Suplemento Y

21-11-2001
marcar artigo

Sexta-feira, 2 de Novembro de 2001

O Jogo da Salamandra

De Jaime Rocha

Direcção de Celso Cleto, realização plástica de Luís Santos, desenho de luz de Abílio Apolinário, colaboração de Carlos Mendes, Fernando Tordo, José Mário Branco e Paulo de Carvalho. Com João Mota e Margarida Cardeal.

LISBOA. Teatro da Comuna. Pç. de Espanha. Tel: 217221777/8/9. Estreia 4ª-feira. De 4ª a sáb., às 21h30. Bilhetes a 2000$00.

Um homem assolado pela loucura decide queimar a sua obra depois da frustração que se segue a uma estreia de sucesso. Cruza-se, "no limiar da vida e da morte das coisas e do pensamento", com uma jovem mulher que sonha ser escritora e cede a todas as humilhações porque é no homem que transforma o medo em violência que vê a possibilidade de sucesso.

Memórias de Um Psicopata II

De Bruno Schiappa

Encenação de Bruno Schiappa, assistência de encenação de Sofia Gonçalves, música original de José Quaresma, multimédia de Cristina Novo, voz off de Pedro Mendonça. Com Bruno Schiappa e Sónia Neves.

LISBOA.Teatro da Trindade (Sala Estúdio). Lg. da Trindade. Tel: 21 3420000. Estreia hoje. De 3ª a sáb., às 22h. Até 2 de Dezembro. Bilhetes a 1500$00.

Em 1999 Schiappa fez um espectáculo que pretendia ser uma metáfora do processo criativo. Agora a sequela fala da obra para além do autor, que se suicidou para libertar-se da personagem (o psicopata). Na primeira parte, citava-se Mário de Sá Carneiro, nesta, parafraseia-se Fernando Pessoa.

Viagem à Grécia

Pela Sensurround

Direcção de Lúcia Sigalho, traduções de Lúcia Sigalho e Aris Troupakis,

assistência de encenação de Otelo Lapa e Cláudia Jardim, cenografia e vídeo de Alexandre Azinheira, banda sonora e música original de João Lucas, desenho de luz de Daniel Worm D'Assumpção, adereços de João Figueira Nogueira e Guilherme Strech, roupas de Filipe Faísca. Com Fernanda Lapa, Lúcia Sigalho, Aris Tropakis, Cláudia Jardim, Paulo Pinto, Rogério Nuno Costa, Sara Graça e Vítor Gonçalves.

LISBOA. Armazém do Ferro. Rua D. Luís I, nº31. Tel: 213428817/63. Estreia 5ª-feira. De 3ª a5ª, às 21h; sáb e dom., às 19h. Até 18 de Novembro. Bilhetes a 2500$00.

A nova criação da Sensurround pretende fazer uma incursão no mundo dos gregos através da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, a quem a companhia dedica o espectáculo. Utilizam-se textos da poeta mas também fragmentos de obras de Pitágoras, Homero, Aristóteles, Empédocles, Píndaro, Hesíodo, Heródoto, Protágoras e de especialistas de todos os tempos que estudaram a Grécia, cruzando-os com textos e imagens contemporâneos.

O Príncipe

De Maquiavel

Adaptação de Graça Afonso Cruz

Encenação de Antonino Solmer, desenho de luz e montagem de Carlos Arroja e André Rabaça, sonoplastia de Carlos Arroja, direcção de imagem e cenografia de Pedro Aguilar, direcção de montagem de Nuno Correia Pinto. Com Ana Fazenda, Maria João Fontinhas, Nuno Correia Pinto, Paulo Nunes, Pedro Penim, Ricardo Alves e Tiago Matias.

SINTRA. Casa de Teatro de Sintra. Rua Veiga da Cunha, 20. Tel.: 21 923 3719. De 5ª a sáb., às 21h30; dom., às 17h. Estreia a 8 de Novembro. Até 16 de Dezembro. Bilhetes a 1500$00.

Releitura da obra de Maquiavel "num tempo" em que impera o vazio de ideias políticas e a confrontação de fundamentalismos, escreve-se no programa. A autora do texto propõe alargar os princípios do Príncipe a todos os personagens que entram em conflito, o encenador conduz o trabalho dos actores a "um segundo nível de jogo".

A. A. - Apaixonados Anónimos

De Teresa Gabriel

Encenação e cenografia de Paulo Diegues, iluminação de Paulo Diegues e Gonçalo Ribeiro, assistência de encenação e operação de luz de Karas, guarda-roupa de Maria João Costa e Paulo Diegues. Com Maria João Costa e Paulo Diegues.

