As pontes que o IEP vai ou já está a melhorar

21-03-2001
marcar artigo

As Pontes Que o IEP Vai Ou Já Está a Melhorar

Por LEONETE BOTELHO

Quarta-feira, 21 de Março de 2001

530 milhões de contos para reabilitar quinze travessias

Entre as pontes que serão postas em breve a concurso encontram-se a das Lavandeiras, a de Coja, a do Rio Tâmega (Quintã-Mosteiró) e a de Entre-os-Rios, onde se verificou o trágico acidente de Castelo de Paiva

Quinze travessias no país estão actualmente a ser alvo de projectos de reabilitação a cargo do Instituto das Estradas de Portugal (IEP), num investimento total que ronda 530 milhões de contos. Na lista das obras de reabilitação já anunciadas e que entrarão brevemente em curso estão mais cinco pontes, entre as quais a Ponte da Arrábida, no Porto. Em construção encontram-se oito novas pontes e mais quatro devem ser postas a concurso "proximamente". Números divulgados ontem pelo IEP e que se somam ainda às 292 "obras de arte" que serão visadas pelo "programa de inspecção do estado de segurança".

Mais de dois milhões e meio de contos. Este será o custo total da recuperação da Ponte da Arrábida sobre o Rio Douro (IC1), da Nova Ponte sobre o Rio Lizandro (EN247), da Ponte de Dalvares sobre o Rio Varosa (EN226), da Ponte de Serpa sobre o Rio Guadiana (IP8) e da Ponte de pernes sobre o Rio Alviela. Por outro lado, o IEP possui quinze projectos de reabilitação em curso. Aqui, o mapa de intervenções assinala, entre outros, o Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, a Ponte da Figueira da Foz e da Portela sobre o Rio Mondego, a Ponte D. Luís em Santarém, a Ponte de Lanhezes sobre o Rio Lima, a ponte de Abrantes e da Chamusca ambas sobre o rio Tejo e a Ponte Nova sobre o Rio Zêzere.

Em comunicado, o IEP refere ainda a lista das oito novas travessias que estão a nascer ou a sofrer obras de adaptação no país. Por exemplo, em Abril de 2001 prevê-se a conclusão da ponte de Macedo de Cavaleiros (IP2) que deverá abrir ao trânsito no próximo mês de Setembro. Mas, as "obras de arte" rodoviárias estão a surgir também em Coimbra (Ponte Europa), em Albufeira do Alqueva, em Gondomar, em Benavente, em Salvaterra de Magos (adaptação da ponte ferroviária Rainha D. Amélia), em Viana do Castelo e em Castro Daire.

No caso das "pontes a concursar proximamente", o IEP cita quatro exemplos, designadamente a Ponte das Lavandeiras sobre o Rio Mondego, a Ponte de Coja, a Ponte sobre o Rio Tâmega e Variante à EN211 Quintã-Mosteiró e a Ponte de Entre-os-Rios sobre o Rio Douro, onde se verificou o trágico acidente de Castelo de Paiva, e cujo concurso deverá ser lançado no próximo mês de Abril.

Entretanto, o IEP tinha já anunciado o programa alargado de inspecções que vai abranger 292 pontes no país.

PROJECTOS EM CURSO E CUSTOS APROXIMADOS

Viaduto Duarte Pacheco, Lisboa - 1 milhão de contos

Ponte da Barra, Canal de Mira - 350 mil contos

Passagem superior, variante Leiria - 70 mil contos

Ponte Lanhezes, Rio Lima - 500 mil contos

Passagem superior EN 109, acessos norte à ponte da Figueira da Foz - 40 mil contos

Ponte da Figueira da Foz, rio Mondego - 200 mil contos

Ponte S. Luis I, Santarém - 350 mil contos

Ponte S. João Areias, Aguieira - 100 mil contos

Ponte de Abrantes, rio Tejo - 200 mil contos

Ponte da Chamusca, rio Tejo - 350 mil contos

Ponte da Portela, rio Mondego - 70 mil contos

Ponte do Requeixo, rio Mondego - 70 mi contos

Ponte da Ribeira da Agolada - 30 mil contos

Pontes sobre o Mondego, a Ribeira de Mortágua, e o rio Dão (Foz do Dão e Santa Comba Dão) - 100 mil contos

