VERITAS: agosto 2004 Archives

29-12-2004
marcar artigo

Notas soltas: Agosto/2004 Governo – O PSD, que se reclamava da social-democracia, vai aderindo aos objectivos do CDS/PP, enquanto este perde eleitores e aquele renuncia ao passado e aos princípios.

Incêndios – São frívolas as promessas do ministro J. Luís Arnaut, de reparação dos prejuízos e prevenção de novas calamidades, desfaçatez de quem, sendo Governo no ano anterior, nada fez para prevenir uma nova hecatombe.

Descentralização – O ministério da Agricultura indigitado para Santarém deu em secretaria de Estado domiciliada na Golegã e a secretaria algarvia do Turismo obriga à deslocação do titular dois dias por semana. Era pior se fosse a sério.

Lisboa – Só no primeiro semestre do corrente ano a dívida aumentou de 84 para 118 milhões de euros, mais de 34%, num descontrolo que faz temer o pior para o país cuja gestão está entregue ao, até há pouco, responsável por Lisboa.

Adelino Salvado – O ex-director da PJ pode ter causado prejuízos irreparáveis aos processos Casa Pia e Apito Dourado e as referências a Ferro Rodrigues parecem um acto de vingança pessoal ou parte de uma conspiração contra o PS. Um nojo.

PGR – A destruição das cassetes do Correio da Manhã foi uma tentativa de ocultar provas da violação do segredo de justiça, escândalo que atingiu a PJ e a PGR, apimentado pela conduta venal da assessora de imprensa do PGR.

Justiça – A saída de cena do duo Celeste Cardona/Adelino Salvado, suspeitos de manipulação política, foi um acto de higiene que permite aos sucessores reabilitar um sector de cuja credibilidade depende o futuro da democracia.

Venezuela – A vitória de Hugo Chávez no referendo não lhe dá credibilidade. É demagogo, populista e autoritário, mas a oposição, ávida de poder, seduzida por Bush e ajudada pela CIA, não tem o apoio nem a virtude que reclamava. Só ódio e armas.

Jogos Olímpicos – O fim da guerra fria e da competição entre as superpotências reduziu-lhes o fascínio. Modalidades bizarras, casos de dopping e marcas de sapatilhas misturam-se com fenómenos nacionalistas.

Futebol – A selecção portuguesa, em Atenas, exibiu um nível tão elevado de indisciplina e de qualidade tão baixa, que passou de vergonha nacional a vergonha olímpica.

Povo Livre – O órgão oficial do PSD vai deixar de existir em papel, substituído pela Internet e por SMS. O ministro da Propaganda, Morais Sarmento, irá levar as novas tecnologias ao mundo rural, onde o PSD tem forte implantação?

Madeira – Numa cerimónia oficial, A. João Jardim ameaçou «dar dois coices». Não lhe faltando atributos, minguou-lhe certamente a oportunidade para cumprir a promessa, enquanto a República consente as ofensas e não decide açaimá-lo.

Saúde – O descalabro financeiro é uma das vias para a destruição do SNS cujos despojos as seguradoras e várias multinacionais aguardam. O serviço público de maior alcance social está em risco, com os portugueses desatentos ou resignados.

Chile – O Supremo Tribunal de Justiça retirou a imunidade a Pinochet, podendo o velho ditador responder pela eliminação de adversários políticos – mais de três mil mortos e «desaparecidos». Finalmente acossado, apesar da alegada demência.

Economia – Números recentes revelam que o poder de compra dos portugueses, em relação à média europeia, aumentou de 73% para 77% durante os Governos do PS, tendo caído 2 pontos num só ano (2003), para 75%, com o PSD/CDS.

Desemprego – Apesar dos esforços governamentais para o absorver, através dos gabinetes ministeriais, alastra sem solução à vista com a ansiedade e o desespero a atingirem os portugueses, particularmente os mais jovens.

Irlanda – A xenofobia contra emigrantes portugueses, vergonha intolerável, deve fazer-nos reflectir sobre a forma como nós próprios recebemos os imigrantes, cidadãos em luta pela sobrevivência ao serviço do nosso desenvolvimento.

Iraque – O líder xiita Moqtada al-Sadr pôs fim à resistência em Najaf e partiu em liberdade, com as milícias quase intactas e o prestígio reforçado. A instabilidade vai continuar num país onde os invasores semearam o caos e o terrorismo.

Barco do aborto – Portugal esteve prestes a ser invadido por mísseis RU-486, capazes de acertar em úteros grávidos de poucas semanas, mas a Marinha, comandada por Paulo Portas, cobriu-se de glória na defesa da moral e dos bons costumes.

Melo Antunes – Finalmente foi promovido, a título póstumo, ao posto a que teve direito (coronel). A mesquinhez e ingratidão estão na base da tardia reparação ao antigo ministro, herói de Abril, democrata indefectível e destacado intelectual. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 11:33 PM

Alegres reflexões para consumo interno nº2 Da minha janela podem ver-se muitos barcos, com os seus mastros tão altos que envergonham os prédios que, para minha felicidade, são relativamente baixos. Todos os dias chegam embarcações novas de muitas partes do mundo, pelo menos é o que eu julgo, olhando encantado todas aquelas bandeiras coloridas que orgulhosamente ostentam nos seus mastros.

A luz da manhã é muito forte porque é verão, mas a sombra da varanda convidava a estar ali, sem fazer nada, a ver o mar. Como se ver o mar fosse não fazer nada...

Enterrada a televisão, só o jornal tinha autorização para entrar, porque se portava bem, ou seja não falava, mantinha-se quieto até alguém olhar para ele. Foi através dele que fui sabendo que se voltou a discutir política à esquerda. O PS estava vivo!

Os apoiantes dos diversos candidatos contrariavam as lógicas mais previsíveis, experimentavam-se linguagens e discursos sobre o que fazer quando um novo ciclo de governação acorrer.

Fiquei (estou) muito emocionado quando se afirmava que o PS será uma alternativa de poder estável fazendo alianças à esquerda, ou numa versão mais bíblica, “não as fazendo à direita”. Quantas anos perdidos em sucessivas maiorias de esquerda na Assembleia da Republica nunca aproveitadas para governar com estabilidade à esquerda. Foi preciso aprender com a Direita a engolir sapos em nome do que fosse preciso par se manterem no poder. Nós, não precisamos de engolir nada, basta procurar os denominadores comuns.

Existe luta, confrontação de ideias, mas não senti nenhuma guerra fratricida. É sentido por todos que os “bons” não estão todos do mesmo lado, e que também por isso, nada será como dantes. Da capacidade dos vencedores para aproveitarem tudo o que de bom tem surgido, aparecerá o novo PS.

Registo como metodologicamente notável que a candidatura de Manuel Alegre tenha surgido muito depois de um grupo de pessoas ter sentido que as suas ideias e sua forma de pensar e actuar, não se revia nas candidaturas apresentadas.

Primeiro definem-se as ideias e os valores, depois procura-se quem os melhor os defenda.

E se a partir de agora fosse assim? Como poderiam por esse país aparecer candidatos a cargos muito antes de sabermos se são eles que melhor personalizam e defendem as ideias que julgamos serem de todos.

Para mim esta é uma das lições que a candidatura de Alegre me dá. Pode não ser a única a faze-lo.

Quem nos dera a todos que assim seja!

Paulo Renato Trincão

Comentários: (1) Posted by ptrincao at 06:34 PM

Números são números O poder de compra de Portugal, em relação à média europeia, entre 1995/99 (primeiro Governo de Guterres) aumentou 4 pontos, de 73% para 77%, tendo-se aguentado a proporção nos dois anos seguintes.

Num único ano, em 2003 (Governo PSD/CDS) descemos 2 pontos, regressando o poder de compra a 75% da média europeia.

[Números da Comissão Europeia (citados por José Carlos de Vasconcelos na última Visão).]

Comentário: Durante os primeiros quatro anos do PS crescemos mais, muito mais, do que a média europeia e, nos dois últimos, acompanhámos a média do crescimento.

Alguém se lembra da promessa de Durão Barroso de fazer crescer Portugal mais do que a média europeia? Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:49 PM

O Governo defende a soberania Portugal esteve prestes a ser invadido por uma poderosa esquadra pecadora, fortemente armada com mísseis RU-486, que atingem rapidamente o útero grávido de poucas semanas de qualquer mulher que despreze o papa e enjeite a salvação da alma. Perante o perigo iminente, valeu-nos o pio ministro de Estado, da Defesa e do Mar que, logo mandou aprontar uma fragata cuja tripulação se compromete a dar a vida na defesa da moral e dos bons costumes, impedindo a profanação das águas territoriais pelo «Barco do Aborto».

Paulo Portas e Santana Lopes estão de prevenção para enfrentar a invasão. Traquejados em guerras preventivas (táctica a que deram o seu apoio no Iraque, com o êxito que se conhece), puseram a Marinha a perseguir a esquadra invasora, certos da vitória final. Em caso de fracasso, preparam-se para morrer como mártires, abraçados à fotografia do Papa. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 05:37 PM

Da entrevista de Santana Lopes à Visão «Um primeiro-ministro ocupa metade do seu dia com assuntos de política externa».

O problema não está no tempo em que se ocupa da política externa, o perigo reside no tempo que lhe sobra. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:11 AM

Os partidos e os órgãos da soberania são surdos (2)

Comentários: (3) Posted by carlos_esperanca at 06:59 PM

Três candidatos a primeiro-ministro A eleição do futuro secretário-geral não interessa apenas ao PS e seus militantes. Assim, não me imiscuindo na luta interna, não deixarei de dar a minha opinião sobre os programas e opções políticas que cada candidato venha a tomar.

Não é possível afastar a Direita sem o contributo do PS, por mais que este se afaste daquilo que eu gostaria que fosse. Por isso me interessam tanto as opções que o PS venha a tomar.

A destruição do Serviço Nacional de Saúde em que se empenhou a coligação de direita, actualmente no poder, tem de ser revertida pelo PS que, antes de ser poder, deve apresentar ao País o modelo que pretende prosseguir. E, sobretudo, o que fará diferente e onde, da política ruinosa neo-liberal deste governo. Não baste que governe melhor, é preciso que governe diferente.

Para já é importante reflectir sobre as moções dos três candidatos que se encontram online e que aqui deixo por ordem alfabética: João Soares, José Sócrates e Manuel Alegre.

Apostila - Não se esqueçam, socialistas, que as diatribes agora usadas por vós, serão recordadas pelos vossos adversários contra o candidato ganhador. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 07:44 PM

Consciência cívica Esta manhã, na histórica vila de Almeida, abordei um cabo da GNR para me informar onde poderia levar uma televisão inútil. É uma velha televisão a preto e branco e que deixou de ser uma coisa e outra, isto é, não funciona.

Sugeriu-me, amavelmente, por esta ordem, à medida que eu não me conformava, três hipóteses:

- Deixá-la ficar em casa;

- Transformá-la num aquário («há quem o faça»);

- Abandoná-la num terreno qualquer.

