INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL

17-08-2003
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INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

Curso: Ensino Básico – 1º Ciclo Ano: 4º Disciplina: Seminário de Apoio às Áreas Científicas Anual 240 horas Docente(s ): Amélia Rosa – Ana Cristina Figueira – Ana Cristina Sequeira – Fernando Casaca – Helena Simões – Joana Brocardo – João Pires – Luís Souta – Luísa Solla – Pedro Fragoso Silva 2002/2003

Programa

Linhas Orientadoras

O Seminário de Apoio às Áreas Científicas é uma disciplina que se assume como um espaço de convergência de saberes de várias áreas científicas, e de suporte ao desenvolvimento de competências pedagógicas no processo de gestão do currículo do 1º ciclo do Ensino Básico.

É uma disciplina única, constituída pelas seguintes áreas científicas:

- Língua Portuguesa

- Matemática

- Ciências Naturais

- Ciências Sociais

- Expressão Plástica e Educação Visual

- Expressão e Educação Musical

- Expressão Dramática/Teatro

- Educação Física

O programa desta disciplina encontra-se organizado em duas vertentes: uma comum a todas as áreas científicas e outra específica de cada uma dessas áreas. Assim, temos respectivamente: (i) os objectivos, as opções metodológicas, a avaliação e a bibliografia geral; (ii) os conteúdos e a bibliografia por área científica.

Objectivos

- Contribuir para uma visão global e integrada do currículo do 1º ciclo do Ensino Básico.

- Desenvolver capacidades de construção e gestão curricular.

- Articular metodologias específicas das diferentes áreas numa perspectiva integradora da intervenção do professor do 1º ciclo do Ensino Básico.

- Conceber e operacionalizar actividades educativas numa perspectiva interdisciplinar e facilitadora de uma aprendizagem diversificada.

Conteúdos Programáticos

Língua Portuguesa

- Diversidade cultural no sistema educativo

- A língua e a multiculturalidade

- Escolas multiculturais o que são e onde estão

- A importância da língua da escola nas aprendizagens dos alunos

- Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências essenciais

- Competências gerais

- A Língua Portuguesa no 1º ciclo do Ensino Básico: competências específicas e programa

- A Língua Portuguesa no 1º ciclo do Ensino Básico – análise e produção de materiais pedagógicos

- Processo de ensino-aprendizagem da língua da escola em contextos heterogéneos

- Língua materna, língua segunda e língua estrangeira

- A língua da escola: objecto de estudo e instrumento de outras aprendizagens

- Provas de aferição: enquadramento e implicações

Matemática

- Investigações matemáticas

- Caracterização e pertinência

- As investigações na aula do 1º ciclo

- Conexões matemáticas

- Relações entre diferentes áreas da Matemática

- Relações entre a Matemática e outras áreas disciplinares

- O papel das conexões na compreensão do que é a Matemática

- O papel das conexões na aula do 1º ciclo

- Trabalho de projecto

- O trabalho de projecto e o ensino e a aprendizagem da Matemática

- Implementação do trabalho de projecto na sala de aula

- Provas de aferição: enquadramento e implicações

Ciências Naturais e Ciências Sociais (Estudo do Meio)

- Abordagens pedagógicas centradas no estudo do meio: potencialidades e limitações

- Métodos, estratégias e técnicas adequados às actividades de ensino-aprendizagem do «Estudo do Meio»

- O professor contador de histórias: as propostas educacionais de Kieran Egan (enfoque no estádio mítico e romântico)

- As grandes problemáticas da Cidadania, da Formação Cívica e dos Direitos Humanos: sua abordagem no currículo do 1º ciclo

- O programa do 1º ciclo do Ensino Básico: competências gerais, transversais e essenciais

- O «Estudo do Meio» no 1º ciclo do Ensino Básico: princípios orientadores, blocos de conteúdos e actividades de análise crítica do programa, práticas e materiais pedagógicos

- Produção de materiais pedagógicos relativos a temáticas do «Estudo do Meio»

Expressão Plástica e Educação Visual

- Gramática das Artes: elementos de linguagem visual, técnicas de expressão e métodos de representação

- Património cultural e artístico: identidade cultural, património regional e mundial

Expressão e Educação Musical

- Som e as actividades lúdicas

- Som e várias formas de grafismo elementar

- Análise e criação de ambientes sonoros

- Análise e elaboração de canções

- Técnicas elementares de acompanhamento com instrumental Orff

- Movimento corporal e música – interacções

Expressão Dramática /Teatro

- A aplicação dos indutores do Jogo Dramático no meio escolar: o objecto, a imagem, o som, a personagem e o texto

