Gente

23-04-2001
marcar artigo

Nome de peso

O nome de Dinis de Santa Maria Miguel Gabriel Rafael Francisco João de Bragança, o terceiro filho de Duarte Pio e Isabel Herédia, que foi baptizado no passado sábado na Sé Catedral do Porto, resulta de um aturado processo de consultas levado a cabo pela Casa Real portuguesa e está carregado de simbolismo. O jovem infante é Dinis tal como o seu antepassado cognominado «O Lavrador», que se distinguiu mandando plantar o pinhal de Leiria e lançando as bases da primeira reforma agrária. É Santa Maria como consagração da sua madrinha espiritual. Depois do nome dos três arcanjos (Miguel, Gabriel e Rafael) vem Francisco, numa clara evocação ao pastorinho que vai ser beatificado pelo papa João Paulo II, em Fátima, no próximo 13 de Maio. Por último, e antes do apelido, é João, em homenagem ao padroeiro do Porto.

Avante Narana

DURANTE o debate do Orçamento de Estado, um dos momentos mais importantes da vida parlamentar, o vice-presidente da Assembleia da República e deputado do CDS-PP, Narana Coissoró, esteve mergulhado na leitura do jornal «Avante!». A verdade é que, depois do acordo entre o Governo e o PP, o debate não trazia qualquer surpresa, enquanto a última edição do «Avante!», esta sim, era uma novidade. Primeiro, porque o órgão oficial do PCP sofreu reformulações gráficas. Segundo, porque continha uma entrevista de Carlos Carvalhas a «pôr na ordem» o mítico ex-líder do partido, Álvaro Cunhal. Mas GENTE percebeu que Narana não está nada interessado nas «nuances» do pensamento marxista-leninista. Estava simplesmente a mostrar ao resto da oposição que, depois do acordo, podiam ficar a falar sozinhos.

O mais velho

QUANDO no ano passado o EXPRESSO entrevistou José Ferreira de Andrade, o homem mais idoso de Portugal, ele disse: «Espero que chegue à minha idade e eu que esteja cá para ver». Enganou-se na previsão ao morrer na passada terça-feira com 109 anos, na sequência de uma gripe, em Cadoiço, Guarda. Levou consigo a lucidez e o sentido de humor que lhe eram característicos. Nascido em Figueiró da Granja, em 1890, o antigo alfaiate escreveu poemas e memórias até ao fim, lia jornais e não perdia os noticiários televisivos, que gostava de comentar. Realizou um último sonho: o de chegar ao ano 2000. Atribuía a sua longevidade aos 4,5 dl de vinho que bebia por dia. É pena que o efeito tenha terminado.

Quem paga a factura do jantar?

A PASSAGEM por Viana do Castelo dos candidatos à liderança do PSD revelou-se um bom negócio para o Náutico, um restaurante desta cidade nortenha preferido pelos sociais-democratas, mas gerou um mal-entendido com uma factura que chegou a preocupar o seu proprietário. Se, no caso de Durão Barroso (à esquerda), os militantes que se associaram ao jantar contribuíram com mil escudos e o deputado e presidente da Distrital do PSD, Carvalho Martins, assegurou o pagamento do resto da conta, com Marques Mendes a responsabilidade ficou mais difusa.

Os comensais nada pagaram e, após o repasto, o empregado de serviço apresentou a conta ao presidente da concelhia local, que estava presente à homenagem. Surpreendido, este recusou a conta e explicou que era alheio à organização do jantar. Foi com alguma dificuldade que o dono do restaurante conseguiu localizar um interlocutor que, em nome dos apoiantes vianenses de Marques Mendes, se comprometesse a liquidar a factura.

O segredo do PSD

HÁ MUITO que andava desaparecido, mas (até que enfim!) o «CLÃdestino» voltou a atacar os corredores da Assembleia da República. Esta semana, em edição especial, circulou com grande intensidade no Parlamento, animando os debates. A folha atribuída aos socialistas - que teve os seus momentos de maior actividade nos tempos do Governo Cavaco Silva - volta a «pegar» na figura que mais inspira o seu clandestino autor, exactamente o ex-primeiro-ministro, que agora regressa para ajudar os três candidatos à liderança do PSD. E deixa um temível aviso: «Todos os dias 13 de cada mês aqui estarei!». O quê? Congressos do PSD todos os meses? Por favor, figura tutelar, revele já o seu segredo!

