EXPRESSO: Vidas

17-07-2001
marcar artigo

GENTE

Criação José Magalhães, o «Senhor Internet» do Governo, e exibe, além de vasta documentação sobre a Constituinte, um conjunto de «documentos vivos», com som e imagem, de tempos de antena dos partidos, «spots» de campanha, entrevistas, discursos e debates parlamentares do período entre 1975 e 1976.

— Pela Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares, como homenagem à primeira Constituição pós-25 de Abril, de um «site» na Internet chamado «Vozes da Assembleia Constituinte», situado no endereço www.seap.gov.pt/vozes . O «site» abre com uma apresentação assinada pelo secretário de Estado, o «Senhor Internet» do Governo, e exibe, além de vasta documentação sobre a Constituinte, um conjunto de «documentos vivos», com som e imagem, de tempos de antena dos partidos, «spots» de campanha, entrevistas, discursos e debates parlamentares do período entre 1975 e 1976. Palestra — De Donald Lutz, professor de Filosofia Política da Universidade de Houston, no Texas, subordinada ao tema «Sovereignty in the Twenty-First Century», na segunda-feira, no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. A palestra realizar-se-á às 18 horas, na Sala de Exposições da Biblioteca Universitária João Paulo II.

Pedido — Feito pelo fotógrafo Ari Boulogne ao actor francês Alain Delon de que o reconheça como filho. Ari terá nascido de uma breve relação do actor com Christa Paffgen, uma bela cantora de origem alemã conhecida como Nico, que aconteceu em Nova Iorque, em 1982. Nico, uma estrela de rock falecida em 1988, celebrizou-se pelas suas actuações com a banda Velvet Undergroud, produzida por Andy Warhol. Ari é muito parecido com Delon, a ponto de lembrar o actor quando jovem. Mas Delon, apesar de confirmar a relação com a cantora e do pedido feito pela sua própria mãe, que criou Ari depois da morte de Nico, para que o reconheça como filho, recusa-se a fazer o teste de paternidade.

Campanha — Popular lançada na Noruega para encontrar um novo nome para Mette-Marit Tjessem Høiby, a mãe solteira de 27 anos que se vai casar com o príncipe herdeiro Haakon Magnus no dia 25 de Agosto. A população acha que Mette-Marit é um nome muito infantil em norueguês e que seria bom aproveitar a ocasião do casamento para mudá-lo. Entre os favoritos conta-se Margrete, bastante tradicional entre muitas rainhas norueguesas, ou Sigrid, um nome clássico na Noruega.

Nascimento — De Victoria e Cristina, duas gémeas filhas do cantor espanhol Julio Iglesias e da ex-modelo holandesa Miranda Rijnsburger, na terça-feira passada, no Mount Sinai Hospital de Miami Beach, na Florida. O casal tem outros dois filhos, Miguel Alejandro e Rodrigo. Além disso, o cantor tem outros três filhos, María Isabel, também conhecida como Chábeli, Julio José e Enrique Miguel, frutos de um anterior casamento. Questionado por um jornalista sobre qual era o seu segredo para ter uma prole tão numerosa, Julio Iglesias, de 57 anos, respondeu: «Como? Sou accionista do Viagra».

Entrada — Do milionário norte-americano Dennis Tito, o primeiro turista cósmico, na Estação Espacial Internacional, na passada segunda-feira, depois da acoplagem da nave russa Soyuz TM-32 tripulada por Talgat Musabaiev e Iuri Baturin. A estação já estava habitada pelo russo Iuri Ussatchov, comandante da tripulação, e pelos norte-americanos James Voss e Susan Helms. Tito, que pagou mais de quatro milhões de contos pelo privilégio, dedica-se a fotografar e a filmar a estação e vai permanecer uma semana em órbita.

