Rede Globo à conquista da América

12-01-2001
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Rede brasileira arranca com produção em castelhano para o mercado norte-americano

Rede Globo à Conquista da América

Por MÁRIO NEGREIROS, no Rio de Janeiro

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2001 Vale Tudo, uma telenovela já vista em Portugal, mas cuja versão em castelhano está a começar a ser produzida, pode ficar na história da televisão. É com ela que a Rede Globo está a dar os primeiros passos para a conquista do mercado norte-americano. Pode ser o início da globalização da Globo. A TV Globo vai falar em castelhano para conquistar a América. A telenovela Vale Tudo será a primeira produção da Globo voltada, desde a sua concepção, para o mercado externo. O alvo principal é a comunidade hispânica norte-americana, e a emissora brasileira associou-se à norte-americana Telemundo para levar, de costa a costa, a trama de Vale Tudo, em castelhano, aos Estados Unidos. O director de vendas internacionais da TV Globo, Carlos Alberto Simonetti, explicou ao PÚBLICO que um dos objectivos estratégicos da emissora é aumentar o peso relativo das vendas para o exterior que, embora abranjam 120 países, representam apenas cinco por cento da facturação da Globo. A grande mudança apresentada pela Vale Tudo em castelhano é o facto de não se tratar de um produto desenvolvido para o público brasileiro e revendido para o mercado externo, como acontecia até agora, mas sim de um produto concebido, desde a sua origem, para exportação. A versão original desta telenovela foi exibida pela Globo em 1988. A direcção artística da nova Vale Tudo ficará a cargo do realizador Herval Rossano, que ainda está a escolher o elenco, constituído todo ele por actores de língua castelhana. Carlos Alberto Simonetti diz que a telenovela será adaptada para a realidade hispânica e que o cunho brasileiro se limitará ao esmero do acabamento - coisa em que as telenovelas mexicanas, ricas em lágrimas e em maquilhagem, não são lá muito famosas. Vale Tudo em castelhano não será a primeira produção da Globo a entrar nos Estados Unidos, mas as anteriores tinham sido vendidas a emissoras locais e estavam longe de poder alcançar os 23 milhões de telespectadores potenciais de origem hispânica que vivem no país. A Telemundo, sócia da Globo no empreendimento, cobre 90 por cento do território norte-americano, é associada da Sony e da Columbia e passa a ser, portanto, uma parceira preciosa da rede brasileira. As ambições globais não se esgotam, porém, no mercado norte-americano. A intenção é vender Vale Tudo em castelhano também para países latino-americanos e, se houver interesse, para a Espanha. E, se der certo, esse será apenas o primeiro de uma série de projectos voltados, desde a sua origem, para o mercado externo: é a globalização da Globo. OUTROS TÍTULOS EM MEDIA Rede Globo à conquista da América

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