EXPRESSO online

20-03-2002
marcar artigo

20 MARÇO 2002 6:11 15 MARÇO

A Cruz de Ferro Tendo em conta que os dois foram dirigentes estudantis aguerridos, havia o risco de o debate se transformar num combate ou, pior ainda, numa RGA (Reunião Geral de Alunos) em que todos ralham e ninguém se entende. Afinal, Durão Barroso tem aquela voz estridente, uma tendência natural para a gritaria e, não raro, para a agressão verbal, enquanto Ferro Rodrigues precisava de demonstrar que a simplicidade da pose e a mansidão do discurso não significam timidez em excesso ou que o adversário o atemorize. Estavam reunidas, portanto, as condições psicológicas para um autêntico charivari. Mas nem o líder do PSD se excedeu em agressividade nem o secretário geral do PS foi a «mosca morta» que alguns esperariam. E a autoridade serena de Rodrigo Guedes de Carvalho, bem como a segurança da argumentação de José Gomes Ferreira e a agilidade de Ricardo Costa ajudaram a fazer do debate um programa de televisão agradável e bem mais esclarecedor do que se poderia esperar. Estavam reunidas, portanto, as condições psicológicas para um autêntico charivari. Mas nem o líder do PSD se excedeu em agressividade nem o secretário geral do PS foi a «mosca morta» que alguns esperariam. E a autoridade serena de Rodrigo Guedes de Carvalho, bem como a segurança da argumentação de José Gomes Ferreira e a agilidade de Ricardo Costa ajudaram a fazer do debate um programa de televisão agradável e bem mais esclarecedor do que se poderia esperar. Não trouxe novidades, é certo, visto que já eram conhecidas as principais propostas que os dois líderes ali apresentaram. Mas permitiu avaliar a firmeza, a consistência e a convicção com que cada um deles as defende. E se não fosse a pesada cruz que carrega - a herança do guterrismo - Ferro Rodrigues poderia ter ganho. Em todas as questões económicas e na área da segurança social, que ocuparam uma grande parte do tempo, o líder do PS mostrou que conhece os problemas por dentro e tem uma opinião própria sobre eles. Não se limita a reproduzir um discurso postiço e colado à pressa como parece ser o de Durão Barroso - por mais injusta que seja esta ideia e apesar dos esforços evidentes do líder do PSD para fazer passar a imagem contrária. Não trouxe novidades, é certo, visto que já eram conhecidas as principais propostas que os dois líderes ali apresentaram. Mas permitiu avaliar a firmeza, a consistência e a convicção com que cada um deles as defende. E se não fosse a pesada cruz que carrega - a herança do guterrismo - Ferro Rodrigues poderia ter ganho. Em todas as questões económicas e na área da segurança social, que ocuparam uma grande parte do tempo, o líder do PS mostrou que conhece os problemas por dentro e tem uma opinião própria sobre eles. Não se limita a reproduzir um discurso postiço e colado à pressa como parece ser o de Durão Barroso - por mais injusta que seja esta ideia e apesar dos esforços evidentes do líder do PSD para fazer passar a imagem contrária. É, aliás, um caso estranho o de Durão: mesmo dizendo coisas acertadas e provavelmente sentidas dá a ideia de estar a dizê - las não exactamente porque as pensa, mas somente porque lhe parecem as mais convenientes, como aconteceu, por exemplo, no caso da vacinação da meninginte. É esse aparente artificialismo do discurso, aliado a uma pose demasiado formal, que remete para a demagogia e dificulta a passagem de «corrente» referida pela generalidade das sondagens. Para haver confiança tem de haver autenticidade. E é essa autenticidade que falta, ou parece faltar, à imagem que Durão Barroso projecta na sua relação com os eleitores. É, aliás, um caso estranho o de Durão: mesmo dizendo coisas acertadas e provavelmente sentidas dá a ideia de estar a dizê - las não exactamente porque as pensa, mas somente porque lhe parecem as mais convenientes, como aconteceu, por exemplo, no caso da vacinação da meninginte. É esse aparente artificialismo do discurso, aliado a uma pose demasiado formal, que remete para a demagogia e dificulta a passagem de «corrente» referida pela generalidade das sondagens. Para haver confiança tem de haver autenticidade. E é essa autenticidade que falta, ou parece faltar, à imagem que Durão Barroso projecta na sua relação com os eleitores. Mesmo assim, se houve um vencedor no debate foi o líder do PSD. A onda é de mudança, já se sabe, e Ferro precisava de ter arrasado para poder cantar vitória. Não o fez. Economia à parte, Durão esteve melhor na discussão sobre Educação, Saúde, Forças Armadas, assim como nesse tema fácil - apesar do trunfo Leonor Beleza tirado por Ferro da cartola - que é a denúncia dos «boys» e da partidarização do aparelho do Estado. E se o facto de repetir a palavra «confiança» até à exaustão não é garantia de ter recolhido mais confiança dos eleitores, bastou-lhe não ter permitido que Ferro se libertasse da sua cruz para manter em alta as expectativas eleitorais do PSD. Mesmo assim, se houve um vencedor no debate foi o líder do PSD. A onda é de mudança, já se sabe, e Ferro precisava de ter arrasado para poder cantar vitória. Não o fez. Economia à parte, Durão esteve melhor na discussão sobre Educação, Saúde, Forças Armadas, assim como nesse tema fácil - apesar do trunfo Leonor Beleza tirado por Ferro da cartola - que é a denúncia dos «boys» e da partidarização do aparelho do Estado. E se o facto de repetir a palavra «confiança» até à exaustão não é garantia de ter recolhido mais confiança dos eleitores, bastou-lhe não ter permitido que Ferro se libertasse da sua cruz para manter em alta as expectativas eleitorais do PSD. 27 Fevereiro 2002

enviar imprimir comentar [56]

Comentários

1 a 20 de 56 Amenofis 02:14 14 Março 2002 debates e leituras.....