O descanso do guerreiro Coordenação de Pedro Andrade

Foi em pleno 1 de Maio, Dia do Trabalhador. Nas chegadas do aeroporto da Portela, no meio da multidão que se apinhava em torno dos tapetes que descarregam as malas, pontificava o ex-ministro do Equipamento Social, Jorge Coelho, num grupo de familiares e amigos. Vestido desportivamente, Coelho cumprimentava quem o reconhecia, com a mesma informalidade com que estava vestido. GENTE soube que Coelho aproveitou a ponte do 1 de Maio para passar uns dias em Barcelona, retemperando forças para o congresso do PS e para as grandes batalhas políticas que se avizinham. E, para quem o viu, Barcelona fez bem ao ex-ministro - como faz a toda a gente. A oposição que se cuide! Foi em pleno 1 de Maio, Dia do Trabalhador. Nas chegadas do aeroporto da Portela, no meio da multidão que se apinhava em torno dos tapetes que descarregam as malas, pontificava o ex-ministro do Equipamento Social,, num grupo de familiares e amigos. Vestido desportivamente, Coelho cumprimentava quem o reconhecia, com a mesma informalidade com que estava vestido. GENTE soube que Coelho aproveitou a ponte do 1 de Maio para passar uns dias em Barcelona, retemperando forças para o congresso do PS e para as grandes batalhas políticas que se avizinham. E, para quem o viu, Barcelona fez bem ao ex-ministro - como faz a toda a gente. A oposição que se cuide!

Governante cai da cadeira Foi castigo divino, dizia-se na Covilhã, sobre o que aconteceu numa cerimónia pública a José Manuel Simões de Almeida, secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social. No penúltimo fim-de-semana de Abril, o governante deslocou-se a Ferro, uma freguesia daquele concelho, para inaugurar um lar de idosos. Contudo, ao contrário do que todos estavam à espera, Simões de Almeida não anunciou o apoio financeiro adicional à instituição. E, teve, segundo os idosos, «o presente que merecia»: a meio dos discursos, a cadeira onde estava sentado desfez-se integralmente. Senhor secretário de Estado, mais valia ter dado o dinheirinho, pelo menos para umas cadeiras novas.

Narizes sensíveis O discurso do Presidente da República na sessão solene do 27º aniversário do 25 de Abril suscitou as mais diversas reacções, como se comprova facilmente pelas fotografias juntas. O presidente da Assembleia da República foi dos que respondeu imediatamente à necessidade de reforma do sistema político insistentemente sublinhada por Jorge Sampaio: Almeida Santos recusou-se continuar a cheirar... «um sistema cujo funcionamento apresenta sintomas persistentes de erosão». Já Fernando Gomesnão deu grande importância às palavras do mais alto magistrado da nação, apesar de Sampaio parecer falar precisamente para ele quando afirmava: «Não nos deixemos invadir pelo desânimo, nem vencer pelo fatalismo. Não nos deixemos distrair pelas pequenas questões. Concentremo-nos no essencial». No final, o próprio Sampaio não resistiu e reagiu, ruidosamente, ao seu próprio discurso. O discurso do Presidente da República na sessão solene do 27º aniversário do 25 de Abril suscitou as mais diversas reacções, como se comprova facilmente pelas fotografias juntas. O presidente da Assembleia da República foi dos que respondeu imediatamente à necessidade de reforma do sistema político insistentemente sublinhada porrecusou-se continuar a cheirar.... Jánão deu grande importância às palavras do mais alto magistrado da nação, apesar de Sampaio parecer falar precisamente para ele quando afirmava:. No final, o próprio Sampaio não resistiu e reagiu, ruidosamente, ao seu próprio discurso.

Abril visitas mil Em Famalicão, o braço de ferro entre Fernando Moniz e Agostinho Fernandes continua. O primeiro, actual governador civil de Braga e candidato do PS à Câmara Municipal de Famalicão, aparece, numa sondagem recentemente divulgada, como derrotado nas próximas eleições pela coligação PSD/PP. Ao contrário, Agostinho Fernandes, o presidente socialista da autarquia famalicense e que sempre se dispôs para mais quatro anos de mandato, é apresentado, caso concorra, como o mais provável vencedor. O autarca já disse publicamente que «a batalha continua de pé» e que não desarma. Por isso, o candidato e o candidato a candidato andam numa corrida desenfreada pelas freguesias e instituições do concelho. E também aqui o actual presidente da Câmara de Famalicão parece levar vantagem. Na última semana de Abril, visitou seis freguesias, enquanto o governador civil de Braga efectuou apenas três deslocações.

