Cruzamentos

09-05-2001
marcar artigo

EPISÓDIO 11 Laidinha descarrega todas as suas mágoas numa conversa com o irmão, espécie de balanço da vida da pequena família. Filipe acaba por reconhecer que tem sido um péssimo irmão. E que, provavelmente, Quim, o antigo namorado de Laidinha é capaz de a ter abandonado por causa dele.

Mário visita a moradia de Jorge para falar com Luciana. Mário pretende saber se mais alguém, para além de Patrícia, teve conhecimento do encontro entre Mário e Marta, imediatamente antes da tentativa de suicídio. Luciana garante que mais ninguém sabe... a não ser Bina... que não é flor que se cheire.

Na Clínica, Natércia mostra-se muito cansada, exagerando sempre que se encontra alguma enfermeira por perto. A relação entre Natércia e Marta vai-se tornando mais próxima, cada vez mais íntima, dado o carácter amistoso e solidário de Natércia.

Patrícia conta a Rui o que se passou no Repouso do Guerreiro. Rui tenta acalmar Patrícia, depois da discussão entre José Eduardo, Jorge e a filha. Rui e Patrícia reconciliam-se. Rui sai para arranjar um chá a Patrícia no café mais perto. Patrícia liga o PC de Rui e descobre uma mensagem comprometedora enviada por uma aluna. Patrícia abandona o apartamento de Rui, completamente transtornada.

Jorge e J. Eduardo entendem por bem esquecer os últimos dias e os acontecimentos trágicos que marcaram o reencontro e decidem jantar juntos.

Rui chega do café com o chá e procura Patrícia no apartamento. Em vão, Patrícia já tinha abandonado o apartamento.

J. Eduardo e Jorge acabam de jantar e recordam, mais uma vez, os velhos tempos. O clima é de reconciliação.

No dia seguinte, na propriedade de José Eduardo, Fátima, Amália e Kátia comentam a situação do dia anterior.

Nostálgico, José Eduardo medita na estrebaria, junto dos cavalos, recordando uma discussão entre Marta e Jorge, passada há muitos anos atrás.

Fátima encontra J. Eduardo e falam do murro que o Professor desferiu na cara de Jorge. Lemos chega para convidar J. E. para jogar mais uma partida de golfe. José Eduardo aceita o convite e os amigos dos longos passeios pelo campo dão umas tacadas.

Na clínica, Marta e Natércia solidificam uma relação de cumplicidade, conversando sobre o motivo da estada de cada uma delas no Repouso dos Guerreiros.

Natércia aventa uma hipótese acerca da razão da convalescência de Marta. Uma infelicidade resultante do casamento... Marta não responde, mas acredita na intuição da sua nova amiga. EPISÓDIO 12 Jorge conta a Manuela as sacanices que fez a J. Eduardo.

Na Quinta de Óbidos, Fátima conversa com Amália sobre os murros entre J. Eduardo e Jorge.

O carro de J. Eduardo dirige-se para a Clínica, com Cátia até que chegam à Clínica.Natércia exibe toda a sua saúde a Marta que fica estupefacta com a exuberância física e mental da sua nova amiga. Natércia conversa com Marta acerca dos homens, em geral e dos maridos em particular.

Enquanto isso, Cristina, tendo sido despedida pelo Professor, prepara-se para abandonar a Clínica.

J. Eduardo analisa o relatório passado pelo médico de Natércia e conclui que não há motivos que justifiquem o internamento.

Carlos, Guida e Mário aparecem nos escritórios de Jorge, excitados com a notícia do aparecimento de J. Eduardo.

Rui e Hermínio dirigem-se a casa de Jorge. Hermínio tenta resolver a quezília entre Rui e Patrícia.

Na roulotte de Laidinha, Gonçalo come um caldo. Joaninha pára o automóvel e conversa à pressa com Laidinha sobre a decisão de Bruno e Filipe. As duas resolvem unir esforços para ajudar os irmãos.

Patrícia diz ao Padre Hermínio que vai deixar de colaborar com ele para evitar um encontro indesejável com Rui. Rui e Patrícia parecem irremediavelmente separados. Hermínio tenta moderar.