É esta consciência ecológica que vai transformando Portugal numa lixeira a céu aberto. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 07:02 PM

Os partidos e os órgãos da soberania são surdos Na sequência das diatribes de Alberto João Jardim, hoje bolçadas nos noticiários, a partir de Porto Santo, enviei ao Diário As Beiras, com o pedido de publicação, o seguinte texto: Com frequência, surgem da Madeira diatribes, insultos e ameaças de Alberto João Jardim, óptimas para consumo indígena e enfadonhas para o «continente». O que me confrange não é a incontinência verbal do presidente da Região Autónoma, é o silêncio dos órgãos de soberania. Ainda há pouco, ao discursar numa cerimónia oficial, ameaçou dar «dois coices», ameaça não consumada mas para que lhe sobram aptidões. As sucessivas concessões às pretensões autonomistas, quase sempre a reboque do sátrapa da Madeira, foram demasiado longe, levantando problemas, agravados em cada nova revisão constitucional, sem ao menos obrigarem à correcção de iniquidades que subsistem na legislação eleitoral autóctone. A capitulação da República perante os desmandos das Regiões Insulares acabará por levantar a discussão sobre a natureza do Estado. A. J. Jardim tanto exaltou o direito à diferença que conduziu a Madeira a uma diferença dos direitos de que goza o resto do país. Está a perpetuar ali uma comunidade feudal em que os próceres não têm que prestar contas a ninguém, num regionalismo populista com laivos de extrema-direita. Estas considerações, igualmente válidas para os Açores, assumem particular pertinência no que diz respeito à Madeira a que não é alheia a idiossincrasia do cônsul vitalício e o carácter provocatório com que ousa desafiar o regime e os seus legítimos representantes. Deve-se à incúria de quase todos os partidos parlamentares e dos sucessivos Governos a deriva política e o caos administrativo a que chegou o arquipélago, poupado às restrições orçamentais e ao respeito que deve à República. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 12:24 AM

«Povo Livre» fecha Segundo o EXPRESSO, primeira página, vai desaparecer a versão em papel do órgão oficial do PSD. Eis uma medida arrojada e de grande alcance. Poupa aos avençados militantes a vergonha de serem apanhados com o pasquim, aos articulistas a dificuldade de justificarem as atitudes do Governo e aos adversários uma prova dos riscos que Portugal corre com estes governantes. O facto de a ligação ao mundo rural, onde a implantação do PSD é grande, passar a ser feita pela Internet e por SMS é uma boa notícia. Revela que o ministro da Propaganda Morais Sarmento pode ter voltado ao pó. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 04:39 PM

Jogos Olímpicos As notícias que, a cada momento, chegam sobre o desempenho dos nossos atletas provam que o desporto português deixou de ser uma vergonha nacional. Passou a ser uma vergonha olímpica. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 07:32 PM

Fartar vilanagem «O Governo de Santana Lopes continua a fazer nomeações em série.

Na lista publicada esta semana, no Diário da República, ficou a saber-se que o Ministério das Obras Públicas bateu o recorde 60 nomeações - 25 para o gabinete do ministro e 35 para os gabinetes dos dois secretários de Estado

Por seu turno, o primeiro-ministro fez 24 nomeações para o seu gabinete, 13 das quais são para lugares de secretárias.

O Ministério da Defesa contratou 27 pessoas, entre as quais 6 motoristas.» - anunciou a TSF. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 06:59 PM

Médicos americanos participam em sevícias no Iraque O prestígio científico e a qualidade ética da revista Lancet, uma referência para médicos de todo o mundo, não me deixa a mais ligeira dúvida sobre a verdade da denúncia, aliás confirmada pelas autoridades americanas.

O nojo e a revolta aumentam sobretudo pelo esforço que faço para separar a grande nação americana, os valores da liberdade que exalta, a grandeza da sua Constituição e a generosidade de que é capaz, da degradação moral e política a que a actual administração vai conduzindo o País.

A reeleição de Bush, que tenho por muito provável, é uma derrota para os americanos e para quem defende a paz e a justiça social.

Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:59 AM

As cassetes inutilizadas Foi com satisfação que vi corroboradas durante as últimas 24 horas as preocupações manifestadas aqui no VERITAS, logo após as notícias da TSF. Depois disto o PGR pode manter a confiança do Presidente da República e a do primeiro-ministro mas não manterá condições para permanecer nas funções para cujo desempenho, por culpa própria ou alheia, não esteve à altura. A inutilização das cassetes é mais um acto ignóbil, ligado ao jornalismo de sarjeta, permitido pela incúria de quem o devia ter evitado. Tarda a justiça para Ferro Rodrigues, injusta e iniquamente humilhado por crápulas sem escrúpulos. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:38 AM

Foram destruídas as cassetes do Correio da Manhã Acabo de ouvir na TSF que as cassetes originais, onde um jornalista do Correio da Manhã gravou inconfidências crapulosas, foram destruídas por conselho do advogado.

As gravações, ao arrepio da vontade dos delatores, constituíam, elas próprias, um crime particularmente grave. As declarações de gente sem escrúpulos, capaz de violar o segredo de justiça e, quiçá, de manipular a comunicação social para destruir pessoas e instituições, é outro crime cuja gravidade se não extingue no foro criminal. A baixeza moral de quem agrava o crime com a perfídia deve ser objecto de julgamento da opinião pública, mediado pela douta decisão dos tribunais.

Alguém se esqueceu de mandar apreender essas cassetes cuja destruição põe em causa a validade das cópias e a possibilidade de julgamento dos diversos crimes de que a prova destruída era indício. O facto de não poderem ser aceites como prova, pela proveniência criminosa, não impedia o apuramento dos crimes a montante e a jusante da gravação das famigeradas cassetes.

Perdeu-se um valioso instrumento de prova para avaliar o grau de decomposição a que chegaram as instituições e, eventualmente, altos responsáveis que se tornaram indignos das funções que exercem.

Agora ninguém julga a incúria de quem, podendo e devendo, devia ter mandado confiscar as ditas cassetes? Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:50 AM

Desapareceram cassetes ...e pessoas Catalina Pestana e Pedro Namora, entre outros, têm andado desaparecidos dos ecrãs televisivos. Espero que não sejam problemas de saúde (física) que afastaram essas testemunhas do processo Casa Pia do convívio com os telespectadores. Não me passa pela cabeça que os inefáveis entrevistados, a quem os meios de comunicação social nunca regatearam solicitude, fizessem parte da colecção de bufos que constam das cassetes roubadas ao Correio da Manhã. Claro que é de excluir um comportamento crapuloso de qualquer deles, sobretudo da piedosa provedora da Casa Pia cujo amor à verdade está acima de qualquer suspeita. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 09:40 PM

EUA reconhecem a vitória de Hugo Chávez Hugo Chávez não é um modelo de governante. É populista, demagogo e autoritário. Pior do que ele só a oposição, golpista e ansiosa de se locupletar com as receitas do petróleo, e incapaz de se conformar com as regras democráticas. Os venezuelanos mobilizaram-se e votaram em massa, apoiando com 58% dos votos o presidente, no referendo sobre a sua permanência no poder, e infligindo uma pesada derrota à oposição, que os EUA apoiavam. Os observadores internacionais foram unânimes a reconhecer a legalidade do acto eleitoral e aos EUA não restou outra solução senão reconhecer a vitória de Hugo Chávez – uma vitória mais ampla e menos controversa da que colocou Bush na presidência dos EUA. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 01:02 AM

Chove copiosamente A chuva que desde há dias fustiga o País, em meados de Agosto, é a única medida eficaz na prevenção e combate aos incêndios florestais que têm reduzido Portugal a cinzas.

Da parte do governo, após os 400 mil hectares e vinte portugueses ardidos em 2003, resta a incúria e a incompetência. Valha-nos a meteorologia. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:21 AM

O Dr. Souto Moura ainda é o PGR? Quando Fernando Negrão se tornou suspeito de ter violado o segredo de justiça, sendo director-geral da Judiciária, valeu-lhe a ilegalidade da prova o arquivamento do processo movido pelo PGR sem que, sobre a veracidade, se tivessem levantado dúvidas. Este é um dos casos em que as normas processuais servem para absolver um arguido perante a justiça mas condenam-no perante a opinião pública. Os jornalistas que sustentaram uma versão que o incriminava, versão corroborada pelas provas que não puderam ser aceites, foram credíveis, independentemente da polémica deontológica que geraram. O demissionário director-geral viu arquivado o processo, mas nem a opinião pública lhe deu o benefício da dúvida nem o PGR Cunha Rodrigues se conformou. E o pior que pode acontecer à democracia é que alguém veja no cargo do actual ministro Fernando Negrão a paga de um favor em relação ao caso Moderna. Agora temos o processo Casa Pia. Crescem indícios de que se quis atingir um partido (PS), destruir o secretário-geral (Ferro Rodrigues) e sequestrar o sistema democrático. Na aparência, é uma pérfida e sinistra insídia contra as instituições democráticas, digna de uma organização tentacular. Esperemos que seja apenas fruto da estupidez individual e da maldade de poucos. No entanto, o ex-director-geral da PJ, Adelino Salvado, em declarações ao Expresso, ao afirmar «dei palpites, falei de hipóteses, mas sem suporte factual», deixa uma imagem de tanta leviandade e incompetência que só uma ministra como Celeste Cardona poderia tê-lo indigitado e imposto para ocupar tais funções. Foi com um arrepio cívico que li a sua afirmação de que «Durão Barroso ainda há bem pouco tempo (lhe) dirigiu palavras de agradecimento pela (sua) actuação na PJ». Perante o escândalo das «cassetes roubadas», o actual PGR Souto Moura execra o crime de gravações à margem da lei, sem demitir logo a sua assessora de imprensa, igualmente com fortes indícios de violar o segredo de justiça, nem lhe instaurar um processo, assim como ao director-geral demissionário da PJ e a outros agentes de conduta eventualmente danosa. Preocupa-se com um crime – grave, é certo, – mas descura o crime de violação do segredo de justiça e os seus autores. O Dr. Souto Moura pode continuar com a confiança do Presidente da República e do primeiro-ministro mas vai perdendo a confiança do povo português. A sua permanência no cargo não é saudável para o respeito e prestígio que é devido às altas funções que ocupa, nem facilita o apuramento da verdade. A sua conduta, para os mais atentos, será sempre comparada com a do seu antecessor. E Souto Moura perde claramente em confronto com Cunha Rodrigues. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:31 AM

Entrevista de Adelino Salvado ao Expresso Duas respostas do dito cujo e dois comentários meus:

1 – (...)«há muito tempo que estava em curso esta campanha de decapitação da PJ. Eu até já tinha alertado para isso o senhor primeiro-ministro Durão Barroso e a ministra da Justiça, em fins de Maio, princípios de Junho».

Comentário: Tratar-se-á de uma decapitação ou da erradicação de um tumor?

2 – «[A minha relação com Durão Barroso e Celeste Cardona] Era de porta aberta, de uma enorme sensibilidade e acompanhamento. Durão Barroso ainda há bem pouco tempo me dirigiu palavras de agradecimento pela minha actuação na PJ».

Comentário: Ninguém duvida. Ninguém acusou Durão Barroso de ingratidão. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 04:17 PM

NOVO DIRECTOR PJ A confirmar-se a nomeação de Santos Cabral para Director Nacional da Policia Judiciária estaremos perante uma excelente escolha do Ministro da Justiça.