Será que depois do segundo debate ainda mantem a mesma opinião? Ao falar com algumas pessoas fico com a sensação de que Durão Barroso se enterra a cada dia que passa e de cada vez que abre a boca e grita...

Pelos vistos o PSD tinha razão ao quere as eleições em 10 de Março....assim......... carlosribeiro 00:43 13 Março 2002 parece impossível

De facto é preciso muita ginástica para dizer que o Ferro Rodrigues perdeu o debate da SIC e, já gora o da RTP que foi hoje há noite. O colonista tem de fazer um trabalho sobrehumano para ser imparcial. Começou bem, mas depois não resistiu. santosjose 18:21 11 Março 2002 PSD não merece

O PSD não merece ganhar as eleições:

- Durão um dia diz uma coisa outro dia diz outra

- Se o PS foi mau porque não aumentou a gasolina, ...

- O PSD será pior, porque quer enviar para o desemprego muitos funcionários

públicos, para piorar: o ensino; a investigação; os hospitais; os serviços

das

finanças; etc

Elefantes brancos houve e grandes:

- Não quero mais Centros Culturais de Belém

- Não quero mais Europarques

- Não quero auto-estradas de betão e da CREL a rachar e a cair aos bocados,

Para pior já basta assim.

Mudar, mudar ... , mas mudar para quê? Para pior?

- Não obrigado.

aristótoles 23:43 7 Março 2002 Telegenia

Vivemos numa civilização da imagem,e talvez por isso tudo tenda a ser avaliado em função da aparência.A avaliação dos políticos não foge à regra: "Esteve melhor", "foi mais convincente, autêntico", etc. Neste quadro da política converte-se em mero espectáculo. A questão é que numas eleições, as escolhas dos eleitores não se reduzem ao desempenho televisivo dos lideres dos diferentes partidos.Os eleitores não deixam de ter em conta as trajectórias dos partidos, o percurso pessoal dos seus dirigentes. Avaliar os prós e os contra das mudanças. É uma completa falta de senso reduzir tudo ao pequeno ecran, no fundo ao domínio da comunicação social. Uma ilusão que os jornalistas gostam de alimentar, veja-se o caso deste articulista. Aristóteles. Obra recomendada: Poética. zecarlos 21:38 1 Março 2002 Como educador

Não posso estar de acordo com o autor do artigo quando diz que Durão Barroso esteve melhor em educação. Não estou propriamente de acordo com a reforma na educação que está a ser introduzida. No entanto Durão Barroso não avançou com uma ideia concreta em educação. Limitou-se a fazer um diagnóstico mais ou menos correcto do estado da educação. Mas, o que é que ele pensa fazer ?? Quem souber responda. AnaZoria 21:28 28 Fevereiro 2002 Fernando madrina/Debate/Mitos

Pois nota-se que os meninos anteriores sao meninos. O que o Sr. Madrinha diz tem um impacto enorme. Jornais podem fazer partidos politicos ganhar ou perder eleicoes. Debates sao exercicios balofos importados dos Estados Unilaterais da America. O debate de eleicoes centrado em personalidades politicas nao faz sentido para alem das fronteiras do marketing. Ora vamos la a ver. Se o PS ganhar as eleicoes, apesar do feiticeiro Madrinha falar da mudanca garantida, posicao arrogante que desrespeita a nocao de democraticidade daa eleicoes continuaremos a ter a possibilidade de manter os servicos publicos. se o PSD ganhar teremos o que os governos Cavaquinhos queriam introduzir no seu tempo: escolas, privadas, hospitais privados, enfim, regime de apartheid nas escolas, nos hospitais e na habitacao (a menter-se). A ideia de transparencia nos servicos publicos, eficiencia a la privados, eficacia na utilizacao dos impostos e a maior mudanca que sera introduzida e o maior assalto aos direitos sociais desde a consolidacao da democracia em Portugal. O que a eleicao do PSD significa e que cada um podera escolher o hospital/escola que prefere. mas como nao existem lugares para todos, a maioria dos cidadaos ficam a perder. Gente como o Francisco Louca e gente que nao tenha a imagem gasta dentro do PS deverao assim desmistificar todo o discurso que o PSD tem de eficacia, justica fiscal, transparencia, prestar contas e restante vomito eleitoral para atirar poeira para os olhos do povo.

