Jumbo reedita campanha de sucesso

17-09-2001
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Ana Bustorff é a terceira "mãe" do Jumbo, depois de Maria Rueff e Rita Blanco

Jumbo Reedita Campanha de Sucesso

Por DIANA RALHA

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2001

Portugal já a adoptou como símbolo nacional da poupança. Depois da sua primeira aparição num ambiente de missões impossíveis de descida de preços, a mãe foi às urnas no ano passado e agora enlouqueceu de vez, de tão baixos que são os preços no Jumbo.

É uma das campanhas publicitárias mais divertidas de Portugal e já se transformou num símbolo dos hipermercados Jumbo, do grupo Auchan. As suas aparições acontecem sempre de Setembro a Dezembro, uma altura de promoções muito agressivas dos hipermercados do grupo francês. Desta vez, os preços desceram a níveis tão baixos que a "mãe" [de todas as promoções] só pode ter enlouquecido. É esse o conceito criativo da campanha publicitária em curso aos hipermercados Jumbo, que marca a terceira geração de "mães". Ana Bustorff é a nova mãe, sucedendo a Rita Blanco e a Maria Rueff.

A "mãe" é a personificação da metáfora "a mãe de todas as promoções", que a agência de publicidade BBDO, em 1999, apresentou pela primeira vez aos portugueses, para dar a conhecer as fortes promoções dos hipermercados Jumbo. Em cada campanha da "mãe", esta aparece em ambientes distintos, por forma a gerar o efeito de novidade e surpresa nos consumidores, e evitar assim o desgaste do conceito. É exemplo desta estratégia a escolha de uma "mãe" diferente todos os anos, embora a personagem faça sempre as suas aparições com o mesmo penteado ao estilo dos anos 50 (um pouco desarranjado nesta última aparição, simbolizando o seu avançado estado de loucura) e uma camisola de gola alta vermelha. Para Pedro Bidarra, director-criativo da BBDO, a agência que criou a "mãe" [de todas as promoções], a passagem de testemunho das actrizes prende-se com o facto de a mãe ser uma personagem e não uma pessoa: "Como tal, pode e deve ser interpretada por várias actrizes, como qualquer personagem de ópera ou teatro". Assim, para Pedro Bidarra, a personagem enriquece-se e o espectador/consumidor, em cada nova campanha encontram-se novos motivos de entretenimento. O publicitário não põe de parte a hipótese de, caso haja no futuro mais campanhas da "mãe", se repetir "a actriz, assim seja do interesse do Jumbo e da actriz".

Na primeira geração de "mães", Maria Rueff transformava em possível a impossível missão de levar os preços a níveis nunca vistos, num ambiente que lembrava o filme "Missão Impossível" e a série dos anos 50 "Os Vingadores". No final dos anúncios, uma pata de elefante esmagava um cifrão, como quem afirmava "missão cumprida".

A segunda aparição da "mãe" deu-se em Setembro do ano passado. Cartazes de rua, em letras garrafais, anunciavam: "Portugal grita pela mãe". Depois de algumas semanas de expectativa, a "mãe" volta a aparecer nas estações televisivas portuguesas, desta vez, em ambiente eleitoral, apelando ao desígnio nacional de fazer baixar os preços. O "timing" da campanha não poderia ter sido melhor: estava em curso a campanha eleitoral para as presidenciais. As semelhanças entre a campanha da mãe e as campanhas de "marketing" político do PS da nova maioria imprimiram um carácter divertido à campanha, assim como a interpretação da actriz Rita Blanco, que durante a campanha eleitoral ia distribuindo beijos às peixeiras, à boa maneira dos candidatos eleitorais portugueses.

Nesta nova campanha, Ana Bustorff, a nova "mãe", ultrapassou todos os limites, levando os preços a um limiar tão baixo que só pode ter enlouquecido de vez. A "mãe" protagoniza cenas hilariantes nos anúncios televisivos, como por exemplo descer uma avenida a pique, dentro de um carrinho de compras. Mas ainda é só o começo, já que, segundo Arlete Paiva, do departamento de "marketing" da Auchan, a "mãe" irá estar no ar até Dezembro, com novas aventuras.