E Portas dançou no Guadiana No domingo passado, Paulo Portasreuniu apoiantes num agradável passeio de barco pelo rio Guadiana. Aproximava-se o final da excursão quando o líder do Partido Popular, inspirado pela música que saía dos altifalantes, resolveu dar uns passos de dança no convés com uma voluntariosa senhora que participava na viagem. Mas, fosse por causa do balanço ou pela falta de jeito, o certo é que o equilíbrio faltou ao par de dançarinos e, no melhor estilo das cenas de «apanhados», os rodopios de Portas e sua companheira tiveram momentos hilariantes. No auge das desastradas piruetas, uma cadeira tombou e um homem levou um forte encontrão pelas costas, levando-o a voltar a cabeça, surpreendido com a falta de rumo do político-dançarino. Definitivamente, Paulo Portas sente-se mais à vontade em terra firme. Já a RTP, que teve a felicidade de registar as imagens do baile improvisado (na foto), ficou com matéria para um programa do tipo «Isto Só Vídeo». No domingo passado,reuniu apoiantes num agradável passeio de barco pelo rio Guadiana. Aproximava-se o final da excursão quando o líder do Partido Popular, inspirado pela música que saía dos altifalantes, resolveu dar uns passos de dança no convés com uma voluntariosa senhora que participava na viagem. Mas, fosse por causa do balanço ou pela falta de jeito, o certo é que o equilíbrio faltou ao par de dançarinos e, no melhor estilo das cenas de «apanhados», os rodopios de Portas e sua companheira tiveram momentos hilariantes. No auge das desastradas piruetas, uma cadeira tombou e um homem levou um forte encontrão pelas costas, levando-o a voltar a cabeça, surpreendido com a falta de rumo do político-dançarino. Definitivamente, Paulo Portas sente-se mais à vontade em terra firme. Já a RTP, que teve a felicidade de registar as imagens do baile improvisado (na foto), ficou com matéria para um programa do tipo «Isto Só Vídeo».

O emigrante Luís Marques Mendes foi a semana passada aos Estados Unidos, a Newark, pôr «sal e pimenta» no IX Congresso da Imprensa Portuguesa. Pelo menos, foi assim que o presidente da Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros classificou, logo a abrir, a sua intervenção, em que defendeu a reestruturação da RTPi, de forma a englobar todos os operadores de televisão. Uma proposta que incluiu numa estratégia que, disse, «não dá votos, não enche o olho, mas é estruturante». Mas a estada de quatro dias de Marques Mendes em Newark não se ficou por aí. O deputado do PSD por Aveiro aproveitou a visita para ir à Associação Cultural da maior comunidade local, a da Murtosa, que realizava justamente nesse dia a sua festa anual. E, como a foto documenta, até botou discurso, ao lado do presidente da Câmara daquele concelho do distrito de Aveiro, Santos Sousa (à esquerda de Marques Mendes). GENTE calcula que o discurso, aqui, tenha sido daqueles de encher olho e dar votos. Como o passeio pelas ruas de Newark, onde não se cansou de distribuir cumprimentos e autógrafos. foi a semana passada aos Estados Unidos, a Newark, pôr «sal e pimenta» no IX Congresso da Imprensa Portuguesa. Pelo menos, foi assim que o presidente da Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros classificou, logo a abrir, a sua intervenção, em que defendeu a reestruturação da RTPi, de forma a englobar todos os operadores de televisão. Uma proposta que incluiu numa estratégia que, disse,. Mas a estada de quatro dias de Marques Mendes em Newark não se ficou por aí. O deputado do PSD por Aveiro aproveitou a visita para ir à Associação Cultural da maior comunidade local, a da Murtosa, que realizava justamente nesse dia a sua festa anual. E, como a foto documenta, até botou discurso, ao lado do presidente da Câmara daquele concelho do distrito de Aveiro,(à esquerda de Marques Mendes). GENTE calcula que o discurso, aqui, tenha sido daqueles de encher olho e dar votos. Como o passeio pelas ruas de Newark, onde não se cansou de distribuir cumprimentos e autógrafos.