OLIVAL BASTO. Teatro da Malaposta. R. de Angola. Tel. 21 9388574/8407. De 5ª a dom., às 21h30. Até 11 de Novembro. Bilhetes a 1000$00.

Primeiro texto dramático de Teresa Gabriel, escrito em colaboração com Paulo Diegues, retrata uma história de amor entre um rapaz e uma rapariga. Os autores pretendem expor a intimidade de uma relação ao olhar "voyeurista" do público, trabalhando a explosão e contenção, o equilíbrio e desequilíbrio, o carinho e violência.

Sexo, Drogas e Rock & Roll

De Eric Bogosian

Encenação de Natália Luiza, assistência de encenação de Cristina Carvalhal, música de João Gil, realização plástica de Marta Carreiras, desenho de luz de José Rui. Com Diogo Infante.

LISBOA. Teatro Villaret. Av. Fontes Pereira de Mello. Tel.: 21 3538586 ou 21 712 0300. De 5ª a dom, às 21h30. De 8 a 25 de Novembro. Bilhetes a 3500$00.

Depois de, recentemente, ter saído de cena do Teatro Villaret - e vista, nessa altura, por cerca de 12 mil espectadores que esgotaram todas as sessões - a peça onde Diogo Infante veste e despe sete personagens retratando o vazio das sociedades contemporâneas regressa "a pedido do público".

A História do Escrivão Bartleby

De Francisco Luís Parreira, a partir da novela de Herman Melville

Encenação de João Meireles; cenografia e figurinos de Rita Lopes Alves, Isabel Nogueira e José Manuel Reis; luz de Pedro Domingos. Com Américo Silva, António Simão, Bruno Bravo, Francisco Luís Parreira e Rogério Vieira.

LISBOA. Teatro Paulo Claro/A Capital. R. Diário de Notícias, 78. Tel: 21 347 98 18. De 4ª a sáb, às 21h; dom., às 19h. Até 2 de Dezembro. Bilhetes a 1500$00.

Publicada pela primeira vez em 1853 na revista nova-iorquina "Putnam", a novela de Melville centra-se em Bartleby, um escrivão que um dia deixa de ter fome e começa a responder sistematicamente aos pedidos do patrão com um "preferia não o fazer".

Rimbaud, As Palavras Através do Fogo

De José Luís Peixoto

Encenação de Rosa Mãe. Com Ana Saragoça, Filipe Costa e Romeu Costa.

LISBOA. Instituto Franco-Português. Av. Luís Bívar, 91. Tel: 213111427. Até 9 de Novembro, todos os dias, às 21h30, excepto 1, 3 e 4 de Novembro. Bilhetes a 2000$00.

Uma encomenda do grupo Dedalo a José Luís Peixoto que partiu da ideia de recriar, não à letra, a vida de Rimbaud e tentar responder à pergunta: porque é que o poeta deixou de escrever tão cedo? Em palco cruzam-se tempos e espaços, alguns cronologicamente discrepantes, e as relações do poeta: a amorosa, com Verlaine; a familiar, com a mãe "sufocadora".

Amélia, Princesa de França, Rainha de Portugal

De Maria Manuel Néry e Fernando Pinto Bessa

Pelo Grupo Cassefaz; encenação de Miguel Abreu; figurinos de Margarida Pimenta e realização vídeo de Rui Filipe Torres. Com Maria Henrique, Teresa Faria, Guilherme Filipe e Luís Assis.

LISBOA. Teatro Municipal Maria Matos. Av. Frei Miguel Contreiras, 52. Tel: 21 843 88 06/8/9. De 4ª a sáb., às 21h30; dom., às 18h00. Até 2 de Dezembro. Bilhetes entre 2000$00 e 3000$00.

Depois dos anteriores projectos sobre Portugal Contemporâneo, o Grupo Cassefaz regressa com a vida de D. Amélia e as intrigas da corte a acompanhar a transição da monarquia para a república.

O Colaborador

de Friedrich Dürrenmatt

Encenação de Manuel Guedes Oliva, cenografia de Paco Oti, iluminação de António Simão e direcção musical de José Prata. Com Jorge Castro Guedes, José Martins, Rui Spranger, Rui Barbosa, Lígia Duarte, José Gonçalinho, José Paredes e Eduardo Faria.

VIANA DO CASTELO Teatro Municipal Sá de Miranda, Rua Sá de Miranda. Tel: 258823259. De 3ª a dom., às 21h45. Até 18 de Novembro. Bilhetes a 1200$00.

