Publicidade no correio (electrónico)

12-02-2001
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Filmes publicitários enviados como entretenimento

Publicidade no Correio (Electrónico)

Por PEDRO LIMA

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2001

Sem dar por isso, muitos utilizadores de correio electrónico recebem filmes publicitários que visionam como entretenimento. A Lowe Lintas é um exemplo de como se pode passar uma mensagem, neste caso contra o racismo, através do "e-mail".

Se costuma fazer pausas no seu emprego para "espreitar" a caixa de correio electrónico, fique a saber que, muitas vezes, poderá estar a levar com publicidade sem sequer se dar conta disso. Se calhar, em casa, a ver televisão, muda de canal quando chegam os blocos de publicidade. A ouvir rádio, sintoniza outra estação. Ao folhear os jornais e revistas, muda de página.

Mas no correio electrónico, no emprego ou em casa, ou em qualquer outro sítio onde se encontre, circulam filmes de publicidade que, pelas suas características, são muitas vezes considerados como uma forma de diversão. Até que ponto poderão anunciantes e publicitários explorar este "novo" canal de comunicação para fazer passar as suas mensagens?

A Lowe Lintas Portugal é uma das primeiras agências de publicidade a recorrer a este processo no país, mas neste caso a causa é "nobre". A empresa decidiu avançar recentemente, por iniciativa própria, com uma campanha de publicidade contra o racismo, que retratava uma cena passada num avião. A história era, basicamente, a seguinte: uma senhora entra no avião e senta-se, mas não sem antes fazer uma expressão de desagrado porque, ao seu lado, está sentado um rapaz negro. Assim que lhe aparece à frente a hospedeira de bordo, pede-lhe que lhe arranje outro lugar. Esta responde-lhe que a classe económica está lotada. Ao que ela responde que "não vai viajar ao lado de um negro", pedindo-lhe que "faça qualquer coisa". A hospedeira diz-lhe que vai falar com o comandante e, quando volta, informa-a de que conseguiu arranjar lugar na primeira classe. E pede desculpas, afirmando que é "inconcebível uma pessoa viajar ao lado de uma pessoa tão desprezível". A senhora prepara-se para se levantar mas então a hospedeira aborda o passageiro e pede-lhe que a acompanhe, porque foi para ele que se encontrou um lugar. O anúncio termina com a indicação "ponha o racismo no seu lugar. É uma campanha da Lowe Lintas para o Dia Internacional dos Direitos Humanos", que foi comemorado a 10 de Dezembro.

A campanha passou na televisão com várias inserções por dia, mas num muito curto período de tempo, devido a limitações orçamentais, uma vez que os custos foram assumidos pela própria agência. Por esse motivo, e com o objectivo de fazer chegar a mensagem ao maior número possível de pessoas, a Lowe Lintas decidiu enviar o anúncio, por "e-mail", a órgãos de comunicação social, parceiros da área da publicidade, clientes e potenciais clientes. No total, estima a empresa, terão sido enviadas mensagens por correio electrónico a 500 pessoas, a quem era pedido que espalhassem o anúncio o mais possível.

A agência assume que pretende avançar com iniciativas idênticas, ressalvando, no entanto, que não pretende utilizar o correio electrónico de uma forma "intensiva", por ter consciência de que a utilização em excesso deste meio poderá levá-lo a ficar "saturado". A Lowe Lintas justifica a criação deste anúncio por aquilo que "considera ser também o papel de uma agência multinacional com responsabilidade social e que pode, pela sua actividade criativa, ajudar determinadas causas".

Mas pelas caixas de correio circulam também anúncios, a maior parte deles humorísticos, que promovem bebidas, carros, máquinas fotográficas, desodorizantes, roupas, chocolates ou comida para animais. A grande maioria nunca passou em Portugal, nem sequer por via das adaptações, mas as marcas publicitadas são "globais", isto é, estão presentes em vários países (ver imagens).

"Sites" especializados

Muitos dos anúncios que circulam pelas caixas de correio electrónico têm como proveniência "sites" que se dedicam especificamente à publicidade. O AdCritic.com é um deles. Na explicação daquilo que é e como funciona, os responsáveis do "site" (que utiliza como "slogan" "Todos os anúncios. A toda a hora") referem que este foi criado para todos os que consideram que a publicidade é mais do que "aquela chatice entre programas de televisão". Dizem também que "a publicidade faz parte de todas as culturas", algo que "não admira", uma vez que 96 por cento dos lares norte-americanos têm televisão, mas apenas 92 por cento têm água canalizada.

Os seus responsáveis dizem também que no AdCritic.com é possível encontrar praticamente qualquer anúncio que passe na televisão, sendo também possível descarregá-lo - e por isso enviá-lo por correio electrónico -, votar nos que são considerados os melhores, comentá-los e eventualmente ter mesmo os comentários lidos pelos maiores publicitários do mundo". O AdCritic.com trabalha directamente com as agências de publicidade e com as empresas de forma a colocar os seus anúncios "on-line".

No "site", é também feito um apelo a pessoas que se interessem por publicidade, uma vez que a sua área de actuação se confina aos anúncios transmitidos nas televisões da área de Washington, DC. Os filmes comerciais podem ser enviados em cassetes de vídeo ou ser colocados à disposição na Internet. Como os anúncios passam a estar disponíveis para toda a gente, qualquer pessoa pode descarregá-los e pô-los depois a circular.

O "site" adeater.com também permite descarregar anúncios de vários países do mundo.

