Os elementos fundamentais para o sucesso

06-12-2003
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Localização, ambiente, marcas e informação

Os Elementos Fundamentais para o Sucesso

Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2003

Referem os estudos que há quatro premissas fundamentais para o sucesso da implementação do conceito de "outlet": a localização adequada, de preferência a menos de uma hora de um centro urbano; o ambiente original e confortável, nomeadamente ao nível da arquitectura e das estruturas de apoio; a forte presença de marcas de referência; e, finalmente, consumidores informados e esclarecidos, que saibam efectuar uma compra inteligente. Em Inglaterra, um dos "outlets" mais antigos - o ROC - atraiu e mantém boa clientela porque disponibiliza um conjunto de lojas de marcas reconhecidas, desde Tommy Hilfiger a Gap, passando por Laura Ashley. Estas presenças transformam os "outlets" num destino "obrigatório", não só para residentes, mas também para turistas. Nos EUA, cerca de 24 por cento dos consumidores que visitam os "outlets" são turistas ou visitantes de outros Estados. Mas a grande mais valia destas áreas comerciais são os preços competitivos, que podem significar poupanças de até 70 por cento.

Apesar da localização privilegiada continuar a ser a periferia dos centros urbanos, em Roubaix, cidade do nordeste de França conhecida pela sua actividade têxtil, há uma experiência divergente, mas igualmente de sucesso. Em 1984 abriu o "L'Usine", um gigantesco "centro de lojas de fábrica", implantado numa fábrica têxtil centenária do centro da cidade. Mais recentemente a Câmara de Roubaix, no âmbito do programa de reabilitação urbana do município, lançou um concurso para a construção de um novo "factory outlet" no centro da cidade, o "Designer Village", que se tornou um exemplo da importância de iniciativas conjuntas do sector público e privado para a reabilitação urbana e comercial de áreas degradadas.

Localização, ambiente, marcas e informação

Os Elementos Fundamentais para o Sucesso

Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2003

Referem os estudos que há quatro premissas fundamentais para o sucesso da implementação do conceito de "outlet": a localização adequada, de preferência a menos de uma hora de um centro urbano; o ambiente original e confortável, nomeadamente ao nível da arquitectura e das estruturas de apoio; a forte presença de marcas de referência; e, finalmente, consumidores informados e esclarecidos, que saibam efectuar uma compra inteligente. Em Inglaterra, um dos "outlets" mais antigos - o ROC - atraiu e mantém boa clientela porque disponibiliza um conjunto de lojas de marcas reconhecidas, desde Tommy Hilfiger a Gap, passando por Laura Ashley. Estas presenças transformam os "outlets" num destino "obrigatório", não só para residentes, mas também para turistas. Nos EUA, cerca de 24 por cento dos consumidores que visitam os "outlets" são turistas ou visitantes de outros Estados. Mas a grande mais valia destas áreas comerciais são os preços competitivos, que podem significar poupanças de até 70 por cento.

Apesar da localização privilegiada continuar a ser a periferia dos centros urbanos, em Roubaix, cidade do nordeste de França conhecida pela sua actividade têxtil, há uma experiência divergente, mas igualmente de sucesso. Em 1984 abriu o "L'Usine", um gigantesco "centro de lojas de fábrica", implantado numa fábrica têxtil centenária do centro da cidade. Mais recentemente a Câmara de Roubaix, no âmbito do programa de reabilitação urbana do município, lançou um concurso para a construção de um novo "factory outlet" no centro da cidade, o "Designer Village", que se tornou um exemplo da importância de iniciativas conjuntas do sector público e privado para a reabilitação urbana e comercial de áreas degradadas.

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