Se o PSD ganha as eleicoes, pouco provavel, a questao especifica se o aborto deve ser legalizado ou nao e apenas uma das questoes que afectarao os Portugueses. Por isso Sr. Louca, voce e um homem inteligente, e senhores nos bastidores do PS

DESMISTIFIQUEM O DISCURSO, SEM MEDO, NAO SE DEIXEM LEVAR PELA QUE A IMPRENSA FAZ CRER. O PSD NAO VAI GANHAR AS ELEICOES.

amarques 19:24 28 Fevereiro 2002 o povo vota os analistas decedem quem ganha

segundo os resultados das eleicoes autarquicas o ps teve mais votos que o psd ganhou , mas nao os senhores eluminados a quem pagam para fazer de opiniao do povo , disseram que nao , por isso o ps perdeu.

no debate o povo deu a vitoria ao dr ferro rodrigues com 60 por cento, mas nao o sr madrinha diz que quem ganhou foi o dr durao pronto se calhar e melhor deixar de haver eleicoes e o primeiro ministro e nomeado pelos analistas

TENHAM VERGONHA ramos18 16:07 28 Fevereiro 2002 O DEBATE NA SIC ENTRE FERRO E DURÃO

ZECA CHAPARRO - Concordo com o seu comentário aponta-nos pontos importantes,verdades a ter conta.

--------------------------------

Fernando Madrinha "...Mesmo assim,se houve um vencedor no debate, esse foi o líder do PSD" Ó Madrinha essa afirmação está um pouco em contradição com o que disse.Embora a seguir tente justificar essa afirmação.

---------------------------------

A minha opinião sobre o debate é que Durão continua a mostrar que é um líder "frouxo" e se algum deles se pode parecer mais com Guterres é Durão e não Ferro porque mostrou competência,clareza na exposição,firmeza e determinação. Falava pela sua própria cabeça,enquanto que Durão apenas se precocupou com uma imagem de "marketing" para saloios,e que lhe foi imposta pelos seus assessores: os sorrizinhos, uma ridícula autoconfiança(tipo vaidade bacoca) e nada de argumentos ou propostas sérias tudo "promessas" de que nós estamos fartos.Um autêntico demagogo! Incapaz de discutir sériamente qualquer problema e mudando de assunto logo sem rebater os argumentos do adversário.Ferro dava a sensação de estar bem assente no chão,argumentando com força e Durão parecia perder logo o pé, refugiando-se em frases ocas.

Ferro,sem abdicar de ter sido mimistro de Guterres, deveria ter ido mais além e dizer claramente,com toda a firmeza e convicção que o seu estilo de governação nada,mas mesmo nada terá a ver com o de Guterres que procurava consensos em vez de decisões,que adiava em vez de agir e que deixou muitos "boys" actuarem apesar de ter dito aquela célebre frase"no jobs for the boys". Evidentemente que nessa altura se referia à grande "boyada" que se encheu à custa de Cavaco e que o fez entrar no célebre "tabú". Esses foram os mesmos que fizeram com que Guterres agora abandonasse o Governo,embora de uma forma mais educada,civilizada e democrática.

Ferro deveria ter dito mais verdades ainda e garantir que com ele não haverá "boyada" de partido nenhum,mas que só escolherá as pessoas pela sua competência e pela sua capacidade de trabalho .

Ferro foi o vencedor,mas deveria ter ido mais além. Durão foi um demagogo,inseguro e agarrado a uma imagem que lhe tentam impôr e se sente muito pouco avontade Desidério 15:40 28 Fevereiro 2002 Cartacho 96

Ahhhh Vitor Mango... "dizer que gosta de um bom Tinto para desmistificar o cargo"... Cartacho 96? Vale de Soure 14:34 28 Fevereiro 2002 Caro Mango

Pedro de Almeida? Lançamento do peso não foi?

É caso para dizer como o outro: então era você!

Mas você ainda competiu como senior, ou não?

Quer dizer que o Mango (Almeida?) é do tempo do Matos Fernandes, do Benfica, com quem trabalhei na mesma empresa, antes de ele ir para Angola (embora ele fosse muito mais velho do que eu). Vitor Mango 12:11 28 Fevereiro 2002 caro Vale de Soure 11:37

Não sabia que os dois eram do Sporting .

O estadio do Sporting foi inaugurado por um puto chamado PEDRO de ALMEIDA.

Bati quando puto uns recordes nacionais em lançamento ( que não digo para não me atirarem tomates ...e ficarem a saber demais .

Vale de Soure 11:37 28 Fevereiro 2002 Caro Mango

Que é isso de meter a Briosa nisto?

Sempre fui da Académica! FRA!!!

P.S. - Além disso, eles são os dois do Sporting ... Vitor Mango 11:20 28 Fevereiro 2002 caro amigo Kostas Kalimera 10:22 -Publicidade e paineis

Paineis - cartazes

É de pasmar a pasmaceira de cartazes e a falta de imaginação( salvo o copiar ) dos actuais politicos ;

As melhores mensagens até hoje FORAM DUAS

---------------------------------

Soares é fixe !

A outra foi a mensagem de uma foto Parismatch com uma peixeira apertando as buchechas ao Buchechas .

Pegaram !

----------------------------------

Os votos estão no CENTRO

Não carne não peixe e onde reina o HUMOR - a malta que olha com uma aguçada critica as bocas dos que estão no palco .

----------------------------

A malta que já é PS e PSD convicta não conta ! Conta votando

Mas não ganha - é curto !

----------------------------------

Qual a formula para conquistar votos nos indecisos .

Não sei !

Mas posso tentar

--------------------------------

Postura de estado

Humildade reconhecendo erros

Determinação !

Sorriso bem estudado em video

Espalhar AMOR falando para a mulherada ( com muitas criancinhas pelo meio )

Não ser agressivo mesmo que lhe apeteça partir as trombas ao primeiro jornalista que o provoque com perguntas .