Para além de ser presidente da República do Direito, uma associação com sede em Coimbra, Santos Cabral é um magistrado de uma enorme idoneidade moral, com uma competência técnica inquestionável e um nome que trará valor acrescentado à nossa qualificada policia judiciária. Comentários: (1) Posted by mmgtr at 02:39 PM

Desde 2002 aderiram ao PSD 30 mil pessoas Nem um só português terá descoberto em Durão Barroso o fulgor do génio ou o brilho do governante, mas houve 29.486 que encontraram no PSD o caminho para um emprego, o atalho para uma promoção, a via para uma sinecura ou, simplesmente, uma oportunidade de investimento. Alguns tê-lo-ão feito por paixão política, participação cívica ou entusiasmo partidário, mas, a avaliar pela sedução do líder e pelos resultados da governação, aos poucos que a nobreza das intenções transformou em activistas partidários, juntou-se decerto um enorme exército de mercenários. E é assim que os partidos, de direita e de esquerda, se transformam em agências de interesses particulares em vez de escolas de cidadania que deviam ser. Era excelente que 30 mil portugueses tivessem entrado no PSD por imperativos cívicos. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 10:09 PM

SOMEONE IS WATCHING YOU

Poderia ser o olho de Deus ou do Grande Arquitecto. Mas não é! São imagens da nebulosa Helix captadas com o telescópio espacial Hubble. As nebulosas são nuvens gigantescas de poeira egases. A nebulosa Helix fica a 650 anos luz da Terra. É uma das mais próximas do planeta.Imagens divulgadas pela Nasa. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 03:50 PM

VITOR CUNHA E A FIGUEIRA “Luís Marinho é o meu candidato à Câmara da Figueira”

Vitor Cunha, líder da concelhia do PS da Figueira da Foz, continua a dar tiros no pé. Verdade que tal tendência suicida não é recente. Quem não se recorda do discurso que fez durante a visita de Ferro Rodrigues à Figueira da Foz na última campanha eleitoral para as legislativas? Vive de pensar a política como uma forma de expediente.

Luís Marinho é um quadro e um político importante, de elevada competência técnica e de enormes qualidades humanas. À sua saída do Parlamento Europeu deve corresponder um espaço de reflexão e de reingresso, não podendo o partido deixar de contar com ele e de aproveitar as suas inegáveis qualidades.

Daí que pensar no seu nome para uma candidatura à Câmara da Figueira da Foz não é nada que nos violente. Antes pelo contrário. O que é violento é Vitor Cunha não perceber que não é com políticas de factos consumados que se chega lá. Ou o Vitor Cunha não percebe, ou alguém que o instrui!

Primeiro, Vitor Cunha deve tentar reunir o consenso da sua concelhia. Para isso deve resolver o incumprimento de promessas por si feitas quando tudo valia para se ganhar a concelhia. E António Alves deve-lhe esse respeito. Depois sabe que Natércia Crisanto ameaçou assumir a sua candidatura à autarquia figueirense na próxima reunião da concelhia face às jogadas e aos disparates que tem assistido. Por último sabe Vitor Cunha que não tem a maioria da concelhia, atentas as divisões por si geradas.

Como líder da concelhia da Figueira e interessado na candidatura de Luis Marinho não devia cometer tantos erros. Fraccionar em vez de unir. E este também não merece.

Quem estiver em melhores condições e apresentar um projecto para a Figueira da Foz capaz de a desenvolver de forma equilibrada, que seja capaz de a respeitar e não de a usar como Santana Lopes o fez,será candidato disso não tenho eu, nem ninguém, dúvidas.

Comentários: (1) Posted by mmgtr at 03:39 PM

A demissão do Director da PJ A controvérsia protagonizada por Adelino Salgado com outra magistrada, Maria José Morgado, logo no início do seu mandato, deixou-o sob suspeita da opinião pública. A caução de Celeste Cardona, cuja passagem pelo ministério da Justiça foi um desastre, adensou a desconfiança, agravada pela obstinação com que a ministra o manteve. A investigação sobre a corrupção no futebol, conhecida por «Apito Dourado», e o destino dos principais investigadores, lançaram o descrédito sobre a direcção da PJ cujo prestígio os anteriores governos sempre preservaram. Justa ou injustamente deteriorou-se a credibilidade da PJ que, até à chegada do CDS ao poder, tinha sido imune a manipulações políticas. A demissão de Adelino Salgado é, pois, o corolário lógico de uma actuação que deixa as maiores apreensões ao povo português e o receio de que o trabalho meritório feito por profissionais distintíssimos da PJ se perca nos meandros de interesses partidários. Esperemos que o actual Governo, ao menos nisto, proceda à substituição da direcção da PJ com sentido de Estado, dando garantias de isenção que permitam recuperar a confiança na instituição. No pedido de demissão que acaba de apresentar, através de um comunicado, o ainda Director da PJ diz que está a ser alvo de uma campanha. Apostila – Percebe-se mal que este assunto (o roubo das cassetes que deu origem ao escândalo) esteja no Gabinete do primeiro-ministro, assunto de polícia que devia dizer apenas respeito ao tribunais. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 07:36 PM

ESTRANHO Há qualquer coisa nesta corrida à sucessão de Ferro Rodrigues que me faz lembrar a gestão do F.C. Porto por Pinto da Costa no caso do DEl Neri. Um é treinador e foi apresentado à massa associativa como tal. O Outro diz-se legitimado pelos seus associados e substituiu aquele, como o fará com qualquer outro, por não seguir as suas orientações técnicas.Melhor seria ser também treinador, não?

Confesso que tenho esta estranha sensação de semelhança. Quando descobrir de onde vem prometo contar. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:36 PM

Eu defendo a co-incineração O país que resta da vaga de incêndios de 2003 e da incompetência do Governo que nada preveniu para 2004, está transformado numa imensa montureira com mais de 1400 locais contaminados com milhões de toneladas de resíduos industriais perigosos (RIP) à solta. Podiam ser queimados em reciclagem térmica se a co-incineração tivesse sido adoptada. De nada valeram os argumentos da comissão científica independente, adrede nomeada, demonstrando à saciedade que é muito mais barata do que a incineração dedicada, não produz resíduos de resíduos, é mais amiga do ambiente e proporciona uma eficiente destruição térmica dos RIP. «Se quatro cientistas apoiam a co-incineração não será difícil arranjar outros tantos que digam o contrário» – afirmou na altura Durão Barroso, a mostrar a sua peculiar concepção de ciência e o que pensa dos cientistas do PSD. A Comissão Europeia, em 2003, notificou Portugal, por incumprimento em relação aos RIP. A comunicação social referiu o facto mas deu-lhe pouca atenção. O Governo, com Barroso ou com Santana, mantém pelos lixos e resíduos tóxicos o respeito e desvelo que devia merecer-lhes os cidadãos. A estes tem-nos debaixo de olho, criva-os de impostos, hipoteca-lhes o futuro, àqueles deixa-os à solta, preserva-lhes a tranquilidade, reserva-lhes o País. Há três ministros do ambiente que se espera deste Governo uma solução. Pensava-se que tinha uma ideia, trazia um projecto, era portador de uma alternativa. Não, tinha apenas em mente evitar aos lixos e RIP a sua destruição. Para quê transformar o lixo em calor se podemos importar combustíveis fósseis e preservar os lixos do nosso contentamento para as gerações vindouras? Por este andar não vamos ter país para lhes deixar. Apostila – O actual ministro, Nobre Guedes, foi referido como muito competente... para a pasta da Justiça, mas coube-lhe a do Ambiente. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:06 PM

XVI Governo em campanha de propaganda O anúncio de um gabinete de comunicação que funcionará, a partir do Conselho de Ministros, sob a égide de Morais Sarmento, não altera as expectativas dos portugueses em relação a este Governo, apenas tornará mais sofisticada a propaganda oficial. Com um executivo tão numeroso pareceu mal a Santana Lopes nomear mais um ministro da Propaganda, pelo que se limitou a confiar a tarefa a um especialista. A «central de comunicação» proposta é um mero eufemismo para uma «central de intoxicação», que já funcionava mas de forma improvisada. Este organismo lembra um produto químico japonês promovido para melhorar o sabor dos alimentos. Descobriu-se que actuava a nível das papilas gustativas e se limitava a melhorar o paladar de quem ingeria a comida. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:03 AM

Comparar Governos PS com os do PSD/CDS Enquanto é cedo para tirar ilações sobre a composição actual do Governo que, com o aval do PR, umas dúzias de barões do PSD impuseram ao País, vale a pena comparar os Governos de Guterres com o de Durão Barroso. As exigências dos Governos de Guterres nunca mais se repetirão. Mas é bom recordá-las quando a impunidade e a sofreguidão do poder se unem para corroer a ética republicana. Depois de Portas ter sobrevivido às trapalhadas fiscais, com sucessivos pagamentos à medida das denúncias da comunicação social, nunca mais uma sisa insuficiente conduzirá à imediata demissão de um ministro, como aconteceu com Murteira Nabo. Hoje parece surrealista uma demissão na sequência da imprevisível tragédia de Entre-os-Rios quando não se tiraram consequências políticas após 400 mil hectares de floresta e duas dezenas de pessoas ardidas, mais de mil mortos sucumbidos à vaga de calor e a maior percentagem de aumento de desemprego de toda a Europa, desgraças de 2003 que continuam após a emigração de Durão Barroso e a ascensão de Santana Lopes. Então, face à hecatombe eleitoral das eleições autárquicas, o primeiro-ministro melhor preparado que algum dia tivemos, foi obrigado a renunciar. A conjuntura internacional, que serve agora para total desresponsabilização da acção governativa, não auxiliou quem, segundo o relatório de 2003 sobre desenvolvimento humano, conseguiu o maior progresso a nível mundial, passando Portugal da 33.ª posição para a 23.ª entre 1995 e 2001. O próprio SNS era apresentado como catastrófico por uma oposição que o pretendia destruir e calava o facto de ser considerado pela OMS o 12.º melhor serviço de saúde mundial. É nesta altura que vale a pena cotejar os ministros de Guterres com os de Barroso. Sei que é cruel comparar António Vitorino com Morais Sarmento ou Jorge Coelho com Figueiredo Lopes, que é demolidor lembrar Sousa Franco e Jaime Gama face a Ferreira Leite e Martins da Cruz, respectivamente, ou confrontar Carrilho com Pedro Roseta, José Sócrates com Amílcar Theias ou António Costa com Celeste Cardona. Basta que os trabalhadores compararem Ferro Rodrigues com Bagão Félix, dispensa-se a crueldade, levada ao extremo, de comparar Guterres com Durão Barroso. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:15 AM

As últimas nomeações de Durão Barroso O Jornal de Negócios denuncia hoje a nomeação de 38 pessoas, pelo Governo de Durão Barroso, já depois de ter decidido aceitar o convite para presidir à Comissão Europeia.

O ministro da Saúde, à espera de um eventual despedimento, fez as primeiras nomeações imediatamente após ter tido conhecimento da fuga iminente do primeiro-ministro. E este, após a apresentação formal da sua demissão ao PR, ainda permitiu que o seu Governo fizesse mais 12 nomeações. É importante sublinhar que o Eng.º Guterres, cuja postura moral e intelectual é ofensivo comparar com a do seu sucessor, após o pedido de demissão, deu instruções para suspender todas as nomeações. O contraste é flagrante Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 07:07 PM

LOCAIS DE VISITA OBRIGATÓRIA E antes de ir a banhos também, aqui deixo a listagem dos sites dos candidatos à liderança socialista:

www.joaosoares.net/main.asp

www.josesocrates.com

www.manuelalegre.org/

www.manuelalegre.weblog.com.pt/

(por ordem alfabética)

Tenho uma certa curiosidade em saber se Rui Avelar que conheçemos é o mesmo que vi aqui. Comentários: (1) Posted by mmgtr at 05:33 PM

CAOS

Foto extraída do filme The Butterfly Effect

“Previsibilidade: o bater de asas de uma borboleta no Brasil desencadeia um tornado no Texas?”.

