Clubes Swatch vão ser dinamizados

08-05-2001
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Modelo de homenagem a Siza Vieira posto à venda em breve

Clubes Swatch Vão Ser Dinamizados

Por PEDRO LIMA

Segunda-feira, 12 de Março de 2001

A marca de relógios Swatch quer aumentar o número de sócios do seu clube, vai lançar em breve um modelo de homenagem ao arquitecto Siza Vieira e pretende colocar à venda modelos exclusivos como acontece na Place Vendôme, em Paris.

O clube português da Swatch, criado para todos os simpatizantes desta marca suíça de relógios, deverá conhecer uma série de iniciativas nos próximos tempos que têm como objectivo reforçar a base de sócios, actualmente de 3500. Portugal tem mesmo um dos clubes mais activos do mundo, mas a informação sobre como inscrever-se ou sobre as vantagens que daí decorrem ainda é considerada insuficiente pela própria Swatch.

A intenção de dinamizar a marca decorre dos resultados conseguidos em Portugal: no ano passado, o volume de vendas cresceu 40,5 por cento; o país tornou-se no sétimo ao nível mundial onde se vendem mais relógios, em termos absolutos; duas das suas lojas em Lisboa encontram-se entre as que mais vendem no mundo inteiro; e a iniciativa mais visível - o projecto Escola, criado para recolher fundos para a construção de uma escola em Timor -, foi considerado um sucesso.

O director de "marketing" da Swatch, António Filipe, refere que a dinamização do clube passará por várias etapas. "Temos, neste momento, 47 lojas que são agentes do clube, que têm de estar identificados como tal. O que nós queremos é que haja uma maior identificação e uma disposição de materiais que informam o cliente das vantagens de pertencer ao clube", refere. É também intenção da Swatch avançar com uma campanha que anuncie essas vantagens, actualizar a informação prestada aos sócios, assim como aumentar o seu fluxo e desenvolver regularmente eventos nacionais para lançamentos especiais que estimulem o coleccionismo, criando oportunidades de comprar modelos de edição limitada.

"Vamos também incentivar a ligação ao clube internacional", diz. O clube lança todos os anos um relógio especial, que lhe permite acesso directo a quem o comprar. António Filipe revela que Portugal conseguiu, este ano, um modelo exclusivo. "Quero também convidar personalidades e líderes de opinião portugueses a pertencerem ao clube", afirma.

O clube da Swatch permite também identificar as características dos consumidores-tipo: 60 por cento são mulheres, entre os 15 e os 35 anos e de todas as classes. Para manter a marca activa junto deste alvo tão jovem, António Filipe diz que é necessário manter constantemente novidades na marca. "As pessoas dizem que trabalhar uma marca como a Swatch é fácil, porque toda a gente a conhece, mas é necessário um empenhamento contínuo", diz. Destaca "o trabalho que é preciso ter em termos logísticos, de forma a ter sempre tudo disponível no ponto de venda", mas também "uma boa comunicação" nas lojas e a necessidade de criar eventos específicos e também iniciativas locais, como o lançamento do modelo Adamastor, para a Expo-98, ou o da Escola, no ano passado, para Timor, ou ainda o modelo para homenagear o arquitecto Siza Vieira, actualmente em fase de aprovação.

O balanço do projecto "A Escola" é positivo: "Queríamos vender 20 mil relógios e acabámos por vender 75 mil, conseguimos 115 mil contos em angariação de fundos, e a construção da escola está avançada, pelo que vamos entregá-la no fim de Setembro, como previsto". António Filipe destaca o apoio com que contou, de diversas personalidades, e ainda os ganhos de imagem que uma iniciativa desta dimensão trouxe para a marca.

A ideia agora é lançar, em breve, um modelo de homenagem ao arquitecto Siza Vieira. "Não sabemos ainda se vamos ter alguma solidariedade associada ou não, mas estamos em contactos com a Câmara Municipal do Porto para tomarmos uma decisão." A homenagem justifica-se pela falta de reconhecimento que, segundo António Filipe, ainda existe em relação ao arquitecto. À partida, o modelo vai ser vendido apenas em Portugal, mas é provável que venha a sê-lo também no exterior, sobretudo no Japão, onde Siza Vieira dá aulas e de onde tem havido algumas manifestações de interesse.

A abertura de mais lojas está também prevista. Actualmente, a marca conta com cinco lojas próprias e a ideia é abrir pelo menos mais seis este ano. No total, existem cerca de 280 pontos de venda oficiais em Portugal.

A Swatch lançou recentemente a colecção "Square", com modelos em que o mostrador é quadrado, mantendo-se, de resto, a caixa e a bracelete de plástico. O lançamento foi feito em Lisboa, no Terreiro do Paço. A marca pretende também trazer para Portugal o Vendôme Tour, que resulta da abertura, na famosa Place Vendôme, de Paris - onde se vendem as marcas mais caras da relojoaria - de uma loja Swatch onde, apesar de os modelos serem todos exclusivos daquela loja, os preços são iguais aos praticados nos outros estabelecimentos da marca. A ideia é ter também, em Portugal, uma série de modelos exclusivos à venda num sítio especial, tal como tem acontecido em Nova Iorque ou em Tóquio.