Numa peça onde os sintomas particulares da dramaturgia de Dürrenmatt - um humor cínico e uma crítica corrosiva - emergem transfigurados em metáforas, "O Colaborador" aborda temas tão contemporâneos como o abuso do poder, a corrupção, a criminalidade ou a indiferença de uma parte do mundo face à degradação e ao terror que se vive na outra.

Rei Ubu - Ubu Faz 100 Anos

a partir de Alfred Jarry

Encenação de Roberto Merino, figurinos de Manuela Bronze, música de Jorge Constante Pereira. Com Afonso Guerreiro, Alex M., Júlio Ribeiro, Pedro Carvalho, Susana Barbosa e Susana Lamarão.

PORTO Tzero.com.PALCO. Rua da Picaria, 89. Tel: 222089957. De 3ª a dom., às 21h45. Até 30 de Novembro. Bilhetes a 1000$00.

"Todo o teatro é político". A frase, de Alfred Jarry, justifica a escrita de "Rei Ubu", uma das obras dramatúrgicas mais aclamadas na história do teatro europeu. Embora o encenador não tenha a intenção de fazer grande paralelismos entre a peça e a actualidade, é difícil não descortinar em "Rei Ubu" "quem é que manda/quem é que não manda" no mundo.

Amadeus

de Peter Shaffer

Encenação de Carlos Avilez, cenografia de José Rodrigues, figurinos de Manuela Bronze. Com António Reis, António Pedro, Alexandre Falcão, Gonçalo Pimentel, Jorge Loureiro, Anabela Faustino, entre outros.

PORTO Teatro do Campo Alegre. Rua das Estrelas. Tel: 226001000. De 3ª a sáb., às 21h30; dom., às 16h00. Até 30 de Novembro. Bilhetes entre 2000$00 e 2500$00.

Numa co-produção inédita que envolve a Seiva Trupe, a Associação de Amigos do Coliseu do Porto, o Teatro Nacional S. João e a Cooperativa Árvore, a companhia portuense leva ao palco um dos maiores êxitos do dramaturgo britânico Peter Shaffer, desta feita numa encenação de Carlos Avilez. O estrondoso sucesso desta obra nos teatros londrinos resultou numa adaptação cinematográfica, realizada por Milos Forman.

Sexta-feira, 2 de Novembro de 2001

O Jogo da Salamandra

De Jaime Rocha

Direcção de Celso Cleto, realização plástica de Luís Santos, desenho de luz de Abílio Apolinário, colaboração de Carlos Mendes, Fernando Tordo, José Mário Branco e Paulo de Carvalho. Com João Mota e Margarida Cardeal.

LISBOA. Teatro da Comuna. Pç. de Espanha. Tel: 217221777/8/9. Estreia 4ª-feira. De 4ª a sáb., às 21h30. Bilhetes a 2000$00.

Um homem assolado pela loucura decide queimar a sua obra depois da frustração que se segue a uma estreia de sucesso. Cruza-se, "no limiar da vida e da morte das coisas e do pensamento", com uma jovem mulher que sonha ser escritora e cede a todas as humilhações porque é no homem que transforma o medo em violência que vê a possibilidade de sucesso.

Memórias de Um Psicopata II

De Bruno Schiappa

Encenação de Bruno Schiappa, assistência de encenação de Sofia Gonçalves, música original de José Quaresma, multimédia de Cristina Novo, voz off de Pedro Mendonça. Com Bruno Schiappa e Sónia Neves.

LISBOA.Teatro da Trindade (Sala Estúdio). Lg. da Trindade. Tel: 21 3420000. Estreia hoje. De 3ª a sáb., às 22h. Até 2 de Dezembro. Bilhetes a 1500$00.

Em 1999 Schiappa fez um espectáculo que pretendia ser uma metáfora do processo criativo. Agora a sequela fala da obra para além do autor, que se suicidou para libertar-se da personagem (o psicopata). Na primeira parte, citava-se Mário de Sá Carneiro, nesta, parafraseia-se Fernando Pessoa.

Viagem à Grécia

Pela Sensurround

Direcção de Lúcia Sigalho, traduções de Lúcia Sigalho e Aris Troupakis,

assistência de encenação de Otelo Lapa e Cláudia Jardim, cenografia e vídeo de Alexandre Azinheira, banda sonora e música original de João Lucas, desenho de luz de Daniel Worm D'Assumpção, adereços de João Figueira Nogueira e Guilherme Strech, roupas de Filipe Faísca. Com Fernanda Lapa, Lúcia Sigalho, Aris Tropakis, Cláudia Jardim, Paulo Pinto, Rogério Nuno Costa, Sara Graça e Vítor Gonçalves.