Ponte Nova sobre o Zêzere, na EN 18-3 - 160 mil contos

As Pontes Que o IEP Vai Ou Já Está a Melhorar

Por LEONETE BOTELHO

Quarta-feira, 21 de Março de 2001

530 milhões de contos para reabilitar quinze travessias

Entre as pontes que serão postas em breve a concurso encontram-se a das Lavandeiras, a de Coja, a do Rio Tâmega (Quintã-Mosteiró) e a de Entre-os-Rios, onde se verificou o trágico acidente de Castelo de Paiva

Quinze travessias no país estão actualmente a ser alvo de projectos de reabilitação a cargo do Instituto das Estradas de Portugal (IEP), num investimento total que ronda 530 milhões de contos. Na lista das obras de reabilitação já anunciadas e que entrarão brevemente em curso estão mais cinco pontes, entre as quais a Ponte da Arrábida, no Porto. Em construção encontram-se oito novas pontes e mais quatro devem ser postas a concurso "proximamente". Números divulgados ontem pelo IEP e que se somam ainda às 292 "obras de arte" que serão visadas pelo "programa de inspecção do estado de segurança".

Mais de dois milhões e meio de contos. Este será o custo total da recuperação da Ponte da Arrábida sobre o Rio Douro (IC1), da Nova Ponte sobre o Rio Lizandro (EN247), da Ponte de Dalvares sobre o Rio Varosa (EN226), da Ponte de Serpa sobre o Rio Guadiana (IP8) e da Ponte de pernes sobre o Rio Alviela. Por outro lado, o IEP possui quinze projectos de reabilitação em curso. Aqui, o mapa de intervenções assinala, entre outros, o Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, a Ponte da Figueira da Foz e da Portela sobre o Rio Mondego, a Ponte D. Luís em Santarém, a Ponte de Lanhezes sobre o Rio Lima, a ponte de Abrantes e da Chamusca ambas sobre o rio Tejo e a Ponte Nova sobre o Rio Zêzere.

Em comunicado, o IEP refere ainda a lista das oito novas travessias que estão a nascer ou a sofrer obras de adaptação no país. Por exemplo, em Abril de 2001 prevê-se a conclusão da ponte de Macedo de Cavaleiros (IP2) que deverá abrir ao trânsito no próximo mês de Setembro. Mas, as "obras de arte" rodoviárias estão a surgir também em Coimbra (Ponte Europa), em Albufeira do Alqueva, em Gondomar, em Benavente, em Salvaterra de Magos (adaptação da ponte ferroviária Rainha D. Amélia), em Viana do Castelo e em Castro Daire.

No caso das "pontes a concursar proximamente", o IEP cita quatro exemplos, designadamente a Ponte das Lavandeiras sobre o Rio Mondego, a Ponte de Coja, a Ponte sobre o Rio Tâmega e Variante à EN211 Quintã-Mosteiró e a Ponte de Entre-os-Rios sobre o Rio Douro, onde se verificou o trágico acidente de Castelo de Paiva, e cujo concurso deverá ser lançado no próximo mês de Abril.

Entretanto, o IEP tinha já anunciado o programa alargado de inspecções que vai abranger 292 pontes no país.

PROJECTOS EM CURSO E CUSTOS APROXIMADOS

Viaduto Duarte Pacheco, Lisboa - 1 milhão de contos

Ponte da Barra, Canal de Mira - 350 mil contos

Passagem superior, variante Leiria - 70 mil contos

Ponte Lanhezes, Rio Lima - 500 mil contos

Passagem superior EN 109, acessos norte à ponte da Figueira da Foz - 40 mil contos

Ponte da Figueira da Foz, rio Mondego - 200 mil contos

Ponte S. Luis I, Santarém - 350 mil contos

Ponte S. João Areias, Aguieira - 100 mil contos

Ponte de Abrantes, rio Tejo - 200 mil contos

Ponte da Chamusca, rio Tejo - 350 mil contos

Ponte da Portela, rio Mondego - 70 mil contos

Ponte do Requeixo, rio Mondego - 70 mi contos

Ponte da Ribeira da Agolada - 30 mil contos

Pontes sobre o Mondego, a Ribeira de Mortágua, e o rio Dão (Foz do Dão e Santa Comba Dão) - 100 mil contos

Ponte Nova sobre o Zêzere, na EN 18-3 - 160 mil contos

marcar artigo