A metamorfose de um líder anti-mediático

11-03-2002
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A VOLTA DOS LÍDERES

A Metamorfose de Um Líder Anti-mediático

Por HELENA PEREIRA

Segunda-feira, 4 de Março de 2002

É um Durão diferente do de 1999 que anda na estrada. O presidente do PSD está mais seguro e aprendeu a lidar com o imprevisto

Dizia que era anti-mediático e que não considerava importante as questões de imagem. Mas isso era antes de sentir "os ventos de mudança". Durão Barroso mudou de ideias e a campanha do PSD que está agora na rua é uma prova disso.

O líder do PSD preocupa-se com o nó da gravata, aprendeu a colocar as mãos de uma forma enérgica, foi treinado a lidar com o imprevisto e é unânime que é um homem diferente do da campanha legislativa de 1999. Em público, não hesita em usar recordações de infância e histórias pessoais e recorre ao humor.

Comparada com a campanha de 1999, o candidato tem uma grande máquina de propaganda à sua volta. Isso passa tanto pelos assessores de imagem que o acompanham como por conselheiros políticos. Durão, no entanto, já começou a instituir o hábito de fazer declarações aos jornalistas sem direito de resposta e o segredo sobre pormenores de acções de campanha é mantido até à última hora.

Em permanência na estrada, está o coordenador da campanha e deputado, Hermínio Loureiro, dois assessores de imprensa e uma recente aquisição, repescada do velho cavaquismo. É José Arantes, que já trabalhou com Cavaco Silva, que é amigo de escola de Durão e que começou a aparecer mais ao lado do líder do PSD depois das eleições autárquicas. Arantes ajuda Durão na elaboração dos discursos políticos dos comícios e é explícita a sua preocupação pela performance do candidato.

Uma equipa de técnicos, que inclui o responsável pelo marketing político do PSD, também está na estrada.

Durão não anda com pesos-pesados do PSD. Os candidatos juntam-se-lhe em cada distrito. E quando é preciso dar resposta a algum tema mais quente, como o Euro 2004, deixa o papel "terrorista" para outros.

O presidente do PSD está, por isso, mais seguro e mais firme nesta campanha. O líder que dizia não querer ceder às tentações do mediatismo esforça-se agora por pegar nas criancinhas, mostrar um ar interessado e fazer-se à fotografia. Anteontem, Durão cumprimentou a mãe duas vezes de seguida porque os operadores de imagem não tinham captado o primeiro momento e à noite, para os comícios, troca de roupa e retoca o rosto.

A VOLTA DOS LÍDERES

A Metamorfose de Um Líder Anti-mediático

Por HELENA PEREIRA

Segunda-feira, 4 de Março de 2002

É um Durão diferente do de 1999 que anda na estrada. O presidente do PSD está mais seguro e aprendeu a lidar com o imprevisto

Dizia que era anti-mediático e que não considerava importante as questões de imagem. Mas isso era antes de sentir "os ventos de mudança". Durão Barroso mudou de ideias e a campanha do PSD que está agora na rua é uma prova disso.

O líder do PSD preocupa-se com o nó da gravata, aprendeu a colocar as mãos de uma forma enérgica, foi treinado a lidar com o imprevisto e é unânime que é um homem diferente do da campanha legislativa de 1999. Em público, não hesita em usar recordações de infância e histórias pessoais e recorre ao humor.

Comparada com a campanha de 1999, o candidato tem uma grande máquina de propaganda à sua volta. Isso passa tanto pelos assessores de imagem que o acompanham como por conselheiros políticos. Durão, no entanto, já começou a instituir o hábito de fazer declarações aos jornalistas sem direito de resposta e o segredo sobre pormenores de acções de campanha é mantido até à última hora.

Em permanência na estrada, está o coordenador da campanha e deputado, Hermínio Loureiro, dois assessores de imprensa e uma recente aquisição, repescada do velho cavaquismo. É José Arantes, que já trabalhou com Cavaco Silva, que é amigo de escola de Durão e que começou a aparecer mais ao lado do líder do PSD depois das eleições autárquicas. Arantes ajuda Durão na elaboração dos discursos políticos dos comícios e é explícita a sua preocupação pela performance do candidato.

Uma equipa de técnicos, que inclui o responsável pelo marketing político do PSD, também está na estrada.

Durão não anda com pesos-pesados do PSD. Os candidatos juntam-se-lhe em cada distrito. E quando é preciso dar resposta a algum tema mais quente, como o Euro 2004, deixa o papel "terrorista" para outros.

O presidente do PSD está, por isso, mais seguro e mais firme nesta campanha. O líder que dizia não querer ceder às tentações do mediatismo esforça-se agora por pegar nas criancinhas, mostrar um ar interessado e fazer-se à fotografia. Anteontem, Durão cumprimentou a mãe duas vezes de seguida porque os operadores de imagem não tinham captado o primeiro momento e à noite, para os comícios, troca de roupa e retoca o rosto.

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