- Tipos de jogos e objectivos: desenvolvimento das aptidões pessoais, da sociabilidade e espírito criativo

- Programa de jogos e instalação das actividades: a função do adulto/animador, espaço e tempo e grupo de trabalho

- Critérios de avaliação

Educação Física

- Balanço da formação anteriormente obtida

- Nível de competências

- Preparação para o processo ensino-aprendizagem

- Currículo Nacional do Ensino Básico

- Competências essenciais

- A Educação Física no currículo do 1º ciclo do Ensino Básico

- Competências em Educação Física

- O programa de Educação Física

- Benefícios da Educação Física no 1º ciclo do Ensino Básico

- Que caminho a seguir?

- Que valorização da disciplina?

- Que necessidades de formação?

- A intervenção pedagógica em Educação Física

- Apresentação das actividades

- Organização da classe

- Acompanhamento e supervisão das actividades

- O clima da classe

- Observação e avaliação em Educação Física

- Reflexão e análise de temáticas diversas relacionadas com a intervenção pedagógica em Educação Física

Metodologia

A opção metodológica adoptada prevê que os alunos ao longo das sessões desenvolvam individualmente ou em grupo, actividades diversificadas que incluirão momentos de pesquisa e análise documental e, ainda, outras, nomeadamente, resolução de problemas, análise e reflexão de práticas educativas e planificação de actividades, bem como, produção de materiais pedagógicos.

O Seminário de Apoio às Áreas Científicas prevê a alternância entre dois espaços. Estes, correspondem aos tempos de formação dos alunos, ou seja, ao tempo de permanência nas escolas cooperantes (estágio), e ao de permanência na E.S.E. Assim:

- no tempo de permanência nas escolas cooperantes – as sessões de trabalho na E.S.E. (sextas-feiras) são dedicadas ao apoio directo ao trabalho a desenvolver pelos alunos no estágio, mediante solicitação dos mesmos e em articulação com todas as áreas envolvidas (ver calendarização - A);

- no tempo de permanência na E.S.E. – as sessões de trabalho são diferenciadas em função das áreas científicas. As áreas de Plástica, Música, Drama e Educação Física alternam o espaço atribuído. (ver calendarização - B).

Método de Avaliação

A avaliação nesta disciplina pressupõe uma avaliação regular e sistemática das actividades desenvolvidas nas diferentes sessões de trabalho, bem como, da participação dos alunos nessas actividades, e nas aulas. Para usufruir da forma de avaliação adoptada, cada aluno terá de assistir a 80% das diferentes sessões do Seminário, caso tal se não verifique terá de recorrer a exame.

A classificação final de cada aluno terá como base:

- um trabalho por área – individual – (40 %);

- um trabalho de síntese – em grupo – (60%).

Os dois trabalhos acima referidos serão objecto de apreciação: (i) trabalho individual – pelo(s) professor(es) da área científica respectiva; (ii) trabalho de síntese – por todos os professores do Seminário.

Trabalho por área científica (individual)

Trabalho de aprofundamento teórico tendo em conta o programa e as condições específicas de prática.

( 10 páginas - A4 - 1,5 espaço – 12 Times New Roman )

Trabalho de Síntese (grupo)

O trabalho consiste numa proposta fundamentada de uma actividade, para uma semana, a partir de um tema ou de um material que deve representar a síntese das diferentes áreas científicas presentes no Seminário.

O grupo de trabalho deve ser composto no máximo por quatro elementos.

Objectivos

Pretende-se com este trabalho que os estudantes sejam capazes de apresentar de forma integrada e fundamentada um tema, a explorar com alunos do 1ºciclo, explicitando as competências gerais e específicas visadas.

Componentes

- Destinatários da actividade

- Fundamentação da escolha do tema ou do material

- Descrição dos principais procedimentos didácticos a adoptar

- Materiais a usar com os alunos

- Fundamentação da metodologia utilizada

- Bibliografia

( 15 a 20 páginas – A4 – 1,5 espaço – 12 Times New Roman)

Bibliografia Geral

Geral

- ALONSO, Luisa G. et al. (1994) A Construção do Currículo na Escola – uma proposta de desenvolvimento curricular para o 1º ciclo. Porto: Porto Editora/Educação Básica, nº5.

- BIVAR, Mª de Fátima (1971) Ensino Primário e Ideologia. Lisboa: Seara Nova/Educação e Ensino, nº1,

- 2ª edição, 1975.

