contando-se a presença de numerosas personalidades, com destaque para o Presidente da República, Jorge Sampaio. Entre os dirigentes do PCP que ali se deslocaram, encontrava-se o camarada Álvaro Cunhal.

O funeral, marcado para as 16 horas de sábado, tinha a esperá-lo uma multidão compacta que se foi reunindo no largo que separa, em S. Paio Dantas, o cemitério da igreja. Vindo de Lisboa, o féretro, que fora acompanhado de numerosos camaradas e amigos, foi transportado em primeiro lugar à casa familiar, onde dirigentes do Partido e muitas outras personalidades se deslocaram. A pé, o cortejo fúnebre subiu para a igreja, coberto o caixão com a bandeira do PCP, que foi retirada antes da entrada no templo onde foi celebrada uma cerimónia católica que seria depois concluída no cemitério. De novo com a bandeira do Partido e antes de baixar à terra, a multidão não coube no cemitério, a prestar uma última homenagem, acompanhando as palavras comovidas do secretário geral do PCP. Carlos Carvalhas, rodeado de membros dos organismos executivos do Comité Central, fez uma breve alocução que publicamos na íntegra.

Nota biográfica Luís Manuel da Silva Viana de Sá, 47 anos, licenciado em direito. Mestre em Ciência Política e doutorado em Ciências Sociais. Foi monitor na Faculdade de Direito de Lisboa em 1974/75 e docente em diversas universidades desde 1994.

Membro do PCP desde 1974, foi membro do Secretariado da UEC na Faculdade de Direito de Lisboa.

Foi adjunto do gabinete do ministro dos Transportes e Comunicações no IV e V governos provisórios e do ministro das Obras Públicas no IV Governo Provisório.

Foi membro da Comissão Nacional de Eleições de 1977 a 1987.

Foi deputado no Parlamento Europeu em 1994.

Membro do Comité Central desde o X Congresso (1983).

Era membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e responsável pelas áreas de trabalho das Autarquias, do Desporto, do Ambiente, da Defesa, da Justiça e dos Direitos, Liberdades e Garantias. Director da Revista «Poder Local», desde 1977.

Eleito deputado à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral do Porto em 1991 e pelo Círculo Eleitoral de Lisboa em 1995 e 1998.

Luís Sá era autor de várias obras publicadas, nomeadamente:

- Introdução à Teoria do Estado

- Soberania e Integração na CEE

- Regiões Administrativas – o Poder Local que Falta

- Razões do Poder Local

- Eleições e Igualdade de Oportunidades

- As Regiões, a Europa e a Coesão Económica e Social

- O Lugar da Assembleia da República no Sistema Político

- A Crise das Fronteiras

- A Política do Ambiente: o Estado, a Administração Pública e a Comunidade Europeia

- Introdução ao Direito Administrativo

- Introdução à Ciência Política.

Homenagem e despedida À homenagem de despedida a Luís Sá, associaram-se milhares de pessoas que, independentemente das suas convicções políticas ou religiosas, quiseram com a sua presença manifestar a amizade, o respeito e apreço que lhes merecia a figura deste destacado dirigente do PCP. Dentre elas, destacamos a presença de algumas conhecidas personalidades: Jorge Sampaio, Presidente da República

Almeida Santos, Presidente da Assembleia da República

Luís Patrão, Chefe do Gabinete do Primeiro Ministro

Alberto Martins, António Costa, António José Seguro, Ferro Rodrigues, Guilherme de Oliveira Martins, Joaquim Pina Moura, Jorge Coelho, Vítor Neto e Vítor Ramalho, membros do Governo

Manuel Carvalho da Silva, Coordenador da CGTP

António Gonçalves, Blasco Hugo Fernandes e Herberto Goulart, da ID

Isabel Castro, Heloísa Apolónia e Fernando Pézinho do Partido Ecologista «Os Verdes»