---------------------------------

Em OFF

Comer de boca fechada

Não dizer Porra - Karago

Não meter guardanapo no colarinho

Não palitar os dentes

Não arrotar

Engraixar os sapatos

Meter gravata de côr neutra

Dizer que sempre foi da Academica de Coimbra .

Dizer que nunca vai fazer abortos (sendo macho claro )

Dizer que gosta de pataniscas de bacalhau e de um bom Tinto

Para desmistificar o cargo

Zenproactive 11:09 28 Fevereiro 2002 Errar é humano

Sr. Madrinha, porquê esse artigo?

O de bate tem um vecendor inequívoco:

Resultados 2002/02/27

Quem venceu o frente a frente da SIC?

1 D.Barroso 39,03%

2 F.Rodrigues 60,97%

Total de Votos 45667

in http://informacao.siconline.pt/SIC_Homepage/

Portanto, eu desculpo-o, errar é humano

Atento 10:40 28 Fevereiro 2002 Rapaziada rosa em pânico...

A rapaziada rosa está aflita.

Começam a ver o fim dos seus 6 anos de farra e fartote. Primeiro foram as autárquicas, agora começam a sentir-se ameaçados pela possibilidade concreta de verem o Durão como primeiro ministro. As ideias do Durão assustam muito boa gente, mas não é de certeza com a rapaziada rosa que nos conduziu a uma crise sem precedentes que vamos sair deste buraco. Seria tomar um remédio que é claramente tóxico! Só se os portugueses fossem masoquistas é que iriam dar a vitória à rapaziada rosa. Kostas Kalimera 10:22 28 Fevereiro 2002 Cerveja

Os cartazes que ornamento os palcos para a intervenção do Durão fazem lembrar uns outros de publicidade a uma conhecida marca de cervejas!

Talvez até nem seja apenas coincidência! A.Portugal 08:46 28 Fevereiro 2002 Falta de respeito

Ao citar um nome em concreto, o de Leonor Beleza, Ferro Rodrigues deixou vir à tona exactamente aquilo que o caracteriza: é pouco elegante e demonstra falta de respeito para com os outros quando se vê em dificuldades.

Como bem esclareceu Arménio Santos, Leonor Beleza é funcionária do Estado há muitos anos. Os que não eram funcionários do Estado são os cerca de 100 000 novos funcionários admitidos pelos governos PS e sobretudo nos ministérios de Ferro. Aquele argumento de concurso para chefes de divisão é uma mentira pura. Primeiro porque nomearam sistemáticamente chefes de divisão em regime de substituição antes dos concursos e depois na selecção um dos critérios fundamentais era "já ter experiência do cargo". Logo os nomeados politicamente em substituição foram sistematicamente os vencedores. Depois fugiram aos concursos criando os famosos institutos onde as escolhas passaram a ser directamente boys porque não lhes é aplicado o regime da função pública.

Nestas matérias de dar a volta e fugir à legislação defacto os socialistas dão lições...

O ministro Sousa Franco, que achava que estávamos ricos por termos muitos telemóveis, até disse um dia: as opiniões do Tribunal de Contas nem sempre são correctas ou não são para seguir...ou coisa parecida. É este o espírito de Ferro e por isso ficou furibundo ao ser demonstrado que desrespeitaram a lei realizando despesas sem dotação orçamental prévia...e isso é defacto crime. Albatroz 08:18 28 Fevereiro 2002 Desastre à vista

Durão Barroso não tem estatura intelectual para ser Primeiro-Ministro, Ferro Rodrigues não tem equipa, e o PS não tem qualquer credibilidade. O sistema não presta e os políticos não prestam. É preciso negar a legitimidade a este bando de farsantes. Pela primeira vez vou abster-me. Conscientemente, de forma cívica, para contribuir para o derrube desta oligarquia miserável. Kllux 03:34 28 Fevereiro 2002 BdSantos 20:12 27 Fevereiro 2002 ...

HA ha ha ha ha ah a a a....

Zeca Chaparro 03:02 28 Fevereiro 2002 Caro F.Madrinha não posso concordar com a sua análise de que D.Barroso ganhou o debate. Não deixa qualquer margem para dúvidas que D.Barroso é um clone do engenheiro guterres no PSD, pelo contrário acredito que F.Rodrigues, mesmo com a pesada cruz do guterrismo tem mais condições para ser o homem que tire o país do pântano.

Não Podemos ser facciosos,as ondas de mudança por vezes são ilusórias, como foi a do Eng. Guterres. Ficou claro que D.Barroso não se encontra preparado para lidar com os dossiers económicos essenciais para tirar o país da crise. Além do mais não me parece que o PSD seja hoje um partido preparado para derruabar os loby's e os interesses instalados. Provavelmente os portugueses terão que optar por um mal menor - Ferro Rodrigues. Depois dos avisos à navegação o PS não poderá desperdiçar a hípotese de lançar o país no caminho da modernidade, ou dentro de 5 a 10 anos será um partido marginal. Pelo contrário Durão Barroso mostrou no debate que é um demagogo (recordem-se do Eng.Guterres)mal preparado. Ferro Rodrigues apesar das contradições do R.Minímo e dos Boys foi o ùnico Governante a elaborar um plano de restruturação da TAP, que deu lucros á empresa nos últimos anos. O que é que Durão Barroso fez pela economia nacional?