Mansamente no tractor

HÁ UMA deputada na Assembleia da República de seu nome Ana Manso. É loira, o que a torna uma parlamentar distinta das outras. É também vice-presidente da Distrital do PSD na Guarda. Vinda do meio rural, não quis deixar de prestar homenagem a «toda essa gente» e para o assinalar, vestiu um fato-macaco, deixando-se fotografar em pose idílico-industrial em cima de um tractor. Na terra parece ter sido o sucesso total. A fotografia saiu a terreiro no jornal «O Interior», que serve as regiões da Guarda e da Covilhã. O periódico cita mesmo Ana Manso num bravo comentário: «Se a saúde está mal, a agricultura não tem pontas por onde se lhe pegue». Não tinha até Ana subir no tractor, diz GENTE, esmagada pelos sacrifícios que a vida de uma eleita pelo povo exige.

Baile dos vampiros no Porto

QUEM for, no dia 4 de Março, ao Coliseu do Porto, poderá participar no «Baile dos Vampiros», uma festa «rave» que terá este filme como tema. O Fantasporto vai transpor para fora da tela seres fantásticos, determinados a gozar uma noite entre os comuns mortais. Na sala de espectáculos, vai haver um regresso do passado ao futuro, com o tempo dos «dráculas» a misturar-se ao ambiente cibernético, as velas a dar lugar a luzes psicadélicas e a música clássica à «dance music». Em 20 anos, esta será a primeira festa de encerramento do certame, que irá transformar o Coliseu numa megadiscoteca trazendo à cena os «dj» convidados: Vibe, Mário Roque, acompanhado por três artistas que vão apresentar a «house simphony», e «Mighty Bop», um dos dois elementos que integram o projecto francês de música de dança de Bob Sinclair. A noite de assombrações contará ainda com animação circense e com os Alcântara Dancers. O principal protagonista será Mário Dorminsky, que promete vestir uma capa vampiresca para a «rave». A noite é de Carnaval mas... cuidado com as mordidelas!

Nuno Cardoso abre uma loja

OS VEREADORES e directores de serviço da Câmara do Porto nem queriam acreditar: à sua frente só apareciam círculos vermelhos, amarelos e verdes, valendo respectivamente um, três e cinco pontos. O trabalho nesse dia consistia em colocar circulozinhos de papel num quadro. Dir-se-á ser uma estranha forma de governar uma cidade. Mas Nuno Cardoso (na foto), o presidente da autarquia, lembrara-se de contratar uma empresa de reengenharia organizacional para fazer o levantamento dos males da Câmara. Os círculos verdes representavam os assuntos de maior importância. Tudo isto foi discutido num hotel em Espinho, em grupos de 10 pessoas, de um total de 40. Quando começou a sair algum fumo branco, estava encontrada a primeira solução: abrir uma Loja do Munícipe (tipo Loja do Cidadão governamental), de modo a que cada portuense possa tratar no mesmo espaço e praticamente no mesmo dia de assuntos que, por vezes, levam meses (e anos) a resolver. Eis uma solução «reengenhosa» do engenheiro Cardoso!

Laranja fica Verde

O DEPUTADO social-democrata José Eduardo Martins ainda não conseguiu fechar a boca de espanto e indignação perante uma notícia do «Público», segundo a qual o partido Os Verdes queria saber porque é que o Ministério do Ambiente decidiu atribuir um subsídio de 300 mil contos à Fundação Mário Soares. Conta o jovem deputado que a representante de Os Verdes na Comissão Parlamentar de Ambiente, Isabel Castro, foi a primeira a dar-lhe os parabéns por ter descoberto a verba orçamentada no PIDDAC e questionado o ministro José Sócrates sobre isso. A deputada perguntou-lhe o que pretendia fazer com o assunto e o ingénuo Martins - é o próprio a admiti-lo - confessou-lhe que tinha a intenção de apresentar um requerimento ao Governo, mas que só o faria mais tarde porque não tinha tempo entretanto. O resultado da confissão deu a manchete que se sabe, pelo que a conclusão é óbvia: se há laranjas que ainda não estão maduras para a colheita parlamentar, não é menos verdade que há parlamentares que de verdes... têm muito pouco. Coordenação de PEDRO ANDRADE