Carlos e Guida perguntam a Jorge se podem visitar Marta. Carlos evita a visita diz que não pode porque tem "aula" na Faculdade. No entanto, os sócios da Editora conseguem mudar o rumo da conversa de modo a pedir ajuda a Jorge por causa da situação financeira da Editora. Manuela intromete-se na conversa, aparentemente para ajudar Guida.

Mário e Guida combinam com Jorge uma visita a Marta.

Hermínio continua a tentar resolver o conflito entre Patrícia e Rui, mas acaba por desistir e combina com Patrícia uma visita a Marta.Marta conversa com Natércia sobre a vida dela. José Eduardo aparece e Marta quer falar com ele.

Cristina desabafa com o Dr. Figueiredo acerca da atitude intempestiva de José Eduardo.José Eduardo tenta conversar com Marta, mas a presença de Natércia intimida-os.

Bruno e Filipe fazem planos para sair largar a vida que os desgraçou.

José Eduardo continua a tratar de Marta. Kátia tenta entender a natureza da antiga relação entre os dois.

Jorge leva Guida e Mário para Óbidos. Pelo caminho vão falando de José Eduardo.

Patrícia e Hermínio dirigem-se de mota para a Clínica.

Jorge, Guida e Mário chegam à Clínica. Mário chora, emocionado com o reencontro. Patrícia e Hermínio também chegam à Clínica. EPISÓDIO 13 Carlos telefona a Sílvia, aluna da faculdade, para marcar um encontro.

Na Clínica, o reencontro entre os velhos amigos continua a surpreender e a emocionar, sobretudo Mário e Hermínio. O Padre propõe um jantar para comemorar o reencontro com J. Eduardo.

Joaninha convida Bruno e Filipe para a acompanharem à faculdade a fim de falar com eles para avaliar a melhor forma de os ajudar.

No atelier, Micá e Maria pintam. Eugénio entra e conversam um pouco acerca dos problemas de Bruno e Filipe. Eugénio admira o talento das meninas e aconselha-as a fugir, enquanto é cedo. O ambiente do atelier, segundo o Mestre não é nada edificante.

Jorge e Patrícia entram no quarto de Marta. A cumplicidade, entretanto gerada entre Natércia e Marta perturba Jorge. A conversa entre Marta e Natércia também confunde Jorge.

Marta e Jorge comentam o aparecimento de José Eduardo e as reacções dos amigos.

Na faculdade, no final de mais uma aula, Joaninha pede desculpa a Rui, pela atitude menos correcta que teve na aula anterior.

Marta continua a receber as visitas dos amigos. Natércia intromete-se sempre espirituosa, nem sempre oportuna.

Bruno e Filipe esperam por Joaninha na cantina da faculdade. Bruno fica embeiçado por Sílvia. Joaninha vai ter com Bruno e Filipe.Entretanto, na moradia em Lisboa, Luciana entra no quarto de Jorge.Sorrateira, Bina chama Luciana que se assusta e sai do quarto.Marta fala de José Eduardo e da propriedade com Hermínio, enquanto Mário e Guida conversam com José Eduardo, recordando velhos tempos. José Eduardo põe-se a par dos últimos acontecimentos em relação aos velhos amigos. Muitos anos passaram desde que José Eduardo foi aprisionado no navio e enviado para a Guerra de África. Desde então nunca mais houve contacto entre o grupo de amigos da juventude. Mais unidos não podiam Ter sido, mas a suspeita de traição contém os ânimos de José Eduardo. Não lhe sai da cabeça que um dos amigos foi o responsável pela denúncia. Um dos seus grandes amigos cujo lema era, à época um por todos, todos por um, denunciou o plano de fuga de José Eduardo. Resta saber qual deles... terá sido Mário? Jorge? Carlos? Marta? Ou mesmo Guida? EPISÓDIO 14 Na faculdade, Sílvia mete-se com Rui, tentando seduzir o Professor, por puro capricho... Bruno e Filipe escutam a conversa, dado o interesse que Sílvia desencadeia em ambos. No regresso a Lisboa, Jorge deambula com Guida pelas estradas da zona de Óbidos. Fátima cozinha o jantar e fala com Amália sobre a história da propriedade e também sobre Francisco, o D. Juan das Caldas. Na verdade, Fátima está preocupada com a paixoneta que Amália, sua afilhada, sente pelo colega de escola. Na Clínica, José Eduardo continua à conversa com Mário e confessa-lhe que casara. Não chega a dizer com quem visto que o professor tem que acudir à desilusão de Cristina, provocada pelo despedimento, ordenado por José Eduardo . Jorge queixa-se a Guida da vida que tem levado com Marta e dirige o automóvel para mais uma visita dissimulada à propriedade de José Eduardo. A obsessão de Jorge pela Quinta de José Eduardo começa a ser estranha. Quando se aproxima da entrada da propriedade, Amália avista o carro de Jorge. O mesmo carro que estivera lá dias antes. Na Clínica, Cristina, desfeita em lágrimas, desabafa com Fábia sobre a injustiça do despedimento. Afinal Cristina só tinha tentado resolver da melhor forma uma situação insólita. José Eduardo acaba por se desculpar e reconsidera a decisão do despedimento de Cristina.