Acácio Barreiros e Joel Hasse Ferreira, do Partido Socialista

Lemos Damião, Manuela Ferreira Leite, Marques Mendes, Miguel Macedo e Torres Pereira, do PSD

Narana Coissoró, Ribeiro e Castro e Sílvio Cervan, do PP

Miguel Portas, Francisco Louçã, Carlos Marques e Major Tomé, do Bloco de Esquerda. Outras personalidades:

Adriano Moreira; Manuel Villaverde Cabral; Mário Ruivo; Vasco Lourenço; Fátima Abrantes Mendes e João Azevedo, da CNE; Sérgio Abrantes Mendes, Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Évora; Mário Almeida, Presidente da Associação Nacional de Municípios; Joaquim Raposo, Presidente da Câmara Municipal da Amadora; Edite Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Sintra; Narciso Miranda, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos; Oliveira e Silva, Governador Civil de Viana do Castelo; Fernando Fragoso Marques, Presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados; Antonino Solmer, Sub-Director do Teatro Nacional D. Maria II; António Pires de Lima, Bastonário da Ordem dos Advogados; Maria José Ferro Tavares, Reitora da Universidade Aberta; Guilherme Frederico Dias Pereira da Fonseca, Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional.

Expressões de pesar Assim que foi conhecido o falecimento de Luís Sá, começaram a chegar ao PCP numerosas mensagens de condolências, provenientes de diversas entidades, militantes e conhecidas personalidades da vida política e cultural portuguesa, enquanto algumas autarquias e sindicatos suspenderam, como forma de luto, todas as suas actividades e muitos órgãos do poder local aprovaram votos de pesar.

Organizações do Partido - Direcção da Organização Regional de Coimbra; Direcção da Organização Regional dos Açores; Secretariado da Organização Regional de Tomar; Comissão Concelhia da Lousã; Comissão Concelhia de Avis; Comissão Concelhia de Chaves; Organização Concelhia de Condeixa; Comissão Concelhia de Ilhavo; Organização Concelhia de Setúbal; Comissão Concelhia de Soure; Comissão Concelhia de Valpaços; Comissão Coordenadora de Alpiarça; Comissão de Freguesia de Canidelo; Comissão de Freguesia de S. Martinho do Bispo; Organização do PCP – Suíça; O Secretariado Nacional da Juventude Comunista Portuguesa; Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (PE).

Órgãos de soberania - Vice-Presidente da Assembleia da República , Manuel Alegre; Ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira; Ministra do Ambiente, Elisa Ferreira; Ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo; Ministro dos Negócios Estrangeiros e Ministro da Defesa Nacional, Jaime Gama; Secretário de Estado do Comércio, Osvaldo Castro.

Autarquias - ANAFRE, Secretário Geral, Higino Santos; Assembleia de Freguesia de Boidobra, Presidente, José Fernandes dos Santos; Assembleia de Freguesia de Monte Abraão; Assembleia Municipal de Benavente, Presidente, Luís António Oliveira Martins; Associação dos Municípios do Distrito de Évora, Presidente, Eng. Alfredo

Falamino Barroso; Administrador Delegado, Arq. André Espenica; Associação Nacional de Municípios Portugueses, Conselho Directivo; Associação Nacional de Municípios Portugueses, Presidente, Mário de Almeida; Associação Nacional de Municípios Portugueses, Secretário Geral, Artur Trindade; Câmara Municipal da Amadora, Presidente, Joaquim Raposo; Câmara Municipal da Moita, Presidente; Câmara Municipal de Avis, Presidente, António Raimundo Bartolomeu; Câmara Municipal de Coruche; Câmara Municipal de Évora; Câmara Municipal de Loures, Executivo Municipal; Câmara Municipal de Loures, Presidente, Adão Barata; Câmara Municipal de Odemira, Presidente, António Manuel Camilo Coelho; Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Presidente, Estevão Pereira; Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Presidente, Jaime Soares; Assembleia Municipal de Oeiras; Executivo da Assembleia de Freguesia da Brandoa; Executivo Junta de Freguesia de Souselas; Junta de Freguesia da Amora, Presidente, Odete Gomes; Junta de Freguesia da Verderena, Presidente, Anabela Ventura Carvalho da Mota; Junta de Freguesia de Alvalade, Presidente, João Nunes da Costa; Junta de Freguesia de Boidobra, Presidente – José Joaquim Pinto de Almeida; Junta de Freguesia de Monte Abraão; Junta de Freguesia de Palmela, Presidente, Jorge Manuel Cândido Mares; Junta de Freguesia de Souselas; Junta de Freguesia de Vilamar