Um artigo com este título apresentado por Edward Lorenz, meteorologista. Uma teoria e um filme. Tudo para reflectir quando o País está a banhos com um novo governo. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 05:14 PM

A PAZ DA FÉ SEGUIDA DE CARTA A JOÃO DE SEGÓVIA Na sua crónica semanal do Público publicada a 1 de Agosto, Frei Bento Domingues aconselha para leitura de férias a obra “A Paz da Fé”, de Nicolau de Cusa, uma edição da MinervaCoimbra com tradução de João Maria André, classificando-a entre “algumas obras marcantes”:

“... e a pedido de vários leitores, seleccionei, para férias, algumas obras marcantes e recentes (1).

Boas férias e até Setembro se Deus quiser.

(1) - Nicolau de Cusa, "A Paz da Fé', Minerva, Coimbra, tradução de João de Maria André.”

A PAZ DA FÉ SEGUIDA DE CARTA A JOÃO DE SEGÓVIA

Nicolau de Cusa

Tradução e Introdução de João Maria André

“Deveriam os homens já ter aprendido, com as lições da História, que a prudência dos sábios é mais adequada para a salvaguarda da paz do que a impaciência do jovens políticos e dos fanáticos fundamentalistas, movidos pela sede de vingança e não pelo amor da concórdia”.

ISBN: 972-798-037-6 . 2002 . 94 páginas . 10,00 euros

Colecção do Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Edições MinervaCoimbra

(RECEBIDO POR MAIL) Comentários: (0) Posted by mmgtr at 05:04 PM

PARA ONDE VAMOS? E aqui se deixam mais umas dicas.

Há tantos directores de serviços descontentes com a gestão dos "laranjas" em certos institutos públicos e direcções regionais que se preparam para se demitir!

Há tantos funcionários revoltados com a falta respeito com que estão a ser tratados, que os atestados médicos nos serviços públicos (alguns) estão a crescer ! Comentários: (0) Posted by mmgtr at 05:02 PM

MANIFESTO DE SATISFAÇÃO Apesar de férias não deixo, sempre que posso, de visitar o nosso blog. E de ir dando o meu contributo à sua permanente actualização. É pois com inegável satisfação que tomei conhecimento do desafio do Paulo.E com a democrática satisfação de integrarmos um mesmo local de debate e de divulgação de ideias, apesar de não apoiarmos o mesmo candidato a Secretário Geral do PS.

Temos a arbitragem de um independente, Carlos Esperança, mas um pensador de esquerda, livre, fraterno e solidário, apesar de não integrar qualquer partido politico.

Há pois virtualidades na equipa que integra o blog. Este nunca será porta voz de nenhuma candidatura, mas espaço aberto de debate de quem dele queira fazer parte.

A democracia e o progresso não se fazem com o receio do debate ideológico. Fazem-se com este. E sempre, mas sempre, com a fraternidade e solidariedade dos que divergem internamente mas convergem externamente.

Porque todos os que aqui escrevem, ou venham a escrever, terão sempre como objectivo criar uma sociedade mais justa e fraterna.

Mário Ruivo Comentários: (1) Posted by mmgtr at 04:39 PM

Alegres reflexões para consumo interno nº1 A possibilidade de haver discussão intelectualmente séria (repito que é só uma possibilidade) só surgiu porque apareceu a candidatura de Manuel Alegre. Como é facíl de entender do que disse, estou por dentro, onde a defesa das nossas ideias é exposta à vista de todos, a fazer aquilo em que acredito: transformar o intransformável. Comentários: (0) Posted by ptrincao at 04:12 PM

O Governo itinerante Acaba de chegar ao meu conhecimento, de fonte que considero absolutamente idónea, a informação de que o secretário de Estado do Turismo passará apenas dois dias por semana no Algarve.

A impreparação do Dr. Santana Lopes para o cargo de primeiro-ministro era do conhecimento geral, e, muito particularmente, dos dirigentes do PSD. A indigitação para tais funções compromete mais os barões do PSD, que a aprovaram, do que o próprio.

A irreflexão, a demagogia e o populismo juntaram-se numa mistura explosiva cujos prejuízos ainda é cedo para inventariar.

A deslocação de secretários de Estado, sem planeamento, objectivo ou, sequer, domicílio, é o paradigma da improvisação e exotismo que presidiram à formação do XVI Governo Constitucional. O que surpreende é que ninguém, no PSD, com suficiente discernimento, tenha advertido o primeiro-ministro dos custos, ou, o que é pior, recusando-se ele a ouvir as pessoas sensatas, estas se calem por disciplina partidária, indiferentes à sorte do País.

Pelo que sei, a secretaria de Estado do Turismo não ficará domiciliada no Algarve. Apenas, o secretário de Estado vai em turismo, dois dias por semana, ao Algarve.

Apostila 1 – O ministério da Agricultura indigitado para Santarém transformou-se numa secretaria de Estado instalada na Golegã.

Apostila 2 – A dívida da Câmara de Lisboa aumentou no primeiro semestre deste ano 34,1%, passando de 84 para 118 milhões de euros – um buraco que rivaliza com o do Marquês. Com uma gestão destas em Lisboa o que pode esperar o País?

Apostila 3 – Os prédios que ruíram em Campo de Ourique são um aviso sério às prioridades que é preciso estabelecer e uma dolorosa metáfora do País que temos. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:24 AM

A incontornável questão Espero que este nosso Veritas não se torne no blog de nenhum candidato. Fico contente por ser visitado por pessoas com tão grandes responsabilidades na vida deste país. Por isso mesmo junto alguma ideias importantes que têm origem na existência da candidatura de Manuel Alegre.

Julgo que nós os do Veritas temos obrigação de iniciar uma discussão fundamental, para a credibilidade dos nossos lideres, e para a nossa própria credibilidade. Refiro-me à discussão sobre o que fazer com os resíduos sólidos industriais perigosos. Sócrates, Manuel Alegre ou João Soares, mais do que o nosso voto, necessitam das nossas ideias, e por que não do nosso saber.

Por isso, após as férias cá estarei aberto a um debate firme sobre os problemas que nos interessam a todos. Como diria Mr de La Palisse "ganhará o que tiver mais votos". Nós os militantes e os portugueses de uma maneira geral só ganharemos se formos capazes de construir uma pratica nova (ou esquecida, quem sabe) de discussão.

Por isso aqui ficam três razões que por si só justificam a candidatura de Manuel Alegre:

O primeiro mérito da candidatura de Manuel Alegre foi obrigar inevitavelmente que o processo de discussão e de campanha eleitoral se iniciasse de uma forma verdadeira e bastante mais profunda.

O segundo resulta do apoio claro de um conjunto vasto de personalidades que são reconhecidamente dentro do Partido bastante activas na produção de doutrina, ideias, e programas, o que torna incontornável um entendimento futuro na vida do Partido.

Não são contudo os únicos capazes de o fazer, nem tão pouco mais ou menos à esquerda.

O terceiro, foi terminar com processo sucessório (insconsciente ?) camuflado onde a escolha do secretário geral era decidida por um pequeno conjunto de pessoas que ao possuírem grande influência dentro do aparelho do Partido, o comprometiam a apoiar o candidato por eles escolhido, muito antes de qualquer outro poder decidir apresentar-se.

Quanto à incontornável questão espero o vosso acordo. Não se pode discutir sem parceiros sérios com capacidade e vontade do fazer.

Paulo Trincão

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 07:23 PM

José Lello Ana Gomes, diplomata de rara coragem e lucidez, a quem o processo de Timor muito deve, abandonou a carreira para se dedicar ao PS e é a deputada que ocupa o segundo lugar no Parlamento Europeu, depois de ter defendido o partido em momentos particularmente difíceis. Pode ter muitos defeitos mas, para mim, que não sou militante do PS, é uma mulher genuína e corajosa, merecedora de respeito e admiração. A manifestação de azedume pela decisão do PR em não convocar eleições foi excessiva mas não justificava o ataque soez que José Lello lhe desferiu. João Soares tem um honroso percurso político e provas dadas ao partido. Eu, que não sou do PS, várias vezes discordei dele e me indignei com a sua condescendência com a UNITA quando já era claro o carácter racista e tribal do bando armado de Savimbi, mas apreciei-lhe sempre a coragem e a determinação. Fez um excelente trabalho à frente da Câmara de Lisboa, o que se torna ainda mais evidente face á gestão medíocre e aventureira do seu sucessor Santana Lopes. José Lello, ao afirmar que desconfia «da sanidade mental» de João Soares e a acusar Ana Gomes de «incontinência verbal» não se limita a injuriar camaradas, ofende o PS, embaraça José Sócrates e arrisca-se a ser mandado açaimar por quem use o mesmo tipo de linguagem. Mas, pensando melhor, o CDS tem o Avelino Ferreira Torres e o PSD tem o maj. Valentim Loureiro. Por que razão não há-de ter o PS o José Lello? Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:33 AM

A intenção do pio edil de Coimbra, Dr. Carlos Encarnação, de crismar a ponte Europa com o nome de Rainha Santa Isabel (Diário As Beiras, 09/03/04), não pode deixar de estupefazer. A Europa está condenada ao rapto. Zeus, transformado em touro, levou-a para Creta e fez-lhe três filhos, mas amava-a. Encarnação detesta-a e afadiga-se a apagar-lhe o nome. Assim, em vez de Europa, filha de Argenor, rei da Fenícia e irmã de Cadmo, teremos a filha do rei de Aragão, esposa de D. Dinis, a dar nome à ponte. Talvez a Rainha repita o milagre que obrou outrora com os operários do convento de Santa Clara. Com o desemprego que grassa, são precisas muitas moedas de ouro para levar algum conforto aos desempregados que todos os dias crescem em Coimbra. Mas, convenhamos, a ideia de crismar a ponte com o nome de «Rainha Santa Isabel» não valoriza a cidade que aspira à modernidade, é um tributo ao beatério que exulta na paróquia, digna de um mordomo das festas da Rainha. Sabemos que a devoção autóctone é exacerbada, como o prova a estátua que se apossou do Largo dos Arcos do Jardim, mas o exagero tem limites. Quem mora numa Praceta com nome de santo, na freguesia de Santo António dos Olivais, e já dispõe da ponte de Santa Clara para atravessar o Mondego, teme a onda de santidade que transforme a cidade universitária numa paróquia rural. Faz falta um projecto para a cidade, não um novo nome para a ponte. [Texto publicado no Diário As Beiras, em 18/03/2004, quando o pluralismo ainda o permitia]. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:09 PM

CURIOSIDADES Ainda sobre o novo Governo, contaram-me que nas Finanças andam os Secretários de Estado a remodelar os gabinetes. Então compram secretárias novas, tapetes de arraiolos e até quadros de pintores portugueses. Incentivo ao comércio? Pois seja, mas o povo está a sofrer por causa dos cortes orçamentais, lembram-se?

E contaram-me também que houve um actual Secretário de Estado que só o é porque estava no local para cumprimentar os novos membros governativos quando, de repente, foi chamado para assumir uma pasta. Não soube jogar à Defesa. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 05:25 PM

PSD/Leiria: mais votos que militantes anulam eleições Lista vencedora ganhou por três votos. O mesmo número de «falsos» votos

«Três votos a mais do que o número de votantes provocaram a anulação das eleições para a concelhia do PSD de Leiria, o que obriga à marcação de um novo acto eleitoral.

De acordo com Branquinho Crespo, presidente do Conselho Distrital de Jurisdição do partido, verificaram-se três votos a mais do que o número de militantes que votaram sexta-feira numa das mais concorridas eleições da secção política concelhia, com 505 votantes». 31-07-2004 09:58

Comentário: Seria interessante saber a idade dos eleitores. Se têm mais de 50 anos podem ser hábitos que ficaram da União Nacional. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 04:05 PM

Notas soltas: Agosto/2004 Governo – O PSD, que se reclamava da social-democracia, vai aderindo aos objectivos do CDS/PP, enquanto este perde eleitores e aquele renuncia ao passado e aos princípios.

