Consultoria reinventada

15-01-2001
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Andersen Consulting muda de identidade para Accenture

Consultoria Reinventada

Por D.R.

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2001

Desde o princípio do ano que a prestigiada firma de consultoria, Andersen Consulting, passou a assumir uma nova identidade corporativa perante o mundo, passando-se a chamar Accenture. Um novo nome para um novo posicionamento que se traduziu num investimento global de 100 milhões de dólares (cerca de 21 milhões de contos).

A mudança de identidade foi possível depois de uma decisão do Tribunal, em Agosto do ano passado, que deu razão à vontade da Andersen Consulting de se separar quer da Andersen Worldwide quer da Arthur Andersen. Para se ter um pouco a noção do que envolveu mudar a identidade corporativa da empresa de consultoria fica aqui um dado curioso: para os colaboradores dos 178 escritórios espalhados no mundo, a Accenture teve que mandar imprimir 6,5 milhões de novos cartões de visita.

O nome "Accenture" foi sugerido por Kim Peterson, consultor da Andersen Consulting Noruega. Esta identidade foi escolhida passados três meses de estudos e análises, onde foram testados mais de 50 nomes. Segundo um comunicado divulgado à imprensa, "Accenture é uma palavra inventada, com conotações no futuro, que pretende estabelecer uma ponte entre a nova e a velha economia". A Andersen Consulting é líder na consultoria de gestão e tecnologias de informação e com este reposicionamento pretende converter-se na principal referência da nova economia.

"Na Accenture pomos a tónica ["acent"] no futuro na medida em que queremo-nos transformar em construtores de mercados e arquitectos da nova economia", disse recentemente o director-executivo da Accenture ao "The Guardian", explicando a alegoria do nome e o novo posicionamento da empresa.

Para lançar a nova identidade da empresa foi produzida uma campanha de publicidade global - que em Portugal ficou a cargo da Young & Rubicam - na qual se associa o nome da Accenture à Andersen Consulting por forma a gerar notoriedade de marca e transmitir os valores da Andersen Consulting. Os meios privilegiados foram a imprensa (económica, sobretudo) e a Internet (através de "banners" em "sites" financeiros).

D.R.

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Andersen Consulting muda de identidade para Accenture

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Por D.R.

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2001

Desde o princípio do ano que a prestigiada firma de consultoria, Andersen Consulting, passou a assumir uma nova identidade corporativa perante o mundo, passando-se a chamar Accenture. Um novo nome para um novo posicionamento que se traduziu num investimento global de 100 milhões de dólares (cerca de 21 milhões de contos).

A mudança de identidade foi possível depois de uma decisão do Tribunal, em Agosto do ano passado, que deu razão à vontade da Andersen Consulting de se separar quer da Andersen Worldwide quer da Arthur Andersen. Para se ter um pouco a noção do que envolveu mudar a identidade corporativa da empresa de consultoria fica aqui um dado curioso: para os colaboradores dos 178 escritórios espalhados no mundo, a Accenture teve que mandar imprimir 6,5 milhões de novos cartões de visita.

O nome "Accenture" foi sugerido por Kim Peterson, consultor da Andersen Consulting Noruega. Esta identidade foi escolhida passados três meses de estudos e análises, onde foram testados mais de 50 nomes. Segundo um comunicado divulgado à imprensa, "Accenture é uma palavra inventada, com conotações no futuro, que pretende estabelecer uma ponte entre a nova e a velha economia". A Andersen Consulting é líder na consultoria de gestão e tecnologias de informação e com este reposicionamento pretende converter-se na principal referência da nova economia.

"Na Accenture pomos a tónica ["acent"] no futuro na medida em que queremo-nos transformar em construtores de mercados e arquitectos da nova economia", disse recentemente o director-executivo da Accenture ao "The Guardian", explicando a alegoria do nome e o novo posicionamento da empresa.

Para lançar a nova identidade da empresa foi produzida uma campanha de publicidade global - que em Portugal ficou a cargo da Young & Rubicam - na qual se associa o nome da Accenture à Andersen Consulting por forma a gerar notoriedade de marca e transmitir os valores da Andersen Consulting. Os meios privilegiados foram a imprensa (económica, sobretudo) e a Internet (através de "banners" em "sites" financeiros).

D.R.

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