LISBOA. Armazém do Ferro. Rua D. Luís I, nº31. Tel: 213428817/63. Estreia 5ª-feira. De 3ª a5ª, às 21h; sáb e dom., às 19h. Até 18 de Novembro. Bilhetes a 2500$00.

A nova criação da Sensurround pretende fazer uma incursão no mundo dos gregos através da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, a quem a companhia dedica o espectáculo. Utilizam-se textos da poeta mas também fragmentos de obras de Pitágoras, Homero, Aristóteles, Empédocles, Píndaro, Hesíodo, Heródoto, Protágoras e de especialistas de todos os tempos que estudaram a Grécia, cruzando-os com textos e imagens contemporâneos.

O Príncipe

De Maquiavel

Adaptação de Graça Afonso Cruz

Encenação de Antonino Solmer, desenho de luz e montagem de Carlos Arroja e André Rabaça, sonoplastia de Carlos Arroja, direcção de imagem e cenografia de Pedro Aguilar, direcção de montagem de Nuno Correia Pinto. Com Ana Fazenda, Maria João Fontinhas, Nuno Correia Pinto, Paulo Nunes, Pedro Penim, Ricardo Alves e Tiago Matias.

SINTRA. Casa de Teatro de Sintra. Rua Veiga da Cunha, 20. Tel.: 21 923 3719. De 5ª a sáb., às 21h30; dom., às 17h. Estreia a 8 de Novembro. Até 16 de Dezembro. Bilhetes a 1500$00.

Releitura da obra de Maquiavel "num tempo" em que impera o vazio de ideias políticas e a confrontação de fundamentalismos, escreve-se no programa. A autora do texto propõe alargar os princípios do Príncipe a todos os personagens que entram em conflito, o encenador conduz o trabalho dos actores a "um segundo nível de jogo".

A. A. - Apaixonados Anónimos

De Teresa Gabriel

Encenação e cenografia de Paulo Diegues, iluminação de Paulo Diegues e Gonçalo Ribeiro, assistência de encenação e operação de luz de Karas, guarda-roupa de Maria João Costa e Paulo Diegues. Com Maria João Costa e Paulo Diegues.

OLIVAL BASTO. Teatro da Malaposta. R. de Angola. Tel. 21 9388574/8407. De 5ª a dom., às 21h30. Até 11 de Novembro. Bilhetes a 1000$00.

Primeiro texto dramático de Teresa Gabriel, escrito em colaboração com Paulo Diegues, retrata uma história de amor entre um rapaz e uma rapariga. Os autores pretendem expor a intimidade de uma relação ao olhar "voyeurista" do público, trabalhando a explosão e contenção, o equilíbrio e desequilíbrio, o carinho e violência.

Sexo, Drogas e Rock & Roll

De Eric Bogosian

Encenação de Natália Luiza, assistência de encenação de Cristina Carvalhal, música de João Gil, realização plástica de Marta Carreiras, desenho de luz de José Rui. Com Diogo Infante.

LISBOA. Teatro Villaret. Av. Fontes Pereira de Mello. Tel.: 21 3538586 ou 21 712 0300. De 5ª a dom, às 21h30. De 8 a 25 de Novembro. Bilhetes a 3500$00.

Depois de, recentemente, ter saído de cena do Teatro Villaret - e vista, nessa altura, por cerca de 12 mil espectadores que esgotaram todas as sessões - a peça onde Diogo Infante veste e despe sete personagens retratando o vazio das sociedades contemporâneas regressa "a pedido do público".

A História do Escrivão Bartleby

De Francisco Luís Parreira, a partir da novela de Herman Melville

Encenação de João Meireles; cenografia e figurinos de Rita Lopes Alves, Isabel Nogueira e José Manuel Reis; luz de Pedro Domingos. Com Américo Silva, António Simão, Bruno Bravo, Francisco Luís Parreira e Rogério Vieira.

LISBOA. Teatro Paulo Claro/A Capital. R. Diário de Notícias, 78. Tel: 21 347 98 18. De 4ª a sáb, às 21h; dom., às 19h. Até 2 de Dezembro. Bilhetes a 1500$00.

Publicada pela primeira vez em 1853 na revista nova-iorquina "Putnam", a novela de Melville centra-se em Bartleby, um escrivão que um dia deixa de ter fome e começa a responder sistematicamente aos pedidos do patrão com um "preferia não o fazer".