Vitalidade aos 101 anos ANA BAIÃO Nas cerimónias comemorativas do 25 de Abril uma pessoa se destacava pela vitalidade. No meio da confusão, cumprimentava e era cumprimentado, ouvia com calma e boa disposição o discurso de inauguração de uma exposição sobre os 25 anos da Assembleia Constituinte, sorria à sua volta. Tudo isto depois de ter lutado contra o fascismo, de ter estado preso, de ter combatido na Guerra Civil espanhola, de ter participado na Resistência francesa durante a II Guerra Mundial. E de ter fundado a LUAR, e ainda ter pertencido ao núcleo de fundadores do PPD (que viria a abandonar passados poucos anos). Sim, é de Emídio Guerreiro (na foto com Mota Amaral), agora com 101 anos, que GENTE está a falar. Nas cerimónias comemorativas do 25 de Abril uma pessoa se destacava pela vitalidade. No meio da confusão, cumprimentava e era cumprimentado, ouvia com calma e boa disposição o discurso de inauguração de uma exposição sobre os 25 anos da Assembleia Constituinte, sorria à sua volta. Tudo isto depois de ter lutado contra o fascismo, de ter estado preso, de ter combatido na Guerra Civil espanhola, de ter participado na Resistência francesa durante a II Guerra Mundial. E de ter fundado a LUAR, e ainda ter pertencido ao núcleo de fundadores do PPD (que viria a abandonar passados poucos anos). Sim, é de(na foto com), agora com 101 anos, que GENTE está a falar.

Depois do Limiano, a pashmina ANA BAIÃO e JORGE SIMÃO A cena passou-se no plenário da Assembleia da República, na sexta-feira da semana passada, quando o primeiro-ministro António Guterresbrindou os deputados com a sua presença para o prometido debate mensal. A certa altura, entrou a deputada do PCP (e recentemente actriz) Odete Santos, envergando uma túnica azul escura com um grande elefante branco estampado, e sentou-se na bancada do seu partido. Ao lado, na bancada socialista, a deputada do PS Rosa Albernaz - conhecida acérrima defensora dos direitos dos animais - levantou-se de imediato, com um embrulho na mão. Para espanto de quantos repararam na cena, a deputada socialista puxou de uma cadeira, sentou-se ao lado de Odete Santos e desembrulhou o que trazia: nada mais do que uma «pashmina» (uma «écharpe» grande, muito em moda), de cor rosa-choque. Deliciada, a deputada comunista mirou e remirou a peça... e guardou-a. O mistério está pois desvendado: depois do queijo Limiano do PP, tudo indica que o próximo Orçamento de Estado do Governo de António Guterres será viabilizado pelos comunistas da pashmina rosa-choque! A cena passou-se no plenário da Assembleia da República, na sexta-feira da semana passada, quando o primeiro-ministrobrindou os deputados com a sua presença para o prometido debate mensal. A certa altura, entrou a deputada do PCP (e recentemente actriz), envergando uma túnica azul escura com um grande elefante branco estampado, e sentou-se na bancada do seu partido. Ao lado, na bancada socialista, a deputada do PS- conhecida acérrima defensora dos direitos dos animais - levantou-se de imediato, com um embrulho na mão. Para espanto de quantos repararam na cena, a deputada socialista puxou de uma cadeira, sentou-se ao lado de Odete Santos e desembrulhou o que trazia: nada mais do que uma «pashmina» (uma «écharpe» grande, muito em moda), de cor rosa-choque. Deliciada, a deputada comunista mirou e remirou a peça... e guardou-a. O mistério está pois desvendado: depois do queijo Limiano do PP, tudo indica que o próximo Orçamento de Estado do Governo de António Guterres será viabilizado pelos comunistas da pashmina rosa-choque!