- CARDOSO, Carlos (coord.) (1998) Gestão Intercultural do Currículo – 1º Ciclo. Lisboa: ME- Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural, nº10.

- DECRETO-LEI nº 6/2001 de 18/01/01, D.R. nº 15, I Série- A. Reorganização Curricular do Ensino Básico.

- HARGREAVES, Andy (1998) Os Professores Em Tempos De Mudança – O Trabalho e a Cultura dos Professores na Idade Pós-Moderna. Alfragide: Editora McGraw-Hill de Portugal, Lda.

- ITURRA, Raúl (1998) Como era quando não era o que sou. O Crescimento das Crianças. Porto: Profedições.

- ME-DGEBS (1990) Ensino Básico: Programa do 1º Ciclo. Algueirão: Editorial do ME.

- ME- DEB (2001) Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais. Lisboa: ME-DEB.

- PACHECO, José (2000) Quando Eu For Grande Quero Ir À Primavera e outras histórias. Porto: Profedições.

- ROLDÃO, Mª do Céu (1999) Os Professores e a Gestão do Currículo. Perspectivas e Práticas em Análise. Porto: Porto Editora Lda./Colecção CIDInE, nº 9.

- ROLDÃO, Mª do Céu; MARQUES, Ramiro (org.) (2000) Inovação, Currículo e Formação. Porto: Porto Editora, Lda./Colecção CIDInE, nº 12.

POR ÁREA CIENTÍFICA

Língua Portuguesa

- BRUTO DA COSTA, (1998) Exclusões Sociais- cap. Minorias étnico-culturais Lisboa: Gradiva-Cadernos Democráticos.

- CASTRO NEVES, M. ; ALVES MARTINS, M. (1994) Descobrindo a linguagem escrita – uma experiência de aprendizagem da leitura e da escrita Lisboa: Escolar Editora.

- GALISSON, R.; COSTE D. (1983) Dicionário de Didáctica das Línguas Coimbra: Livraria Almedina.

- GOMES, Aldónio et al (1991) Guia do Professor de Língua Portuguesa - Vol.I Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

- HARRIS, T.L.; HODGES, R.E. (Orgs.) (1999) Dicionário de Alfabetização Porto Alegre: ARTMED.

- JOLIBERT, Josette (1989) Formar Crianças Leitoras Rio Tinto: Edições Asa.

- NIZA, Sérgio (coord.) (1998) Criar o gosto pela escrita ME/DEB: Formação de Professores.

- NIZA, Sérgio (coord.) (1998) Entrar no mundo da escrita ME/DEB: Formação de Professores.

- NIZA, Sérgio (coord.) (1998) Cultivar o gosto pela escrita ME/DEB: Formação de Professores.

- NIZA, Sérgio (coord.) (1998) Desenvolver a linguagem escrita ME/DEB: Formação de Professores.

- PEREIRA, Dulce (1997) “Linguística e Educação: as Minorias” in: Vieira de Castro R.; SOUSA, M.L. (Orgs.) Linguística e Educação Lisboa: Colibri.

- PEREIRA, Dulce (s/d) Fala Crioulo Papia Portuges (a publicar em Cabo Verde na revista Cultura).

- PEREIRA, Dulce (1998) “Desenvolvimento Linguístico das minorias de origem crioula e formação de professores” in: FISHER, Glória (coord.) Formação de Professores e de Formadores lisboa: ME/ DEB/ Núcleo de Organização Curricular e Formação.

- PEROTTI, António (1997) Apologia Intercultural- cap. Marcos para uma educação intercultural (pág. 57-73) Lisboa: ME/ Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Intercultural.

- RECASENS, Margarita (1989) Como Estimular a Expressão Oral na Aula Lisboa: Plátano Editora.

- RECASENS, Margarita (1989) Como Jogar com a Linguagem Lisboa: Plátano Edições.

- SILVA, Maria Alda (1991) Iniciação á Comunicação Oral e Escrita Lisboa: Editorial Presença.

- SIM-SIM, Inês; SEQUEIRA, Fátima (1989) Maturidade Linguística e Aprendizagem da Leitura Braga: Universidade do Minho/Instituto da Educação.

- SIM-SIM, Inês; DUARTE, I.; FERRAZ, M.J. (1997) A Língua Materna na Educação Básica: competências nucleares e níveis de desempenho Lisboa: Ministério da Educação.

- SIM-SIM, Inês (1998) Desenvolvimento da Linguagem Lisboa: Universidade Aberta.

- TADEU, T. Da S. (2000) “Depois das Teorias do Currículo” in: Nóvoa, A.; SCHRINER, J. (Eds.) A Difusão Mundial da Escola Lisboa: Educa.

