Mulheres a esfregar pernas na praia

19-02-2001
marcar artigo

Gillette quer revolucionar o mercado da depilação

Mulheres a Esfregar Pernas na Praia

Por PEDRO LIMA

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2001

A fazer fé na Gillette, a depilação pode vir a deixar de ser uma tarefa inglória para as mulheres portuguesas a partir de 1 de Março: é que nesse dia a empresa lança no mercado português o sistema "Gillette Venus", que considera ser uma "autêntica revolução no mercado de depilação feminina".

Diz a multinacional norte-americana que, desta forma, dá mais um passo para aumentar a sua presença na área da depilação feminina, considerada pelo director-geral da Gillette Portugal, Carlos Matos, como "a grande oportunidade de negócio" neste momento.

O sistema Venus começa a ser vendido a 1 de Março, num lançamento mundial que abarca a Europa e os Estados Unidos. Começa também nessa altura a campanha de publicidade que, segundo a Gillette, apela à emoção, e não à tecnologia de que a Venus faz uso.

O novo sistema incorpora uma cabeça oval, com três lâminas - tal como os sistema de barbear Mach3 - que são rodeadas por almofadas protectoras, um cabo ergonómico e um estojo de depilação para guardar a máquina junto às recargas. Este estojo foi feito para poder ser colocado na parede junto à banheira, tendo em conta que muitas mulheres guardam os sistemas de depilação longe das banheiras para que não se molhem.

A campanha de publicidade, que passa pela televisão, imprensa e Internet, apresenta um conjunto de mulheres a esfregar as pernas na praia, depois de se terem depilado. E recorre ao "slogan" "revele a deusa que há em si".

A Gillette diz que a Venus é "a primeira máquina desenhada exclusivamente para a mulher" e que tem 50 patentes registadas. Por outro lado, os lançamentos da Gillette para mulher intensificaram-se a partir de 1992, sob a sub-marca "Gillette for Women".

De acordo com os dados divulgados pela Gillette, as mulheres portuguesas depilam-se durante todo o ano, inclusivé no Inverno. Mas nos meses Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março, a depilação ocorre duas vezes por mês, enquanto nos meses Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro ocorre, em média, quatro vezes por mês. Os "picos" têm lugar nos meses Julho e Agosto, precisamente por corresponderem aos principais meses do Verão.

Em Portugal, segundo a Gillette, 71 por cento das mulheres com idades entre os 15 e 65 anos depilam-se, um número que tem vindo a aumentar a um ritmo superior a doze por cento ao ano, principalmente devido às novas consumidoras. O método mais usado é a depilação com lâmina, estimando-se que a ele recorram 1,8 milhões de mulheres, isto é, 68 por cento das mulheres que se depilam. Em média, gastam para o efeito cerca de dois mil escudos por ano, em todos os métodos utilizados, excepto em gabinetes de estética.

Pedro Lima

Gillette quer revolucionar o mercado da depilação

Mulheres a Esfregar Pernas na Praia

Por PEDRO LIMA

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2001

A fazer fé na Gillette, a depilação pode vir a deixar de ser uma tarefa inglória para as mulheres portuguesas a partir de 1 de Março: é que nesse dia a empresa lança no mercado português o sistema "Gillette Venus", que considera ser uma "autêntica revolução no mercado de depilação feminina".

Diz a multinacional norte-americana que, desta forma, dá mais um passo para aumentar a sua presença na área da depilação feminina, considerada pelo director-geral da Gillette Portugal, Carlos Matos, como "a grande oportunidade de negócio" neste momento.

O sistema Venus começa a ser vendido a 1 de Março, num lançamento mundial que abarca a Europa e os Estados Unidos. Começa também nessa altura a campanha de publicidade que, segundo a Gillette, apela à emoção, e não à tecnologia de que a Venus faz uso.

O novo sistema incorpora uma cabeça oval, com três lâminas - tal como os sistema de barbear Mach3 - que são rodeadas por almofadas protectoras, um cabo ergonómico e um estojo de depilação para guardar a máquina junto às recargas. Este estojo foi feito para poder ser colocado na parede junto à banheira, tendo em conta que muitas mulheres guardam os sistemas de depilação longe das banheiras para que não se molhem.

A campanha de publicidade, que passa pela televisão, imprensa e Internet, apresenta um conjunto de mulheres a esfregar as pernas na praia, depois de se terem depilado. E recorre ao "slogan" "revele a deusa que há em si".

A Gillette diz que a Venus é "a primeira máquina desenhada exclusivamente para a mulher" e que tem 50 patentes registadas. Por outro lado, os lançamentos da Gillette para mulher intensificaram-se a partir de 1992, sob a sub-marca "Gillette for Women".

De acordo com os dados divulgados pela Gillette, as mulheres portuguesas depilam-se durante todo o ano, inclusivé no Inverno. Mas nos meses Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março, a depilação ocorre duas vezes por mês, enquanto nos meses Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro ocorre, em média, quatro vezes por mês. Os "picos" têm lugar nos meses Julho e Agosto, precisamente por corresponderem aos principais meses do Verão.

Em Portugal, segundo a Gillette, 71 por cento das mulheres com idades entre os 15 e 65 anos depilam-se, um número que tem vindo a aumentar a um ritmo superior a doze por cento ao ano, principalmente devido às novas consumidoras. O método mais usado é a depilação com lâmina, estimando-se que a ele recorram 1,8 milhões de mulheres, isto é, 68 por cento das mulheres que se depilam. Em média, gastam para o efeito cerca de dois mil escudos por ano, em todos os métodos utilizados, excepto em gabinetes de estética.

Pedro Lima

marcar artigo