GENTE

Criação José Magalhães, o «Senhor Internet» do Governo, e exibe, além de vasta documentação sobre a Constituinte, um conjunto de «documentos vivos», com som e imagem, de tempos de antena dos partidos, «spots» de campanha, entrevistas, discursos e debates parlamentares do período entre 1975 e 1976.

— Pela Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares, como homenagem à primeira Constituição pós-25 de Abril, de um «site» na Internet chamado «Vozes da Assembleia Constituinte», situado no endereço www.seap.gov.pt/vozes . O «site» abre com uma apresentação assinada pelo secretário de Estado, o «Senhor Internet» do Governo, e exibe, além de vasta documentação sobre a Constituinte, um conjunto de «documentos vivos», com som e imagem, de tempos de antena dos partidos, «spots» de campanha, entrevistas, discursos e debates parlamentares do período entre 1975 e 1976. Palestra — De Donald Lutz, professor de Filosofia Política da Universidade de Houston, no Texas, subordinada ao tema «Sovereignty in the Twenty-First Century», na segunda-feira, no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. A palestra realizar-se-á às 18 horas, na Sala de Exposições da Biblioteca Universitária João Paulo II.

Pedido — Feito pelo fotógrafo Ari Boulogne ao actor francês Alain Delon de que o reconheça como filho. Ari terá nascido de uma breve relação do actor com Christa Paffgen, uma bela cantora de origem alemã conhecida como Nico, que aconteceu em Nova Iorque, em 1982. Nico, uma estrela de rock falecida em 1988, celebrizou-se pelas suas actuações com a banda Velvet Undergroud, produzida por Andy Warhol. Ari é muito parecido com Delon, a ponto de lembrar o actor quando jovem. Mas Delon, apesar de confirmar a relação com a cantora e do pedido feito pela sua própria mãe, que criou Ari depois da morte de Nico, para que o reconheça como filho, recusa-se a fazer o teste de paternidade.

Campanha — Popular lançada na Noruega para encontrar um novo nome para Mette-Marit Tjessem Høiby, a mãe solteira de 27 anos que se vai casar com o príncipe herdeiro Haakon Magnus no dia 25 de Agosto. A população acha que Mette-Marit é um nome muito infantil em norueguês e que seria bom aproveitar a ocasião do casamento para mudá-lo. Entre os favoritos conta-se Margrete, bastante tradicional entre muitas rainhas norueguesas, ou Sigrid, um nome clássico na Noruega.

Nascimento — De Victoria e Cristina, duas gémeas filhas do cantor espanhol Julio Iglesias e da ex-modelo holandesa Miranda Rijnsburger, na terça-feira passada, no Mount Sinai Hospital de Miami Beach, na Florida. O casal tem outros dois filhos, Miguel Alejandro e Rodrigo. Além disso, o cantor tem outros três filhos, María Isabel, também conhecida como Chábeli, Julio José e Enrique Miguel, frutos de um anterior casamento. Questionado por um jornalista sobre qual era o seu segredo para ter uma prole tão numerosa, Julio Iglesias, de 57 anos, respondeu: «Como? Sou accionista do Viagra».

Entrada — Do milionário norte-americano Dennis Tito, o primeiro turista cósmico, na Estação Espacial Internacional, na passada segunda-feira, depois da acoplagem da nave russa Soyuz TM-32 tripulada por Talgat Musabaiev e Iuri Baturin. A estação já estava habitada pelo russo Iuri Ussatchov, comandante da tripulação, e pelos norte-americanos James Voss e Susan Helms. Tito, que pagou mais de quatro milhões de contos pelo privilégio, dedica-se a fotografar e a filmar a estação e vai permanecer uma semana em órbita.