- TOCHINSKY, Liliana (2001) “Ler e Escrever na Diversidade” in: PÉREZ, F.C.; GARCIA, J.R. (Orgs.) Ensinar ou Aprender a Ler e a Escrever? Porto Alegre: ARTMED.

- UNESCO (1996) Declaração Universal dos Direitos Linguísticos Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO.

Matemática

- ABRANTES, P. (1994) O trabalho de projecto e a relação dos alunos com a Matemática. Lisboa: APM.

- ABRANTES, P.; SERRAZINA, L.; OLIVEIRA, I. (1999) A Matemática na Educação Básica. Lisboa: ME.

- GOLDENBERG, E. (1999) “Quatro papéis da investigação na aula de Matemática” in: Abrantes et al (Orgs.) Investigações matemáticas na aula e no currículo (pág. 35-50) Lisboa: Projecto Matemática para todos e APM.

- NCTM (2000) Principles and standards for school mathematics Reston: NCTM.

Ciências Naturais e Ciências Sociais (Estudo do Meio)

Ciências Naturais

- SÁ, J. (1994) Renovar as Práticas no 1ºciclo pela via das Ciências da Natureza Porto: Porto Editora.

- SHERWOOD, E. Et al (1997) Mais Ciência para Crianças Lisboa: Instituto Piaget.

- WILLIAMS, R. Et al (1995) Ciência para Crianças Lisboa: Instituto Piaget.

Ciências Sociais

- BANKS, James A. & BANKS, Ambrose C. (1990) Teaching Strategies for the Social Studies – Inquiry, Valuing and Decision-Making 4th ed., NY: Longman.

- BELTRÃO, Luisa & NASCIMENTO, Helena (2000) O Desafio da Cidadania na Escola Lisboa: Editorial Presença/ Ensinar e Aprender, nº 15.

- EGAN, Kieran (1979) O Desenvolvimento Educacional Lisboa: Publicações Dom Quixote/Nova Enciclopédia – 1992.

- EGAN, Kieran (1986) O uso da Narrativa como técnica de ensino: uma abordagem alternativa ao ensino e ao currículo na escolaridade básica Lisboa: Publicações Dom Quixote/ Nova Enciclopédia, nº 50 – 1994.

- SOROMENHO-MARQUES, Viriato (1996) A Era da Cidadania Publicações Europa-América/B. Universitária.

- SOUTA, Luís (1995) Escolas Superiores de Educação, Ensino Politécnico e Formação de Professores: uma década de debates, algumas polémicas e crítica que baste Porto: Profedições.

- SOUTA, Luís (1999) “O Desenvolvimento Pessoal e Social e a Cidadania Adiada” in: Arquipélago: Perspectivas e Debates nº 14, Verão (pág. 99-112).

DOSSIERS TEMÁTICOS:

- “ Direitos Humanos/ Educação para a Cidadania” Inovação vol.12, nº1, 1999.

- “ Direitos Humanos” Noésis nº56, Out.-Dez., 2000.

Estudo do Meio

- ME (1995) Estudo do Meio 1ºCiclo: propostas de actividades 1º e 2º anos Lisboa: ME/ DEB/ Núcleo de organização Curricular e Formação, 96 p.

- ME (1997) Estudo do Meio 1º Ciclo: propostas de actividades 3º e 4º anos Lisboa: ME/ DEB/ Núcleo de Organização Curricular e Formação, 92 p.

- ROLDÃO, Mª do Céu (1995) O Estudo do Meio no 1º Ciclo: Fundamentos e Estratégias Lisboa: Texto Editora/ Educação Hoje.

Expressão e Educação Musical

- DINIZ, Natércia; LEÃO, I.; PAIVA, V. ( )Música na Escola Lisboa: Lisboa Editora.

- GIACOMETI, M. ( ) Cancioneiro Popular Português Lisboa: Círculo de Leitores.

- GUERREIRO, C.; MORAIS, D.; CAIADO, J. ( ) Sons para Construir Lisboa: Plátano Editora.

- KANER, Etta ( ) Ciências com Sons Lisboa: Livros Horizonte.

- PADOVAN, M.; PRINA, F. ( ) La Danza nella scuola dell`obbligo Ed. S.G.M.

- STORMS, Ger ( ) 100 Jogos Musicais Porto: Edições Asa.

Educação Física

- ME/ CDSF/ DGEBS (1992) A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico Lisboa: Ministério da Educação.

- PIÉRON, M. (1988) Didáctica de las Actividades Físicas Madrid: Gymnos S. A.