Incêndios – São frívolas as promessas do ministro J. Luís Arnaut, de reparação dos prejuízos e prevenção de novas calamidades, desfaçatez de quem, sendo Governo no ano anterior, nada fez para prevenir uma nova hecatombe.

Descentralização – O ministério da Agricultura indigitado para Santarém deu em secretaria de Estado domiciliada na Golegã e a secretaria algarvia do Turismo obriga à deslocação do titular dois dias por semana. Era pior se fosse a sério.

Lisboa – Só no primeiro semestre do corrente ano a dívida aumentou de 84 para 118 milhões de euros, mais de 34%, num descontrolo que faz temer o pior para o país cuja gestão está entregue ao, até há pouco, responsável por Lisboa.

Adelino Salvado – O ex-director da PJ pode ter causado prejuízos irreparáveis aos processos Casa Pia e Apito Dourado e as referências a Ferro Rodrigues parecem um acto de vingança pessoal ou parte de uma conspiração contra o PS. Um nojo.

PGR – A destruição das cassetes do Correio da Manhã foi uma tentativa de ocultar provas da violação do segredo de justiça, escândalo que atingiu a PJ e a PGR, apimentado pela conduta venal da assessora de imprensa do PGR.

Justiça – A saída de cena do duo Celeste Cardona/Adelino Salvado, suspeitos de manipulação política, foi um acto de higiene que permite aos sucessores reabilitar um sector de cuja credibilidade depende o futuro da democracia.

Venezuela – A vitória de Hugo Chávez no referendo não lhe dá credibilidade. É demagogo, populista e autoritário, mas a oposição, ávida de poder, seduzida por Bush e ajudada pela CIA, não tem o apoio nem a virtude que reclamava. Só ódio e armas.

Jogos Olímpicos – O fim da guerra fria e da competição entre as superpotências reduziu-lhes o fascínio. Modalidades bizarras, casos de dopping e marcas de sapatilhas misturam-se com fenómenos nacionalistas.

Futebol – A selecção portuguesa, em Atenas, exibiu um nível tão elevado de indisciplina e de qualidade tão baixa, que passou de vergonha nacional a vergonha olímpica.

Povo Livre – O órgão oficial do PSD vai deixar de existir em papel, substituído pela Internet e por SMS. O ministro da Propaganda, Morais Sarmento, irá levar as novas tecnologias ao mundo rural, onde o PSD tem forte implantação?

Madeira – Numa cerimónia oficial, A. João Jardim ameaçou «dar dois coices». Não lhe faltando atributos, minguou-lhe certamente a oportunidade para cumprir a promessa, enquanto a República consente as ofensas e não decide açaimá-lo.

Saúde – O descalabro financeiro é uma das vias para a destruição do SNS cujos despojos as seguradoras e várias multinacionais aguardam. O serviço público de maior alcance social está em risco, com os portugueses desatentos ou resignados.

Chile – O Supremo Tribunal de Justiça retirou a imunidade a Pinochet, podendo o velho ditador responder pela eliminação de adversários políticos – mais de três mil mortos e «desaparecidos». Finalmente acossado, apesar da alegada demência.

Economia – Números recentes revelam que o poder de compra dos portugueses, em relação à média europeia, aumentou de 73% para 77% durante os Governos do PS, tendo caído 2 pontos num só ano (2003), para 75%, com o PSD/CDS.

Desemprego – Apesar dos esforços governamentais para o absorver, através dos gabinetes ministeriais, alastra sem solução à vista com a ansiedade e o desespero a atingirem os portugueses, particularmente os mais jovens.

Irlanda – A xenofobia contra emigrantes portugueses, vergonha intolerável, deve fazer-nos reflectir sobre a forma como nós próprios recebemos os imigrantes, cidadãos em luta pela sobrevivência ao serviço do nosso desenvolvimento.

Iraque – O líder xiita Moqtada al-Sadr pôs fim à resistência em Najaf e partiu em liberdade, com as milícias quase intactas e o prestígio reforçado. A instabilidade vai continuar num país onde os invasores semearam o caos e o terrorismo.

Barco do aborto – Portugal esteve prestes a ser invadido por mísseis RU-486, capazes de acertar em úteros grávidos de poucas semanas, mas a Marinha, comandada por Paulo Portas, cobriu-se de glória na defesa da moral e dos bons costumes.

Melo Antunes – Finalmente foi promovido, a título póstumo, ao posto a que teve direito (coronel). A mesquinhez e ingratidão estão na base da tardia reparação ao antigo ministro, herói de Abril, democrata indefectível e destacado intelectual. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 11:33 PM

Alegres reflexões para consumo interno nº2 Da minha janela podem ver-se muitos barcos, com os seus mastros tão altos que envergonham os prédios que, para minha felicidade, são relativamente baixos. Todos os dias chegam embarcações novas de muitas partes do mundo, pelo menos é o que eu julgo, olhando encantado todas aquelas bandeiras coloridas que orgulhosamente ostentam nos seus mastros.

A luz da manhã é muito forte porque é verão, mas a sombra da varanda convidava a estar ali, sem fazer nada, a ver o mar. Como se ver o mar fosse não fazer nada...

Enterrada a televisão, só o jornal tinha autorização para entrar, porque se portava bem, ou seja não falava, mantinha-se quieto até alguém olhar para ele. Foi através dele que fui sabendo que se voltou a discutir política à esquerda. O PS estava vivo!

Os apoiantes dos diversos candidatos contrariavam as lógicas mais previsíveis, experimentavam-se linguagens e discursos sobre o que fazer quando um novo ciclo de governação acorrer.

Fiquei (estou) muito emocionado quando se afirmava que o PS será uma alternativa de poder estável fazendo alianças à esquerda, ou numa versão mais bíblica, “não as fazendo à direita”. Quantas anos perdidos em sucessivas maiorias de esquerda na Assembleia da Republica nunca aproveitadas para governar com estabilidade à esquerda. Foi preciso aprender com a Direita a engolir sapos em nome do que fosse preciso par se manterem no poder. Nós, não precisamos de engolir nada, basta procurar os denominadores comuns.

Existe luta, confrontação de ideias, mas não senti nenhuma guerra fratricida. É sentido por todos que os “bons” não estão todos do mesmo lado, e que também por isso, nada será como dantes. Da capacidade dos vencedores para aproveitarem tudo o que de bom tem surgido, aparecerá o novo PS.

Registo como metodologicamente notável que a candidatura de Manuel Alegre tenha surgido muito depois de um grupo de pessoas ter sentido que as suas ideias e sua forma de pensar e actuar, não se revia nas candidaturas apresentadas.

Primeiro definem-se as ideias e os valores, depois procura-se quem os melhor os defenda.

E se a partir de agora fosse assim? Como poderiam por esse país aparecer candidatos a cargos muito antes de sabermos se são eles que melhor personalizam e defendem as ideias que julgamos serem de todos.

Para mim esta é uma das lições que a candidatura de Alegre me dá. Pode não ser a única a faze-lo.

Quem nos dera a todos que assim seja!

Paulo Renato Trincão

Comentários: (1) Posted by ptrincao at 06:34 PM

Números são números O poder de compra de Portugal, em relação à média europeia, entre 1995/99 (primeiro Governo de Guterres) aumentou 4 pontos, de 73% para 77%, tendo-se aguentado a proporção nos dois anos seguintes.

Num único ano, em 2003 (Governo PSD/CDS) descemos 2 pontos, regressando o poder de compra a 75% da média europeia.

[Números da Comissão Europeia (citados por José Carlos de Vasconcelos na última Visão).]

Comentário: Durante os primeiros quatro anos do PS crescemos mais, muito mais, do que a média europeia e, nos dois últimos, acompanhámos a média do crescimento.

Alguém se lembra da promessa de Durão Barroso de fazer crescer Portugal mais do que a média europeia? Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:49 PM

O Governo defende a soberania Portugal esteve prestes a ser invadido por uma poderosa esquadra pecadora, fortemente armada com mísseis RU-486, que atingem rapidamente o útero grávido de poucas semanas de qualquer mulher que despreze o papa e enjeite a salvação da alma. Perante o perigo iminente, valeu-nos o pio ministro de Estado, da Defesa e do Mar que, logo mandou aprontar uma fragata cuja tripulação se compromete a dar a vida na defesa da moral e dos bons costumes, impedindo a profanação das águas territoriais pelo «Barco do Aborto».

Paulo Portas e Santana Lopes estão de prevenção para enfrentar a invasão. Traquejados em guerras preventivas (táctica a que deram o seu apoio no Iraque, com o êxito que se conhece), puseram a Marinha a perseguir a esquadra invasora, certos da vitória final. Em caso de fracasso, preparam-se para morrer como mártires, abraçados à fotografia do Papa. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 05:37 PM

Da entrevista de Santana Lopes à Visão «Um primeiro-ministro ocupa metade do seu dia com assuntos de política externa».

O problema não está no tempo em que se ocupa da política externa, o perigo reside no tempo que lhe sobra. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:11 AM

Os partidos e os órgãos da soberania são surdos (2)

Comentários: (3) Posted by carlos_esperanca at 06:59 PM

Três candidatos a primeiro-ministro A eleição do futuro secretário-geral não interessa apenas ao PS e seus militantes. Assim, não me imiscuindo na luta interna, não deixarei de dar a minha opinião sobre os programas e opções políticas que cada candidato venha a tomar.

Não é possível afastar a Direita sem o contributo do PS, por mais que este se afaste daquilo que eu gostaria que fosse. Por isso me interessam tanto as opções que o PS venha a tomar.

A destruição do Serviço Nacional de Saúde em que se empenhou a coligação de direita, actualmente no poder, tem de ser revertida pelo PS que, antes de ser poder, deve apresentar ao País o modelo que pretende prosseguir. E, sobretudo, o que fará diferente e onde, da política ruinosa neo-liberal deste governo. Não baste que governe melhor, é preciso que governe diferente.

Para já é importante reflectir sobre as moções dos três candidatos que se encontram online e que aqui deixo por ordem alfabética: João Soares, José Sócrates e Manuel Alegre.

Apostila - Não se esqueçam, socialistas, que as diatribes agora usadas por vós, serão recordadas pelos vossos adversários contra o candidato ganhador. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 07:44 PM

Consciência cívica Esta manhã, na histórica vila de Almeida, abordei um cabo da GNR para me informar onde poderia levar uma televisão inútil. É uma velha televisão a preto e branco e que deixou de ser uma coisa e outra, isto é, não funciona.

Sugeriu-me, amavelmente, por esta ordem, à medida que eu não me conformava, três hipóteses:

- Deixá-la ficar em casa;

- Transformá-la num aquário («há quem o faça»);

- Abandoná-la num terreno qualquer.