Ana Bustorff é a terceira "mãe" do Jumbo, depois de Maria Rueff e Rita Blanco

Jumbo Reedita Campanha de Sucesso

Por DIANA RALHA

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2001

Portugal já a adoptou como símbolo nacional da poupança. Depois da sua primeira aparição num ambiente de missões impossíveis de descida de preços, a mãe foi às urnas no ano passado e agora enlouqueceu de vez, de tão baixos que são os preços no Jumbo.

É uma das campanhas publicitárias mais divertidas de Portugal e já se transformou num símbolo dos hipermercados Jumbo, do grupo Auchan. As suas aparições acontecem sempre de Setembro a Dezembro, uma altura de promoções muito agressivas dos hipermercados do grupo francês. Desta vez, os preços desceram a níveis tão baixos que a "mãe" [de todas as promoções] só pode ter enlouquecido. É esse o conceito criativo da campanha publicitária em curso aos hipermercados Jumbo, que marca a terceira geração de "mães". Ana Bustorff é a nova mãe, sucedendo a Rita Blanco e a Maria Rueff.

A "mãe" é a personificação da metáfora "a mãe de todas as promoções", que a agência de publicidade BBDO, em 1999, apresentou pela primeira vez aos portugueses, para dar a conhecer as fortes promoções dos hipermercados Jumbo. Em cada campanha da "mãe", esta aparece em ambientes distintos, por forma a gerar o efeito de novidade e surpresa nos consumidores, e evitar assim o desgaste do conceito. É exemplo desta estratégia a escolha de uma "mãe" diferente todos os anos, embora a personagem faça sempre as suas aparições com o mesmo penteado ao estilo dos anos 50 (um pouco desarranjado nesta última aparição, simbolizando o seu avançado estado de loucura) e uma camisola de gola alta vermelha. Para Pedro Bidarra, director-criativo da BBDO, a agência que criou a "mãe" [de todas as promoções], a passagem de testemunho das actrizes prende-se com o facto de a mãe ser uma personagem e não uma pessoa: "Como tal, pode e deve ser interpretada por várias actrizes, como qualquer personagem de ópera ou teatro". Assim, para Pedro Bidarra, a personagem enriquece-se e o espectador/consumidor, em cada nova campanha encontram-se novos motivos de entretenimento. O publicitário não põe de parte a hipótese de, caso haja no futuro mais campanhas da "mãe", se repetir "a actriz, assim seja do interesse do Jumbo e da actriz".

Na primeira geração de "mães", Maria Rueff transformava em possível a impossível missão de levar os preços a níveis nunca vistos, num ambiente que lembrava o filme "Missão Impossível" e a série dos anos 50 "Os Vingadores". No final dos anúncios, uma pata de elefante esmagava um cifrão, como quem afirmava "missão cumprida".

A segunda aparição da "mãe" deu-se em Setembro do ano passado. Cartazes de rua, em letras garrafais, anunciavam: "Portugal grita pela mãe". Depois de algumas semanas de expectativa, a "mãe" volta a aparecer nas estações televisivas portuguesas, desta vez, em ambiente eleitoral, apelando ao desígnio nacional de fazer baixar os preços. O "timing" da campanha não poderia ter sido melhor: estava em curso a campanha eleitoral para as presidenciais. As semelhanças entre a campanha da mãe e as campanhas de "marketing" político do PS da nova maioria imprimiram um carácter divertido à campanha, assim como a interpretação da actriz Rita Blanco, que durante a campanha eleitoral ia distribuindo beijos às peixeiras, à boa maneira dos candidatos eleitorais portugueses.

Nesta nova campanha, Ana Bustorff, a nova "mãe", ultrapassou todos os limites, levando os preços a um limiar tão baixo que só pode ter enlouquecido de vez. A "mãe" protagoniza cenas hilariantes nos anúncios televisivos, como por exemplo descer uma avenida a pique, dentro de um carrinho de compras. Mas ainda é só o começo, já que, segundo Arlete Paiva, do departamento de "marketing" da Auchan, a "mãe" irá estar no ar até Dezembro, com novas aventuras.

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