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

Curso: Ensino Básico – 1º Ciclo Ano: 4º Disciplina: Seminário de Apoio às Áreas Científicas Anual 240 horas Docente(s ): Amélia Rosa – Ana Cristina Figueira – Ana Cristina Sequeira – Fernando Casaca – Helena Simões – Joana Brocardo – João Pires – Luís Souta – Luísa Solla – Pedro Fragoso Silva 2002/2003

Programa

Linhas Orientadoras

O Seminário de Apoio às Áreas Científicas é uma disciplina que se assume como um espaço de convergência de saberes de várias áreas científicas, e de suporte ao desenvolvimento de competências pedagógicas no processo de gestão do currículo do 1º ciclo do Ensino Básico.

É uma disciplina única, constituída pelas seguintes áreas científicas:

- Língua Portuguesa

- Matemática

- Ciências Naturais

- Ciências Sociais

- Expressão Plástica e Educação Visual

- Expressão e Educação Musical

- Expressão Dramática/Teatro

- Educação Física

O programa desta disciplina encontra-se organizado em duas vertentes: uma comum a todas as áreas científicas e outra específica de cada uma dessas áreas. Assim, temos respectivamente: (i) os objectivos, as opções metodológicas, a avaliação e a bibliografia geral; (ii) os conteúdos e a bibliografia por área científica.

Objectivos

- Contribuir para uma visão global e integrada do currículo do 1º ciclo do Ensino Básico.

- Desenvolver capacidades de construção e gestão curricular.

- Articular metodologias específicas das diferentes áreas numa perspectiva integradora da intervenção do professor do 1º ciclo do Ensino Básico.

- Conceber e operacionalizar actividades educativas numa perspectiva interdisciplinar e facilitadora de uma aprendizagem diversificada.

Conteúdos Programáticos

Língua Portuguesa

- Diversidade cultural no sistema educativo

- A língua e a multiculturalidade

- Escolas multiculturais o que são e onde estão

- A importância da língua da escola nas aprendizagens dos alunos

- Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências essenciais

- Competências gerais

- A Língua Portuguesa no 1º ciclo do Ensino Básico: competências específicas e programa

- A Língua Portuguesa no 1º ciclo do Ensino Básico – análise e produção de materiais pedagógicos

- Processo de ensino-aprendizagem da língua da escola em contextos heterogéneos

- Língua materna, língua segunda e língua estrangeira

- A língua da escola: objecto de estudo e instrumento de outras aprendizagens

- Provas de aferição: enquadramento e implicações

Matemática

- Investigações matemáticas

- Caracterização e pertinência

- As investigações na aula do 1º ciclo

- Conexões matemáticas

- Relações entre diferentes áreas da Matemática

- Relações entre a Matemática e outras áreas disciplinares

- O papel das conexões na compreensão do que é a Matemática

- O papel das conexões na aula do 1º ciclo

- Trabalho de projecto

- O trabalho de projecto e o ensino e a aprendizagem da Matemática

- Implementação do trabalho de projecto na sala de aula

- Provas de aferição: enquadramento e implicações

Ciências Naturais e Ciências Sociais (Estudo do Meio)

- Abordagens pedagógicas centradas no estudo do meio: potencialidades e limitações

- Métodos, estratégias e técnicas adequados às actividades de ensino-aprendizagem do «Estudo do Meio»

- O professor contador de histórias: as propostas educacionais de Kieran Egan (enfoque no estádio mítico e romântico)

- As grandes problemáticas da Cidadania, da Formação Cívica e dos Direitos Humanos: sua abordagem no currículo do 1º ciclo

- O programa do 1º ciclo do Ensino Básico: competências gerais, transversais e essenciais

- O «Estudo do Meio» no 1º ciclo do Ensino Básico: princípios orientadores, blocos de conteúdos e actividades de análise crítica do programa, práticas e materiais pedagógicos

- Produção de materiais pedagógicos relativos a temáticas do «Estudo do Meio»

Expressão Plástica e Educação Visual

- Gramática das Artes: elementos de linguagem visual, técnicas de expressão e métodos de representação

- Património cultural e artístico: identidade cultural, património regional e mundial

Expressão e Educação Musical

- Som e as actividades lúdicas

- Som e várias formas de grafismo elementar

- Análise e criação de ambientes sonoros

- Análise e elaboração de canções

- Técnicas elementares de acompanhamento com instrumental Orff

- Movimento corporal e música – interacções

Expressão Dramática /Teatro

- A aplicação dos indutores do Jogo Dramático no meio escolar: o objecto, a imagem, o som, a personagem e o texto