Sindicatos e outras estruturas de trabalhadores - Conselho Distrital da União dos Sindicatos do Distrito de Braga; Conselho Distrital da União dos Sindicatos de Portalegre; União dos Sindicatos da Guarda; Comissão Executiva da Federação Nacional dos Médicos; Federação Nacional dos Médicos, Presidente, Dr. Cílio Pereira; Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública; Federação dos Sindicatos das Indústrias de Cerâmica, Cimento e Vidro de Portugal; Direcção do Sindicato dos Jornalistas; Direcção Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Mármores e Madeiras e Materiais de Construção do Sul; Corpos Gerentes e seus Colaboradores do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgica e Metalomecânica do Norte; Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual; Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Sul; Direcção do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública, dirigentes e funcionários Comunistas; Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Madeiras, Mármores, Pedreiras, Cerâmica e Materiais de Construção do Norte e Viseu; Sindicato dos Metalúrgicos do Sul; Sindicatos dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul; Sindicato dos Trabalhadores Aduaneiros em Despachantes e Empresas; Acção de Formação da União de Sindicatos de Braga, Formador e Formandos; Organizações Representativas dos Trabalhadores das Empresas do Complexo GRUNDIG/BLAUPUNKT.

Outros partidos e organizações - Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista "Os Verdes"; Comissão Executiva da Região do Porto da Intervenção Democrática; Comissão Directiva da Intervenção Democrática; Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres; Movimento Democrático de Mulheres – Marinha Grande; Federação Distrital do Partido Socialista de Viseu, José Junqueiro; Direcção do Partido Social Democrata; Política XXI; Conselho Nacional da Juventude; Comissão Política da Secção de Setúbal da Juventude Social Democrata.

Associações Académicas - Associação Académica de Coimbra; Associação Académica de Lisboa.

Outras entidades - "Vida Mundial"; A Direcção e Redacção do Jornal Record; Adjunto da Inspecção-Geral de FInanças, Jaime Frederico Rodrigues; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Palmela; Associação Nacional de Prevenção e Saúde Oral

Comissão Coordenação Regional, José Reis; Direcção "O Caracol"; Direcção, Comando, Corpo Activo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo; Federação das Associações de Pais do Conselho da Amadora; Federação Portuguesa das Colectividades, da Culturas e do Recreio; Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais; Fundação Mário Soares; Governador Civil do Distrito de Faro, Joaquim Américo Fialho Anastácio; Movimento de Restauração do Concelho de Canhas de Senhorim; Rede Anti-Racista; Ribeiro Moniz, Lta; Sport Comércio e Salgueiros; União das Associações de Comerciantes do Distrito de Lisboa

Mensagem O Secretariado do Comité Central do PCP enviou à família do dirigente comunista a seguinte mensagem: «À Ana, filhos e restante família de Luís Sá, nesta hora de dor pela perda do vosso ente querido, destacado dirigente do nosso Partido a quem a causa dos trabalhadores, da dignidade humana, da liberdade e da democracia tanto devem, enviamo-vos os nossos sentidos pêsames.»

Carlos Carvalhas no funeral

«Guardaremos sempre do Luís a memória e o exemplo»

marcar artigo