Visivelmente perturbado, José Eduardo pede a Cristina para ficar na Clínica.

Após ter resolvido a situação de Cristina, José Eduardo despede-se de Hermínio e de Patrícia.

Em Lisboa, junto ao Hospital, Toni toma a roulotte de Laidinha de assalto.

Laidinha grita histérica. Bruno, Filipe, Joaninha e também Victor e Sales acodem. Depois do susto, Laidinha leva a roulotte para casa.

Mário dirige-se à loja de Óbidos no intuito de tentar convencer o casal que tem tomado conta da loja a continuar com o negócio.

Aproveitando a ida a Óbidos, Mário passeia recordando velhos tempos.

De regresso a Lisboa, Mário, ainda conversa com Ascenção sobre o carácter de José Eduardo.

Sílvia, aluna da faculdade, insinua-se em casa de Carlos e fala-lhe em assédio sexual. Carlos engasga-se.

EPISÓDIO 11 Laidinha descarrega todas as suas mágoas numa conversa com o irmão, espécie de balanço da vida da pequena família. Filipe acaba por reconhecer que tem sido um péssimo irmão. E que, provavelmente, Quim, o antigo namorado de Laidinha é capaz de a ter abandonado por causa dele.

Mário visita a moradia de Jorge para falar com Luciana. Mário pretende saber se mais alguém, para além de Patrícia, teve conhecimento do encontro entre Mário e Marta, imediatamente antes da tentativa de suicídio. Luciana garante que mais ninguém sabe... a não ser Bina... que não é flor que se cheire.

Na Clínica, Natércia mostra-se muito cansada, exagerando sempre que se encontra alguma enfermeira por perto. A relação entre Natércia e Marta vai-se tornando mais próxima, cada vez mais íntima, dado o carácter amistoso e solidário de Natércia.

Patrícia conta a Rui o que se passou no Repouso do Guerreiro. Rui tenta acalmar Patrícia, depois da discussão entre José Eduardo, Jorge e a filha. Rui e Patrícia reconciliam-se. Rui sai para arranjar um chá a Patrícia no café mais perto. Patrícia liga o PC de Rui e descobre uma mensagem comprometedora enviada por uma aluna. Patrícia abandona o apartamento de Rui, completamente transtornada.

Jorge e J. Eduardo entendem por bem esquecer os últimos dias e os acontecimentos trágicos que marcaram o reencontro e decidem jantar juntos.

Rui chega do café com o chá e procura Patrícia no apartamento. Em vão, Patrícia já tinha abandonado o apartamento.

J. Eduardo e Jorge acabam de jantar e recordam, mais uma vez, os velhos tempos. O clima é de reconciliação.

No dia seguinte, na propriedade de José Eduardo, Fátima, Amália e Kátia comentam a situação do dia anterior.

Nostálgico, José Eduardo medita na estrebaria, junto dos cavalos, recordando uma discussão entre Marta e Jorge, passada há muitos anos atrás.