- Tipos de jogos e objectivos: desenvolvimento das aptidões pessoais, da sociabilidade e espírito criativo

- Programa de jogos e instalação das actividades: a função do adulto/animador, espaço e tempo e grupo de trabalho

- Critérios de avaliação

Educação Física

- Balanço da formação anteriormente obtida

- Nível de competências

- Preparação para o processo ensino-aprendizagem

- Currículo Nacional do Ensino Básico

- Competências essenciais

- A Educação Física no currículo do 1º ciclo do Ensino Básico

- Competências em Educação Física

- O programa de Educação Física

- Benefícios da Educação Física no 1º ciclo do Ensino Básico

- Que caminho a seguir?

- Que valorização da disciplina?

- Que necessidades de formação?

- A intervenção pedagógica em Educação Física

- Apresentação das actividades

- Organização da classe

- Acompanhamento e supervisão das actividades

- O clima da classe

- Observação e avaliação em Educação Física

- Reflexão e análise de temáticas diversas relacionadas com a intervenção pedagógica em Educação Física

Metodologia

A opção metodológica adoptada prevê que os alunos ao longo das sessões desenvolvam individualmente ou em grupo, actividades diversificadas que incluirão momentos de pesquisa e análise documental e, ainda, outras, nomeadamente, resolução de problemas, análise e reflexão de práticas educativas e planificação de actividades, bem como, produção de materiais pedagógicos.

O Seminário de Apoio às Áreas Científicas prevê a alternância entre dois espaços. Estes, correspondem aos tempos de formação dos alunos, ou seja, ao tempo de permanência nas escolas cooperantes (estágio), e ao de permanência na E.S.E. Assim:

- no tempo de permanência nas escolas cooperantes – as sessões de trabalho na E.S.E. (sextas-feiras) são dedicadas ao apoio directo ao trabalho a desenvolver pelos alunos no estágio, mediante solicitação dos mesmos e em articulação com todas as áreas envolvidas (ver calendarização - A);

- no tempo de permanência na E.S.E. – as sessões de trabalho são diferenciadas em função das áreas científicas. As áreas de Plástica, Música, Drama e Educação Física alternam o espaço atribuído. (ver calendarização - B).

Método de Avaliação

A avaliação nesta disciplina pressupõe uma avaliação regular e sistemática das actividades desenvolvidas nas diferentes sessões de trabalho, bem como, da participação dos alunos nessas actividades, e nas aulas. Para usufruir da forma de avaliação adoptada, cada aluno terá de assistir a 80% das diferentes sessões do Seminário, caso tal se não verifique terá de recorrer a exame.

A classificação final de cada aluno terá como base:

- um trabalho por área – individual – (40 %);

- um trabalho de síntese – em grupo – (60%).

Os dois trabalhos acima referidos serão objecto de apreciação: (i) trabalho individual – pelo(s) professor(es) da área científica respectiva; (ii) trabalho de síntese – por todos os professores do Seminário.

Trabalho por área científica (individual)

Trabalho de aprofundamento teórico tendo em conta o programa e as condições específicas de prática.

( 10 páginas - A4 - 1,5 espaço – 12 Times New Roman )

Trabalho de Síntese (grupo)

O trabalho consiste numa proposta fundamentada de uma actividade, para uma semana, a partir de um tema ou de um material que deve representar a síntese das diferentes áreas científicas presentes no Seminário.

O grupo de trabalho deve ser composto no máximo por quatro elementos.

Objectivos

Pretende-se com este trabalho que os estudantes sejam capazes de apresentar de forma integrada e fundamentada um tema, a explorar com alunos do 1ºciclo, explicitando as competências gerais e específicas visadas.

Componentes

- Destinatários da actividade

- Fundamentação da escolha do tema ou do material

- Descrição dos principais procedimentos didácticos a adoptar

- Materiais a usar com os alunos

- Fundamentação da metodologia utilizada

- Bibliografia

( 15 a 20 páginas – A4 – 1,5 espaço – 12 Times New Roman)

Bibliografia Geral

Geral

- ALONSO, Luisa G. et al. (1994) A Construção do Currículo na Escola – uma proposta de desenvolvimento curricular para o 1º ciclo. Porto: Porto Editora/Educação Básica, nº5.

- BIVAR, Mª de Fátima (1971) Ensino Primário e Ideologia. Lisboa: Seara Nova/Educação e Ensino, nº1,

- 2ª edição, 1975.

- CARDOSO, Carlos (coord.) (1998) Gestão Intercultural do Currículo – 1º Ciclo. Lisboa: ME- Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural, nº10.

