Suplemento Economia

28-06-2001
marcar artigo

Linha de bijuteria feminina da marca suíça de relógios não tem pretensões a "best seller"

Swatch Lança Bijoux

Por D.R.

Segunda-feira, 23 de Abril de 2001

A Swatch apresentou, em Portugal, o seu mais recente lançamento internacional, a primeira colecção da Swatch Bijoux, uma linha de acessórios de bijuteria (colares, pulseiras, anéis e brincos). Dirigida ao público feminino, a colecção não tem ambições de ser um "best seller", mas representa, para a marca, uma lufada de ar fresco no seu leque de oferta.

Mas o que têm em comum os relógios Swatch e a Swatch Bijoux? "Têm muita coisa a ver, e a cor é o que salta mais à vista", diz o director de "marketing" da Swatch em Portugal, António Filipe. Para além da cor, esta linha de bijuteria reinventa o plástico, através da utilização de cubos de silicone em várias peças. O plástico é o material por excelência dos relógios Swatch - tendo surgido posteriormente o segmento "Irony", em aço - e é apontado como a chave do sucesso da marca suíça, pois foi o plástico que transformou o relógio de pulso num acessório de moda ao alcance de todos e que levou à sua utilização massificada.

Foi, precisamente, pela massificação e pelos excelentes resultados da marca que a Swatch decidiu apostar numa área que não é a sua por natureza. Para António Filipe, houve uma certa banalização da Swatch, devido ao elevado volume de vendas que o segmento dos relógios tem vindo a registar, e o Bijoux "vem reanimar e refrescar a marca com coisas novas", sem pretensões de se transformar num recordista de vendas ou de facturação, até porque o negócio principal da Swatch vai continuar a ser o dos relógios.

Em Portugal, a linha "Bijoux" estará disponível apenas nas lojas Swatch, aspecto logístico que António Filipe explica, por um lado, por se pretender criar exclusividade e, por outro, por as relojoarias portuguesas serem "demasiado tradicionais" para se enquadrarem no espírito dos acessórios Swatch Bijoux.

Depois de recentemente ter lançado a colecção de relógios "Square" - com o mostrador quadrado - e, agora, a Swatch Bijoux, estão ainda previstas outras novidades para Portugal, nomeadamente o lançamento de um relógio em homenagem ao arquitecto Siza Vieira. Lisboa vai estar também no itinerário do "Vêndome Tour" - uma réplica da sua loja da Place Vendôme, onde se podem adquirir relógios exclusivos aos preços de uma loja normal.

D.R.

Linha de bijuteria feminina da marca suíça de relógios não tem pretensões a "best seller"

Swatch Lança Bijoux

Por D.R.

Segunda-feira, 23 de Abril de 2001

A Swatch apresentou, em Portugal, o seu mais recente lançamento internacional, a primeira colecção da Swatch Bijoux, uma linha de acessórios de bijuteria (colares, pulseiras, anéis e brincos). Dirigida ao público feminino, a colecção não tem ambições de ser um "best seller", mas representa, para a marca, uma lufada de ar fresco no seu leque de oferta.

Mas o que têm em comum os relógios Swatch e a Swatch Bijoux? "Têm muita coisa a ver, e a cor é o que salta mais à vista", diz o director de "marketing" da Swatch em Portugal, António Filipe. Para além da cor, esta linha de bijuteria reinventa o plástico, através da utilização de cubos de silicone em várias peças. O plástico é o material por excelência dos relógios Swatch - tendo surgido posteriormente o segmento "Irony", em aço - e é apontado como a chave do sucesso da marca suíça, pois foi o plástico que transformou o relógio de pulso num acessório de moda ao alcance de todos e que levou à sua utilização massificada.

Foi, precisamente, pela massificação e pelos excelentes resultados da marca que a Swatch decidiu apostar numa área que não é a sua por natureza. Para António Filipe, houve uma certa banalização da Swatch, devido ao elevado volume de vendas que o segmento dos relógios tem vindo a registar, e o Bijoux "vem reanimar e refrescar a marca com coisas novas", sem pretensões de se transformar num recordista de vendas ou de facturação, até porque o negócio principal da Swatch vai continuar a ser o dos relógios.

Em Portugal, a linha "Bijoux" estará disponível apenas nas lojas Swatch, aspecto logístico que António Filipe explica, por um lado, por se pretender criar exclusividade e, por outro, por as relojoarias portuguesas serem "demasiado tradicionais" para se enquadrarem no espírito dos acessórios Swatch Bijoux.

Depois de recentemente ter lançado a colecção de relógios "Square" - com o mostrador quadrado - e, agora, a Swatch Bijoux, estão ainda previstas outras novidades para Portugal, nomeadamente o lançamento de um relógio em homenagem ao arquitecto Siza Vieira. Lisboa vai estar também no itinerário do "Vêndome Tour" - uma réplica da sua loja da Place Vendôme, onde se podem adquirir relógios exclusivos aos preços de uma loja normal.

D.R.

marcar artigo