Realização

De um «Leilão por Timor», no dia 16 de Março, no Atrium Saldanha, em Lisboa, sob o alto patrocínio de Maria José Ritta, mulher do Presidente Jorge Sampaio. Vai a leilão um conjunto de obras de arte doadas por um leque de artistas e empresas. Os «pregoeiros» serão cerca de 30 figuras públicas - representando áreas como a política, música, desporto, televisão, artes plásticas e sociedade - que apadrinharão cada peça doada. A receita reverterá integralmente para as organizações que actuam em Timor: Cruz Vermelha Portuguesa, Oikos, AMI, Médicos do Mundo e Gabinete do Comissário para o Apoio à Transição em Timor-Leste. Nuno Gama e Ana Salazar criaram «T-shirts» inéditas para apoiar o evento, que serão vendidas no Atrium Saldanha, onde as obras do leilão vão estar expostas a partir de 6 de Março.

Sucesso

De Pôncio Monteiro, «representante» do FC Porto no «Jogo Falado» da RTP1, durante o baptizado real de sábado: foi o convidado mais aclamado pelos populares à porta da Sé Catedral. Atenção candidatos à Câmara do Porto: cuidado com a concorrência...

Fúria

Demonstrada pelo advogado José Guilherme Aguiar, director executivo da Liga de Clubes e antigo dirigente do Futebol Clube do Porto. O advogado anda a esgotar o seu dicionário pessoal de impropérios sempre que se refere ao seu protegido, Bruno Paixão. O jovem árbitro de 25 anos, finalista do curso de Engenharia, que teve uma actuação considerada bastante polémica no jogo entre o Campomaiorense e o Porto, no sábado passado, em Campo Maior, é conhecido nos meios futebolísticos como o «afilhado» de José Guilherme Aguiar.

Nome de peso

O nome de Dinis de Santa Maria Miguel Gabriel Rafael Francisco João de Bragança, o terceiro filho de Duarte Pio e Isabel Herédia, que foi baptizado no passado sábado na Sé Catedral do Porto, resulta de um aturado processo de consultas levado a cabo pela Casa Real portuguesa e está carregado de simbolismo. O jovem infante é Dinis tal como o seu antepassado cognominado «O Lavrador», que se distinguiu mandando plantar o pinhal de Leiria e lançando as bases da primeira reforma agrária. É Santa Maria como consagração da sua madrinha espiritual. Depois do nome dos três arcanjos (Miguel, Gabriel e Rafael) vem Francisco, numa clara evocação ao pastorinho que vai ser beatificado pelo papa João Paulo II, em Fátima, no próximo 13 de Maio. Por último, e antes do apelido, é João, em homenagem ao padroeiro do Porto.

Avante Narana

DURANTE o debate do Orçamento de Estado, um dos momentos mais importantes da vida parlamentar, o vice-presidente da Assembleia da República e deputado do CDS-PP, Narana Coissoró, esteve mergulhado na leitura do jornal «Avante!». A verdade é que, depois do acordo entre o Governo e o PP, o debate não trazia qualquer surpresa, enquanto a última edição do «Avante!», esta sim, era uma novidade. Primeiro, porque o órgão oficial do PCP sofreu reformulações gráficas. Segundo, porque continha uma entrevista de Carlos Carvalhas a «pôr na ordem» o mítico ex-líder do partido, Álvaro Cunhal. Mas GENTE percebeu que Narana não está nada interessado nas «nuances» do pensamento marxista-leninista. Estava simplesmente a mostrar ao resto da oposição que, depois do acordo, podiam ficar a falar sozinhos.