O descanso do guerreiro Coordenação de Pedro Andrade

Foi em pleno 1 de Maio, Dia do Trabalhador. Nas chegadas do aeroporto da Portela, no meio da multidão que se apinhava em torno dos tapetes que descarregam as malas, pontificava o ex-ministro do Equipamento Social, Jorge Coelho, num grupo de familiares e amigos. Vestido desportivamente, Coelho cumprimentava quem o reconhecia, com a mesma informalidade com que estava vestido. GENTE soube que Coelho aproveitou a ponte do 1 de Maio para passar uns dias em Barcelona, retemperando forças para o congresso do PS e para as grandes batalhas políticas que se avizinham. E, para quem o viu, Barcelona fez bem ao ex-ministro - como faz a toda a gente. A oposição que se cuide! Foi em pleno 1 de Maio, Dia do Trabalhador. Nas chegadas do aeroporto da Portela, no meio da multidão que se apinhava em torno dos tapetes que descarregam as malas, pontificava o ex-ministro do Equipamento Social,, num grupo de familiares e amigos. Vestido desportivamente, Coelho cumprimentava quem o reconhecia, com a mesma informalidade com que estava vestido. GENTE soube que Coelho aproveitou a ponte do 1 de Maio para passar uns dias em Barcelona, retemperando forças para o congresso do PS e para as grandes batalhas políticas que se avizinham. E, para quem o viu, Barcelona fez bem ao ex-ministro - como faz a toda a gente. A oposição que se cuide!

Governante cai da cadeira Foi castigo divino, dizia-se na Covilhã, sobre o que aconteceu numa cerimónia pública a José Manuel Simões de Almeida, secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social. No penúltimo fim-de-semana de Abril, o governante deslocou-se a Ferro, uma freguesia daquele concelho, para inaugurar um lar de idosos. Contudo, ao contrário do que todos estavam à espera, Simões de Almeida não anunciou o apoio financeiro adicional à instituição. E, teve, segundo os idosos, «o presente que merecia»: a meio dos discursos, a cadeira onde estava sentado desfez-se integralmente. Senhor secretário de Estado, mais valia ter dado o dinheirinho, pelo menos para umas cadeiras novas.

Narizes sensíveis O discurso do Presidente da República na sessão solene do 27º aniversário do 25 de Abril suscitou as mais diversas reacções, como se comprova facilmente pelas fotografias juntas. O presidente da Assembleia da República foi dos que respondeu imediatamente à necessidade de reforma do sistema político insistentemente sublinhada por Jorge Sampaio: Almeida Santos recusou-se continuar a cheirar... «um sistema cujo funcionamento apresenta sintomas persistentes de erosão». Já Fernando Gomesnão deu grande importância às palavras do mais alto magistrado da nação, apesar de Sampaio parecer falar precisamente para ele quando afirmava: «Não nos deixemos invadir pelo desânimo, nem vencer pelo fatalismo. Não nos deixemos distrair pelas pequenas questões. Concentremo-nos no essencial». No final, o próprio Sampaio não resistiu e reagiu, ruidosamente, ao seu próprio discurso. O discurso do Presidente da República na sessão solene do 27º aniversário do 25 de Abril suscitou as mais diversas reacções, como se comprova facilmente pelas fotografias juntas. O presidente da Assembleia da República foi dos que respondeu imediatamente à necessidade de reforma do sistema político insistentemente sublinhada porrecusou-se continuar a cheirar.... Jánão deu grande importância às palavras do mais alto magistrado da nação, apesar de Sampaio parecer falar precisamente para ele quando afirmava:. No final, o próprio Sampaio não resistiu e reagiu, ruidosamente, ao seu próprio discurso.

Abril visitas mil Em Famalicão, o braço de ferro entre Fernando Moniz e Agostinho Fernandes continua. O primeiro, actual governador civil de Braga e candidato do PS à Câmara Municipal de Famalicão, aparece, numa sondagem recentemente divulgada, como derrotado nas próximas eleições pela coligação PSD/PP. Ao contrário, Agostinho Fernandes, o presidente socialista da autarquia famalicense e que sempre se dispôs para mais quatro anos de mandato, é apresentado, caso concorra, como o mais provável vencedor. O autarca já disse publicamente que «a batalha continua de pé» e que não desarma. Por isso, o candidato e o candidato a candidato andam numa corrida desenfreada pelas freguesias e instituições do concelho. E também aqui o actual presidente da Câmara de Famalicão parece levar vantagem. Na última semana de Abril, visitou seis freguesias, enquanto o governador civil de Braga efectuou apenas três deslocações.