Fátima encontra J. Eduardo e falam do murro que o Professor desferiu na cara de Jorge. Lemos chega para convidar J. E. para jogar mais uma partida de golfe. José Eduardo aceita o convite e os amigos dos longos passeios pelo campo dão umas tacadas.

Na clínica, Marta e Natércia solidificam uma relação de cumplicidade, conversando sobre o motivo da estada de cada uma delas no Repouso dos Guerreiros.

Natércia aventa uma hipótese acerca da razão da convalescência de Marta. Uma infelicidade resultante do casamento... Marta não responde, mas acredita na intuição da sua nova amiga. EPISÓDIO 12 Jorge conta a Manuela as sacanices que fez a J. Eduardo.

Na Quinta de Óbidos, Fátima conversa com Amália sobre os murros entre J. Eduardo e Jorge.

O carro de J. Eduardo dirige-se para a Clínica, com Cátia até que chegam à Clínica.Natércia exibe toda a sua saúde a Marta que fica estupefacta com a exuberância física e mental da sua nova amiga. Natércia conversa com Marta acerca dos homens, em geral e dos maridos em particular.

Enquanto isso, Cristina, tendo sido despedida pelo Professor, prepara-se para abandonar a Clínica.

J. Eduardo analisa o relatório passado pelo médico de Natércia e conclui que não há motivos que justifiquem o internamento.

Carlos, Guida e Mário aparecem nos escritórios de Jorge, excitados com a notícia do aparecimento de J. Eduardo.

Rui e Hermínio dirigem-se a casa de Jorge. Hermínio tenta resolver a quezília entre Rui e Patrícia.

Na roulotte de Laidinha, Gonçalo come um caldo. Joaninha pára o automóvel e conversa à pressa com Laidinha sobre a decisão de Bruno e Filipe. As duas resolvem unir esforços para ajudar os irmãos.

Patrícia diz ao Padre Hermínio que vai deixar de colaborar com ele para evitar um encontro indesejável com Rui. Rui e Patrícia parecem irremediavelmente separados. Hermínio tenta moderar.

Carlos e Guida perguntam a Jorge se podem visitar Marta. Carlos evita a visita diz que não pode porque tem "aula" na Faculdade. No entanto, os sócios da Editora conseguem mudar o rumo da conversa de modo a pedir ajuda a Jorge por causa da situação financeira da Editora. Manuela intromete-se na conversa, aparentemente para ajudar Guida.

Mário e Guida combinam com Jorge uma visita a Marta.

Hermínio continua a tentar resolver o conflito entre Patrícia e Rui, mas acaba por desistir e combina com Patrícia uma visita a Marta.Marta conversa com Natércia sobre a vida dela. José Eduardo aparece e Marta quer falar com ele.

Cristina desabafa com o Dr. Figueiredo acerca da atitude intempestiva de José Eduardo.José Eduardo tenta conversar com Marta, mas a presença de Natércia intimida-os.

Bruno e Filipe fazem planos para sair largar a vida que os desgraçou.

José Eduardo continua a tratar de Marta. Kátia tenta entender a natureza da antiga relação entre os dois.

Jorge leva Guida e Mário para Óbidos. Pelo caminho vão falando de José Eduardo.

Patrícia e Hermínio dirigem-se de mota para a Clínica.

Jorge, Guida e Mário chegam à Clínica. Mário chora, emocionado com o reencontro. Patrícia e Hermínio também chegam à Clínica. EPISÓDIO 13 Carlos telefona a Sílvia, aluna da faculdade, para marcar um encontro.

Na Clínica, o reencontro entre os velhos amigos continua a surpreender e a emocionar, sobretudo Mário e Hermínio. O Padre propõe um jantar para comemorar o reencontro com J. Eduardo.

Joaninha convida Bruno e Filipe para a acompanharem à faculdade a fim de falar com eles para avaliar a melhor forma de os ajudar.

No atelier, Micá e Maria pintam. Eugénio entra e conversam um pouco acerca dos problemas de Bruno e Filipe. Eugénio admira o talento das meninas e aconselha-as a fugir, enquanto é cedo. O ambiente do atelier, segundo o Mestre não é nada edificante.