O mais velho

QUANDO no ano passado o EXPRESSO entrevistou José Ferreira de Andrade, o homem mais idoso de Portugal, ele disse: «Espero que chegue à minha idade e eu que esteja cá para ver». Enganou-se na previsão ao morrer na passada terça-feira com 109 anos, na sequência de uma gripe, em Cadoiço, Guarda. Levou consigo a lucidez e o sentido de humor que lhe eram característicos. Nascido em Figueiró da Granja, em 1890, o antigo alfaiate escreveu poemas e memórias até ao fim, lia jornais e não perdia os noticiários televisivos, que gostava de comentar. Realizou um último sonho: o de chegar ao ano 2000. Atribuía a sua longevidade aos 4,5 dl de vinho que bebia por dia. É pena que o efeito tenha terminado.

Quem paga a factura do jantar?

A PASSAGEM por Viana do Castelo dos candidatos à liderança do PSD revelou-se um bom negócio para o Náutico, um restaurante desta cidade nortenha preferido pelos sociais-democratas, mas gerou um mal-entendido com uma factura que chegou a preocupar o seu proprietário. Se, no caso de Durão Barroso (à esquerda), os militantes que se associaram ao jantar contribuíram com mil escudos e o deputado e presidente da Distrital do PSD, Carvalho Martins, assegurou o pagamento do resto da conta, com Marques Mendes a responsabilidade ficou mais difusa.

Os comensais nada pagaram e, após o repasto, o empregado de serviço apresentou a conta ao presidente da concelhia local, que estava presente à homenagem. Surpreendido, este recusou a conta e explicou que era alheio à organização do jantar. Foi com alguma dificuldade que o dono do restaurante conseguiu localizar um interlocutor que, em nome dos apoiantes vianenses de Marques Mendes, se comprometesse a liquidar a factura.

O segredo do PSD

HÁ MUITO que andava desaparecido, mas (até que enfim!) o «CLÃdestino» voltou a atacar os corredores da Assembleia da República. Esta semana, em edição especial, circulou com grande intensidade no Parlamento, animando os debates. A folha atribuída aos socialistas - que teve os seus momentos de maior actividade nos tempos do Governo Cavaco Silva - volta a «pegar» na figura que mais inspira o seu clandestino autor, exactamente o ex-primeiro-ministro, que agora regressa para ajudar os três candidatos à liderança do PSD. E deixa um temível aviso: «Todos os dias 13 de cada mês aqui estarei!». O quê? Congressos do PSD todos os meses? Por favor, figura tutelar, revele já o seu segredo!

Mansamente no tractor

HÁ UMA deputada na Assembleia da República de seu nome Ana Manso. É loira, o que a torna uma parlamentar distinta das outras. É também vice-presidente da Distrital do PSD na Guarda. Vinda do meio rural, não quis deixar de prestar homenagem a «toda essa gente» e para o assinalar, vestiu um fato-macaco, deixando-se fotografar em pose idílico-industrial em cima de um tractor. Na terra parece ter sido o sucesso total. A fotografia saiu a terreiro no jornal «O Interior», que serve as regiões da Guarda e da Covilhã. O periódico cita mesmo Ana Manso num bravo comentário: «Se a saúde está mal, a agricultura não tem pontas por onde se lhe pegue». Não tinha até Ana subir no tractor, diz GENTE, esmagada pelos sacrifícios que a vida de uma eleita pelo povo exige.

Baile dos vampiros no Porto

QUEM for, no dia 4 de Março, ao Coliseu do Porto, poderá participar no «Baile dos Vampiros», uma festa «rave» que terá este filme como tema. O Fantasporto vai transpor para fora da tela seres fantásticos, determinados a gozar uma noite entre os comuns mortais. Na sala de espectáculos, vai haver um regresso do passado ao futuro, com o tempo dos «dráculas» a misturar-se ao ambiente cibernético, as velas a dar lugar a luzes psicadélicas e a música clássica à «dance music». Em 20 anos, esta será a primeira festa de encerramento do certame, que irá transformar o Coliseu numa megadiscoteca trazendo à cena os «dj» convidados: Vibe, Mário Roque, acompanhado por três artistas que vão apresentar a «house simphony», e «Mighty Bop», um dos dois elementos que integram o projecto francês de música de dança de Bob Sinclair. A noite de assombrações contará ainda com animação circense e com os Alcântara Dancers. O principal protagonista será Mário Dorminsky, que promete vestir uma capa vampiresca para a «rave». A noite é de Carnaval mas... cuidado com as mordidelas!