- DECRETO-LEI nº 6/2001 de 18/01/01, D.R. nº 15, I Série- A. Reorganização Curricular do Ensino Básico.

- HARGREAVES, Andy (1998) Os Professores Em Tempos De Mudança – O Trabalho e a Cultura dos Professores na Idade Pós-Moderna. Alfragide: Editora McGraw-Hill de Portugal, Lda.

- ITURRA, Raúl (1998) Como era quando não era o que sou. O Crescimento das Crianças. Porto: Profedições.

- ME-DGEBS (1990) Ensino Básico: Programa do 1º Ciclo. Algueirão: Editorial do ME.

- ME- DEB (2001) Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais. Lisboa: ME-DEB.

- PACHECO, José (2000) Quando Eu For Grande Quero Ir À Primavera e outras histórias. Porto: Profedições.

- ROLDÃO, Mª do Céu (1999) Os Professores e a Gestão do Currículo. Perspectivas e Práticas em Análise. Porto: Porto Editora Lda./Colecção CIDInE, nº 9.

- ROLDÃO, Mª do Céu; MARQUES, Ramiro (org.) (2000) Inovação, Currículo e Formação. Porto: Porto Editora, Lda./Colecção CIDInE, nº 12.

POR ÁREA CIENTÍFICA

Língua Portuguesa

- BRUTO DA COSTA, (1998) Exclusões Sociais- cap. Minorias étnico-culturais Lisboa: Gradiva-Cadernos Democráticos.

- CASTRO NEVES, M. ; ALVES MARTINS, M. (1994) Descobrindo a linguagem escrita – uma experiência de aprendizagem da leitura e da escrita Lisboa: Escolar Editora.

- GALISSON, R.; COSTE D. (1983) Dicionário de Didáctica das Línguas Coimbra: Livraria Almedina.

- GOMES, Aldónio et al (1991) Guia do Professor de Língua Portuguesa - Vol.I Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

- HARRIS, T.L.; HODGES, R.E. (Orgs.) (1999) Dicionário de Alfabetização Porto Alegre: ARTMED.

- JOLIBERT, Josette (1989) Formar Crianças Leitoras Rio Tinto: Edições Asa.

- NIZA, Sérgio (coord.) (1998) Criar o gosto pela escrita ME/DEB: Formação de Professores.

- NIZA, Sérgio (coord.) (1998) Entrar no mundo da escrita ME/DEB: Formação de Professores.

- NIZA, Sérgio (coord.) (1998) Cultivar o gosto pela escrita ME/DEB: Formação de Professores.

- NIZA, Sérgio (coord.) (1998) Desenvolver a linguagem escrita ME/DEB: Formação de Professores.

- PEREIRA, Dulce (1997) “Linguística e Educação: as Minorias” in: Vieira de Castro R.; SOUSA, M.L. (Orgs.) Linguística e Educação Lisboa: Colibri.

- PEREIRA, Dulce (s/d) Fala Crioulo Papia Portuges (a publicar em Cabo Verde na revista Cultura).

- PEREIRA, Dulce (1998) “Desenvolvimento Linguístico das minorias de origem crioula e formação de professores” in: FISHER, Glória (coord.) Formação de Professores e de Formadores lisboa: ME/ DEB/ Núcleo de Organização Curricular e Formação.

- PEROTTI, António (1997) Apologia Intercultural- cap. Marcos para uma educação intercultural (pág. 57-73) Lisboa: ME/ Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Intercultural.

- RECASENS, Margarita (1989) Como Estimular a Expressão Oral na Aula Lisboa: Plátano Editora.

- RECASENS, Margarita (1989) Como Jogar com a Linguagem Lisboa: Plátano Edições.

- SILVA, Maria Alda (1991) Iniciação á Comunicação Oral e Escrita Lisboa: Editorial Presença.

- SIM-SIM, Inês; SEQUEIRA, Fátima (1989) Maturidade Linguística e Aprendizagem da Leitura Braga: Universidade do Minho/Instituto da Educação.

- SIM-SIM, Inês; DUARTE, I.; FERRAZ, M.J. (1997) A Língua Materna na Educação Básica: competências nucleares e níveis de desempenho Lisboa: Ministério da Educação.

- SIM-SIM, Inês (1998) Desenvolvimento da Linguagem Lisboa: Universidade Aberta.

- TADEU, T. Da S. (2000) “Depois das Teorias do Currículo” in: Nóvoa, A.; SCHRINER, J. (Eds.) A Difusão Mundial da Escola Lisboa: Educa.