Jorge e Patrícia entram no quarto de Marta. A cumplicidade, entretanto gerada entre Natércia e Marta perturba Jorge. A conversa entre Marta e Natércia também confunde Jorge.

Marta e Jorge comentam o aparecimento de José Eduardo e as reacções dos amigos.

Na faculdade, no final de mais uma aula, Joaninha pede desculpa a Rui, pela atitude menos correcta que teve na aula anterior.

Marta continua a receber as visitas dos amigos. Natércia intromete-se sempre espirituosa, nem sempre oportuna.

Bruno e Filipe esperam por Joaninha na cantina da faculdade. Bruno fica embeiçado por Sílvia. Joaninha vai ter com Bruno e Filipe.Entretanto, na moradia em Lisboa, Luciana entra no quarto de Jorge.Sorrateira, Bina chama Luciana que se assusta e sai do quarto.Marta fala de José Eduardo e da propriedade com Hermínio, enquanto Mário e Guida conversam com José Eduardo, recordando velhos tempos. José Eduardo põe-se a par dos últimos acontecimentos em relação aos velhos amigos. Muitos anos passaram desde que José Eduardo foi aprisionado no navio e enviado para a Guerra de África. Desde então nunca mais houve contacto entre o grupo de amigos da juventude. Mais unidos não podiam Ter sido, mas a suspeita de traição contém os ânimos de José Eduardo. Não lhe sai da cabeça que um dos amigos foi o responsável pela denúncia. Um dos seus grandes amigos cujo lema era, à época um por todos, todos por um, denunciou o plano de fuga de José Eduardo. Resta saber qual deles... terá sido Mário? Jorge? Carlos? Marta? Ou mesmo Guida? EPISÓDIO 14 Na faculdade, Sílvia mete-se com Rui, tentando seduzir o Professor, por puro capricho... Bruno e Filipe escutam a conversa, dado o interesse que Sílvia desencadeia em ambos. No regresso a Lisboa, Jorge deambula com Guida pelas estradas da zona de Óbidos. Fátima cozinha o jantar e fala com Amália sobre a história da propriedade e também sobre Francisco, o D. Juan das Caldas. Na verdade, Fátima está preocupada com a paixoneta que Amália, sua afilhada, sente pelo colega de escola. Na Clínica, José Eduardo continua à conversa com Mário e confessa-lhe que casara. Não chega a dizer com quem visto que o professor tem que acudir à desilusão de Cristina, provocada pelo despedimento, ordenado por José Eduardo . Jorge queixa-se a Guida da vida que tem levado com Marta e dirige o automóvel para mais uma visita dissimulada à propriedade de José Eduardo. A obsessão de Jorge pela Quinta de José Eduardo começa a ser estranha. Quando se aproxima da entrada da propriedade, Amália avista o carro de Jorge. O mesmo carro que estivera lá dias antes. Na Clínica, Cristina, desfeita em lágrimas, desabafa com Fábia sobre a injustiça do despedimento. Afinal Cristina só tinha tentado resolver da melhor forma uma situação insólita. José Eduardo acaba por se desculpar e reconsidera a decisão do despedimento de Cristina.

Visivelmente perturbado, José Eduardo pede a Cristina para ficar na Clínica.

Após ter resolvido a situação de Cristina, José Eduardo despede-se de Hermínio e de Patrícia.

Em Lisboa, junto ao Hospital, Toni toma a roulotte de Laidinha de assalto.

Laidinha grita histérica. Bruno, Filipe, Joaninha e também Victor e Sales acodem. Depois do susto, Laidinha leva a roulotte para casa.

Mário dirige-se à loja de Óbidos no intuito de tentar convencer o casal que tem tomado conta da loja a continuar com o negócio.

Aproveitando a ida a Óbidos, Mário passeia recordando velhos tempos.

De regresso a Lisboa, Mário, ainda conversa com Ascenção sobre o carácter de José Eduardo.

Sílvia, aluna da faculdade, insinua-se em casa de Carlos e fala-lhe em assédio sexual. Carlos engasga-se.

marcar artigo