Modelo de homenagem a Siza Vieira posto à venda em breve

Clubes Swatch Vão Ser Dinamizados

Por PEDRO LIMA

Segunda-feira, 12 de Março de 2001

A marca de relógios Swatch quer aumentar o número de sócios do seu clube, vai lançar em breve um modelo de homenagem ao arquitecto Siza Vieira e pretende colocar à venda modelos exclusivos como acontece na Place Vendôme, em Paris.

O clube português da Swatch, criado para todos os simpatizantes desta marca suíça de relógios, deverá conhecer uma série de iniciativas nos próximos tempos que têm como objectivo reforçar a base de sócios, actualmente de 3500. Portugal tem mesmo um dos clubes mais activos do mundo, mas a informação sobre como inscrever-se ou sobre as vantagens que daí decorrem ainda é considerada insuficiente pela própria Swatch.

A intenção de dinamizar a marca decorre dos resultados conseguidos em Portugal: no ano passado, o volume de vendas cresceu 40,5 por cento; o país tornou-se no sétimo ao nível mundial onde se vendem mais relógios, em termos absolutos; duas das suas lojas em Lisboa encontram-se entre as que mais vendem no mundo inteiro; e a iniciativa mais visível - o projecto Escola, criado para recolher fundos para a construção de uma escola em Timor -, foi considerado um sucesso.

O director de "marketing" da Swatch, António Filipe, refere que a dinamização do clube passará por várias etapas. "Temos, neste momento, 47 lojas que são agentes do clube, que têm de estar identificados como tal. O que nós queremos é que haja uma maior identificação e uma disposição de materiais que informam o cliente das vantagens de pertencer ao clube", refere. É também intenção da Swatch avançar com uma campanha que anuncie essas vantagens, actualizar a informação prestada aos sócios, assim como aumentar o seu fluxo e desenvolver regularmente eventos nacionais para lançamentos especiais que estimulem o coleccionismo, criando oportunidades de comprar modelos de edição limitada.

"Vamos também incentivar a ligação ao clube internacional", diz. O clube lança todos os anos um relógio especial, que lhe permite acesso directo a quem o comprar. António Filipe revela que Portugal conseguiu, este ano, um modelo exclusivo. "Quero também convidar personalidades e líderes de opinião portugueses a pertencerem ao clube", afirma.

O clube da Swatch permite também identificar as características dos consumidores-tipo: 60 por cento são mulheres, entre os 15 e os 35 anos e de todas as classes. Para manter a marca activa junto deste alvo tão jovem, António Filipe diz que é necessário manter constantemente novidades na marca. "As pessoas dizem que trabalhar uma marca como a Swatch é fácil, porque toda a gente a conhece, mas é necessário um empenhamento contínuo", diz. Destaca "o trabalho que é preciso ter em termos logísticos, de forma a ter sempre tudo disponível no ponto de venda", mas também "uma boa comunicação" nas lojas e a necessidade de criar eventos específicos e também iniciativas locais, como o lançamento do modelo Adamastor, para a Expo-98, ou o da Escola, no ano passado, para Timor, ou ainda o modelo para homenagear o arquitecto Siza Vieira, actualmente em fase de aprovação.

O balanço do projecto "A Escola" é positivo: "Queríamos vender 20 mil relógios e acabámos por vender 75 mil, conseguimos 115 mil contos em angariação de fundos, e a construção da escola está avançada, pelo que vamos entregá-la no fim de Setembro, como previsto". António Filipe destaca o apoio com que contou, de diversas personalidades, e ainda os ganhos de imagem que uma iniciativa desta dimensão trouxe para a marca.

A ideia agora é lançar, em breve, um modelo de homenagem ao arquitecto Siza Vieira. "Não sabemos ainda se vamos ter alguma solidariedade associada ou não, mas estamos em contactos com a Câmara Municipal do Porto para tomarmos uma decisão." A homenagem justifica-se pela falta de reconhecimento que, segundo António Filipe, ainda existe em relação ao arquitecto. À partida, o modelo vai ser vendido apenas em Portugal, mas é provável que venha a sê-lo também no exterior, sobretudo no Japão, onde Siza Vieira dá aulas e de onde tem havido algumas manifestações de interesse.

A abertura de mais lojas está também prevista. Actualmente, a marca conta com cinco lojas próprias e a ideia é abrir pelo menos mais seis este ano. No total, existem cerca de 280 pontos de venda oficiais em Portugal.

A Swatch lançou recentemente a colecção "Square", com modelos em que o mostrador é quadrado, mantendo-se, de resto, a caixa e a bracelete de plástico. O lançamento foi feito em Lisboa, no Terreiro do Paço. A marca pretende também trazer para Portugal o Vendôme Tour, que resulta da abertura, na famosa Place Vendôme, de Paris - onde se vendem as marcas mais caras da relojoaria - de uma loja Swatch onde, apesar de os modelos serem todos exclusivos daquela loja, os preços são iguais aos praticados nos outros estabelecimentos da marca. A ideia é ter também, em Portugal, uma série de modelos exclusivos à venda num sítio especial, tal como tem acontecido em Nova Iorque ou em Tóquio.

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