Rimbaud, As Palavras Através do Fogo

De José Luís Peixoto

Encenação de Rosa Mãe. Com Ana Saragoça, Filipe Costa e Romeu Costa.

LISBOA. Instituto Franco-Português. Av. Luís Bívar, 91. Tel: 213111427. Até 9 de Novembro, todos os dias, às 21h30, excepto 1, 3 e 4 de Novembro. Bilhetes a 2000$00.

Uma encomenda do grupo Dedalo a José Luís Peixoto que partiu da ideia de recriar, não à letra, a vida de Rimbaud e tentar responder à pergunta: porque é que o poeta deixou de escrever tão cedo? Em palco cruzam-se tempos e espaços, alguns cronologicamente discrepantes, e as relações do poeta: a amorosa, com Verlaine; a familiar, com a mãe "sufocadora".

Amélia, Princesa de França, Rainha de Portugal

De Maria Manuel Néry e Fernando Pinto Bessa

Pelo Grupo Cassefaz; encenação de Miguel Abreu; figurinos de Margarida Pimenta e realização vídeo de Rui Filipe Torres. Com Maria Henrique, Teresa Faria, Guilherme Filipe e Luís Assis.

LISBOA. Teatro Municipal Maria Matos. Av. Frei Miguel Contreiras, 52. Tel: 21 843 88 06/8/9. De 4ª a sáb., às 21h30; dom., às 18h00. Até 2 de Dezembro. Bilhetes entre 2000$00 e 3000$00.

Depois dos anteriores projectos sobre Portugal Contemporâneo, o Grupo Cassefaz regressa com a vida de D. Amélia e as intrigas da corte a acompanhar a transição da monarquia para a república.

O Colaborador

de Friedrich Dürrenmatt

Encenação de Manuel Guedes Oliva, cenografia de Paco Oti, iluminação de António Simão e direcção musical de José Prata. Com Jorge Castro Guedes, José Martins, Rui Spranger, Rui Barbosa, Lígia Duarte, José Gonçalinho, José Paredes e Eduardo Faria.

VIANA DO CASTELO Teatro Municipal Sá de Miranda, Rua Sá de Miranda. Tel: 258823259. De 3ª a dom., às 21h45. Até 18 de Novembro. Bilhetes a 1200$00.

Numa peça onde os sintomas particulares da dramaturgia de Dürrenmatt - um humor cínico e uma crítica corrosiva - emergem transfigurados em metáforas, "O Colaborador" aborda temas tão contemporâneos como o abuso do poder, a corrupção, a criminalidade ou a indiferença de uma parte do mundo face à degradação e ao terror que se vive na outra.

Rei Ubu - Ubu Faz 100 Anos

a partir de Alfred Jarry

Encenação de Roberto Merino, figurinos de Manuela Bronze, música de Jorge Constante Pereira. Com Afonso Guerreiro, Alex M., Júlio Ribeiro, Pedro Carvalho, Susana Barbosa e Susana Lamarão.

PORTO Tzero.com.PALCO. Rua da Picaria, 89. Tel: 222089957. De 3ª a dom., às 21h45. Até 30 de Novembro. Bilhetes a 1000$00.

"Todo o teatro é político". A frase, de Alfred Jarry, justifica a escrita de "Rei Ubu", uma das obras dramatúrgicas mais aclamadas na história do teatro europeu. Embora o encenador não tenha a intenção de fazer grande paralelismos entre a peça e a actualidade, é difícil não descortinar em "Rei Ubu" "quem é que manda/quem é que não manda" no mundo.

Amadeus

de Peter Shaffer

Encenação de Carlos Avilez, cenografia de José Rodrigues, figurinos de Manuela Bronze. Com António Reis, António Pedro, Alexandre Falcão, Gonçalo Pimentel, Jorge Loureiro, Anabela Faustino, entre outros.

PORTO Teatro do Campo Alegre. Rua das Estrelas. Tel: 226001000. De 3ª a sáb., às 21h30; dom., às 16h00. Até 30 de Novembro. Bilhetes entre 2000$00 e 2500$00.

Numa co-produção inédita que envolve a Seiva Trupe, a Associação de Amigos do Coliseu do Porto, o Teatro Nacional S. João e a Cooperativa Árvore, a companhia portuense leva ao palco um dos maiores êxitos do dramaturgo britânico Peter Shaffer, desta feita numa encenação de Carlos Avilez. O estrondoso sucesso desta obra nos teatros londrinos resultou numa adaptação cinematográfica, realizada por Milos Forman.

marcar artigo