Os Portugueses não podem votar numm incompetente para Primeiro-Ministro seguintes >

Inserir Comentário

20 MARÇO 2002 6:11 15 MARÇO

A Cruz de Ferro Tendo em conta que os dois foram dirigentes estudantis aguerridos, havia o risco de o debate se transformar num combate ou, pior ainda, numa RGA (Reunião Geral de Alunos) em que todos ralham e ninguém se entende. Afinal, Durão Barroso tem aquela voz estridente, uma tendência natural para a gritaria e, não raro, para a agressão verbal, enquanto Ferro Rodrigues precisava de demonstrar que a simplicidade da pose e a mansidão do discurso não significam timidez em excesso ou que o adversário o atemorize. Estavam reunidas, portanto, as condições psicológicas para um autêntico charivari. Mas nem o líder do PSD se excedeu em agressividade nem o secretário geral do PS foi a «mosca morta» que alguns esperariam. E a autoridade serena de Rodrigo Guedes de Carvalho, bem como a segurança da argumentação de José Gomes Ferreira e a agilidade de Ricardo Costa ajudaram a fazer do debate um programa de televisão agradável e bem mais esclarecedor do que se poderia esperar. Estavam reunidas, portanto, as condições psicológicas para um autêntico charivari. Mas nem o líder do PSD se excedeu em agressividade nem o secretário geral do PS foi a «mosca morta» que alguns esperariam. E a autoridade serena de Rodrigo Guedes de Carvalho, bem como a segurança da argumentação de José Gomes Ferreira e a agilidade de Ricardo Costa ajudaram a fazer do debate um programa de televisão agradável e bem mais esclarecedor do que se poderia esperar. Não trouxe novidades, é certo, visto que já eram conhecidas as principais propostas que os dois líderes ali apresentaram. Mas permitiu avaliar a firmeza, a consistência e a convicção com que cada um deles as defende. E se não fosse a pesada cruz que carrega - a herança do guterrismo - Ferro Rodrigues poderia ter ganho. Em todas as questões económicas e na área da segurança social, que ocuparam uma grande parte do tempo, o líder do PS mostrou que conhece os problemas por dentro e tem uma opinião própria sobre eles. Não se limita a reproduzir um discurso postiço e colado à pressa como parece ser o de Durão Barroso - por mais injusta que seja esta ideia e apesar dos esforços evidentes do líder do PSD para fazer passar a imagem contrária. Não trouxe novidades, é certo, visto que já eram conhecidas as principais propostas que os dois líderes ali apresentaram. Mas permitiu avaliar a firmeza, a consistência e a convicção com que cada um deles as defende. E se não fosse a pesada cruz que carrega - a herança do guterrismo - Ferro Rodrigues poderia ter ganho. Em todas as questões económicas e na área da segurança social, que ocuparam uma grande parte do tempo, o líder do PS mostrou que conhece os problemas por dentro e tem uma opinião própria sobre eles. Não se limita a reproduzir um discurso postiço e colado à pressa como parece ser o de Durão Barroso - por mais injusta que seja esta ideia e apesar dos esforços evidentes do líder do PSD para fazer passar a imagem contrária. É, aliás, um caso estranho o de Durão: mesmo dizendo coisas acertadas e provavelmente sentidas dá a ideia de estar a dizê - las não exactamente porque as pensa, mas somente porque lhe parecem as mais convenientes, como aconteceu, por exemplo, no caso da vacinação da meninginte. É esse aparente artificialismo do discurso, aliado a uma pose demasiado formal, que remete para a demagogia e dificulta a passagem de «corrente» referida pela generalidade das sondagens. Para haver confiança tem de haver autenticidade. E é essa autenticidade que falta, ou parece faltar, à imagem que Durão Barroso projecta na sua relação com os eleitores. É, aliás, um caso estranho o de Durão: mesmo dizendo coisas acertadas e provavelmente sentidas dá a ideia de estar a dizê - las não exactamente porque as pensa, mas somente porque lhe parecem as mais convenientes, como aconteceu, por exemplo, no caso da vacinação da meninginte. É esse aparente artificialismo do discurso, aliado a uma pose demasiado formal, que remete para a demagogia e dificulta a passagem de «corrente» referida pela generalidade das sondagens. Para haver confiança tem de haver autenticidade. E é essa autenticidade que falta, ou parece faltar, à imagem que Durão Barroso projecta na sua relação com os eleitores. Mesmo assim, se houve um vencedor no debate foi o líder do PSD. A onda é de mudança, já se sabe, e Ferro precisava de ter arrasado para poder cantar vitória. Não o fez. Economia à parte, Durão esteve melhor na discussão sobre Educação, Saúde, Forças Armadas, assim como nesse tema fácil - apesar do trunfo Leonor Beleza tirado por Ferro da cartola - que é a denúncia dos «boys» e da partidarização do aparelho do Estado. E se o facto de repetir a palavra «confiança» até à exaustão não é garantia de ter recolhido mais confiança dos eleitores, bastou-lhe não ter permitido que Ferro se libertasse da sua cruz para manter em alta as expectativas eleitorais do PSD. Mesmo assim, se houve um vencedor no debate foi o líder do PSD. A onda é de mudança, já se sabe, e Ferro precisava de ter arrasado para poder cantar vitória. Não o fez. Economia à parte, Durão esteve melhor na discussão sobre Educação, Saúde, Forças Armadas, assim como nesse tema fácil - apesar do trunfo Leonor Beleza tirado por Ferro da cartola - que é a denúncia dos «boys» e da partidarização do aparelho do Estado. E se o facto de repetir a palavra «confiança» até à exaustão não é garantia de ter recolhido mais confiança dos eleitores, bastou-lhe não ter permitido que Ferro se libertasse da sua cruz para manter em alta as expectativas eleitorais do PSD. 27 Fevereiro 2002

enviar imprimir comentar [56]

Comentários

1 a 20 de 56 Amenofis 02:14 14 Março 2002 debates e leituras.....

