Portugal Online!

20-03-2002
marcar artigo

Mais de metade (57 por cento) dos cibernautas já compraram através da Internet, apesar de nos últimos doze meses, 28 por cento das tentativas de compra online ter falhado, revela um estudo do Boston Consulting Group (BCG).

Segundo a última pesquisa do BCG sobre comércio electrónico, quatro em cada cinco compradores online revelaram ter experimentado uma tentativa falhada de aquisição de bens ou serviços online, devido a problemas técnicos com os sites, dificuldades em encontrar os produtos ou problemas na entrega depois da compra.

O estudo definiu o perfil do utilizador tipo do comércio electrónico, como o consumidor que efectuou dez transacções nos últimos doze meses, com gastos de 460 dólares.

Entre a população de consumidores online, 23,3 milhões mantém-se online há três anos ou mais, são os chamados "pioneiros"; 39,6 milhões são "seguidores iniciais", cibernautas há mais de um ano e há menos de três; e 18 milhões correspondem aos que experimentaram o comércio electrónico há menos de um ano, denominados "primeiros das massas".

O BCG caracteriza os pioneiros como maioritariamente jovens do sexo masculino e adeptos das tecnologias, ao passo que os "seguidores iniciais" e os "primeiros das massas" são cada vez mais mulheres, menos jovens, com menos formação académica e consumidores menos frequentes.

O estudo do BCG foi conduzido no último quadrimestre de 1999, através de entrevistas e inquéritos a 12 mil consumidores, dos Estados Unidos e do Canadá, sobre o modo como usam a Internet para fins pessoais, em casa ou no trabalho.

2000-03-09 00:00:00

Casa dos Bits

Mais de metade (57 por cento) dos cibernautas já compraram através da Internet, apesar de nos últimos doze meses, 28 por cento das tentativas de compra online ter falhado, revela um estudo do Boston Consulting Group (BCG).

Segundo a última pesquisa do BCG sobre comércio electrónico, quatro em cada cinco compradores online revelaram ter experimentado uma tentativa falhada de aquisição de bens ou serviços online, devido a problemas técnicos com os sites, dificuldades em encontrar os produtos ou problemas na entrega depois da compra.

O estudo definiu o perfil do utilizador tipo do comércio electrónico, como o consumidor que efectuou dez transacções nos últimos doze meses, com gastos de 460 dólares.

Entre a população de consumidores online, 23,3 milhões mantém-se online há três anos ou mais, são os chamados "pioneiros"; 39,6 milhões são "seguidores iniciais", cibernautas há mais de um ano e há menos de três; e 18 milhões correspondem aos que experimentaram o comércio electrónico há menos de um ano, denominados "primeiros das massas".

O BCG caracteriza os pioneiros como maioritariamente jovens do sexo masculino e adeptos das tecnologias, ao passo que os "seguidores iniciais" e os "primeiros das massas" são cada vez mais mulheres, menos jovens, com menos formação académica e consumidores menos frequentes.

O estudo do BCG foi conduzido no último quadrimestre de 1999, através de entrevistas e inquéritos a 12 mil consumidores, dos Estados Unidos e do Canadá, sobre o modo como usam a Internet para fins pessoais, em casa ou no trabalho.

2000-03-09 00:00:00

Casa dos Bits

marcar artigo