É esta consciência ecológica que vai transformando Portugal numa lixeira a céu aberto. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 07:02 PM

Os partidos e os órgãos da soberania são surdos Na sequência das diatribes de Alberto João Jardim, hoje bolçadas nos noticiários, a partir de Porto Santo, enviei ao Diário As Beiras, com o pedido de publicação, o seguinte texto: Com frequência, surgem da Madeira diatribes, insultos e ameaças de Alberto João Jardim, óptimas para consumo indígena e enfadonhas para o «continente». O que me confrange não é a incontinência verbal do presidente da Região Autónoma, é o silêncio dos órgãos de soberania. Ainda há pouco, ao discursar numa cerimónia oficial, ameaçou dar «dois coices», ameaça não consumada mas para que lhe sobram aptidões. As sucessivas concessões às pretensões autonomistas, quase sempre a reboque do sátrapa da Madeira, foram demasiado longe, levantando problemas, agravados em cada nova revisão constitucional, sem ao menos obrigarem à correcção de iniquidades que subsistem na legislação eleitoral autóctone. A capitulação da República perante os desmandos das Regiões Insulares acabará por levantar a discussão sobre a natureza do Estado. A. J. Jardim tanto exaltou o direito à diferença que conduziu a Madeira a uma diferença dos direitos de que goza o resto do país. Está a perpetuar ali uma comunidade feudal em que os próceres não têm que prestar contas a ninguém, num regionalismo populista com laivos de extrema-direita. Estas considerações, igualmente válidas para os Açores, assumem particular pertinência no que diz respeito à Madeira a que não é alheia a idiossincrasia do cônsul vitalício e o carácter provocatório com que ousa desafiar o regime e os seus legítimos representantes. Deve-se à incúria de quase todos os partidos parlamentares e dos sucessivos Governos a deriva política e o caos administrativo a que chegou o arquipélago, poupado às restrições orçamentais e ao respeito que deve à República. Comentários: (2) Posted by carlos_esperanca at 12:24 AM

«Povo Livre» fecha Segundo o EXPRESSO, primeira página, vai desaparecer a versão em papel do órgão oficial do PSD. Eis uma medida arrojada e de grande alcance. Poupa aos avençados militantes a vergonha de serem apanhados com o pasquim, aos articulistas a dificuldade de justificarem as atitudes do Governo e aos adversários uma prova dos riscos que Portugal corre com estes governantes. O facto de a ligação ao mundo rural, onde a implantação do PSD é grande, passar a ser feita pela Internet e por SMS é uma boa notícia. Revela que o ministro da Propaganda Morais Sarmento pode ter voltado ao pó. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 04:39 PM

Jogos Olímpicos As notícias que, a cada momento, chegam sobre o desempenho dos nossos atletas provam que o desporto português deixou de ser uma vergonha nacional. Passou a ser uma vergonha olímpica. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 07:32 PM

Fartar vilanagem «O Governo de Santana Lopes continua a fazer nomeações em série.

Na lista publicada esta semana, no Diário da República, ficou a saber-se que o Ministério das Obras Públicas bateu o recorde 60 nomeações - 25 para o gabinete do ministro e 35 para os gabinetes dos dois secretários de Estado

Por seu turno, o primeiro-ministro fez 24 nomeações para o seu gabinete, 13 das quais são para lugares de secretárias.

O Ministério da Defesa contratou 27 pessoas, entre as quais 6 motoristas.» - anunciou a TSF. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 06:59 PM

Médicos americanos participam em sevícias no Iraque O prestígio científico e a qualidade ética da revista Lancet, uma referência para médicos de todo o mundo, não me deixa a mais ligeira dúvida sobre a verdade da denúncia, aliás confirmada pelas autoridades americanas.

O nojo e a revolta aumentam sobretudo pelo esforço que faço para separar a grande nação americana, os valores da liberdade que exalta, a grandeza da sua Constituição e a generosidade de que é capaz, da degradação moral e política a que a actual administração vai conduzindo o País.

A reeleição de Bush, que tenho por muito provável, é uma derrota para os americanos e para quem defende a paz e a justiça social.

Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:59 AM

As cassetes inutilizadas Foi com satisfação que vi corroboradas durante as últimas 24 horas as preocupações manifestadas aqui no VERITAS, logo após as notícias da TSF. Depois disto o PGR pode manter a confiança do Presidente da República e a do primeiro-ministro mas não manterá condições para permanecer nas funções para cujo desempenho, por culpa própria ou alheia, não esteve à altura. A inutilização das cassetes é mais um acto ignóbil, ligado ao jornalismo de sarjeta, permitido pela incúria de quem o devia ter evitado. Tarda a justiça para Ferro Rodrigues, injusta e iniquamente humilhado por crápulas sem escrúpulos. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:38 AM

Foram destruídas as cassetes do Correio da Manhã Acabo de ouvir na TSF que as cassetes originais, onde um jornalista do Correio da Manhã gravou inconfidências crapulosas, foram destruídas por conselho do advogado.

As gravações, ao arrepio da vontade dos delatores, constituíam, elas próprias, um crime particularmente grave. As declarações de gente sem escrúpulos, capaz de violar o segredo de justiça e, quiçá, de manipular a comunicação social para destruir pessoas e instituições, é outro crime cuja gravidade se não extingue no foro criminal. A baixeza moral de quem agrava o crime com a perfídia deve ser objecto de julgamento da opinião pública, mediado pela douta decisão dos tribunais.

Alguém se esqueceu de mandar apreender essas cassetes cuja destruição põe em causa a validade das cópias e a possibilidade de julgamento dos diversos crimes de que a prova destruída era indício. O facto de não poderem ser aceites como prova, pela proveniência criminosa, não impedia o apuramento dos crimes a montante e a jusante da gravação das famigeradas cassetes.

Perdeu-se um valioso instrumento de prova para avaliar o grau de decomposição a que chegaram as instituições e, eventualmente, altos responsáveis que se tornaram indignos das funções que exercem.

Agora ninguém julga a incúria de quem, podendo e devendo, devia ter mandado confiscar as ditas cassetes? Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:50 AM

Desapareceram cassetes ...e pessoas Catalina Pestana e Pedro Namora, entre outros, têm andado desaparecidos dos ecrãs televisivos. Espero que não sejam problemas de saúde (física) que afastaram essas testemunhas do processo Casa Pia do convívio com os telespectadores. Não me passa pela cabeça que os inefáveis entrevistados, a quem os meios de comunicação social nunca regatearam solicitude, fizessem parte da colecção de bufos que constam das cassetes roubadas ao Correio da Manhã. Claro que é de excluir um comportamento crapuloso de qualquer deles, sobretudo da piedosa provedora da Casa Pia cujo amor à verdade está acima de qualquer suspeita. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 09:40 PM

EUA reconhecem a vitória de Hugo Chávez Hugo Chávez não é um modelo de governante. É populista, demagogo e autoritário. Pior do que ele só a oposição, golpista e ansiosa de se locupletar com as receitas do petróleo, e incapaz de se conformar com as regras democráticas. Os venezuelanos mobilizaram-se e votaram em massa, apoiando com 58% dos votos o presidente, no referendo sobre a sua permanência no poder, e infligindo uma pesada derrota à oposição, que os EUA apoiavam. Os observadores internacionais foram unânimes a reconhecer a legalidade do acto eleitoral e aos EUA não restou outra solução senão reconhecer a vitória de Hugo Chávez – uma vitória mais ampla e menos controversa da que colocou Bush na presidência dos EUA. Comentários: (1) Posted by carlos_esperanca at 01:02 AM

Chove copiosamente A chuva que desde há dias fustiga o País, em meados de Agosto, é a única medida eficaz na prevenção e combate aos incêndios florestais que têm reduzido Portugal a cinzas.

Da parte do governo, após os 400 mil hectares e vinte portugueses ardidos em 2003, resta a incúria e a incompetência. Valha-nos a meteorologia. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:21 AM

O Dr. Souto Moura ainda é o PGR? Quando Fernando Negrão se tornou suspeito de ter violado o segredo de justiça, sendo director-geral da Judiciária, valeu-lhe a ilegalidade da prova o arquivamento do processo movido pelo PGR sem que, sobre a veracidade, se tivessem levantado dúvidas. Este é um dos casos em que as normas processuais servem para absolver um arguido perante a justiça mas condenam-no perante a opinião pública. Os jornalistas que sustentaram uma versão que o incriminava, versão corroborada pelas provas que não puderam ser aceites, foram credíveis, independentemente da polémica deontológica que geraram. O demissionário director-geral viu arquivado o processo, mas nem a opinião pública lhe deu o benefício da dúvida nem o PGR Cunha Rodrigues se conformou. E o pior que pode acontecer à democracia é que alguém veja no cargo do actual ministro Fernando Negrão a paga de um favor em relação ao caso Moderna. Agora temos o processo Casa Pia. Crescem indícios de que se quis atingir um partido (PS), destruir o secretário-geral (Ferro Rodrigues) e sequestrar o sistema democrático. Na aparência, é uma pérfida e sinistra insídia contra as instituições democráticas, digna de uma organização tentacular. Esperemos que seja apenas fruto da estupidez individual e da maldade de poucos. No entanto, o ex-director-geral da PJ, Adelino Salvado, em declarações ao Expresso, ao afirmar «dei palpites, falei de hipóteses, mas sem suporte factual», deixa uma imagem de tanta leviandade e incompetência que só uma ministra como Celeste Cardona poderia tê-lo indigitado e imposto para ocupar tais funções. Foi com um arrepio cívico que li a sua afirmação de que «Durão Barroso ainda há bem pouco tempo (lhe) dirigiu palavras de agradecimento pela (sua) actuação na PJ». Perante o escândalo das «cassetes roubadas», o actual PGR Souto Moura execra o crime de gravações à margem da lei, sem demitir logo a sua assessora de imprensa, igualmente com fortes indícios de violar o segredo de justiça, nem lhe instaurar um processo, assim como ao director-geral demissionário da PJ e a outros agentes de conduta eventualmente danosa. Preocupa-se com um crime – grave, é certo, – mas descura o crime de violação do segredo de justiça e os seus autores. O Dr. Souto Moura pode continuar com a confiança do Presidente da República e do primeiro-ministro mas vai perdendo a confiança do povo português. A sua permanência no cargo não é saudável para o respeito e prestígio que é devido às altas funções que ocupa, nem facilita o apuramento da verdade. A sua conduta, para os mais atentos, será sempre comparada com a do seu antecessor. E Souto Moura perde claramente em confronto com Cunha Rodrigues. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:31 AM

Entrevista de Adelino Salvado ao Expresso Duas respostas do dito cujo e dois comentários meus:

1 – (...)«há muito tempo que estava em curso esta campanha de decapitação da PJ. Eu até já tinha alertado para isso o senhor primeiro-ministro Durão Barroso e a ministra da Justiça, em fins de Maio, princípios de Junho».

Comentário: Tratar-se-á de uma decapitação ou da erradicação de um tumor?

2 – «[A minha relação com Durão Barroso e Celeste Cardona] Era de porta aberta, de uma enorme sensibilidade e acompanhamento. Durão Barroso ainda há bem pouco tempo me dirigiu palavras de agradecimento pela minha actuação na PJ».

Comentário: Ninguém duvida. Ninguém acusou Durão Barroso de ingratidão. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 04:17 PM

NOVO DIRECTOR PJ A confirmar-se a nomeação de Santos Cabral para Director Nacional da Policia Judiciária estaremos perante uma excelente escolha do Ministro da Justiça.