E Portas dançou no Guadiana No domingo passado, Paulo Portasreuniu apoiantes num agradável passeio de barco pelo rio Guadiana. Aproximava-se o final da excursão quando o líder do Partido Popular, inspirado pela música que saía dos altifalantes, resolveu dar uns passos de dança no convés com uma voluntariosa senhora que participava na viagem. Mas, fosse por causa do balanço ou pela falta de jeito, o certo é que o equilíbrio faltou ao par de dançarinos e, no melhor estilo das cenas de «apanhados», os rodopios de Portas e sua companheira tiveram momentos hilariantes. No auge das desastradas piruetas, uma cadeira tombou e um homem levou um forte encontrão pelas costas, levando-o a voltar a cabeça, surpreendido com a falta de rumo do político-dançarino. Definitivamente, Paulo Portas sente-se mais à vontade em terra firme. Já a RTP, que teve a felicidade de registar as imagens do baile improvisado (na foto), ficou com matéria para um programa do tipo «Isto Só Vídeo». No domingo passado,reuniu apoiantes num agradável passeio de barco pelo rio Guadiana. Aproximava-se o final da excursão quando o líder do Partido Popular, inspirado pela música que saía dos altifalantes, resolveu dar uns passos de dança no convés com uma voluntariosa senhora que participava na viagem. Mas, fosse por causa do balanço ou pela falta de jeito, o certo é que o equilíbrio faltou ao par de dançarinos e, no melhor estilo das cenas de «apanhados», os rodopios de Portas e sua companheira tiveram momentos hilariantes. No auge das desastradas piruetas, uma cadeira tombou e um homem levou um forte encontrão pelas costas, levando-o a voltar a cabeça, surpreendido com a falta de rumo do político-dançarino. Definitivamente, Paulo Portas sente-se mais à vontade em terra firme. Já a RTP, que teve a felicidade de registar as imagens do baile improvisado (na foto), ficou com matéria para um programa do tipo «Isto Só Vídeo».

O emigrante Luís Marques Mendes foi a semana passada aos Estados Unidos, a Newark, pôr «sal e pimenta» no IX Congresso da Imprensa Portuguesa. Pelo menos, foi assim que o presidente da Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros classificou, logo a abrir, a sua intervenção, em que defendeu a reestruturação da RTPi, de forma a englobar todos os operadores de televisão. Uma proposta que incluiu numa estratégia que, disse, «não dá votos, não enche o olho, mas é estruturante». Mas a estada de quatro dias de Marques Mendes em Newark não se ficou por aí. O deputado do PSD por Aveiro aproveitou a visita para ir à Associação Cultural da maior comunidade local, a da Murtosa, que realizava justamente nesse dia a sua festa anual. E, como a foto documenta, até botou discurso, ao lado do presidente da Câmara daquele concelho do distrito de Aveiro, Santos Sousa (à esquerda de Marques Mendes). GENTE calcula que o discurso, aqui, tenha sido daqueles de encher olho e dar votos. Como o passeio pelas ruas de Newark, onde não se cansou de distribuir cumprimentos e autógrafos. foi a semana passada aos Estados Unidos, a Newark, pôr «sal e pimenta» no IX Congresso da Imprensa Portuguesa. Pelo menos, foi assim que o presidente da Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros classificou, logo a abrir, a sua intervenção, em que defendeu a reestruturação da RTPi, de forma a englobar todos os operadores de televisão. Uma proposta que incluiu numa estratégia que, disse,. Mas a estada de quatro dias de Marques Mendes em Newark não se ficou por aí. O deputado do PSD por Aveiro aproveitou a visita para ir à Associação Cultural da maior comunidade local, a da Murtosa, que realizava justamente nesse dia a sua festa anual. E, como a foto documenta, até botou discurso, ao lado do presidente da Câmara daquele concelho do distrito de Aveiro,(à esquerda de Marques Mendes). GENTE calcula que o discurso, aqui, tenha sido daqueles de encher olho e dar votos. Como o passeio pelas ruas de Newark, onde não se cansou de distribuir cumprimentos e autógrafos.