Nuno Cardoso abre uma loja

OS VEREADORES e directores de serviço da Câmara do Porto nem queriam acreditar: à sua frente só apareciam círculos vermelhos, amarelos e verdes, valendo respectivamente um, três e cinco pontos. O trabalho nesse dia consistia em colocar circulozinhos de papel num quadro. Dir-se-á ser uma estranha forma de governar uma cidade. Mas Nuno Cardoso (na foto), o presidente da autarquia, lembrara-se de contratar uma empresa de reengenharia organizacional para fazer o levantamento dos males da Câmara. Os círculos verdes representavam os assuntos de maior importância. Tudo isto foi discutido num hotel em Espinho, em grupos de 10 pessoas, de um total de 40. Quando começou a sair algum fumo branco, estava encontrada a primeira solução: abrir uma Loja do Munícipe (tipo Loja do Cidadão governamental), de modo a que cada portuense possa tratar no mesmo espaço e praticamente no mesmo dia de assuntos que, por vezes, levam meses (e anos) a resolver. Eis uma solução «reengenhosa» do engenheiro Cardoso!

Laranja fica Verde

O DEPUTADO social-democrata José Eduardo Martins ainda não conseguiu fechar a boca de espanto e indignação perante uma notícia do «Público», segundo a qual o partido Os Verdes queria saber porque é que o Ministério do Ambiente decidiu atribuir um subsídio de 300 mil contos à Fundação Mário Soares. Conta o jovem deputado que a representante de Os Verdes na Comissão Parlamentar de Ambiente, Isabel Castro, foi a primeira a dar-lhe os parabéns por ter descoberto a verba orçamentada no PIDDAC e questionado o ministro José Sócrates sobre isso. A deputada perguntou-lhe o que pretendia fazer com o assunto e o ingénuo Martins - é o próprio a admiti-lo - confessou-lhe que tinha a intenção de apresentar um requerimento ao Governo, mas que só o faria mais tarde porque não tinha tempo entretanto. O resultado da confissão deu a manchete que se sabe, pelo que a conclusão é óbvia: se há laranjas que ainda não estão maduras para a colheita parlamentar, não é menos verdade que há parlamentares que de verdes... têm muito pouco. Coordenação de PEDRO ANDRADE

Realização

De um «Leilão por Timor», no dia 16 de Março, no Atrium Saldanha, em Lisboa, sob o alto patrocínio de Maria José Ritta, mulher do Presidente Jorge Sampaio. Vai a leilão um conjunto de obras de arte doadas por um leque de artistas e empresas. Os «pregoeiros» serão cerca de 30 figuras públicas - representando áreas como a política, música, desporto, televisão, artes plásticas e sociedade - que apadrinharão cada peça doada. A receita reverterá integralmente para as organizações que actuam em Timor: Cruz Vermelha Portuguesa, Oikos, AMI, Médicos do Mundo e Gabinete do Comissário para o Apoio à Transição em Timor-Leste. Nuno Gama e Ana Salazar criaram «T-shirts» inéditas para apoiar o evento, que serão vendidas no Atrium Saldanha, onde as obras do leilão vão estar expostas a partir de 6 de Março.

Sucesso

De Pôncio Monteiro, «representante» do FC Porto no «Jogo Falado» da RTP1, durante o baptizado real de sábado: foi o convidado mais aclamado pelos populares à porta da Sé Catedral. Atenção candidatos à Câmara do Porto: cuidado com a concorrência...

Fúria

Demonstrada pelo advogado José Guilherme Aguiar, director executivo da Liga de Clubes e antigo dirigente do Futebol Clube do Porto. O advogado anda a esgotar o seu dicionário pessoal de impropérios sempre que se refere ao seu protegido, Bruno Paixão. O jovem árbitro de 25 anos, finalista do curso de Engenharia, que teve uma actuação considerada bastante polémica no jogo entre o Campomaiorense e o Porto, no sábado passado, em Campo Maior, é conhecido nos meios futebolísticos como o «afilhado» de José Guilherme Aguiar.

marcar artigo