Para além de ser presidente da República do Direito, uma associação com sede em Coimbra, Santos Cabral é um magistrado de uma enorme idoneidade moral, com uma competência técnica inquestionável e um nome que trará valor acrescentado à nossa qualificada policia judiciária. Comentários: (1) Posted by mmgtr at 02:39 PM

Desde 2002 aderiram ao PSD 30 mil pessoas Nem um só português terá descoberto em Durão Barroso o fulgor do génio ou o brilho do governante, mas houve 29.486 que encontraram no PSD o caminho para um emprego, o atalho para uma promoção, a via para uma sinecura ou, simplesmente, uma oportunidade de investimento. Alguns tê-lo-ão feito por paixão política, participação cívica ou entusiasmo partidário, mas, a avaliar pela sedução do líder e pelos resultados da governação, aos poucos que a nobreza das intenções transformou em activistas partidários, juntou-se decerto um enorme exército de mercenários. E é assim que os partidos, de direita e de esquerda, se transformam em agências de interesses particulares em vez de escolas de cidadania que deviam ser. Era excelente que 30 mil portugueses tivessem entrado no PSD por imperativos cívicos. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 10:09 PM

SOMEONE IS WATCHING YOU

Poderia ser o olho de Deus ou do Grande Arquitecto. Mas não é! São imagens da nebulosa Helix captadas com o telescópio espacial Hubble. As nebulosas são nuvens gigantescas de poeira egases. A nebulosa Helix fica a 650 anos luz da Terra. É uma das mais próximas do planeta.Imagens divulgadas pela Nasa. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 03:50 PM

VITOR CUNHA E A FIGUEIRA “Luís Marinho é o meu candidato à Câmara da Figueira”

Vitor Cunha, líder da concelhia do PS da Figueira da Foz, continua a dar tiros no pé. Verdade que tal tendência suicida não é recente. Quem não se recorda do discurso que fez durante a visita de Ferro Rodrigues à Figueira da Foz na última campanha eleitoral para as legislativas? Vive de pensar a política como uma forma de expediente.

Luís Marinho é um quadro e um político importante, de elevada competência técnica e de enormes qualidades humanas. À sua saída do Parlamento Europeu deve corresponder um espaço de reflexão e de reingresso, não podendo o partido deixar de contar com ele e de aproveitar as suas inegáveis qualidades.

Daí que pensar no seu nome para uma candidatura à Câmara da Figueira da Foz não é nada que nos violente. Antes pelo contrário. O que é violento é Vitor Cunha não perceber que não é com políticas de factos consumados que se chega lá. Ou o Vitor Cunha não percebe, ou alguém que o instrui!

Primeiro, Vitor Cunha deve tentar reunir o consenso da sua concelhia. Para isso deve resolver o incumprimento de promessas por si feitas quando tudo valia para se ganhar a concelhia. E António Alves deve-lhe esse respeito. Depois sabe que Natércia Crisanto ameaçou assumir a sua candidatura à autarquia figueirense na próxima reunião da concelhia face às jogadas e aos disparates que tem assistido. Por último sabe Vitor Cunha que não tem a maioria da concelhia, atentas as divisões por si geradas.

Como líder da concelhia da Figueira e interessado na candidatura de Luis Marinho não devia cometer tantos erros. Fraccionar em vez de unir. E este também não merece.

Quem estiver em melhores condições e apresentar um projecto para a Figueira da Foz capaz de a desenvolver de forma equilibrada, que seja capaz de a respeitar e não de a usar como Santana Lopes o fez,será candidato disso não tenho eu, nem ninguém, dúvidas.

Comentários: (1) Posted by mmgtr at 03:39 PM

A demissão do Director da PJ A controvérsia protagonizada por Adelino Salgado com outra magistrada, Maria José Morgado, logo no início do seu mandato, deixou-o sob suspeita da opinião pública. A caução de Celeste Cardona, cuja passagem pelo ministério da Justiça foi um desastre, adensou a desconfiança, agravada pela obstinação com que a ministra o manteve. A investigação sobre a corrupção no futebol, conhecida por «Apito Dourado», e o destino dos principais investigadores, lançaram o descrédito sobre a direcção da PJ cujo prestígio os anteriores governos sempre preservaram. Justa ou injustamente deteriorou-se a credibilidade da PJ que, até à chegada do CDS ao poder, tinha sido imune a manipulações políticas. A demissão de Adelino Salgado é, pois, o corolário lógico de uma actuação que deixa as maiores apreensões ao povo português e o receio de que o trabalho meritório feito por profissionais distintíssimos da PJ se perca nos meandros de interesses partidários. Esperemos que o actual Governo, ao menos nisto, proceda à substituição da direcção da PJ com sentido de Estado, dando garantias de isenção que permitam recuperar a confiança na instituição. No pedido de demissão que acaba de apresentar, através de um comunicado, o ainda Director da PJ diz que está a ser alvo de uma campanha. Apostila – Percebe-se mal que este assunto (o roubo das cassetes que deu origem ao escândalo) esteja no Gabinete do primeiro-ministro, assunto de polícia que devia dizer apenas respeito ao tribunais. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 07:36 PM

ESTRANHO Há qualquer coisa nesta corrida à sucessão de Ferro Rodrigues que me faz lembrar a gestão do F.C. Porto por Pinto da Costa no caso do DEl Neri. Um é treinador e foi apresentado à massa associativa como tal. O Outro diz-se legitimado pelos seus associados e substituiu aquele, como o fará com qualquer outro, por não seguir as suas orientações técnicas.Melhor seria ser também treinador, não?

Confesso que tenho esta estranha sensação de semelhança. Quando descobrir de onde vem prometo contar. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 04:36 PM

Eu defendo a co-incineração O país que resta da vaga de incêndios de 2003 e da incompetência do Governo que nada preveniu para 2004, está transformado numa imensa montureira com mais de 1400 locais contaminados com milhões de toneladas de resíduos industriais perigosos (RIP) à solta. Podiam ser queimados em reciclagem térmica se a co-incineração tivesse sido adoptada. De nada valeram os argumentos da comissão científica independente, adrede nomeada, demonstrando à saciedade que é muito mais barata do que a incineração dedicada, não produz resíduos de resíduos, é mais amiga do ambiente e proporciona uma eficiente destruição térmica dos RIP. «Se quatro cientistas apoiam a co-incineração não será difícil arranjar outros tantos que digam o contrário» – afirmou na altura Durão Barroso, a mostrar a sua peculiar concepção de ciência e o que pensa dos cientistas do PSD. A Comissão Europeia, em 2003, notificou Portugal, por incumprimento em relação aos RIP. A comunicação social referiu o facto mas deu-lhe pouca atenção. O Governo, com Barroso ou com Santana, mantém pelos lixos e resíduos tóxicos o respeito e desvelo que devia merecer-lhes os cidadãos. A estes tem-nos debaixo de olho, criva-os de impostos, hipoteca-lhes o futuro, àqueles deixa-os à solta, preserva-lhes a tranquilidade, reserva-lhes o País. Há três ministros do ambiente que se espera deste Governo uma solução. Pensava-se que tinha uma ideia, trazia um projecto, era portador de uma alternativa. Não, tinha apenas em mente evitar aos lixos e RIP a sua destruição. Para quê transformar o lixo em calor se podemos importar combustíveis fósseis e preservar os lixos do nosso contentamento para as gerações vindouras? Por este andar não vamos ter país para lhes deixar. Apostila – O actual ministro, Nobre Guedes, foi referido como muito competente... para a pasta da Justiça, mas coube-lhe a do Ambiente. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:06 PM

XVI Governo em campanha de propaganda O anúncio de um gabinete de comunicação que funcionará, a partir do Conselho de Ministros, sob a égide de Morais Sarmento, não altera as expectativas dos portugueses em relação a este Governo, apenas tornará mais sofisticada a propaganda oficial. Com um executivo tão numeroso pareceu mal a Santana Lopes nomear mais um ministro da Propaganda, pelo que se limitou a confiar a tarefa a um especialista. A «central de comunicação» proposta é um mero eufemismo para uma «central de intoxicação», que já funcionava mas de forma improvisada. Este organismo lembra um produto químico japonês promovido para melhorar o sabor dos alimentos. Descobriu-se que actuava a nível das papilas gustativas e se limitava a melhorar o paladar de quem ingeria a comida. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 01:03 AM

Comparar Governos PS com os do PSD/CDS Enquanto é cedo para tirar ilações sobre a composição actual do Governo que, com o aval do PR, umas dúzias de barões do PSD impuseram ao País, vale a pena comparar os Governos de Guterres com o de Durão Barroso. As exigências dos Governos de Guterres nunca mais se repetirão. Mas é bom recordá-las quando a impunidade e a sofreguidão do poder se unem para corroer a ética republicana. Depois de Portas ter sobrevivido às trapalhadas fiscais, com sucessivos pagamentos à medida das denúncias da comunicação social, nunca mais uma sisa insuficiente conduzirá à imediata demissão de um ministro, como aconteceu com Murteira Nabo. Hoje parece surrealista uma demissão na sequência da imprevisível tragédia de Entre-os-Rios quando não se tiraram consequências políticas após 400 mil hectares de floresta e duas dezenas de pessoas ardidas, mais de mil mortos sucumbidos à vaga de calor e a maior percentagem de aumento de desemprego de toda a Europa, desgraças de 2003 que continuam após a emigração de Durão Barroso e a ascensão de Santana Lopes. Então, face à hecatombe eleitoral das eleições autárquicas, o primeiro-ministro melhor preparado que algum dia tivemos, foi obrigado a renunciar. A conjuntura internacional, que serve agora para total desresponsabilização da acção governativa, não auxiliou quem, segundo o relatório de 2003 sobre desenvolvimento humano, conseguiu o maior progresso a nível mundial, passando Portugal da 33.ª posição para a 23.ª entre 1995 e 2001. O próprio SNS era apresentado como catastrófico por uma oposição que o pretendia destruir e calava o facto de ser considerado pela OMS o 12.º melhor serviço de saúde mundial. É nesta altura que vale a pena cotejar os ministros de Guterres com os de Barroso. Sei que é cruel comparar António Vitorino com Morais Sarmento ou Jorge Coelho com Figueiredo Lopes, que é demolidor lembrar Sousa Franco e Jaime Gama face a Ferreira Leite e Martins da Cruz, respectivamente, ou confrontar Carrilho com Pedro Roseta, José Sócrates com Amílcar Theias ou António Costa com Celeste Cardona. Basta que os trabalhadores compararem Ferro Rodrigues com Bagão Félix, dispensa-se a crueldade, levada ao extremo, de comparar Guterres com Durão Barroso. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:15 AM

As últimas nomeações de Durão Barroso O Jornal de Negócios denuncia hoje a nomeação de 38 pessoas, pelo Governo de Durão Barroso, já depois de ter decidido aceitar o convite para presidir à Comissão Europeia.

O ministro da Saúde, à espera de um eventual despedimento, fez as primeiras nomeações imediatamente após ter tido conhecimento da fuga iminente do primeiro-ministro. E este, após a apresentação formal da sua demissão ao PR, ainda permitiu que o seu Governo fizesse mais 12 nomeações. É importante sublinhar que o Eng.º Guterres, cuja postura moral e intelectual é ofensivo comparar com a do seu sucessor, após o pedido de demissão, deu instruções para suspender todas as nomeações. O contraste é flagrante Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 07:07 PM

LOCAIS DE VISITA OBRIGATÓRIA E antes de ir a banhos também, aqui deixo a listagem dos sites dos candidatos à liderança socialista:

www.joaosoares.net/main.asp

www.josesocrates.com

www.manuelalegre.org/

www.manuelalegre.weblog.com.pt/

(por ordem alfabética)

Tenho uma certa curiosidade em saber se Rui Avelar que conheçemos é o mesmo que vi aqui. Comentários: (1) Posted by mmgtr at 05:33 PM

CAOS

Foto extraída do filme The Butterfly Effect

“Previsibilidade: o bater de asas de uma borboleta no Brasil desencadeia um tornado no Texas?”.

Um artigo com este título apresentado por Edward Lorenz, meteorologista. Uma teoria e um filme. Tudo para reflectir quando o País está a banhos com um novo governo. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 05:14 PM

A PAZ DA FÉ SEGUIDA DE CARTA A JOÃO DE SEGÓVIA Na sua crónica semanal do Público publicada a 1 de Agosto, Frei Bento Domingues aconselha para leitura de férias a obra “A Paz da Fé”, de Nicolau de Cusa, uma edição da MinervaCoimbra com tradução de João Maria André, classificando-a entre “algumas obras marcantes”:

“... e a pedido de vários leitores, seleccionei, para férias, algumas obras marcantes e recentes (1).