Será que depois do segundo debate ainda mantem a mesma opinião? Ao falar com algumas pessoas fico com a sensação de que Durão Barroso se enterra a cada dia que passa e de cada vez que abre a boca e grita...

Pelos vistos o PSD tinha razão ao quere as eleições em 10 de Março....assim......... carlosribeiro 00:43 13 Março 2002 parece impossível

De facto é preciso muita ginástica para dizer que o Ferro Rodrigues perdeu o debate da SIC e, já gora o da RTP que foi hoje há noite. O colonista tem de fazer um trabalho sobrehumano para ser imparcial. Começou bem, mas depois não resistiu. santosjose 18:21 11 Março 2002 PSD não merece

O PSD não merece ganhar as eleições:

- Durão um dia diz uma coisa outro dia diz outra

- Se o PS foi mau porque não aumentou a gasolina, ...

- O PSD será pior, porque quer enviar para o desemprego muitos funcionários

públicos, para piorar: o ensino; a investigação; os hospitais; os serviços

das

finanças; etc

Elefantes brancos houve e grandes:

- Não quero mais Centros Culturais de Belém

- Não quero mais Europarques

- Não quero auto-estradas de betão e da CREL a rachar e a cair aos bocados,

Para pior já basta assim.

Mudar, mudar ... , mas mudar para quê? Para pior?

- Não obrigado.

aristótoles 23:43 7 Março 2002 Telegenia

Vivemos numa civilização da imagem,e talvez por isso tudo tenda a ser avaliado em função da aparência.A avaliação dos políticos não foge à regra: "Esteve melhor", "foi mais convincente, autêntico", etc. Neste quadro da política converte-se em mero espectáculo. A questão é que numas eleições, as escolhas dos eleitores não se reduzem ao desempenho televisivo dos lideres dos diferentes partidos.Os eleitores não deixam de ter em conta as trajectórias dos partidos, o percurso pessoal dos seus dirigentes. Avaliar os prós e os contra das mudanças. É uma completa falta de senso reduzir tudo ao pequeno ecran, no fundo ao domínio da comunicação social. Uma ilusão que os jornalistas gostam de alimentar, veja-se o caso deste articulista. Aristóteles. Obra recomendada: Poética. zecarlos 21:38 1 Março 2002 Como educador

Não posso estar de acordo com o autor do artigo quando diz que Durão Barroso esteve melhor em educação. Não estou propriamente de acordo com a reforma na educação que está a ser introduzida. No entanto Durão Barroso não avançou com uma ideia concreta em educação. Limitou-se a fazer um diagnóstico mais ou menos correcto do estado da educação. Mas, o que é que ele pensa fazer ?? Quem souber responda. AnaZoria 21:28 28 Fevereiro 2002 Fernando madrina/Debate/Mitos

Pois nota-se que os meninos anteriores sao meninos. O que o Sr. Madrinha diz tem um impacto enorme. Jornais podem fazer partidos politicos ganhar ou perder eleicoes. Debates sao exercicios balofos importados dos Estados Unilaterais da America. O debate de eleicoes centrado em personalidades politicas nao faz sentido para alem das fronteiras do marketing. Ora vamos la a ver. Se o PS ganhar as eleicoes, apesar do feiticeiro Madrinha falar da mudanca garantida, posicao arrogante que desrespeita a nocao de democraticidade daa eleicoes continuaremos a ter a possibilidade de manter os servicos publicos. se o PSD ganhar teremos o que os governos Cavaquinhos queriam introduzir no seu tempo: escolas, privadas, hospitais privados, enfim, regime de apartheid nas escolas, nos hospitais e na habitacao (a menter-se). A ideia de transparencia nos servicos publicos, eficiencia a la privados, eficacia na utilizacao dos impostos e a maior mudanca que sera introduzida e o maior assalto aos direitos sociais desde a consolidacao da democracia em Portugal. O que a eleicao do PSD significa e que cada um podera escolher o hospital/escola que prefere. mas como nao existem lugares para todos, a maioria dos cidadaos ficam a perder. Gente como o Francisco Louca e gente que nao tenha a imagem gasta dentro do PS deverao assim desmistificar todo o discurso que o PSD tem de eficacia, justica fiscal, transparencia, prestar contas e restante vomito eleitoral para atirar poeira para os olhos do povo.