- TOCHINSKY, Liliana (2001) “Ler e Escrever na Diversidade” in: PÉREZ, F.C.; GARCIA, J.R. (Orgs.) Ensinar ou Aprender a Ler e a Escrever? Porto Alegre: ARTMED.

- UNESCO (1996) Declaração Universal dos Direitos Linguísticos Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO.

Matemática

- ABRANTES, P. (1994) O trabalho de projecto e a relação dos alunos com a Matemática. Lisboa: APM.

- ABRANTES, P.; SERRAZINA, L.; OLIVEIRA, I. (1999) A Matemática na Educação Básica. Lisboa: ME.

- GOLDENBERG, E. (1999) “Quatro papéis da investigação na aula de Matemática” in: Abrantes et al (Orgs.) Investigações matemáticas na aula e no currículo (pág. 35-50) Lisboa: Projecto Matemática para todos e APM.

- NCTM (2000) Principles and standards for school mathematics Reston: NCTM.

Ciências Naturais e Ciências Sociais (Estudo do Meio)

Ciências Naturais

- SÁ, J. (1994) Renovar as Práticas no 1ºciclo pela via das Ciências da Natureza Porto: Porto Editora.

- SHERWOOD, E. Et al (1997) Mais Ciência para Crianças Lisboa: Instituto Piaget.

- WILLIAMS, R. Et al (1995) Ciência para Crianças Lisboa: Instituto Piaget.

Ciências Sociais

- BANKS, James A. & BANKS, Ambrose C. (1990) Teaching Strategies for the Social Studies – Inquiry, Valuing and Decision-Making 4th ed., NY: Longman.

- BELTRÃO, Luisa & NASCIMENTO, Helena (2000) O Desafio da Cidadania na Escola Lisboa: Editorial Presença/ Ensinar e Aprender, nº 15.

- EGAN, Kieran (1979) O Desenvolvimento Educacional Lisboa: Publicações Dom Quixote/Nova Enciclopédia – 1992.

- EGAN, Kieran (1986) O uso da Narrativa como técnica de ensino: uma abordagem alternativa ao ensino e ao currículo na escolaridade básica Lisboa: Publicações Dom Quixote/ Nova Enciclopédia, nº 50 – 1994.

- SOROMENHO-MARQUES, Viriato (1996) A Era da Cidadania Publicações Europa-América/B. Universitária.

- SOUTA, Luís (1995) Escolas Superiores de Educação, Ensino Politécnico e Formação de Professores: uma década de debates, algumas polémicas e crítica que baste Porto: Profedições.

- SOUTA, Luís (1999) “O Desenvolvimento Pessoal e Social e a Cidadania Adiada” in: Arquipélago: Perspectivas e Debates nº 14, Verão (pág. 99-112).

DOSSIERS TEMÁTICOS:

- “ Direitos Humanos/ Educação para a Cidadania” Inovação vol.12, nº1, 1999.

- “ Direitos Humanos” Noésis nº56, Out.-Dez., 2000.

Estudo do Meio

- ME (1995) Estudo do Meio 1ºCiclo: propostas de actividades 1º e 2º anos Lisboa: ME/ DEB/ Núcleo de organização Curricular e Formação, 96 p.

- ME (1997) Estudo do Meio 1º Ciclo: propostas de actividades 3º e 4º anos Lisboa: ME/ DEB/ Núcleo de Organização Curricular e Formação, 92 p.

- ROLDÃO, Mª do Céu (1995) O Estudo do Meio no 1º Ciclo: Fundamentos e Estratégias Lisboa: Texto Editora/ Educação Hoje.

Expressão e Educação Musical

- DINIZ, Natércia; LEÃO, I.; PAIVA, V. ( )Música na Escola Lisboa: Lisboa Editora.

- GIACOMETI, M. ( ) Cancioneiro Popular Português Lisboa: Círculo de Leitores.

- GUERREIRO, C.; MORAIS, D.; CAIADO, J. ( ) Sons para Construir Lisboa: Plátano Editora.

- KANER, Etta ( ) Ciências com Sons Lisboa: Livros Horizonte.

- PADOVAN, M.; PRINA, F. ( ) La Danza nella scuola dell`obbligo Ed. S.G.M.

- STORMS, Ger ( ) 100 Jogos Musicais Porto: Edições Asa.

Educação Física

- ME/ CDSF/ DGEBS (1992) A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico Lisboa: Ministério da Educação.

- PIÉRON, M. (1988) Didáctica de las Actividades Físicas Madrid: Gymnos S. A.

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