Boas férias e até Setembro se Deus quiser.

(1) - Nicolau de Cusa, "A Paz da Fé', Minerva, Coimbra, tradução de João de Maria André.”

A PAZ DA FÉ SEGUIDA DE CARTA A JOÃO DE SEGÓVIA

Nicolau de Cusa

Tradução e Introdução de João Maria André

“Deveriam os homens já ter aprendido, com as lições da História, que a prudência dos sábios é mais adequada para a salvaguarda da paz do que a impaciência do jovens políticos e dos fanáticos fundamentalistas, movidos pela sede de vingança e não pelo amor da concórdia”.

ISBN: 972-798-037-6 . 2002 . 94 páginas . 10,00 euros

Colecção do Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Edições MinervaCoimbra

(RECEBIDO POR MAIL) Comentários: (0) Posted by mmgtr at 05:04 PM

PARA ONDE VAMOS? E aqui se deixam mais umas dicas.

Há tantos directores de serviços descontentes com a gestão dos "laranjas" em certos institutos públicos e direcções regionais que se preparam para se demitir!

Há tantos funcionários revoltados com a falta respeito com que estão a ser tratados, que os atestados médicos nos serviços públicos (alguns) estão a crescer ! Comentários: (0) Posted by mmgtr at 05:02 PM

MANIFESTO DE SATISFAÇÃO Apesar de férias não deixo, sempre que posso, de visitar o nosso blog. E de ir dando o meu contributo à sua permanente actualização. É pois com inegável satisfação que tomei conhecimento do desafio do Paulo.E com a democrática satisfação de integrarmos um mesmo local de debate e de divulgação de ideias, apesar de não apoiarmos o mesmo candidato a Secretário Geral do PS.

Temos a arbitragem de um independente, Carlos Esperança, mas um pensador de esquerda, livre, fraterno e solidário, apesar de não integrar qualquer partido politico.

Há pois virtualidades na equipa que integra o blog. Este nunca será porta voz de nenhuma candidatura, mas espaço aberto de debate de quem dele queira fazer parte.

A democracia e o progresso não se fazem com o receio do debate ideológico. Fazem-se com este. E sempre, mas sempre, com a fraternidade e solidariedade dos que divergem internamente mas convergem externamente.

Porque todos os que aqui escrevem, ou venham a escrever, terão sempre como objectivo criar uma sociedade mais justa e fraterna.

Mário Ruivo Comentários: (1) Posted by mmgtr at 04:39 PM

Alegres reflexões para consumo interno nº1 A possibilidade de haver discussão intelectualmente séria (repito que é só uma possibilidade) só surgiu porque apareceu a candidatura de Manuel Alegre. Como é facíl de entender do que disse, estou por dentro, onde a defesa das nossas ideias é exposta à vista de todos, a fazer aquilo em que acredito: transformar o intransformável. Comentários: (0) Posted by ptrincao at 04:12 PM

O Governo itinerante Acaba de chegar ao meu conhecimento, de fonte que considero absolutamente idónea, a informação de que o secretário de Estado do Turismo passará apenas dois dias por semana no Algarve.

A impreparação do Dr. Santana Lopes para o cargo de primeiro-ministro era do conhecimento geral, e, muito particularmente, dos dirigentes do PSD. A indigitação para tais funções compromete mais os barões do PSD, que a aprovaram, do que o próprio.

A irreflexão, a demagogia e o populismo juntaram-se numa mistura explosiva cujos prejuízos ainda é cedo para inventariar.

A deslocação de secretários de Estado, sem planeamento, objectivo ou, sequer, domicílio, é o paradigma da improvisação e exotismo que presidiram à formação do XVI Governo Constitucional. O que surpreende é que ninguém, no PSD, com suficiente discernimento, tenha advertido o primeiro-ministro dos custos, ou, o que é pior, recusando-se ele a ouvir as pessoas sensatas, estas se calem por disciplina partidária, indiferentes à sorte do País.

Pelo que sei, a secretaria de Estado do Turismo não ficará domiciliada no Algarve. Apenas, o secretário de Estado vai em turismo, dois dias por semana, ao Algarve.

Apostila 1 – O ministério da Agricultura indigitado para Santarém transformou-se numa secretaria de Estado instalada na Golegã.

Apostila 2 – A dívida da Câmara de Lisboa aumentou no primeiro semestre deste ano 34,1%, passando de 84 para 118 milhões de euros – um buraco que rivaliza com o do Marquês. Com uma gestão destas em Lisboa o que pode esperar o País?

Apostila 3 – Os prédios que ruíram em Campo de Ourique são um aviso sério às prioridades que é preciso estabelecer e uma dolorosa metáfora do País que temos. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:24 AM

A incontornável questão Espero que este nosso Veritas não se torne no blog de nenhum candidato. Fico contente por ser visitado por pessoas com tão grandes responsabilidades na vida deste país. Por isso mesmo junto alguma ideias importantes que têm origem na existência da candidatura de Manuel Alegre.

Julgo que nós os do Veritas temos obrigação de iniciar uma discussão fundamental, para a credibilidade dos nossos lideres, e para a nossa própria credibilidade. Refiro-me à discussão sobre o que fazer com os resíduos sólidos industriais perigosos. Sócrates, Manuel Alegre ou João Soares, mais do que o nosso voto, necessitam das nossas ideias, e por que não do nosso saber.

Por isso, após as férias cá estarei aberto a um debate firme sobre os problemas que nos interessam a todos. Como diria Mr de La Palisse "ganhará o que tiver mais votos". Nós os militantes e os portugueses de uma maneira geral só ganharemos se formos capazes de construir uma pratica nova (ou esquecida, quem sabe) de discussão.

Por isso aqui ficam três razões que por si só justificam a candidatura de Manuel Alegre:

O primeiro mérito da candidatura de Manuel Alegre foi obrigar inevitavelmente que o processo de discussão e de campanha eleitoral se iniciasse de uma forma verdadeira e bastante mais profunda.

O segundo resulta do apoio claro de um conjunto vasto de personalidades que são reconhecidamente dentro do Partido bastante activas na produção de doutrina, ideias, e programas, o que torna incontornável um entendimento futuro na vida do Partido.

Não são contudo os únicos capazes de o fazer, nem tão pouco mais ou menos à esquerda.

O terceiro, foi terminar com processo sucessório (insconsciente ?) camuflado onde a escolha do secretário geral era decidida por um pequeno conjunto de pessoas que ao possuírem grande influência dentro do aparelho do Partido, o comprometiam a apoiar o candidato por eles escolhido, muito antes de qualquer outro poder decidir apresentar-se.

Quanto à incontornável questão espero o vosso acordo. Não se pode discutir sem parceiros sérios com capacidade e vontade do fazer.

Paulo Trincão

Comentários: (0) Posted by ptrincao at 07:23 PM

José Lello Ana Gomes, diplomata de rara coragem e lucidez, a quem o processo de Timor muito deve, abandonou a carreira para se dedicar ao PS e é a deputada que ocupa o segundo lugar no Parlamento Europeu, depois de ter defendido o partido em momentos particularmente difíceis. Pode ter muitos defeitos mas, para mim, que não sou militante do PS, é uma mulher genuína e corajosa, merecedora de respeito e admiração. A manifestação de azedume pela decisão do PR em não convocar eleições foi excessiva mas não justificava o ataque soez que José Lello lhe desferiu. João Soares tem um honroso percurso político e provas dadas ao partido. Eu, que não sou do PS, várias vezes discordei dele e me indignei com a sua condescendência com a UNITA quando já era claro o carácter racista e tribal do bando armado de Savimbi, mas apreciei-lhe sempre a coragem e a determinação. Fez um excelente trabalho à frente da Câmara de Lisboa, o que se torna ainda mais evidente face á gestão medíocre e aventureira do seu sucessor Santana Lopes. José Lello, ao afirmar que desconfia «da sanidade mental» de João Soares e a acusar Ana Gomes de «incontinência verbal» não se limita a injuriar camaradas, ofende o PS, embaraça José Sócrates e arrisca-se a ser mandado açaimar por quem use o mesmo tipo de linguagem. Mas, pensando melhor, o CDS tem o Avelino Ferreira Torres e o PSD tem o maj. Valentim Loureiro. Por que razão não há-de ter o PS o José Lello? Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 12:33 AM

A intenção do pio edil de Coimbra, Dr. Carlos Encarnação, de crismar a ponte Europa com o nome de Rainha Santa Isabel (Diário As Beiras, 09/03/04), não pode deixar de estupefazer. A Europa está condenada ao rapto. Zeus, transformado em touro, levou-a para Creta e fez-lhe três filhos, mas amava-a. Encarnação detesta-a e afadiga-se a apagar-lhe o nome. Assim, em vez de Europa, filha de Argenor, rei da Fenícia e irmã de Cadmo, teremos a filha do rei de Aragão, esposa de D. Dinis, a dar nome à ponte. Talvez a Rainha repita o milagre que obrou outrora com os operários do convento de Santa Clara. Com o desemprego que grassa, são precisas muitas moedas de ouro para levar algum conforto aos desempregados que todos os dias crescem em Coimbra. Mas, convenhamos, a ideia de crismar a ponte com o nome de «Rainha Santa Isabel» não valoriza a cidade que aspira à modernidade, é um tributo ao beatério que exulta na paróquia, digna de um mordomo das festas da Rainha. Sabemos que a devoção autóctone é exacerbada, como o prova a estátua que se apossou do Largo dos Arcos do Jardim, mas o exagero tem limites. Quem mora numa Praceta com nome de santo, na freguesia de Santo António dos Olivais, e já dispõe da ponte de Santa Clara para atravessar o Mondego, teme a onda de santidade que transforme a cidade universitária numa paróquia rural. Faz falta um projecto para a cidade, não um novo nome para a ponte. [Texto publicado no Diário As Beiras, em 18/03/2004, quando o pluralismo ainda o permitia]. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 05:09 PM

CURIOSIDADES Ainda sobre o novo Governo, contaram-me que nas Finanças andam os Secretários de Estado a remodelar os gabinetes. Então compram secretárias novas, tapetes de arraiolos e até quadros de pintores portugueses. Incentivo ao comércio? Pois seja, mas o povo está a sofrer por causa dos cortes orçamentais, lembram-se?

E contaram-me também que houve um actual Secretário de Estado que só o é porque estava no local para cumprimentar os novos membros governativos quando, de repente, foi chamado para assumir uma pasta. Não soube jogar à Defesa. Comentários: (0) Posted by mmgtr at 05:25 PM

PSD/Leiria: mais votos que militantes anulam eleições Lista vencedora ganhou por três votos. O mesmo número de «falsos» votos

«Três votos a mais do que o número de votantes provocaram a anulação das eleições para a concelhia do PSD de Leiria, o que obriga à marcação de um novo acto eleitoral.

De acordo com Branquinho Crespo, presidente do Conselho Distrital de Jurisdição do partido, verificaram-se três votos a mais do que o número de militantes que votaram sexta-feira numa das mais concorridas eleições da secção política concelhia, com 505 votantes». 31-07-2004 09:58

Comentário: Seria interessante saber a idade dos eleitores. Se têm mais de 50 anos podem ser hábitos que ficaram da União Nacional. Comentários: (0) Posted by carlos_esperanca at 04:05 PM

marcar artigo