Se o PSD ganha as eleicoes, pouco provavel, a questao especifica se o aborto deve ser legalizado ou nao e apenas uma das questoes que afectarao os Portugueses. Por isso Sr. Louca, voce e um homem inteligente, e senhores nos bastidores do PS

DESMISTIFIQUEM O DISCURSO, SEM MEDO, NAO SE DEIXEM LEVAR PELA QUE A IMPRENSA FAZ CRER. O PSD NAO VAI GANHAR AS ELEICOES.

amarques 19:24 28 Fevereiro 2002 o povo vota os analistas decedem quem ganha

segundo os resultados das eleicoes autarquicas o ps teve mais votos que o psd ganhou , mas nao os senhores eluminados a quem pagam para fazer de opiniao do povo , disseram que nao , por isso o ps perdeu.

no debate o povo deu a vitoria ao dr ferro rodrigues com 60 por cento, mas nao o sr madrinha diz que quem ganhou foi o dr durao pronto se calhar e melhor deixar de haver eleicoes e o primeiro ministro e nomeado pelos analistas

TENHAM VERGONHA ramos18 16:07 28 Fevereiro 2002 O DEBATE NA SIC ENTRE FERRO E DURÃO

ZECA CHAPARRO - Concordo com o seu comentário aponta-nos pontos importantes,verdades a ter conta.

--------------------------------

Fernando Madrinha "...Mesmo assim,se houve um vencedor no debate, esse foi o líder do PSD" Ó Madrinha essa afirmação está um pouco em contradição com o que disse.Embora a seguir tente justificar essa afirmação.

---------------------------------

A minha opinião sobre o debate é que Durão continua a mostrar que é um líder "frouxo" e se algum deles se pode parecer mais com Guterres é Durão e não Ferro porque mostrou competência,clareza na exposição,firmeza e determinação. Falava pela sua própria cabeça,enquanto que Durão apenas se precocupou com uma imagem de "marketing" para saloios,e que lhe foi imposta pelos seus assessores: os sorrizinhos, uma ridícula autoconfiança(tipo vaidade bacoca) e nada de argumentos ou propostas sérias tudo "promessas" de que nós estamos fartos.Um autêntico demagogo! Incapaz de discutir sériamente qualquer problema e mudando de assunto logo sem rebater os argumentos do adversário.Ferro dava a sensação de estar bem assente no chão,argumentando com força e Durão parecia perder logo o pé, refugiando-se em frases ocas.

Ferro,sem abdicar de ter sido mimistro de Guterres, deveria ter ido mais além e dizer claramente,com toda a firmeza e convicção que o seu estilo de governação nada,mas mesmo nada terá a ver com o de Guterres que procurava consensos em vez de decisões,que adiava em vez de agir e que deixou muitos "boys" actuarem apesar de ter dito aquela célebre frase"no jobs for the boys". Evidentemente que nessa altura se referia à grande "boyada" que se encheu à custa de Cavaco e que o fez entrar no célebre "tabú". Esses foram os mesmos que fizeram com que Guterres agora abandonasse o Governo,embora de uma forma mais educada,civilizada e democrática.

Ferro deveria ter dito mais verdades ainda e garantir que com ele não haverá "boyada" de partido nenhum,mas que só escolherá as pessoas pela sua competência e pela sua capacidade de trabalho .

Ferro foi o vencedor,mas deveria ter ido mais além. Durão foi um demagogo,inseguro e agarrado a uma imagem que lhe tentam impôr e se sente muito pouco avontade Desidério 15:40 28 Fevereiro 2002 Cartacho 96

Ahhhh Vitor Mango... "dizer que gosta de um bom Tinto para desmistificar o cargo"... Cartacho 96? Vale de Soure 14:34 28 Fevereiro 2002 Caro Mango

Pedro de Almeida? Lançamento do peso não foi?

É caso para dizer como o outro: então era você!

Mas você ainda competiu como senior, ou não?

Quer dizer que o Mango (Almeida?) é do tempo do Matos Fernandes, do Benfica, com quem trabalhei na mesma empresa, antes de ele ir para Angola (embora ele fosse muito mais velho do que eu). Vitor Mango 12:11 28 Fevereiro 2002 caro Vale de Soure 11:37

Não sabia que os dois eram do Sporting .

O estadio do Sporting foi inaugurado por um puto chamado PEDRO de ALMEIDA.

Bati quando puto uns recordes nacionais em lançamento ( que não digo para não me atirarem tomates ...e ficarem a saber demais .

Vale de Soure 11:37 28 Fevereiro 2002 Caro Mango

Que é isso de meter a Briosa nisto?

Sempre fui da Académica! FRA!!!

P.S. - Além disso, eles são os dois do Sporting ... Vitor Mango 11:20 28 Fevereiro 2002 caro amigo Kostas Kalimera 10:22 -Publicidade e paineis

Paineis - cartazes

É de pasmar a pasmaceira de cartazes e a falta de imaginação( salvo o copiar ) dos actuais politicos ;

As melhores mensagens até hoje FORAM DUAS

---------------------------------

Soares é fixe !

A outra foi a mensagem de uma foto Parismatch com uma peixeira apertando as buchechas ao Buchechas .

Pegaram !

----------------------------------

Os votos estão no CENTRO

Não carne não peixe e onde reina o HUMOR - a malta que olha com uma aguçada critica as bocas dos que estão no palco .

----------------------------

A malta que já é PS e PSD convicta não conta ! Conta votando

Mas não ganha - é curto !

----------------------------------

Qual a formula para conquistar votos nos indecisos .

Não sei !

Mas posso tentar

--------------------------------

Postura de estado

Humildade reconhecendo erros

Determinação !

Sorriso bem estudado em video

Espalhar AMOR falando para a mulherada ( com muitas criancinhas pelo meio )

Não ser agressivo mesmo que lhe apeteça partir as trombas ao primeiro jornalista que o provoque com perguntas .