Filmes publicitários enviados como entretenimento

Publicidade no Correio (Electrónico)

Por PEDRO LIMA

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2001

Sem dar por isso, muitos utilizadores de correio electrónico recebem filmes publicitários que visionam como entretenimento. A Lowe Lintas é um exemplo de como se pode passar uma mensagem, neste caso contra o racismo, através do "e-mail".

Se costuma fazer pausas no seu emprego para "espreitar" a caixa de correio electrónico, fique a saber que, muitas vezes, poderá estar a levar com publicidade sem sequer se dar conta disso. Se calhar, em casa, a ver televisão, muda de canal quando chegam os blocos de publicidade. A ouvir rádio, sintoniza outra estação. Ao folhear os jornais e revistas, muda de página.

Mas no correio electrónico, no emprego ou em casa, ou em qualquer outro sítio onde se encontre, circulam filmes de publicidade que, pelas suas características, são muitas vezes considerados como uma forma de diversão. Até que ponto poderão anunciantes e publicitários explorar este "novo" canal de comunicação para fazer passar as suas mensagens?

A Lowe Lintas Portugal é uma das primeiras agências de publicidade a recorrer a este processo no país, mas neste caso a causa é "nobre". A empresa decidiu avançar recentemente, por iniciativa própria, com uma campanha de publicidade contra o racismo, que retratava uma cena passada num avião. A história era, basicamente, a seguinte: uma senhora entra no avião e senta-se, mas não sem antes fazer uma expressão de desagrado porque, ao seu lado, está sentado um rapaz negro. Assim que lhe aparece à frente a hospedeira de bordo, pede-lhe que lhe arranje outro lugar. Esta responde-lhe que a classe económica está lotada. Ao que ela responde que "não vai viajar ao lado de um negro", pedindo-lhe que "faça qualquer coisa". A hospedeira diz-lhe que vai falar com o comandante e, quando volta, informa-a de que conseguiu arranjar lugar na primeira classe. E pede desculpas, afirmando que é "inconcebível uma pessoa viajar ao lado de uma pessoa tão desprezível". A senhora prepara-se para se levantar mas então a hospedeira aborda o passageiro e pede-lhe que a acompanhe, porque foi para ele que se encontrou um lugar. O anúncio termina com a indicação "ponha o racismo no seu lugar. É uma campanha da Lowe Lintas para o Dia Internacional dos Direitos Humanos", que foi comemorado a 10 de Dezembro.

A campanha passou na televisão com várias inserções por dia, mas num muito curto período de tempo, devido a limitações orçamentais, uma vez que os custos foram assumidos pela própria agência. Por esse motivo, e com o objectivo de fazer chegar a mensagem ao maior número possível de pessoas, a Lowe Lintas decidiu enviar o anúncio, por "e-mail", a órgãos de comunicação social, parceiros da área da publicidade, clientes e potenciais clientes. No total, estima a empresa, terão sido enviadas mensagens por correio electrónico a 500 pessoas, a quem era pedido que espalhassem o anúncio o mais possível.

A agência assume que pretende avançar com iniciativas idênticas, ressalvando, no entanto, que não pretende utilizar o correio electrónico de uma forma "intensiva", por ter consciência de que a utilização em excesso deste meio poderá levá-lo a ficar "saturado". A Lowe Lintas justifica a criação deste anúncio por aquilo que "considera ser também o papel de uma agência multinacional com responsabilidade social e que pode, pela sua actividade criativa, ajudar determinadas causas".

Mas pelas caixas de correio circulam também anúncios, a maior parte deles humorísticos, que promovem bebidas, carros, máquinas fotográficas, desodorizantes, roupas, chocolates ou comida para animais. A grande maioria nunca passou em Portugal, nem sequer por via das adaptações, mas as marcas publicitadas são "globais", isto é, estão presentes em vários países (ver imagens).

"Sites" especializados

Muitos dos anúncios que circulam pelas caixas de correio electrónico têm como proveniência "sites" que se dedicam especificamente à publicidade. O AdCritic.com é um deles. Na explicação daquilo que é e como funciona, os responsáveis do "site" (que utiliza como "slogan" "Todos os anúncios. A toda a hora") referem que este foi criado para todos os que consideram que a publicidade é mais do que "aquela chatice entre programas de televisão". Dizem também que "a publicidade faz parte de todas as culturas", algo que "não admira", uma vez que 96 por cento dos lares norte-americanos têm televisão, mas apenas 92 por cento têm água canalizada.

Os seus responsáveis dizem também que no AdCritic.com é possível encontrar praticamente qualquer anúncio que passe na televisão, sendo também possível descarregá-lo - e por isso enviá-lo por correio electrónico -, votar nos que são considerados os melhores, comentá-los e eventualmente ter mesmo os comentários lidos pelos maiores publicitários do mundo". O AdCritic.com trabalha directamente com as agências de publicidade e com as empresas de forma a colocar os seus anúncios "on-line".

No "site", é também feito um apelo a pessoas que se interessem por publicidade, uma vez que a sua área de actuação se confina aos anúncios transmitidos nas televisões da área de Washington, DC. Os filmes comerciais podem ser enviados em cassetes de vídeo ou ser colocados à disposição na Internet. Como os anúncios passam a estar disponíveis para toda a gente, qualquer pessoa pode descarregá-los e pô-los depois a circular.

O "site" adeater.com também permite descarregar anúncios de vários países do mundo.

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