Vitalidade aos 101 anos ANA BAIÃO Nas cerimónias comemorativas do 25 de Abril uma pessoa se destacava pela vitalidade. No meio da confusão, cumprimentava e era cumprimentado, ouvia com calma e boa disposição o discurso de inauguração de uma exposição sobre os 25 anos da Assembleia Constituinte, sorria à sua volta. Tudo isto depois de ter lutado contra o fascismo, de ter estado preso, de ter combatido na Guerra Civil espanhola, de ter participado na Resistência francesa durante a II Guerra Mundial. E de ter fundado a LUAR, e ainda ter pertencido ao núcleo de fundadores do PPD (que viria a abandonar passados poucos anos). Sim, é de Emídio Guerreiro (na foto com Mota Amaral), agora com 101 anos, que GENTE está a falar. Nas cerimónias comemorativas do 25 de Abril uma pessoa se destacava pela vitalidade. No meio da confusão, cumprimentava e era cumprimentado, ouvia com calma e boa disposição o discurso de inauguração de uma exposição sobre os 25 anos da Assembleia Constituinte, sorria à sua volta. Tudo isto depois de ter lutado contra o fascismo, de ter estado preso, de ter combatido na Guerra Civil espanhola, de ter participado na Resistência francesa durante a II Guerra Mundial. E de ter fundado a LUAR, e ainda ter pertencido ao núcleo de fundadores do PPD (que viria a abandonar passados poucos anos). Sim, é de(na foto com), agora com 101 anos, que GENTE está a falar.

Depois do Limiano, a pashmina ANA BAIÃO e JORGE SIMÃO A cena passou-se no plenário da Assembleia da República, na sexta-feira da semana passada, quando o primeiro-ministro António Guterresbrindou os deputados com a sua presença para o prometido debate mensal. A certa altura, entrou a deputada do PCP (e recentemente actriz) Odete Santos, envergando uma túnica azul escura com um grande elefante branco estampado, e sentou-se na bancada do seu partido. Ao lado, na bancada socialista, a deputada do PS Rosa Albernaz - conhecida acérrima defensora dos direitos dos animais - levantou-se de imediato, com um embrulho na mão. Para espanto de quantos repararam na cena, a deputada socialista puxou de uma cadeira, sentou-se ao lado de Odete Santos e desembrulhou o que trazia: nada mais do que uma «pashmina» (uma «écharpe» grande, muito em moda), de cor rosa-choque. Deliciada, a deputada comunista mirou e remirou a peça... e guardou-a. O mistério está pois desvendado: depois do queijo Limiano do PP, tudo indica que o próximo Orçamento de Estado do Governo de António Guterres será viabilizado pelos comunistas da pashmina rosa-choque! A cena passou-se no plenário da Assembleia da República, na sexta-feira da semana passada, quando o primeiro-ministrobrindou os deputados com a sua presença para o prometido debate mensal. A certa altura, entrou a deputada do PCP (e recentemente actriz), envergando uma túnica azul escura com um grande elefante branco estampado, e sentou-se na bancada do seu partido. Ao lado, na bancada socialista, a deputada do PS- conhecida acérrima defensora dos direitos dos animais - levantou-se de imediato, com um embrulho na mão. Para espanto de quantos repararam na cena, a deputada socialista puxou de uma cadeira, sentou-se ao lado de Odete Santos e desembrulhou o que trazia: nada mais do que uma «pashmina» (uma «écharpe» grande, muito em moda), de cor rosa-choque. Deliciada, a deputada comunista mirou e remirou a peça... e guardou-a. O mistério está pois desvendado: depois do queijo Limiano do PP, tudo indica que o próximo Orçamento de Estado do Governo de António Guterres será viabilizado pelos comunistas da pashmina rosa-choque!

marcar artigo