---------------------------------

Em OFF

Comer de boca fechada

Não dizer Porra - Karago

Não meter guardanapo no colarinho

Não palitar os dentes

Não arrotar

Engraixar os sapatos

Meter gravata de côr neutra

Dizer que sempre foi da Academica de Coimbra .

Dizer que nunca vai fazer abortos (sendo macho claro )

Dizer que gosta de pataniscas de bacalhau e de um bom Tinto

Para desmistificar o cargo

Zenproactive 11:09 28 Fevereiro 2002 Errar é humano

Sr. Madrinha, porquê esse artigo?

O de bate tem um vecendor inequívoco:

Resultados 2002/02/27

Quem venceu o frente a frente da SIC?

1 D.Barroso 39,03%

2 F.Rodrigues 60,97%

Total de Votos 45667

in http://informacao.siconline.pt/SIC_Homepage/

Portanto, eu desculpo-o, errar é humano

Atento 10:40 28 Fevereiro 2002 Rapaziada rosa em pânico...

A rapaziada rosa está aflita.

Começam a ver o fim dos seus 6 anos de farra e fartote. Primeiro foram as autárquicas, agora começam a sentir-se ameaçados pela possibilidade concreta de verem o Durão como primeiro ministro. As ideias do Durão assustam muito boa gente, mas não é de certeza com a rapaziada rosa que nos conduziu a uma crise sem precedentes que vamos sair deste buraco. Seria tomar um remédio que é claramente tóxico! Só se os portugueses fossem masoquistas é que iriam dar a vitória à rapaziada rosa. Kostas Kalimera 10:22 28 Fevereiro 2002 Cerveja

Os cartazes que ornamento os palcos para a intervenção do Durão fazem lembrar uns outros de publicidade a uma conhecida marca de cervejas!

Talvez até nem seja apenas coincidência! A.Portugal 08:46 28 Fevereiro 2002 Falta de respeito

Ao citar um nome em concreto, o de Leonor Beleza, Ferro Rodrigues deixou vir à tona exactamente aquilo que o caracteriza: é pouco elegante e demonstra falta de respeito para com os outros quando se vê em dificuldades.

Como bem esclareceu Arménio Santos, Leonor Beleza é funcionária do Estado há muitos anos. Os que não eram funcionários do Estado são os cerca de 100 000 novos funcionários admitidos pelos governos PS e sobretudo nos ministérios de Ferro. Aquele argumento de concurso para chefes de divisão é uma mentira pura. Primeiro porque nomearam sistemáticamente chefes de divisão em regime de substituição antes dos concursos e depois na selecção um dos critérios fundamentais era "já ter experiência do cargo". Logo os nomeados politicamente em substituição foram sistematicamente os vencedores. Depois fugiram aos concursos criando os famosos institutos onde as escolhas passaram a ser directamente boys porque não lhes é aplicado o regime da função pública.

Nestas matérias de dar a volta e fugir à legislação defacto os socialistas dão lições...

O ministro Sousa Franco, que achava que estávamos ricos por termos muitos telemóveis, até disse um dia: as opiniões do Tribunal de Contas nem sempre são correctas ou não são para seguir...ou coisa parecida. É este o espírito de Ferro e por isso ficou furibundo ao ser demonstrado que desrespeitaram a lei realizando despesas sem dotação orçamental prévia...e isso é defacto crime. Albatroz 08:18 28 Fevereiro 2002 Desastre à vista

Durão Barroso não tem estatura intelectual para ser Primeiro-Ministro, Ferro Rodrigues não tem equipa, e o PS não tem qualquer credibilidade. O sistema não presta e os políticos não prestam. É preciso negar a legitimidade a este bando de farsantes. Pela primeira vez vou abster-me. Conscientemente, de forma cívica, para contribuir para o derrube desta oligarquia miserável. Kllux 03:34 28 Fevereiro 2002 BdSantos 20:12 27 Fevereiro 2002 ...

HA ha ha ha ha ah a a a....

Zeca Chaparro 03:02 28 Fevereiro 2002 Caro F.Madrinha não posso concordar com a sua análise de que D.Barroso ganhou o debate. Não deixa qualquer margem para dúvidas que D.Barroso é um clone do engenheiro guterres no PSD, pelo contrário acredito que F.Rodrigues, mesmo com a pesada cruz do guterrismo tem mais condições para ser o homem que tire o país do pântano.

Não Podemos ser facciosos,as ondas de mudança por vezes são ilusórias, como foi a do Eng. Guterres. Ficou claro que D.Barroso não se encontra preparado para lidar com os dossiers económicos essenciais para tirar o país da crise. Além do mais não me parece que o PSD seja hoje um partido preparado para derruabar os loby's e os interesses instalados. Provavelmente os portugueses terão que optar por um mal menor - Ferro Rodrigues. Depois dos avisos à navegação o PS não poderá desperdiçar a hípotese de lançar o país no caminho da modernidade, ou dentro de 5 a 10 anos será um partido marginal. Pelo contrário Durão Barroso mostrou no debate que é um demagogo (recordem-se do Eng.Guterres)mal preparado. Ferro Rodrigues apesar das contradições do R.Minímo e dos Boys foi o ùnico Governante a elaborar um plano de restruturação da TAP, que deu lucros á empresa nos últimos anos. O que é que Durão Barroso fez pela economia nacional?

Os Portugueses não podem votar numm incompetente para Primeiro-Ministro seguintes >

Inserir Comentário

marcar artigo